Trabalhos de Conclusão de Curso

Trabalhos orientados por Fernando Simon Westphal, Prof. Dr.

Foram en contrados 7 trabalhos

2023-2

O Trapiche da Tapera: uma Proposta de Intervenção Estruturante que Visa a Não-Gentrificação

2019-2

Biblioteca no Norte da Ilha: Uma opção à praia

Fachadas refletivas: influência sobre as edificações do entorno

Edifcios com fachadas envidraadas tem se popularizado no mundo entre os mais variados contextos climticos. Para controlar o ganho de calor atravs destas envoltrias, a indstria vidreira diversificou seus produtos com vidros que potencializam as reflexes dos raios solares para o exterior, flexibilizando a insero destes edifcios em climas tropicais. Sabe-se que os raios solares so compostos por uma srie de raios no visveis e tambm raios luminosos, cuja reflexo excessiva pode contribuir com o ofuscamento. Nesse contexto, considerando que o ofuscamento pode interferir ou incapacitar que um indivduo desempenhe suas tarefas e/ou comprometer seu bem-estar, com o intuito de controlar a reflexo oriunda das fachadas, alguns pases j dispe de normalizaes que delimitam a refletncia destas superfcies. Entretanto, alm de limitar a aplicao de materiais, coloca-se a legislao em questionamento, pois mesmo um vidro incolor simples com 8% de reflexo de luz visvel pode causar ofuscamento, uma vez que a ocorrncia depende do ngulo de incidncia do raio luminoso na superfcie. Assim, este trabalho prope um estudo de impacto de fachadas sobre o entorno, atravs de simulao computacional que avalie a ocorrncia de ofuscamento. A inteno que atravs desta ferramenta, o projetista seja capaz de avaliar a interferncia de seu projeto sobre o entorno, e proponha medidas mitigadoras, quando necessrio, em prol da qualidade do contexto urbano, evitando gastos futuros.

Palavras-chave: Fachadas envidraadas. Ofuscamento. Contexto urbano. Prdios vizinhos.

2019-1

Elementos de sombreamento: ferramenta de apoio projetual

Com o intuito de controlar a radiação solar e a admissão da luz natural nas edificações, os elementos de controle solar podem ser excelentes aliados na conquista do conforto ambiental, garantindo a satisfação do usuário. A iluminação natural e o ganho de radiação solar no ambiente construído são processos dinâmicos que apresentam alterações temporais e espaciais. Este trabalho trata da análise projetual de diferentes estratégias de elementos de proteção solar com foco na quantificação das condições de conforto ambiental de edificações. Um dos objetivos iniciais do trabalho era confrontar as técnicas tradicionais usadas na concepção do desenho de brises com ferramentas de simulação computacional. Dessa forma, foram analisadas diferentes soluções de produtos existentes no mercado, e suas aplicações em cada orientação solar. Avaliou-se o efeito no ganho de calor interno e no controle da iluminação natural. Como resultado, foram identificadas as estratégias mais eficientes para cada orientação solar, com quantificação do grau de economia de energia e qualidade do ambiente lumínico. Observa-se que a análise por meio da Carta Solar e Máscara de Sombras pode gerar soluções com resultados inconsistentes. Por fim, um estudo de caso, o projeto de um edifício de escritórios, será proposto com aplicações de dispositivos tecnicamente viáveis, avaliandose a possibilidade de elaboração de uma ferramenta de suporte às decisões de projeto. 

Espaço C - Um polo de economia criativa em Florianópolis

O presente trabalho se propõe a estimular o desenvolvimento de um polo de economia criativa em Florianópolis através do projeto arquitetônico de requalificação de um espaço subutilizado em área central da cidade. Em um momento onde o país teve 1,7 milhão de postos de trabalho encerrados entre 2015 e 2017, nesse mesmo período o número de profissões criativas apresentou crescimento tendo em vista o contexto mundial de transformação digital e a valorização da experiência do consumidor. Além disso, a ideia vai de acordo com o atual slogan que a prefeitura municipal utiliza para divulgar a cidade em peças publicitárias: “Floripa: Cidade Criativa”. Dessa maneira, têm-se como objetivo projetar um espaço onde se possibilite a participação, experimentação, criação coletiva e inovação através de produtos, serviços e manifestações artísticas.

VENTILAÇÃO NATURAL E DESEMPENHO TÉRMICO DE HABITAÇÕES DE INTERESSE SOCIAL - GARANTIA DA QUALIDADE PELAS LEGISLAÇÕES, REGULAMENTOS E NORMAS VIGENTES

 

Segundo o relatório global do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP, 2016), o gasto energético das edificações representa mais de um terço da energia final consumida globalmente, e contribui em cerca de um quarto das emissões de gases estufa em todo o mundo.

Edifícios com consumo energético mais eficiente são uma resposta sustentável aos desafios ambientais e econômicos da atualidade.

Além dos ganhos financeiros e ecológicos agregados pelo uso da ventilação natural no projeto de novas edificações, a exploração deste recurso propicia espaços mais agradáveis e saudáveis à ocupação humana.

Para que o arquiteto possa projetar edifícios com ventilação natural eficiente, é necessário que sejam de seu conhecimento as características climáticas do local de implantação da edificação, visto que cada localidade apresenta características específicas.

Com o intuito de otimizar o desempenho térmico das edificações em cada uma das regiões, as normas vigentes propõem uma divisão do território brasileiro em oito zonas climáticas.

Lamberts, Dutra e Pereira (2014), afirmam que para a maior parte das capitais brasileiras a ventilação natural é indicada como principal estratégia bioclimática em mais de 4.380 horas  durante o ano para melhoria do desempenho térmico, com isto, pressupõe-se que uma maior área de ventilação pode promover maior ganho e perda de calor, logo, é necessário buscar o equilíbrio entre esses requisitos, visando economia de energia.

Tendo em vista, identificar se os parâmetros mínimos das normas em relação ao tamanho de esquadrias e da rotina de abertura garantem qualidade nas habitações de interesse social, procedeu-se à análise crítica das normas vigentes comparando-as com resultados obtidos através de simulações computacionais.

2017-2

Diretrizes Sustentáveis na Concepção da Habitação

 

Palavras-Chave:

Sustentabilidade

Tecnologia

Habitação

Este Projeto de Graduação propõe-se a apresentar a concepção de um projeto-conceito através de diretrizes sustentáveis, o que significa um projeto integrado onde todas as decisões projetuais são pautadas pela busca de um equilíbrio entre três pilares fundamentais: Aspectos sociais, econômicos e ambientais.

No aspecto social, adota-se o desenho universal na definição do layout das UHs e áreas comuns;

No econômico, tem-se a arquitetura compacta, a flexibilização da planta da UH e a redução da necessidade de fechamentos e esquadrias;

No ambiental, valoriza-se as estratégias passivas de conforto ambiental como ventilação cruzada e iluminação natural, a utilização de técnica construtiva de baixo impacto (híbrido com foco em wood frame) e a indicação de sistemas eficientes (captação de água da chuva e  energia solar).

O objeto final é um anteprojeto de habitação inserido no contexto urbano atual da cidade de Florianópolis.