Arquitetura e Cinema: o ator silencioso
Apresentação
O trabalho se propõe a mostrar a interseção entre arquitetura e cinema. Duas formas de arte que, apesar de serem extremamente conectadas, são pouco pesquisadas em conjunto. O objetivo principal é mostrar como tais artes servem como comunicação, gerando uma conversa entre o autor e o espectador. Dessa forma, a arquitetura se demonstra presente no cinema através da cenografia, juntamente com todos seus signos e técnicas, para poder transmitir ideias de forma silenciosa.
Desde que os seres humanos começaram a habitar o mundo, a arquitetura se tornou algo intrínseco ao homem. Podemos ver as histórias de diferentes povos mesmo nos tempos mais longínquos através da forma com que eles interagiam com os espaços. A arquitetura permite entendermos diversas histórias humanas reais. No cinema, no entanto, ela se torna um modo de ajudar nas narrativas imaginadas. A cenografia é utilizada de modo a transmitir mensagens simples ou complexas mesmo ao fundo da tela. Servindo como chave de familiaridade, conseguimos entender mesmo os mundos mais fantásticos e distantes através dos cenários.
Sejam como plano de fundo, ou como verdadeiros atores, a cenografia usa da arquitetura para falar o que não é falado nos filmes.
Arquivos
Nenhum arquivo cadastrado!