Dúvidas Mais Frequentes

[clique uma vez para abrir o link e duas para fechar]

Aprovação

A nota mínima de aprovação em cada disciplina é 6,0 (seis vírgula zero).

Duração das aulas

Nos termos de nossa legislação interna, as aulas têm a duração de 50 minutos (Art. 24, Parágrafo Único da Res. Nº 017/CUn/97).

Escala de Avaliação

Todas as avaliações serão expressas através de notas graduadas de 0 (zero) a 10 (dez), não podendo ser fracionadas aquém ou além de 0,5 (zero vírgula cinco).

As frações intermediárias, decorrentes de nota, média final ou validação de disciplinas, serão arredondadas para a graduação mais próxima, sendo as frações de 0,25 e 0,75 arredondada para a graduação imediatamente superior.

Faltas

Não existe abono de faltas para alunos, mesmo no caso de doença. O aluno deve ter freqüência integral. No entanto, para os casos de doença e outros casos inadiáveis, ele pode faltar até 25% das aulas. O único caso em que as faltas são abonadas é no caso do civil que venha a ser convocado para servir temporariamente as Forças Armadas. Além disso, para os casos de real impossibilidade de freqüência por motivo de saúde, há os casos nos quais a freqüência é suprida por intermédio de exercícios domiciliares, previamente autorizados pela Coordenação do Curso. As aulas têm a duração de 50 minutos, por isso é mais prático lançar uma presença em cada aula. Assim, se o aluno estiver ausente durante a chamada inicial, levará falta na primeira aula. Se estiver presente na segunda parte, terá direito à presença dessa parte. Também aqui a lei não prevê autorização para entrar atrasado. O aluno deverá estar presente desde o início da aula.

Frequência

Será obrigatória a freqüência as atividades correspondentes a cada disciplina, ficando nela reprovado o aluno que não comparecer, no mínimo, a 75% (setenta e cinco por cento) das mesmas. O aluno com freqüência suficiente (FS) e média das notas de avaliações do semestre entre 3,0 (três) e 5,5 (cinco vírgula cinco) terá direito a uma nova avaliação no final do semestre, exceto nas disciplinas que envolvam Estágio Curricular, Prática de Ensino e Trabalho de Conclusão do Curso ou equivalentes, ou disciplinas de caráter prático que envolva atividades de laboratório ou clínica definidas pelo Departamento e homologados pelo Colegiado de Curso, para as quais a possibilidade de nova avaliação ficará a critério do respectivo Colegiado do Curso.

Revalidação de Diploma Estrangeiro

Documentos para solicitar a revalidação de diploma

Para solicitar revalidação de diploma estrangeiro é preciso ter os seguintes documentos autenticados pela autoridade consular brasileira:

1 - Fotocópia autenticada PELA EMBAIXADA DO BRASIL NO PAÍS DE ORIGEM do Diploma (deve constar o selo consular)

2 - Fotocópia autenticada de documento de Identidade

3 - Fotocópia autenticada da Certidão de Nascimento ou Casamento

4 - Histórico Escolar do curso superior, contendo informação sobre notas, carga horária das disciplinas e duração do curso

5 - Programas das disciplinas cursadas

Procedimentos

Em posse de toda documentação, dar entrada no Departamento de Administração Escolar - DAE, que encaminhará o referido processo a Coordenadoria do Curso de Arquitetura e Urbanismo, que encaminhará para Comissão de Revalidação de Diploma Estrangeiro.

Normas do Colegiado para Revalidação Diploma Estrangeiro

Após a análise e parecer emitido pela Comissão de Revalidação de Diploma Estrangeiro, a parte interessada deverá, obrigatoriamente, se matricular nas disciplinas indicadas pela CRDE, na modalidade DISCIPLINA ISOLADA;

As formas das complementações necessárias serão acordadas entre o professor da disciplina e a parte interessada, podendo ser:

1ª Opção:

Cursar presencialmente a disciplina;

2ª Opção:

Fazer um trabalho, ficando dispensado de cursar a(s) disciplina(s);

3ª Opção:

Prestar exames de estudos complementares, ficando assim dispensado de cursar a(s) disciplina(s) ou de fazer um trabalho.

Importante:

- Em qualquer das opções, será exigido que o candidato venha a cumprir os requisitos mínimos exigidos para as disciplinas correspondentes, do currículo do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSC.

- Matrículas como aluno especial, concedidas a candidatos externos, não caracterizam vínculo destes com a UFSC, para qualquer efeito.

- A Resolução n – CES/CNE de 28 de janeiro de 2002 que estabelece normas para a revalidação de diploma de graduação expedidos por estabelecimentos estrangeiros de ensino superior, no Art. 7º § 3º diz – Quando a comparação dos títulos e os resultados dos exames e provas demonstrarem o não preenchimento das condições exigidas para revalidação, deverá o candidato realizar estudos complementares na própria universidade ou em outra instituição que ministra curso correspondente. Sendo assim, a parte interessada poderá cursar as disciplinas indicadas pela CRDE em outra Instituição de Ensino Superior, desde que sejam equivalentes em carga horária e conteúdo às do currículo do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSC.

Outras dúvidas entre em contato com arquitetura@contato.ufsc.br

Livreto Livro

    Lista de Disciplinas Isoladas deferidas para o semestre 2021-1[mais]

    Seminário de Lisboa a Floripa: O destino das viagens em tempo de pandemia e busca de coesão territorial[mais]

    Seminário: A mobilidade sustentável pós-pandemia: de Lisboa à Floripa[mais]

    Lista de Disciplinas Isoladas deferidas para o semestre 2020-2[mais]
|

    Alunos de Arquitetura e Urbanismo/UFSC são premiados com projeto de escola sustentável na Tanzânia[mais]

    Ofício n. 14/2019/ARQ. Obra do Corredor de Transporte (CT) da rua Dep.Antonio Edu Vieira[mais]

    Resgate da memória dos pareceres do ARQ sobre os impactos sócio-ambientais[mais]

    Mural da Sustentabilidade. Um observatório de boas práticas em torno dos 17 ODS[mais]
|