Grupos de Pesquisa
Grupos pesquisa inativos

GIPEDU - Grupo Interdisciplinar De Pesquisa Em Ecologia E Desenho Urbano

Em função da intensificação dos processos de degradação da qualidade de vida nas cidades brasileiras, o interesse do GIPEDU tem se voltado para a pesquisa de novas abordagens teórico-práticas (integrativas) das várias dimensões do fenômeno urbano. Com este propósito, O GIPEDU foi aprovado oficialmente em quatro Departamentos da UFSC - Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Botânica, Engenharia Sanitária e Ambiental, e Psicologia - e nos seus respectivos Centros, conforme processo n° 004701/93-25.

coordenador: Francisco Antônio Carneiro Ferreira

Telefone: (48)3721-4957  
https://gipedu.ufsc.br

INFOARQ/GRUPO DE PESQUISA DESENHO URBANO E PAISAGEM

O InfoArq vincula-se ao Grupo de Pesquisa Desenho Urbano e Paisagem e tem como objetivos contribuir no aprimoramento e difusão de técnicas e métodos de análise físico-territorial urbana, bem como promover análises de questões relativas à organização espacial da paisagem natural e construída, e a atividade turística.

coordenador: Renato Tibiriça de Saboya

Telefone: (48)3721-4860  
infoarq
dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5361536035440250

GRUPO DE PESQUISA URBANIDADES: Forma Urbana E Processos Socioespaciais

O Urbanidades é um grupo de pesquisa registrado no CNPq que desenvolve trabalhos na área de morfologia urbana, paisagem, meio ambiente e arquitetura da cidade. Conta com pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

coordenador: Renato Tibiriça de Saboya

Telefone: (48)3721-4860  
https://urbanidades.ufsc.br/
dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1743064623615893

SITUS - Grupo De Pesquisa – Arquitetura, Território E Cidadania

O Grupo de Pesquisa SITUS – Arquitetura, Território e Cidadania, está registrado no CNPq e reúne professores e pesquisadores da pós-graduação e discentes da graduação da área de Arquitetura e Urbanismo da UFSC, os quais pretendem ampliar, consolidar, desenvolver e integrar as diferentes pesquisas dos seus participantes. Desenvolvem investigações e reflexões sobre a produção do ambiente construído e a formação do território urbano, compromissadas com a construção da cidadania, entendida como o direito à participação, ao processo decisório da gestão urbana, ao direito à paisagem e à apropriação da arquitetura, de sua estética e do saber arquitetônico. Situa-se numa perspectiva social e espacial de inclusão social, urbana, habitacional e territorial, onde predomine a sustentabilidade das configurações urbanas e o processo democrático de construção, de regulação e de gestão urbana. Os participantes do SITUS também desenvolvem atividades de extensão como forma de experimentar os resultados de suas pesquisas e ampliar os horizontes dos estudos sistemáticos, articulando a pesquisa com faces do ensino, da extensão e da cidadania.

coordenador: Maria Ines Sugai

Telefone: (48)3721-4966  

PET/ARQ - PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL

O PET é um Programa de Educação Tutorial a nível nacional, vinculado à secretaria de ensino superior do Ministério da Educação do Brasil. Existem mais de 800 grupos PET's espalhados pelo país com atuação em diferentes campos do conhecimento e presentes em 121 Instituições de Ensino Superior (IES). O principal objetivo do programa é contribuir na formação dos estudantes de graduação a partir da tríade acadêmica - ensino, pesquisa e extensão - entendendo que esses pilares são indispensáveis para a defesa de uma educação pública de qualidade e socialmente comprometida. O PET-ARQ foi instituído na UFSC em 1992 e, atualmente, conta com 13 membros, sendo 12 petianos discentes e 1 tutor, o Professor Samuel Steiner, além de diversos graduandos voluntários e outros professores orientadores. Para compor as atividades de ensino, pesquisa e extensão, o grupo se organiza hoje em 3 eixos: Dinâmicas urbanas; Diversidade; e Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS). Para ser um petiano você pode participar do processo seletivo que acontece anualmente. Nos acompanhe para ter mais informações!

coordenador: Samuel Steiner Dos Santos

E-Mail: petarq@gmail.com

petarq.com.br
www.instagram.com/petarqufsc/

Virtuhab

Este grupo é destinado à pesquisa no tema da sustentabilidade aplicada a projetos.

