Laboratórios: LabMoMa

DESCRIÇÃO

O LABMOMA, também conhecido como Maquetaria, localiza-se no pavimento térreo do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e possui equipamentos voltados para construção de maquetes e modelos físicos, como uma serra de mesa, plaina, furadeira, serra de fita e um conjunto de ferramentas manuais.

ORIENTAES PARA A UTILIZAO DO LabMoMa

Apresentamos, neste documento, as regras básicas de segurança para a correta utilização do laboratório, que devem ser seguidas por docentes e estudantes durante a permanência no ambiente.

OBRIGATÓRIAS

1.      Nunca utilizar os equipamentos e ferramentas sem a presença do técnico responsável;

2.      Nunca utilizar roupas de mangas longas, luvas, roupas ou joias soltas, cachecóis ou outros acessórios que possam se prender às máquinas e equipamentos.

3.      Nunca deixar suas pernas e/ou pés expostos (utilizar calças compridas e calçados fechados);

4.      Nunca utilizar uma ferramenta ou máquina se estiver com sono ou em situação de estresse, cansaço, ansiedade, pressa, distração, tonturas ou sob a influência de drogas e/ou álcool. É proibido o consumo de bebidas alcoólicas no ambiente da Maquetaria;

5.      Nunca permitir que distrações interrompam o seu trabalho. Atente-se para desligar a máquina antes de dirigir sua atenção a outras atividades e/ou pessoas;

6.      Sempre deixar mochilas e bolsas nas prateleiras na entrada do Laboratório;

7.      Sempre confirmar com o técnico se a máquina está pronta para o uso desejado;

8.      Sempre amarrar os cabelos;

9.      Sempre verificar se o ambiente à sua volta está livre de qualquer bagunça ou obstáculos. Nada deve estar descansando sobre alguma máquina ou no chão;

10.  Parar imediatamente se algo parecer errado enquanto uma máquina estiver em atividade;

11.  Conferir se as máquinas foram desligadas corretamente após a utilização;

12.  Sempre arrumar, limpar e guardar as ferramentas e a máquina e o espaço após o uso. Outros colegas irão utilizá-las.

 

RECOMENDADAS

1.      Utilizar equipamentos de proteção individual: óculos de proteção ou escudo facial, proteção auditiva e máscara;

2.      Recordar os procedimentos e regras de segurança referentes à máquina a ser utilizada;

3.      Ensaiar e simular o que será realizado na máquina;

 

 

 

ORIENTAÇÕES GERAIS

Este documento apresenta as orientações sobre o funcionamento das atividades do Laboratório de Modelos e Maquetes (LabMoMa), que tem por objetivo servir como espaço para o desenvolvimento de atividades de pesquisa, ensino e extensão aplicadas à construção de modelos e maquetes físicas e às tecnologias dos sistemas construtivos.

Prof. Supervisor (Portaria 178/2021/SEC/CTC): Ramon Silva de Carvalho

Bolsista: Lara Maria Martins Copete



I - DA ESTRUTURA FSICA

image.png

Figura 1 –Layout esquemático_maio de 2022 (sem escala)



II - OCUPAO E DO FUNCIONAMENTO

A ocupao do Laboratrio destinada nica e exclusivamente para o desenvolvimento das disciplinas de graduao e ps-graduao, atividades de pesquisa, extenso, Trabalhos de Concluso de Curso (TCC), dissertaes e teses, todos com agendamento prvio ou com horrios alocados no incio de cada semestre.

Os professores que forem utilizar o Laboratrio no horrio de suas aulas devem permanecer no ambiente juntamente com os estudantes.

Observar o nmero mximo de 15 estudantes trabalhando concomitantemente no ambiente do Laboratrio para evitar superlotao e eventuais acidentes.

Os materiais em uso pelos professores e estudantes devem ser devidamente identificados e armazenados em local destinado para tal (mezanino do laboratrio), conforme orientao do tcnico e/ou da bolsista.

A utilizao do Laboratrio pelos estudantes em atividades extracurriculares dever ser previamente agendada.

Todos os usurios devem seguir as normas de segurana estabelecidas - afixadas na entrada do laboratrio.

No ser permitido o emprstimo de ferramentas e equipamentos para serem utilizados fora do ambiente do LabMoMa.

O Laboratrio no poder ser utilizado para outros fins que no sejam os de interesse acadmico ou Institucional, nem para atender a trabalhos de interesse pessoal dos usurios;

Danos ou extravios de material ou equipamento em uso devem ser informados aos tcnicos e/ou ao supervisor do laboratrio.

III - ATRIBUIES DOS USURIOS DO LABORATRIO

Prover recursos para compra de materiais especficos;

Utilizar roupas (jaleco, cala comprida, sapato fechado) que no exponham ao risco quando em manuseio de produtos qumicos; assim como utilizar os EPIs necessrios quando descritos na metodologia das aulas prticas da disciplina, conforme orientaes afixadas na porta do Laboratrio. A aquisio do EPIs de responsabilidade do usurio e deve ser entendido como material de uso pessoal;

Comunicar irregularidades ao Supervisor do Laboratrio;

Responsabilizar-se pela limpeza e organizao do material utilizado na atividade prtica, deixando o local limpo e organizado para a utilizao do prximo usurio;

Certificar-se de que os equipamentos, ao trmino do seu uso, foram desligados, e quando for o caso, retirados da tomada;

O usurio que infringir esse regimento poder receber suspenso de uso do Laboratrio por tempo determinado pelo supervisor.

No caso de reincidncia, o usurio ser excludo do uso do Laboratrio e desvinculado de suas atividades.



IV - DO DESCARTE DE RESDUOS

O descarte dos resduos slidos deve ser feito em lixeiras separadas para resduos secos e reciclveis e orgnicos, seguindo a orientao do tcnico e/ou da bolsista.

O descarte de produto qumico lquido (cidos ou outras substncias) no deve ser feito diretamente na pia. Este deve ser realizado conforme a sua natureza e destinado a frascos individuais, de acordo com os procedimentos de coleta de resduos qumicos da UFSC (Grupo de Gesto de Resduos).

O descarte de pilhas e baterias deve ser realizado conforme a sua natureza e em lixeiras apropriadas, seguindo a orientao do tcnico e/ou da bolsista.

 

 

    Resultado Final Monitorias ARQ - semestre 2023/2[mais]

    Resultado das disciplinas isoladas 2023/2[mais]

    Plano Departamental de Capacitaes do ARQ[mais]

    O Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC torna pblica a divulgao de vagas para bolsas de monitoria no ARQ, para apoio s atividades pedaggicas no semestre 2023/2[mais]
|

    Mariana Marcelino, estudante do ARQ, recebeu o Prmio de Inovao Catarinense FAPESC- Pesquisa PIBIC/CNPq[mais]

    Parabns aos mestres![mais]

    Projeto de alunos do ARQ premiado com Meno Honrosa no 16 Concurso CBCA / ALACERO para Estudantes de Arquitetura[mais]

    Convite aos estudantes, docentes e tcnico-administrativos: 5. Congresso BIM CREA-SC[mais]
|