Protótipo de ambiente virtual dinâmico como via de reflexão afetiva
Apresentação
Este trabalho propõe o desenvolvimento de um protótipo de ambiente virtual dinâmico e imersivo, concebido como meio de expressão afetiva a partir da integração de dados emocionais coletados junto ao corpo discente da Universidade Federal de Santa Catarina. A investigação parte da premissa de que os ambientes digitais, ao se desvincularem das limitações físicas da materialidade, oferecem potencialidades singulares para a criação de experiências espaciais sensíveis, responsivas e simbólicas. Com base em autores como Novak (1991), Spiller (2006) e Lanier (2017), defende-se que o espaço virtual deve ser compreendido como um domínio autônomo, dotado de linguagem própria e orientado por processos interativos e perceptivos. Nesse contexto, o protótipo utiliza sistemas de partículas como linguagem compositiva, modulados por cor, movimento e densidade, com o objetivo de traduzir visualmente os estados emocionais dos estudantes e configurar um espaço de introspecção e reconhecimento subjetivo. A pesquisa está estruturada em cinco capítulos, que abordam desde a relação entre saúde mental e espaço universitário, até os fundamentos técnicos e conceituais da linguagem particulada, culminando na aplicação prática do ambiente proposto. O estudo contribui para o debate sobre novas formas de espacialização no ambiente digital, explorando o potencial da arquitetura virtual como dispositivo de mediação afetiva.
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