Trabalhos de Conclusão de Curso

Refugiando Sonhos - Entre arquitetura e deslocados urbanos

Apresentação

Link para site do trabalho 
hschurhaus.wix.com/refugiando

Refugiando sonhos - Entre arquitetura e refugiados urbanos

Na condição de um migrante voluntário temporário, pude experienciar uma fração exígua do que imigrantes vivenciam cotidianamente a partir de seus deslocamentos. Preconceito, barreiras impostas por símbolos e linguagens e sensação de não pertencimento ao lugar ou comunidade. Imigrantes vivenciam diariamente situações muito mais dramáticas, complexas e sem a mesma condição financeira ou psicológica. A criminalização do imigrante e a recente ascenção (novamente) de pensamentos nacionalistas extremistas e preconceituosos mundo afora foram determinantes na escolha do tema.
O trabalho desenvolvido aborda a questão migratória contemporânea e seus reflexos e influências na urbe. Busca potencializar os aspectos positivos das migrações no contexto urbano através de um ensaio projetual no centro da cidade de Florianópolis, cidade formada e constituída a partir de movimentos migratórios. A pesquisa realizada procura trazer à luz um entendimento geral sobre o assunto em três diferentes níveis: mundial, nacional e local - cidade de Florianópolis e região. É necessário ressaltar a imersão em outras disciplinas como a psicologia e economia na construção de um arcabouço mais rico e que trouxe elementos importantes à pesquisa. Paralelamente, a aproximação a grupos e atores locais como o GAIRF (Grupo de apoio a imigrantes e refugiados em Florianópolis e região) e aos profissionais da psicologia do NemPSIC (Núcleo de estudos sobre Psicologia, Migrações e Cultura - UFSC) foi de fundamental importância no entendimento mais claro das demandas e possibilidades a nível local.

O ensaio projetual proposto abordará a inserção de um equipamento de uso público destinado ao apoio ao imigrante na cidade de Florianópolis. Procura, através de espaços de assistência e encontro, promover a criação de pontes ao invés de muros, facilitando a transição entre sociedades e culturas muitas vezes extremamente distintas, com a consequente integração e inclusão do imigrante na sociedade local. A proposta se baseia em três pilares principais: Assistência, Oportunidade e Integração. O programa atua de maneira cíclica. O pilar da Assistência visa propor espaços para as demandas mais críticas e emergenciais dos imigrantes, como documentação, assistência psicológica e jurídica, conhecimento de linguagens e padrões. Posteriormente, através do pilar da Oportunidade, procura aproveitar e trazer à tona as potencialidades que as migrações podem trazer, fomentando o contato entre imigrantes e sociedade local. O pilar da Integração é uma consequência direta dos outros dois pilares e seria o determinante na construção de uma terceira sociedade que surge a partir do contato e da quebra de barreiras entre sociedade local e "estrangeira".

Palavras chave: imigração; oportunidade; integração; cultura.

Arquivos

Apresentação TCC 1

5,97 Mb

21-08-2017 22:47:20

Prancha TCC - Henrique Schürhaus

5,56 Mb

27-02-2018 11:27:48

Prancha TCC - Henrique Schürhaus

5,56 Mb

27-02-2018 11:53:44

Prancha TCC Henrique Schurhaus

5,56 Mb

27-02-2018 11:55:18