Logomarca do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSC

T C C

icon-menu

Criança e a Cidade: Espaço de Integração em Araquari, SC

Apresentação

No trabalho apresentado será realizada uma análise e diagnóstico da cidade de Araquari, SC, visando a elaboração de uma proposta de desenho urbano voltada para a questão educacional da cidade. Tal enfoque deriva do déficit que a mesma passa tanto na questão da infraestrutura escolar, como na assistência e apoio à criança e ao adolescente.

Ao longo dos anos, a cidade sofreu um grande aumento populacional, decorrente da chegada da fábrica da BMW, que trouxe uma nova demanda de trabalho e moradia. Tal característica gerou uma carência nos serviços oferecidos, principalmente na esfera educacional e de infraestrutura urbana, afetando a população de baixa renda. Dessa forma, percebe-se uma estrutura de ensino fragilizada, com superlotações nas salas de aula e estudantes sem suporte fora da escola.

 Paralelo ao crescimento urbano, não há um sistema de controle de expansão da ocupação, gerando um impacto significativo na questão ambiental. Isso mostra que a cidade ainda carece de uma política estruturadora que abranja os diferentes aspectos de composição espacial, social e ambiental, bem como as inter-relações entre estes. 

Dessa forma, foi realizado um estudo da cidade, verificando os principais pontos de interesse relacionados ao sistema educacional, e suas principais problemáticas. Além disso, realizou-se uma pesquisa sobre o histórico da educação e de práticas pedagógicas, onde foi possível perceber que muitas das deficiências presentes nas escolas atualmente advêm de uma metodologia de ensino que carece de pontos humanizadores.

Muito mais que construir escolas, é necessário perceber as individualidades de seus usuários, criando uma arquitetura que estimule a criança e ao adolescente a experienciar o ambiente escolar, otimizando assim as relações dos mesmos com o meio. A partir de tal lógica, a proposta de projeto surge como um centro que trabalhe como uma espécie de contra turno escolar, onde os alunos iriam após ou antes de suas aulas para ter atividades aos quais o mesmo normalmente não teria acesso. Para isso, o projeto não estaria associado a uma única instituição de ensino, mas a um conjunto destas, atendendo a um número maior de usuários.

Tal centro teria como objetivo oferecer não só suporte ao aluno, mas a comunidade local também, criando um ambiente propício para tais interações. Isso visaria reduzir os limites impostos pela educação tradicional, onde a escola tem como objetivo primário a passagem metódica de um conhecimento padrão sem considerar as individualidades de cada aluno. Dessa forma, a proposta traria a escola como uma extensão da sociedade, onde não só as crianças aprendem com os adultos, mas também o contrário.

CADERNO TCC 1- https://issuu.com/suelem0802/docs/caderno_tcc_1_a4_-_suelem_schier_de_fran_a

Arquivos

Nenhum arquivo cadastrado!