Para a gestão da sustentabilidade interessam as atividades que envolvem o planejamento, organização, controle e melhoria dos sistemas existentes e que atinjam o meio edificado, seja no projeto ou na execução de edificações. A gestão da sustentabilidade relaciona-se ainda com a mitigação dos impactos decorridos de sua ausência, como as ações voltadas a gestão de riscos e desastres naturais.

As nossas pesquisas são desenvolvidas com apoio de atividades de extensão para desenvolvimento de tecnologias aplicadas, métodos e avaliação da sustentabilidade em produtos, serviços ou negócios empresariais.

coordenador: Lisiane Ilha Librelotto

 
https://portalvirtuhab.paginas.ufsc.br/

GMA - Grupo De Modelagem Avançada

Este grupo tem como objetivo desenvolver pesquisas na área da computação aplicada ao planejamento, desenvolvimento e gestão do ambiente construído, tendo duas linhas de pesquisas: (1) Arquitetura, Urbanismo, Automação e Computação e (2) Building Information Modelling.

coordenador: Carlos Eduardo Verzola Vaz

coordenador: LetÍcia Mattana

 
https://www.gmaufsc.com.br/
https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9940468942383230

Grupo De Pesquisa Em Arquitetura Ecopoética

Estamos em busca do que constitui a arquitetura como fenômeno ecopoético. Nossas inquietações originam-se em convicções convergentes sobre o sentido estruturante da criação de lugares para a vida em equilíbrio com o meio. Através da experiência direta, investigamos lugares atentos às manifestações de seus elementos autênticos, e interessados no que há entre tangível e intangível. Somos movidos pelo desejo de compreender as fronteiras, onde os inícios são gestados e os significados gerados, impregnando os lugares do sentido de seu propósito. Nosso pressuposto é que estes elementos-semente gerem conhecimento para fundamentar a criação de atmosferas arquitetônicas, em paisagens naturais ou construídas. Inspirados no passado, ancoramos nossa abordagem no presente e direcionamos nossas ações para propiciar a formação de arquitetos empáticos, leitores de padrões e produtores de sentido.

coordenador: Maristela Moraes De Almeida

 
https://arquiteturaecopoetica.wordpress.com/
dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0990212640842535

LAPAM - Laboratório De Psicologia Ambiental

Grupo de pesquisa na área da Psicologia Ambiental. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão com foco nos processos psicossociais envolvidos nas relações entre as pessoas e seus ambientes de vida.

coordenador: MaÍra Longhinotti Felippe

 
dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/13198

Laboratório De Ecologia Urbana

O crescente debate na sociedade sobre sustentabilidade não tem alterado o crescimento de várias formas de poluição, perda da biodiversidade e fenômenos climáticos extremos. É evidente que o futuro das relações entre a sociedade e o meio ambiente exige mudanças estruturais urgentes. Se os pesquisadores concordam que vivenciamos sistemas complexos que funcionam mal e são insustentáveis, as universidades possuem um potencial e responsabilidade de liderar transformações significativas. As pesquisas do Laboratório de Ecologia Urbana exploram essas temáticas através de estudos e projetos para o espaço físico urbano associados de forma positiva às dinâmicas dos ecossistemas, buscando romper com os limites entre as diferentes disciplinas e áreas do conhecimento. Através da integração com laboratórios de diferentes áreas, o Laboratório de Ecologia Urbana avalia formas de viabilização de propostas transdisciplinares para a regeneração de ecossistemas urbanos.

coordenador: José Ripper Kos

 
https://leur.ufsc.br/index.html#sobre
Livreto Livro

    Lista de Disciplinas Isoladas deferidas para o semestre 2021-1[mais]

    Seminário de Lisboa a Floripa: O destino das viagens em tempo de pandemia e busca de coesão territorial[mais]

    Seminário: A mobilidade sustentável pós-pandemia: de Lisboa à Floripa[mais]

    Lista de Disciplinas Isoladas deferidas para o semestre 2020-2[mais]
|

    Alunos de Arquitetura e Urbanismo/UFSC são premiados com projeto de escola sustentável na Tanzânia[mais]

    Ofício n. 14/2019/ARQ. Obra do Corredor de Transporte (CT) da rua Dep.Antonio Edu Vieira[mais]

    Resgate da memória dos pareceres do ARQ sobre os impactos sócio-ambientais[mais]

    Mural da Sustentabilidade. Um observatório de boas práticas em torno dos 17 ODS[mais]
|