A construção desta plataforma tem por objetivo consolidar e ampliar a implementação de Redes Abertas de Aprendizagem, a partir de Tecnologias de Informação e Comunicação. Faz parte do programa de pesquisa e extensão que visa a produção de conhecimento integrado e colaborativo, proposto pela Profa. PhD Themis Fagundes, em colaboração com a equipe do LabMicro, José Hélio Veríssimo Junior, contando com a participação de estudantes bolsistas. Foi implementado em caráter experimental desde 2016/2 e tem por objetivo final consolidar a integração e unificação da base de dados acadêmicos de graduação do curso com o sistema CAGR e MOODLE, incorporando funcionalidades administrativas e de gerenciamento acadêmico, em parceria com a equipe do SeTIC e do Ensino a Distância da UFSC. Coordenado pela profa. Themis, também coordenadora de TCC, no período 2016/2 a 2019/2. Seu desenvolvimento tem sido um processo dinâmico e continuado de construção, a partir dos feedbacks semestrais. Inicialmente operando como ambiente virtual de espelho e apoio, complementando e auxiliando o gerenciamento das atividades presenciais do ateliê de TCC e dos ciclos de bancas de avaliação.
A construção do acervo digital desta plataforma teve início no semestre 2016/2. Em 2019/2, a UFSC normatizou a obrigatoriedade de depósito do trabalho de conclusão de curso no formato digital no Repositório da BU. Em colaboração com a equipe da BU foi possível transferir nosso acervo, permitindo que os trabalhos ficassem disponíveis na íntegra, diretamente no Repositório da BU. A partir de 2019/2 a plataforma TCC passou a redirecionar a consulta do acervo para o repositório.
A consulta dos trabalhos no acervo anterior a esta data, digital ou analógico, pode ser feita no LDA - Laboratório de Documentação e Acervo do Curso. Atualmente também responsável pela certificação do depósito dos trabalhos pelos formando e alimentação do Repositório Institucional da BU.
Corresponde à primeira etapa do processo que avalia o desenvolvido dos trabalhos em andamento no semestre, habilitando para a avaliação final. O cronograma de bancas de qualificação fica disponível em rede aberta, para divulgação e a participação da comunidade acadêmica. Os trabalhos e bancas correspondentes encontram-se classificadas segundo os temas específicos propostos por seus autores.
Corresponde à segunda etapa do processo que avalia o desenvolvimento dos trabalhos finalizados pelos estudantes autores, que a partir desta etapa final, qualificam-se como formandos. Esta etapa é pré-requisito para a integralização e conclusão do Curso no semestre. O cronograma de bancas finais fica disponível, em rede aberta, para divulgação e a participação da comunidade acadêmica.
Trabalhos orientados por Anna Freitas Portela de Souza Pimenta, Profa. Me.
Foram en contrados 13 trabalhos
2023-1
A arquitetura moderna não legitimada de Florianópolis: plano de manutenção do Cine São José por meio da aplicação do HBIM.
Esta pesquisa pretende contribuir com a documenta��o t�cnico-hist�rica do Edif�cio Moderno em linguagem Art D�co previamente conhecido como Cine S�o Jos� por meio de levantamento bibliogr�fico contextual,� relatos de indiv�duos que vivenciaram o exemplar em atividade e levantamento arquitet�nico t�cnico atrav�s do tratamento de dados de nuvem de pontos obtida por meio de parcerias p�blica e privada, tendo o escaneamento externo sido realizado pelos professores Adolfo Lino de Ara�jo e Renato Zetehaku Araujo do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e o escaneamento interno sido realizado pela empresa WRodacki.
A inten��o deste trabalho � proporcionar visibilidade � edifica��o e sua contextualiza��o hist�rica a fim de favorecer o reconhecimento e valoriza��o deste exemplar moderno t�o significativo para o per�odo modernista em Florian�polis e, assim, esperan�osamente, colaborar para a instaura��o de processo de preserva��o adequado deste bem
O patrim�nio moderno ainda se faz fortemente presente nas cidades brasileiras devido a sua recente constru��o e per�odo consolidador, grosseiramente delimitados a d�cadas de 1920 a meados de 1970 por quest�es did�ticas, contudo, justamente esta �ltima circunst�ncia temporal lhe cobre o apre�o merecido que estas obras, marcos do per�odo moderno nacional, s�o negadas. Lamentavelmente, a sociedade civil e at� alguns profissionais da �rea n�o legitimam este patrim�nio como preserv�vel dada a sua pressuposta inexist�ncia de historicidade e valor pl�stico, hist�rico e construtivo, em grande parte ocasionada por ser recente, e a n�o consolida��o na mem�ria coletiva em rela��o a necessidade de conservar um patrim�nio visto como t�o corrente.
