Música Espacial - Proposta de uma escola de música para Florianópolis
Apresentação
O objetivo deste trabalho é traçar um paralelo entre arquitetura e a música. Parece óbvio relacionar estas duas matérias, afinal, desde a idade antiga são conhecidas pela sua correlação, sendo citada até mesmo como a inseparável esfera das artes.
A vivência da arquitetura e da música é muito atrelada à experiência estética que se constrói, para o deleite daqueles que as ouvem, veem e criam, contudo não tão frequentemente essas matérias são observadas levando em consideração os efeitos que produzem no plano psicológico daqueles que as usufruem.
Mais ainda do que questionar como se recebe a música e a arquitetura no plano individual, pode-se questionar como procede a interação destas entre si. Como os planos utilizados para traçar paralelos entre estas esferas afetam os espaços criados? Como relacioná-las em uma situação em que a arquitetura tem como objetivo produzir música?
Um dos objetivos específicos deste trabalho, é desenvolver um projeto arquitetônico que terá a música como personagem principal, descobrindo, na prática, quais são as relações que existem entre elas e como produzir um espaço de qualidade para a prática da música.
A importância de um projeto como este, além de aplicar o embasamento teórico, é o contexto onde está inserido. A cidade de Florianópolis não apresenta grandes incentivos à produção cultural, algo intrínseco da cultura brasileira, contudo, não se pode negar que o ensino das artes é capaz de transformar realidades sociais e intelectuais, sendo considerada uma grande alavanca para o conhecimento e crescimento do ser humano.
Ao entender a cultura como um bem imaterial, entende-se a necessidade de criar oportunidades para sua inserção na cidade. A música cai como luva nesse contexto, algo que não se pode ter ou tatear, contudo se mostra presente nas memórias mais saudosas daqueles que a presenciam, um bem de valor inestimável. Outro objetivo específico é produzir um espaço de uso público, onde sejam distribuídos bens imateriais. O desafio é promover este tipo de vivência e oportunidade através de um lugar que seja fisíco, mas que remeta a lugares psicológicos.
caderno com imagens em maior qualidade: https://drive.google.com/file/d/14dJjRk8k-mwwwoHFjQRoNgKQNFHbQgLA/view?usp=sharing
Arquivos
Nenhum arquivo cadastrado!