Trabalhos de Conclusão de Curso

Criança e a Cidade: Espaço de Integração em Araquari, SC

Apresentação

No trabalho apresentado ser realizada uma anlise e diagnstico da cidade de Araquari, SC, visando a elaborao de uma proposta de desenho urbano voltada para a questo educacional da cidade. Tal enfoque deriva do dficit que a mesma passa tanto na questo da infraestrutura escolar, como na assistncia e apoio criana e ao adolescente.

Ao longo dos anos, a cidade sofreu um grande aumento populacional, decorrente da chegada da fbrica da BMW, que trouxe uma nova demanda de trabalho e moradia. Tal caracterstica gerou uma carncia nos servios oferecidos, principalmente na esfera educacional e de infraestrutura urbana, afetando a populao de baixa renda. Dessa forma, percebe-se uma estrutura de ensino fragilizada, com superlotaes nas salas de aula e estudantes sem suporte fora da escola.

Paralelo ao crescimento urbano, no h um sistema de controle de expanso da ocupao, gerando um impacto significativo na questo ambiental. Isso mostra que a cidade ainda carece de uma poltica estruturadora que abranja os diferentes aspectos de composio espacial, social e ambiental, bem como as inter-relaes entre estes.

Dessa forma, foi realizado um estudo da cidade, verificando os principais pontos de interesse relacionados ao sistema educacional, e suas principais problemticas. Alm disso, realizou-se uma pesquisa sobre o histrico da educao e de prticas pedaggicas, onde foi possvel perceber que muitas das deficincias presentes nas escolas atualmente advm de uma metodologia de ensino que carece de pontos humanizadores.

Muito mais que construir escolas, necessrio perceber as individualidades de seus usurios, criando uma arquitetura que estimule a criana e ao adolescente a experienciar o ambiente escolar, otimizando assim as relaes dos mesmos com o meio. A partir de tal lgica, a proposta de projeto surge como um centro que trabalhe como uma espcie de contra turno escolar, onde os alunos iriam aps ou antes de suas aulas para ter atividades aos quais o mesmo normalmente no teria acesso. Para isso, o projeto no estaria associado a uma nica instituio de ensino, mas a um conjunto destas, atendendo a um nmero maior de usurios.

Tal centro teria como objetivo oferecer no s suporte ao aluno, mas a comunidade local tambm, criando um ambiente propcio para tais interaes. Isso visaria reduzir os limites impostos pela educao tradicional, onde a escola tem como objetivo primrio a passagem metdica de um conhecimento padro sem considerar as individualidades de cada aluno. Dessa forma, a proposta traria a escola como uma extenso da sociedade, onde no s as crianas aprendem com os adultos, mas tambm o contrrio.

CADERNO TCC 1-https://issuu.com/suelem0802/docs/caderno_tcc_1_a4_-_suelem_schier_de_fran_a

Arquivos

Nenhum arquivo cadastrado!