Este quadro de desmobiliza��o e neglig�ncia aliado ao coincidente per�odo formador desse conjunto de obras arquitet�nicas modernas com a fase de consolida��o da maior parte dos centros urbanos brasileiros resulta na prote��o deficiente destes bens. Com isso, se tornam mais suscet�veis a demoli��es, depreda��es e descaracteriza��es fruto da press�o do mercado imobili�rio, uma vez que a predomin�ncia dos lotes que abrigam edifica��es modernas localizam-se em pontos privilegiados das cidades.
Ressoando esse contexto, Florian�polis, possui grande parte de seu patrim�nio moderno em lotes de alta valoriza��o imobili�ria visto que estes est�o costurados em meio � malha urbana central da ilha resultando, muitas vezes, em acelerados processos de demoli��o, depreda��o e/ou descaracteriza��o dos bens antes que qualquer a��o do poder p�blico possa ser tomada quanto a orienta��o de preserv�-los.
Portanto, compreendendo esta realidade e alinhando-se ao prop�sito de conserva��o da hist�ria arquitet�nica recente, esta pesquisa busca resgatar n�o apenas o relevante contexto hist�rico social de constru��o de edifica��es s�mbolo do conv�vio social caracter�stico das obras modernas, mas tamb�m documentar tecnicamente o marco arquitet�nico que estes exemplares representam. Assim, a edifica��o eleita para este estudo de caso foi o antigo Cine S�o Jos�, localizado no centro fundador de Florian�polis, dado sua not�ria influ�ncia social moldadora durante a sua fase em atividade.
Uma vez elucidada a justificativa que comp�s o cerne deste trabalho, a motiva��o central recai no potencial est�mulo � similares pesquisas que possam vir a contribuir com a documenta��o, cataloga��o e preserva��o desses bens componentes do patrim�nio recente que, gradualmente, v�m sendo suprimidos da malha urbana em detrimento de empreendimentos sem contrapartida que proporcionem um retorno � sociedade dado este apagamento hist�rico-social de um per�odo profundamente consolidador das cidades como as conhecemos hoje
2022-1
A Praça da Cultura: Requalificação e Integração do Parque das Águas e a Cidadela Cultural
O entendimento de Patrim�nio Industrial � relativamente recente nas entidades patrimoniais, e para correta conserva��o e preserva��o, � necess�rio reconhecer suas individualidades e garantir um plano de uso coerente com a hist�ria e rela��o com a cidade.
Diante das recentes not�cias que acercam o patrimnio cultural de Joinville, este trabalho tem por objeto de estudo o Complexo Cidadela Cultural Ant�rctica, situado no bairro Am�rica desde 1889 com suas primeiras instala��es da f�brica de cerveja Tiede at� a 1998 com o encerramento das atividades da Cia. Sulina de Bebidas Antarctica. Posteriormente, foi comprado pela prefeitura municipal de Joinville para ser um espa�o de destaque cultural na cidade. O complexo industrial � considerado um patrim�nio tombado desde 2010 em �mbito municipal, mas mant�m grande parte dos seus galp�es fechados e em condi��es prec�rias, com funcionamento em apenas dois dos dezesseis blocos considerados na proposta de tombamento da f�brica. Os blocos ocupados abrigam as associa��es Associa��o de Artistas Pl�sticos de Joinville (AAPLAJ) e a Associa��o Joinvilense de Teatro (AJOTE).
O espa�o de uma das f�bricas que j� teve seus produtos considerados os melhores do Brasil, � o resqu�cio de um patrim�nio industrial inviabilizado por burocracia e falta de gest�o pol�tica. Este trabalho procura ent�o, consolidar a Cidadela Cultural Antarctica como um espa�o de lazer junto ao Parque das �guas e estabelecer um zoneamento de atividades que incluam a hist�ria do espa�o e atenda aos moradores e entidades culturais, sem prejudicar e prevalecendo a identidade do patrim�nio industrial.
