Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquitetura e (re)socialização: Uma proposta para o Complexo Penitenciário da Agronômica

Apresentação

O sistema prisional possui os objetivos de diminuio da violncia e reduo da reincidncia, atravs da ressocializao. Porm, devido ao encarceramento em massa e s condies precrias em que as prises se encontram, onde os apenados so privados dos seus direitos mais bsicos, seu propsito tem falhado. A ausncia do contato com a natureza e com a sociedade tambm acarreta complicaes, criando indivduos mais propensos a rebelarem-se, fortalecendo faces criminosas e desestruturando famlias.

Por outro lado, esquecido ou ignorado o fato de que as pessoas privadas de liberdade representam, em sua maioria, uma parcela que j era excluda socialmente antes mesmo de ter sido presa e que um dia retornar ao convvio em sociedade, necessitando de meios para poder seguirem com suas vidas de forma digna e saudvel. O trabalho, a educao, a cultura e o lazer, entre outros, so itens essenciais para a ressocializao dos detentos, devendo ser oferecidos e incentivados nas unidades prisionais de forma integradora e com respeito aos direitos humanos.

Diante dessas anlises e utilizando como objeto de estudo o Complexo Penitencirio da Agronmica, localizado na capital de Santa Catarina, este Trabalho de Concluso de Curso objetiva-se na criao de um projeto arquitetnico de apoio reintegrao social dos apenados durante o final de suas execues penais at aps o cumprimento de suas penas, utilizando a populao da cidade como elemento fundamental e transformador, atravs de espaos humanizados e projetados conforme as caractersticas e as necessidades do contexto urbano onde ser implantado.

Arquivos

Nenhum arquivo cadastrado!