Trabalhos de Conclusão de Curso

Cine Pedreira: cinema de rua e centro audiovisual no centro histórico de Florianópolis

Apresentação

O cinema uma das principais formas de entretenimento e lazer cultural para os brasileiros, entretanto e no diferente de outras formas de lazer e cultura, o acesso ao cinema sofreu uma segregao espacial e em consequncia uma “elitizao” no decorrer da histria.O cinema como forma de arte tem importante impacto cultural, poltico e histrico; ele influencia a vida das pessoas de diversas maneiras. Uma das maneiras mais perceptveis a de vivncia urbana.

Primeiramente as salas de cinemas eram localizadas “abertas” s ruas da cidade, tinham relao com seu entorno e com a dinmica de vivncia urbana. Hoje em dia a maioria dos centros de exibio de filmes esto localizados em shopping centers completamente “alheios” cidade e seu entorno, tendo relao apenas ao “microcosmo” de vivncia destes centros comerciais.Como arquitetos e urbanistas sabemos do impacto que podemos causar no comportamento das pessoas e na maneira com que as mesmas vivem e usam o espao construdo e espao urbano. A democratizao dos espaos pblicos e do acesso cultura e ao lazer so de extrema importncia e relevncia para a sociedade como um todo.

Este trabalho de concluso de curso tem como proposta um projeto que visa a adequao e reabertura dos cinemas de rua do centro histrico de Florianpolis afim de permitir e democratizar o acesso esta forma de arte hoje em dia to “isolada” da cidade alm de incentivar a vida urbana do centro histrico hoje to abandonado. Nele sero propostas diretrizes alm de intervenes projetuais a fim de qualificar esses espaos alm de oferecer novas alternativas de entretenimento cultural no centro de Floripa.

Arquivos

Nenhum arquivo cadastrado!