Casa Pereira-Santos: Restauro no contexto da hipossuficiência
Apresentação
A Casa Pereira-Santos, localizada em Santo Antônio de Lisboa (Florianópolis/SC) é uma edificação térrea, de tipologia residencial luso-brasileira, datada do final do século XIX. O imóvel é protegido pelas legislações municipal e federal por sua relevância na memória da antiga freguesia, mas se encontra ameaçada pela falta de manutenção.
Através da Lei nº 25 de 1937 — que organiza a proteção do patrimônio histórico e artístico nacional — se estabeleceu uma demanda por projetos de restauro através do artigo que define a hipossuficiência e a responsabilidade das partes envolvidas. Entretanto, as entidades responsáveis pela manutenção desses imóveis não conseguem atender à demanda, e este trabalho tenta viabilizar, através de uma parceria entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e a Universidade Federal de Santa Catarina, o início da construção de um banco de projetos que reduza o tempo de espera das famílias hipossuficientes.
O trabalho buscou executar as etapas descritas nos manuais do Programa Monumenta/IPHAN, com ênfase na identificação do bem e levantamento cadastral. Para a proposta, foram consideradas além das Cartas Patrimoniais mais conhecidas, também a Carta de Londres (2009), que trata da visualização computadorizada associada ao patrimônio.
Foram experimentadas estratégias de investigação e documentação através do HBIM, e este documento é apenas uma parte dos dossiês produzidos.
Palavras chave: Restauro. Santo Antônio de Lisboa. Projeto arquitetônico. Hipossuficiência. Tombamento.
Arquivos
Nenhum arquivo cadastrado!