Trabalhos de Conclusão de Curso

Música Espacial - Proposta de uma escola de música para Florianópolis

Apresentação

O objetivo deste trabalho traar um paralelo entre arquitetura e a msica. Parece bvio relacionar estas duas matrias, afinal, desde a idade antiga so conhecidas pela sua correlao, sendo citada at mesmo como a inseparvel esfera das artes.

A vivncia da arquitetura e da msica muito atrelada experincia esttica que se constri, para o deleite daqueles que as ouvem, veem e criam, contudo no to frequentemente essas matrias so observadas levando em considerao os efeitos que produzem no plano psicolgico daqueles que as usufruem.

Mais ainda do que questionar como se recebe a msica e a arquitetura no plano individual, pode-se questionar como procede a interao destas entre si. Como os planos utilizados para traar paralelos entre estas esferas afetam os espaos criados? Como relacion-las em uma situao em que a arquitetura tem como objetivo produzir msica?

Um dos objetivos especficos deste trabalho, desenvolver um projeto arquitetnico que ter a msica como personagem principal, descobrindo, na prtica, quais so as relaes que existem entre elas e como produzir um espao de qualidade para a prtica da msica.

A importncia de um projeto como este, alm de aplicar o embasamento terico, o contexto onde est inserido. A cidade de Florianpolisno apresenta grandes incentivos produo cultural, algo intrnseco da cultura brasileira, contudo, no se pode negar que o ensino das artes capaz de transformar realidades sociais e intelectuais, sendo considerada uma grande alavanca para o conhecimento e crescimento do ser humano.

Ao entender a cultura como um bem imaterial, entende-sea necessidade de criar oportunidades para sua insero na cidade. A msica cai como luva nesse contexto, algo que no se pode ter ou tatear, contudo se mostra presente nas memrias mais saudosas daqueles que a presenciam, um bem de valor inestimvel. Outro objetivo especfico produzir um espao de uso pblico, onde sejam distribudos bens imateriais. O desafio promover este tipo de vivncia e oportunidade atravs de um lugar que seja fisco, mas que remeta a lugares psicolgicos.

caderno com imagens em maior qualidade:https://drive.google.com/file/d/14dJjRk8k-mwwwoHFjQRoNgKQNFHbQgLA/view?usp=sharing

Arquivos

Nenhum arquivo cadastrado!