Trabalhos de Conclusão de Curso

Ponto incentivador de cultura - Proposta de integração entre a escola e a cidade

Apresentação

Este trabalho se oferece como uma contribuição para o florescimento cultural de São José. Não se trata de um equipamento de cultura isolado, mas disposto a se inserir no cotidiano do município e se conectar a outras instituições suas. A proposta é despertar os habitantes locais para a valorização da vida artística e um maior engajamento com atividades cultuais. Entende-se que a cultura não se faz separadamente em um edifício intitulado Centro Cultural, e sim que resulta de costumes, modo de vida, convivência e distintas realidades da população. Se aqui se optou pelo projeto de edificação desse centro, é porque nele se vê uma contribuição relevante para o fomento da cultura josefende. 
 
O que se propõe? Que oficinas, dinâmicas e atividades culturais realizadas com os alunos de ensino integral, assim como cursos livres abertos à comunidade e demais ações, que nada disso ficasse restrito aos limites do terreno de 4.500 m² usado para o edifício. A intenção é que essa realidade cultural flua para o território de São José, marcando o caminho diário percorrido pelos alunos das escolas vinculadas ao projeto com intervenções, esculturas e pinturas localizadas em pontos estratégicos, tornando o espaço da cidade mais acolhedor e estimulante. Já a edificação cultural em si se pretende um local de encontro combinado ou ocasional, um lugar de se consumir e se produzir arte, um espaço de conectar as pessoas porque são elas, evidentemente, que configuram as cidades. 

Espaços assim são necessários para compor os bairros, junto com residências, comércios e serviços. São eles que tornam um bairro realmente agradável e de convivência comunitária. Desde de o inicio, a intenção foi buscar um desenho que se configurasse como um destes “terceiros lugares”, portanto a ambição era propor um espaço que facilitasse o encontro dos moradores e estimulasse a vida comunitária, gerando cultura e impulsionando a diversidade.
 
O caderno de TCC2, por se encontrar com tamanho um pouco superior ao permitido para upload no site, pode ser acessado no link abaixo:
 
LINK CADERNO TCC2: https://issuu.com/anacdonascimento/docs/caderno_tcc._ponto_incentivador_de_

Arquivos

Caderno TCC 1 - Ana Nascimento

14,56 Mb

08-12-2016 12:21:45

[Prancha] Ponto Incentivador de Cultura - uma proposta de integração entre a escola e a cidade

13,25 Mb

23-02-2017 10:37:51

[PRANCHA FINAL] Ponto incentivador de cultura - uma proposta de integração entre a escola e a cidade

13,21 Mb

24-02-2017 11:34:18