A construção desta plataforma tem por objetivo consolidar e ampliar a implementação de Redes Abertas de Aprendizagem, a partir de Tecnologias de Informação e Comunicação. Faz parte do programa de pesquisa e extensão que visa a produção de conhecimento integrado e colaborativo, proposto pela Profa. PhD Themis Fagundes, em colaboração com a equipe do LabMicro, José Hélio Veríssimo Junior, contando com a participação de estudantes bolsistas. Foi implementado em caráter experimental desde 2016/2 e tem por objetivo final consolidar a integração e unificação da base de dados acadêmicos de graduação do curso com o sistema CAGR e MOODLE, incorporando funcionalidades administrativas e de gerenciamento acadêmico, em parceria com a equipe do SeTIC e do Ensino a Distância da UFSC. Coordenado pela profa. Themis, também coordenadora de TCC, no período 2016/2 a 2019/2. Seu desenvolvimento tem sido um processo dinâmico e continuado de construção, a partir dos feedbacks semestrais. Inicialmente operando como ambiente virtual de espelho e apoio, complementando e auxiliando o gerenciamento das atividades presenciais do ateliê de TCC e dos ciclos de bancas de avaliação.
A construção do acervo digital desta plataforma teve início no semestre 2016/2. Em 2019/2, a UFSC normatizou a obrigatoriedade de depósito do trabalho de conclusão de curso no formato digital no Repositório da BU. Em colaboração com a equipe da BU foi possível transferir nosso acervo, permitindo que os trabalhos ficassem disponíveis na íntegra, diretamente no Repositório da BU. A partir de 2019/2 a plataforma TCC passou a redirecionar a consulta do acervo para o repositório.
A consulta dos trabalhos no acervo anterior a esta data, digital ou analógico, pode ser feita no LDA - Laboratório de Documentação e Acervo do Curso. Atualmente também responsável pela certificação do depósito dos trabalhos pelos formando e alimentação do Repositório Institucional da BU.
Corresponde à primeira etapa do processo que avalia o desenvolvido dos trabalhos em andamento no semestre, habilitando para a avaliação final. O cronograma de bancas de qualificação fica disponível em rede aberta, para divulgação e a participação da comunidade acadêmica. Os trabalhos e bancas correspondentes encontram-se classificadas segundo os temas específicos propostos por seus autores.
Corresponde à segunda etapa do processo que avalia o desenvolvimento dos trabalhos finalizados pelos estudantes autores, que a partir desta etapa final, qualificam-se como formandos. Esta etapa é pré-requisito para a integralização e conclusão do Curso no semestre. O cronograma de bancas finais fica disponível, em rede aberta, para divulgação e a participação da comunidade acadêmica.
Trabalhos orientados por Lisiane Ilha Librelotto, Profa. Dra.
Foram en contrados 5 trabalhos
2022-2
Centro de terapias alternativas (PICs) na UFSC: Equilíbrio entre corpo, mente e meio ambiente
O Projeto Amanhecer (PA) uma proposta da rea da sade, que contempla as Prticas Integrativas Complementares (PICS), terapias que auxiliam na reduo dos sintomas ou prevenir agravos de desgastes mentais e/ou fsicos. Funcionou desde 1996 em instalaes cedidas pelo Hospital Universitrio (HU). Dadas as demandas e contexto pandmico, o Projeto Amanhecer desvinculou-se do hospital, e consequentemente viu-se sem um espao prprio, ainda que a procura por seus servios tenha se mantido. Dessa forma,identificou-se a oportunidade de projeto dada pela necessidade de um local prprio para a realizao das atividades que trazem grandes benefcios para a comundidade acadmica e externa. Alm disso, props-se a elaborao de um passeio, com a funo de conectar essa nova edificao ao seu entorno, com o intuito de criar espaos de deslocamento mais adequados e reas de descanso e lazer. Dessa forma, pode-se aliar a saude fsica, mental e espiritual necessidade de edificaes saudveis que propiciem esse equilbrio entre o ambiente construdo e a natureza, oferecendo para as pessoas um refgio para os males e rotinas do dia-a-dia.
2018-2
Habitação popular e mercado: racionalização, tecnologia e planejamento
Diante do alto nível do féficit habitacional no país, necessitamos trabalhar em ferramentas para tornar mais eficiente a industria da construção, visto que a produção de habitação popular não está sendo suficiente para atender a demanda. A estratégia é usar as ferramentas disponiveis pela politica de habitação atual, principalmente o programa Minha Casa Minha vida.
Minha proposta é estruturada pelo limite no orçamento, baseada no valor do financiamento oferecido pela Caixa Economica Federal aos compradores. Trago destaque também para um dos agentes do mercado privado da construção civil: o setor que entra com o investimento. Nossa atmosfera urbana mostra que eles tem poder aquisitivo, mas tem pouco interesse por habitação de baixo custo.A tese que eu defendo é de que nossa cultura tecnologica na construção, não permite que seja rentavel sua produção.
Nesse trabalho se desenvolveu um projeto de residencia unifamiliar, inserida em um contexto urbano central. A principal tarefa é tornar mais eficiente o centeiro de obra. Portanto o que norteou o projeto, foram escolhas tecnologicas, para além do menor custo possivel, a eficácia em sua aplicação. Estrutura em concreto pré-moldado, divisórias em materiais secos, e fechameno com paineis, foram decisões tomadas que buscam balanço entre custo e tempo de execução.
Esse TCC terá como resultado, o orçamento e o cronograma do projeto proposto, para que se possa analisar o tempo de retorno do investimento em comparação com a taxa de lucro da empreitada. Espera-se que mesmo baixando a taxa de lucro do agente investidor na categoria (estado ou privado), ainda seja interessante em detrimento do rapido retorno. Dessa maneira atrair o maximo de agentes possivel para campo da habitação de interesse social.
2018-1
Histórias Cruzadas: Paisagem, Cultura e Espaços Públicos na Barra da Lagoa
2017-1
Arquitetura e Expressão: As relações entre conceito, projeto e obra - Luiz Fernando Gonçalves
Análise da gestão do processo de projeto do prédio da UFSC e seu relacionamento com a proposição arquitetônica inicial.