Trabalhos de Conclusão de Curso

Integração entre cidade formal e informal: Serrinha e Alto da Caeira

Apresentação

A cidade, enquanto resultado do modo de produção capitalista, deixa a vista espacialmente as desigualdades de um processo de formação voltado ao valor de troca. Este, inerente àquele modo de produção, direciona as transformações urbanas em virtude da geração de lucros e dos interesses das classes hegemônicas.
Resultantes deste modo de transformação da cidade são a periferização da moradia e a precariedade das habitações para as classes de baixa renda. Uma vez que a moradia passa a responder ao valor de troca, ou seja, a seu valor mercadológico, estas pessoas são impelidas para longe dos eixos de crescimento urbano, que são direcionados pelo capital e amparados pelos investimentos do Estado. Trata-se portanto de um processo de urbanização excludente.
Em Florianópolis a maior concentração de favela se dá em torno do Maciço Central do Morro da Cruz (INFOSOLO, 2005), porção central na ocupação da parte insular da cidade. Nela encontram-se as comunidades do Alto da Caeira e Serrinha, onde localiza-se a área de estudo deste trabalho. São comunidades que estão na área central da cidade e que sofrem grande pressão do mercado imobiliário por conta de sua localização estratégica e potencial paisagístico, mas que encontram-se ilhadas por conta do processo de segregação socioespacial.
Este trabalho busca tratar, portanto, da integração entre a cidade formal e a cidade informal, abordando as áreas verdes enquanto elemento integrador e de conexão, assim como o tema da habitação de interesse social e sua relação com a cidade, do direito à cidade, da produção da localização, da desigualdade socioespacial e das conexões urbanas.
Ao longo do histórico de ocupação da área de estudo, o avanço tem acontecido de costas para o terreno de intervenção, sendo que este tem hoje o caráter de fundos das comunidades que o margeiam. O projeto visa realizar a integração entre a cidade formal e informal, buscando uma alternativa ao projeto elaborado pela prefeitura municipal de florianópolis para a área. Através de novas vias, conexões peatonais, e uso da área verde como espaço de lazer, busca-se propor a integração socioespacial entre Serrinha, Alto da Caeira e Carvoeira.

Arquivos

TCC1 - CADERNO ANÁLISE

7,50 Mb

06-07-2017 10:13:47

PRANCHA TCC - INTEGRAÇÃO ENTRE CIDADE FORMAL E INFORMAL

15,05 Mb

24-07-2017 23:23:32