Curso de Arquitetura e Urbanismo – UFSC

NOTA DE PESAR - PROF. LUIZ EDUARDO FONTOURA TEIXEIRA

O Departamento de Arquitetura e Urbanismo ARQ/CTC se despede de um de seus mais queridos e competentes professores, Luiz Eduardo Fontoura Teixeira, conhecido carinhosamente como Peixe, um apelido da infância que acompanhou sua leveza ao longo da vida, oferecendo a todos seu grande conhecimento, suas preocupações sociais, seu humor refinado, seu exemplo de ser humano, que deixaram marcas indeléveis nos corações de seus alunos e colegas.

O nosso grande mestre Peixe, havia se aposentado como docente em 2020, mas continuava presente no cotidiano do Curso de Arquitetura e Urbanismo, onde se dedicou à docência desde 1982, com sua sempre valiosa contribuição na valorização do Patrimônio Arquitetônico e da história de nossas cidades. Graduado pela UFRGS em 1978, Luiz Eduardo Fontoura Teixeira era Mestre em Desenvolvimento Regional e Urbano pela UFSC (2002) e Doutor em Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo pela USP/São Carlos (2009). 

Suas lições de Arquitetura inspiraram várias gerações de Arquitetos e Urbanistas, despertando o olhar atento e cuidadoso para a produção arquitetônica e a história no contexto Latino Americano, assim como, a valorização do patrimônio Modernista, o Art Déco e, mais recentemente, do legado neocolonial catarinense.

O gentil devorador de livros, foi responsável pela criação do LDA (Laboratório de Documentação e Acervo) no ARQ, e com a mesma paixão pelo campo da Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo, foi um dos idealizadores do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS. Em perfeita sintonia com seu profundo conhecimento erudito, admirado por todos, ainda compartilhava a paixão pela cultura pop, suas artes, desenhos e histórias em quadrinhos.

Seu grande coração conquistou a amizade dos que tiveram o prazer de conhecê-lo e, após sua partida, no dia 16 de setembro de 2022, nos deixa com a saudade de sua companhia e o imenso legado que sempre serão lembrados no Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSC. Que sua memória e lições nos iluminem e sua família seja amparada pelo carinho e admiração que dedicamos a esse grande mestre e amigo.

O Prof. Dr Luiz Eduardo Fontoura Teixeira faleceu no dia 16 de setembro de 2022 e seu velório aconteceu na manhã do dia 17.

fonte: Depto. de Arquitetura e Urbanismo
publicado em: 18-09-2022

    Lista de Disciplinas Isoladas Deferidas para o Semestre 2022-2[mais]

    CAMPANHA POR CIVLOVIAS SEGURAS E EM REDE nos bairros vizinhos à UFSC[mais]

    Relação de Matrículas Deferidas dos Alunos de Disciplina Isolada e Aluno-Ouvinte[mais]

    Concurso Público - Edital nº 087/2021/DDP - Link para Sessão de Apuração do Resultado[mais]
|

    Nota de Pesar - Prof. Luiz Eduardo Fontoura Teixeira [mais]

    Nota de falecimento: Prof. Luis Alberto Gomes[mais]

    Alunos de Arquitetura e Urbanismo/UFSC são premiados com projeto de escola sustentável na Tanzânia[mais]

    Ofício n. 14/2019/ARQ. Obra do Corredor de Transporte (CT) da rua Dep.Antonio Edu Vieira[mais]
|