A construção desta plataforma tem por objetivo consolidar e ampliar a implementação de Redes Abertas de Aprendizagem, a partir de Tecnologias de Informação e Comunicação. Faz parte do programa de pesquisa e extensão que visa a produção de conhecimento integrado e colaborativo, proposto pela Profa. PhD Themis Fagundes, em colaboração com a equipe do LabMicro, José Hélio Veríssimo Junior, contando com a participação de estudantes bolsistas. Foi implementado em caráter experimental desde 2016/2 e tem por objetivo final consolidar a integração e unificação da base de dados acadêmicos de graduação do curso com o sistema CAGR e MOODLE, incorporando funcionalidades administrativas e de gerenciamento acadêmico, em parceria com a equipe do SeTIC e do Ensino a Distância da UFSC. Coordenado pela profa. Themis, também coordenadora de TCC, no período 2016/2 a 2019/2. Seu desenvolvimento tem sido um processo dinâmico e continuado de construção, a partir dos feedbacks semestrais. Inicialmente operando como ambiente virtual de espelho e apoio, complementando e auxiliando o gerenciamento das atividades presenciais do ateliê de TCC e dos ciclos de bancas de avaliação.
A construção do acervo digital desta plataforma teve início no semestre 2016/2. Em 2019/2, a UFSC normatizou a obrigatoriedade de depósito do trabalho de conclusão de curso no formato digital no Repositório da BU. Em colaboração com a equipe da BU foi possível transferir nosso acervo, permitindo que os trabalhos ficassem disponíveis na íntegra, diretamente no Repositório da BU. A partir de 2019/2 a plataforma TCC passou a redirecionar a consulta do acervo para o repositório.
A consulta dos trabalhos no acervo anterior a esta data, digital ou analógico, pode ser feita no LDA - Laboratório de Documentação e Acervo do Curso. Atualmente também responsável pela certificação do depósito dos trabalhos pelos formando e alimentação do Repositório Institucional da BU.
Corresponde à primeira etapa do processo que avalia o desenvolvido dos trabalhos em andamento no semestre, habilitando para a avaliação final. O cronograma de bancas de qualificação fica disponível em rede aberta, para divulgação e a participação da comunidade acadêmica. Os trabalhos e bancas correspondentes encontram-se classificadas segundo os temas específicos propostos por seus autores.
Corresponde à segunda etapa do processo que avalia o desenvolvimento dos trabalhos finalizados pelos estudantes autores, que a partir desta etapa final, qualificam-se como formandos. Esta etapa é pré-requisito para a integralização e conclusão do Curso no semestre. O cronograma de bancas finais fica disponível, em rede aberta, para divulgação e a participação da comunidade acadêmica.
Trabalhos orientados por Patrícia Biasi Cavalcanti, Profa. Dra.
Foram en contrados 3 trabalhos
2019-1
Um hospital de olhos para Florianópolis
O presente trabalho propõe um hospital de olhos para Florianópolis. Localizado no bairro Agronômica, em meio a outras instituições de saúde, o projeto foi pensado para acolher os seus visitantes e também do entorno e proporcionar a eles um ambiente humanizado onde possam passar o tempo, ter atividades, locais de espera variados e, claro, seu tratamento oftalmológico.
2016-2
Projeto de ampliação e humanização do hemocentro coordenador de Santa Catarina em Florianópolis
Atualmente, o prédio do HEMOSC abrange uma quantidade de serviços maior do que o previsto na época da sua construção, o que foi necessário para que ele se tornasse o Hemocentro Coordenador da Hemorrede Pública do Estado de Santa Catarina. Devido a crescente quantidade de serviços, há alguns anos atrás, percebeu-se a forte necessidade de um projeto de reforma e de expansão significativa da instituição. Consequentemente, foi lançada uma licitação que considere as características do local e que contemple as necessidades específicas de um estabelecimento de caráter público e da área da saúde.
Meu objetivo é elaborar o plano diretor do hospital, a partir da análise do atual edifício do HEMOSC que possibilite qualificá-lo e também propor sua ampliação, a partir de um novo bloco que contemple as necessidade e demandas atuais. O projeto deverá se centrar na humanização do espaço e em uma arquitetura de excelência, garantindo o bem-estar dos usuários, a complexidade funcional, e uma estética que harmonize o anexo proposto com a edificação atual e seu entorno.
Reabilitação, integração e inclusão: proposta de um Centro Especializado em Blumenau SC
Este trabalho consiste no projeto arquitetônico de um Centro Especializado em Reabilitação - CER - para Blumenau e região.
A visão holística do processo de reabilitação guia o projeto:
seu programa de necessidades, sua inserção na cidade e sua implantação no terreno.
Sob a perspectiva da Reabilitação Integral, a meta deste trabalho é oferecer um local de atendimento, terapias diversas e, principalmente, estimular a integração e inclusão de pessoas com alguma deficiência (permanente ou não)
na comunidade.
______________
Para acesso aos cadernos e prancha do TCC I e II, acesse o link abaixo.
https://www.dropbox.com/sh/y1y5js555cbw1zs/AABFdvqdT6K3t02M0VHdQR4ja?dl=0