Trabalhos de Conclusão de Curso

rituais urbanos: dispositivos para o corpo (cri)ativo no bairro do Estreito

Apresentação

Ritual é comunicação, troca entre indivíduos. Ela é essencial aos seres sociais, e é mecanismo de adaptação ao meio de muitas espécies, que através da cooperação sobrevivem em seus habitats. Assim as abelhas fazem da dança nos ares meio de organização para produção do alimento. Assim os humanos fazem das trocas simbólicas, que vão desde formas de cumprimentar-se à festividades, meio de reconhecerem-se no outro, motivando as trocas de conhecimento e a cooperação.

A cidade é o ambiente onde estas trocas acontecem. As transformações ao longo do tempo nas dinâmicas sociais e nos espaços que habitamos, no entanto, conduzem à uma mudança no olhar ao ‘outro’. No cenário da cidade contemporânea, a segregação espacial de grupos sociais, a extrema valorização da vida íntima – passa-se mais tempo nos ambientes privados, seja a casa, o trabalho ou o automóvel – manifestam o declínio do ser público. E se o menor convívio diminui as possibilidades de cooperação e mobilização popular, o recolhimento a privacidade acaba por contribuir a passividade dos corpos.

Em Florianópolis, que segue a lógica da cidade-mercado, encontrei no bairro do Estreito exemplo dessa relação. O bairro possui poucos locais públicos de lazer e convívio – graças ao histórico de suas atividades imobiliárias – e é conhecidamente um dos bairros menos mobilizados da cidade. Pela minha familiaridade com o bairro - é onde nasci e onde vive minha família – me propus a torná-lo local de análise e de ensaio.

A proposta experimenta possibilidades para reconhecimento e cooperação na cidade atual, visando maior autonomia dos habitantes de um bairro na produção e uso dos espaços. Buscando brechas no abandono e nos vazios urbanos, procura-se formas de apropriação ativa dos espaços do bairro por seus moradores.

Arquivos

Caderno| rituais urbanos: dispositivos para o corpo ativo no bairro do Estreito

7,76 Mb

25-07-2017 00:01:08

Prancha

4,53 Mb

25-07-2017 00:05:22