NOTA DE PESAR: PROFESSOR NELSON SARAIVA DA SILVA
Com grande pesar comunicamos o falecimento do professor Nelson Saraiva da Silva, ocorrido no último domingo, 11 de agosto de 2024.
Nelson nasceu em Bagé, estado do Rio Grande do Sul, em 18 de junho 1944. Formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1968 e em 1979 ingressou como docente na Universidade Federal de Santa Catarina, quando se mudou para Florianópolis, seu novo lar a partir daí. Foi casado com Reisa Saraiva da Silva, com quem teve 4 filhos: Pedro, Chico, Vicente e Ramiro.
Apaixonado pela arquitetura e pelas cidades, Nelson nos deixa um legado imenso em obras de Arquitetura e Urbanismo e na formação de novos profissionais.
Sua atuação em empresas e escritórios de prestigio nacional possibilitou o projeto e construção de muitos edifícios e lugares de grande qualidade. Junto às Centrais Elétricas do Sul do Brasil-SA, onde trabalhou de 1979 a 1991, desenvolveu diversos projetos de acampamentos de obra, cidades e vilas, conjunto onde se destaca o processo de relocação da cidade de Itá-SC, trabalho que envolveu muitos anos de sua carreira e que obteve o prêmio Cubo de Plata na Bienal Internacional de Arquitetura de Buenos Aires de 1989. Foi vencedor de diversos concursos nacionais de Arquitetura e Urbanismo, atividade a que se dedicava apaixonada e sistematicamente.
Em termos de ensino, atuou na Universidade de Brasília de 1970 a 1972, na Universidade Federal de Santa Catarina, de 1979 a 2009 e na Universidade do Vale do Itajaí de 2009 a 2019, sempre como professor de Projeto Arquitetônico. Além do ensino de projeto, nestas instituições orientou diversos trabalhos de graduação, dissertações de mestrado e conduziu atividades de extensão, como a 1ª. Oficina de Desenho Urbano de Florianópolis e o Projeto Vita et Otium, que problematizou e levantou possibilidades de planejamento territorial para o Litoral Catarinense.
O Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Ufsc presta sua homenagem ao professor Nelson, por sua dedicação à profissão e por seu legado a este departamento e à Universidade Federal de Santa Catarina, solidarizando-se com a família, sua companheira Reisa e amigos neste momento de luto.