Logomarca do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSC

T C C

icon-menu

Amabilidade urbana em contraposição ao estigma sobre comunidades periféricas: uma intervenção artística a partir do olhar das crianças sobre o território da Frei Damião

Apresentação

O trabalho busca a promoção da amabilidade urbana, de modo a explorar o potencial da arte urbana e dos processos participativos como ferramentas de transformação social, de valorização e ocupação do espaço público. O trabalho desenvolvido na comunidade Frei Damião, no muncípio de Palhoça/SC articula teoria e prática ao propor uma intervenção temporária de arte urbana construída coletivamente com moradores, especialmente com as crianças da comunidade. Por meio de oficinas participativas, caminhadas pelo território e escuta ativa, buscou-se compreender as dinâmicas locais e revelar as potencialidades presentes no cotidiano do lugar.

A partir da execução de um mural coletivo em um entrelugar da Rua Antônio de Souza, mais especificamente no Projeto Freirinha, a intervenção buscou estimular a apropriação do espaço público, fortalecer vínculos comunitários e questionar os estigmas frequentemente associados aos territórios periféricos. Nesse contexto, o conceito de amabilidade urbana, discutido por Fontes (2011), é utilizado para compreender como ações temporárias e coletivas podem gerar encontros, interações e novas formas de perceber e viver a cidade.

O trabalho evidencia que práticas artísticas participativas, mesmo em pequena escala, podem ativar espaços urbanos, valorizar identidades locais e contribuir para a construção de narrativas mais sensíveis e plurais sobre a cidade, com uma proposta que busca a devolutiva do trabalho universitário, com aprimoramento teórico, trabalho prático e análise do processo. 

Arquivos

Nenhum arquivo cadastrado!

Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/arq/public_html/tcc/cmv/Views/index/view.phtml on line 87