Trabalhos de Conclusão de Curso

RE: Barreiros. Quadra Urbana Multidisciplinar

Apresentação

So Jos minha casa, porm nem sempre me senti parte dela.

Moro no Bairro Jardim Cidade. Nasci, cresci e estudei aqui. Sempre na mesma casa. Vivncias.

Um processo muito natural de conhecer os vizinhos, os pequenos comrcios e ir na padaria da esquina.

A conexo com Florianpolis sempre foi muito forte tambm. Entretanto, havia uma clara diviso entre So Jos: casa, lazer, famlia e amigos; e Capital: necessidades.

Minha cidade se desenvolveu muito. Esse carter de bairro vivo e popular foi se perdendo aos poucos: verticalizao, muros altos e opacos, no conhecer quem reside ao seu lado e o perigo de brincar na rua.

O tempo passou e me encontrei estudando, trabalhando e convivendo na ilha. Logo eu, que sempre gostei de viver no continente, agora atravesso a ponte a procura de um gramado para passar a tarde com os amigos.

Por ter se desenvolvido entre duas importantes vias na escala da macrorregio de Florianpolis, o bairro ainda apresenta algumas caractersticas de quando era tratado apenas como uma passagem: heterogneo e montono, sem a presena de uma centralidade.

A no apropriao dos poucos espaos pblicos existentes tambm resultado desse processo de cidade-dormitrio, onde os moradores j esto condicionados a procurar atividades de lazer fora de seu municpio.

A diviso foi alterada e me percebi apenas repousando no bairro. Outro processo muito natural. Ao olhar crtico de quase-arquiteto, percebi neste trabalho a oportunidade de propor algo que desperte o bairro e que se transforme em um local de encontro e lazer dos moradores.

Arquivos

Nenhum arquivo cadastrado!