Trabalhos de Conclusão de Curso

Caderno Cartográfico na Pedreira Prado Lopes: urbanização de favela e extensão universitária entrelaçadas pela cartografia

Apresentação

Com este trabalho proponho desenvolver um caderno cartogrfico no qual conta a histria da urbanizao da favela Pedreira Prado Lopes (PPL), localizada em Belo Horizonte, que ocorreu via Oramento Participativo (OP). Esta comunidade uma das mais antigas da cidade e, por se localizar ao lado do centro da capital, atravessada historicamente por diversos interesses ligados ao Estado, ao Capital e sociedade civil, que, naquele territrio, significou a consolidaoda resistncia popular na luta pelos direitos dos favelados e por urbanizaoo em assentamentos informais no municpio.

Objetivo integrar a demanda dos prprios moradores da comunidade e meus interesses enquanto estudante, pesquisadora e futura arquiteta e urbanista. Isso significa, respectivamente: (i) visibilizar a histria da favela e de seu processo de urbanizao, conquistado com muita luta, mobilizaoo, trabalho de base e resistncia popular; e (ii), abordar a importncia do papel social da Universidade a partir da minha prpria experincia em projetos de extenso universitria em que participei ao longo do percurso de graduao e o papel da extenso universitria na formao de profissionais que estejam conscientes sobre a produo espacial das cidades brasileiras.

Em meu caderno cartogrfico, produto final deste TCC, a histria da favela sercontada pelos prprios moradores com narrativas suas ao longo do texto. Busco trazer a voz dos invisibilizados, a histria baseada no cotidiano por quem vive e tem sua origem no territrio e visibilizar o “outro lado” da histria.

Parte da cartografia transescalar trazida neste trabalho - narrativas locais, linha do tempo, mapas, fotografias - tambm se relaciona aos dois anos de extenso e pesquisa universitria na PPL em que participei com base no mtodo cartogrfico Indisciplinar - mtodo em construo pelo grupo de pesquisa Indisciplinar/UFMG e que, de modo geral, imbrica a teoria e prtica. Essa atuao ocorreu junto s pesquisas extensionistas Territrios Populares e Cartografia da Percepo Popular do Oramento Participativo em Belo Horizonte, aos projetos de extenso Geopoltica e Cidades e Urbanismo Biopoltico, ligados ao programa de extenso Ind.lab, e ao Grupo de Estudos sobre a Regio da Lagoinha, ligados ao Indisciplinar, e rede nacional do BrCidades.

Arquivos

Nenhum arquivo cadastrado!