Grupos de Pesquisa

APEU - Grupo De Pesquisa Arquitetura, Paisagem E Espaços Urbano

O Grupo de Pesquisa Arquitetura, Paisagem e Espaços Urbano pertence à área de conhecimento da Arquitetura e do Urbanismo, com ênfase especial em: ecossistemas, encostas e rios urbanos, arquitetura em diferentes escalas, espaços públicos da cidade. Possui 2 linhas de pesquisa assim denominadas: 1) APA - Arquitetura e Paisagem e 2) PEU - Paisagem e Espaços Urbanos. A linha de pesquisa Arquitetura e Paisagem tem por objetivo avaliar a arquitetura em suas diferentes escalas e sua relação com o meio físico. A linha de pesquisa Paisagem e Espaços Urbanos avalia os espaços públicos abertos na paisagem da cidade, considerando os períodos históricos e as tendências de uso. O objetivo central do Grupo é capacitar profissionais da área para a atuação tanto no meio acadêmico, como na prática profissional. Os trabalhos incluem estudos teóricos sobre o ambiente construído e o ambiente natural, desenvolvimento de análises e simulações que podem contribuir para a tomada de decisões em planejamento e projeto de arquitetura e urbanismo.

Diretório de Grupos do CNPq: aqui

coordenador: Ayrton Portilho Bueno

Telefone: (48)3721-4972

 
soniaa.arq.prof.ufsc.br

CIDADHIS

O Núcleo CIDADHIS - "História, Cultura e Desenho da Cidade" volta-se para os estudos regionais e urbanos, procurando estabelecer as relações entre as determinações da economia mundial, a formação social e o espaço urbano e regional, principalmente, catarinense. Partindo da concepção de que as formas são resultado de processos sociais, o Núcleo CIDADHIS dirige seus trabalhos para a compreensão da realidade em que se insere, buscando compreender as novas relações sócio-econômicas mundiais, nacionais e locais, e suas repercussões espaciais, tendo como temas focais de interesse: indústria e cidade; planificação urbana e regional; políticas públicas; habitação de interesse social. Algumas pesquisas significativas abrangem o sul catarinense (Bacia do Rio Araranguá-SC), as microrregiões industriais de Joinville e Blumenau, além da própria cidade de Florianópolis. No âmbito da extensão, diversos projetos alternativos foram elaborados para a cidade de Florianópolis, dentre eles, o Projeto Patrimônio Vivo de Revitalização do Centro Histórico.

Telefone: (48)3721-9473

 
cidadhis.arq.ufsc.br/

GIPEDU - Grupo Interdisciplinar De Pesquisa Em Ecologia E Desenho Urbano

Em função da intensificação dos processos de degradação da qualidade de vida nas cidades brasileiras, o interesse do GIPEDU tem se voltado para a pesquisa de novas abordagens teórico-práticas (integrativas) das várias dimensões do fenômeno urbano. Com este propósito, O GIPEDU foi aprovado oficialmente em quatro Departamentos da UFSC - Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Botânica, Engenharia Sanitária e Ambiental, e Psicologia - e nos seus respectivos Centros, conforme processo n° 004701/93-25.

coordenador: Francisco AntÔnio Carneiro Ferreira

Telefone: (48)3721-4957

 
www.gipedu.ufsc.br

INFOARQ

o InfoArq tem por objetivo contribuir no aprimoramento e difusão de técnicas e métodos de análise físico- territorial urbana; promover análises das questões relativas à organização espacial e a atividade turística.

coordenador: Renato TibiriÇa De Saboya

Telefone: (48)3721-4860

 
www.arq.ufsc.br/infoarq

Núcleo De Simulação Em Iluminação Natural

 

coordenador: Anderson Claro

Telefone: (48)3721-4974

   

SITUS

 

coordenador: Maria Ines Sugai

Telefone: (48)3721-4966

   

PET

 

coordenador: Patricia Biasi Cavalcanti

 

 
www.arq.ufsc.br/pet

Virtuhab

Este grupo é destinado à pesquisa no tema da sustentabilidade aplicada a projetos.

Para a gestão da sustentabilidade interessam as atividades que envolvem o planejamento, organização, controle e melhoria dos sistemas existentes e que atinjam o meio edificado, seja no projeto ou na execução de edificações. A gestão da sustentabilidade relaciona-se ainda com a mitigação dos impactos decorridos de sua ausência, como as ações voltadas a gestão de riscos e desastres naturais.

As nossas pesquisas são desenvolvidas com apoio de atividades de extensão para desenvolvimento de tecnologias aplicadas, métodos e avaliação da sustentabilidade em produtos, serviços ou negócios empresariais.

 

 
portalvirtuhab.paginas.ufsc.br/
Livreto Livro

    Seminário: A mobilidade sustentável pós-pandemia: de Lisboa à Floripa[mais]

    Lista de Disciplinas Isoladas deferidas para o semestre 2020-2[mais]

    TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO - CRONOGRAMA DAS BANCAS[mais]

    Lista de Disciplinas Isoladas Deferidas do ARQ[mais]
|

    Alunos de Arquitetura e Urbanismo/UFSC são premiados com projeto de escola sustentável na Tanzânia[mais]

    Ofício n. 14/2019/ARQ. Obra do Corredor de Transporte (CT) da rua Dep.Antonio Edu Vieira[mais]

    Resgate da memória dos pareceres do ARQ sobre os impactos sócio-ambientais[mais]

    Mural da Sustentabilidade. Um observatório de boas práticas em torno dos 17 ODS[mais]
|