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PALAVRAS-CHAVE: Patrim�nio Industrial; Centro Cultural; Antarctica; Catharinense, Requalifica��o; Parque das �guas
Criança e sala de aula: o ambiente como facilitador do desenvolvimento cognitivo
O presentefoca na primeira infncia, perodo que vai de 0 a 06 anos de idade, fase de descobertas, crescimento e aprendizagem, em que so formadascaractersticas e habilidades importantes para o desenvolvimento fsico e psicolgico que moldaro o indivduo e a forma como ele interage com a sociedade em que est inserido.
Este trabalho busca entender como ocorre o desenvolvimento cognitivo das criaas nessa fase e a forma como o ambiente pode influenciar esse processo. Utilizando-se de ferramentas projetuais e baseando-se em princpios de biofilia, ergonomia e psicologia ambiental, objetiva-se o projeto de um Ncleo de Educao Infantil Municipal (NEIM) com ambientes que, alm de pensados no bem-estar e nas vivncias do aluno, tambm auxiliam e otimizam seu desenvolvimento da melhor maneira, propiciando acesso a um localde educao pblicode qualidade para crianas que dependem da rede municipal de educao do municpio de Florianpolis.
2021-2
Arquitetura em Ambientes de Trabalho: um Coworking para Novos Arquitetos
A partir da aproximao com a Arquitetura Corporativa, atravs de um estgio, surge o interesse de pesquisar mais sobre a temtica e entender como a elaborao de um ambiente de trabalho pode favorecer a produtividade individual, e fazer a diferena na vida das pessoas. Alm disso, sempre existiu o interesse de fazer uma boa arquitetura comedificaes j existentes, de maneira que atravs do reuso adaptativo fosse possvel valorizar ainda mais um espao abandonado atualmente. Unindo os fatos, o objetivo do trabalho projetar um Coworking para Novos Arquitetos atravs da requalificao da Escola Antonieta de Barros, em Florianpolis.
Conservação e Restauração da Residência Tamanini
A cultura italiana muito presente no estado de Santa Catarina, assim como a de outros pases, principalmente europeus que, em busca de uma vida melhor, saram em direo ao desconhecido e, no Brasil, criaram razes e contriburam imensamente para a miscigenao da cultura do povo. A Residncia Tamanini um relato desse processo imigratrio de italianos, vindos da regio de Trento, para o Vale do Itaja. Com o objetivo de salvaguardar essa parte da histria e cultura da cidade de Rodeio - SC, e da famlia Tamanini, alm de fornecer meios para facilitar a manuteno da edificao e qualificar o uso j adotado propriedade, foi realizado este projeto de conservao e restaurao. O resultado foi um material detalhado de levantamentos histrico, cadastral - atravs de laser scanner 3D e aerofotogrametria via drone -, mapeamento de danos, propostas volumtricas e um plano completo de conservao para a edificao. Esse material ser entregue para a famlia, com o intuito de ser mais uma ferramenta para a preservao deste bem.
Revitalização e Restauro da Antiga Estação Ferroviária de Muzambinho
As construes histricas da minha cidade natal sempre me chamaram a ateno. Em Muzambinho, vi a possibilidade de conhecer mais sobre a identidade do meu prprio estado, minha prpria
cidade, dentro do tema que mais me encanta na arquitetura, o restauro. Foi nesse cenrio que escolhi como tema do meu estudo a Antiga Estao Ferroviria de Muzambinho, que traz tona a importncia do caf e da ferrovia para o crescimento econmico do Brasil no incio do sculo XX.
O objetivo deste trabalho requalificar o antigo prdio da Estao e seu entorno,entendendo a necessidade da cidade como um todo e inserindo essa rea, hoje deixadade lado, na urbe. Com o intuito de resgatar as caractersticas das antigas estaes da Mogyanaa este remanescente histrico de grande relevncia para o Patrimnio de MinasGerais, ser feita uma anlise da tipologia do edifcio e de como esse resgate possvel.
A edificao tem localizao privilegiada na rea central de Muzambinho e foi tombadacomo patrimnio histrico pelo municpio no final do sculo XX, porm passou porvrias modificaes antes disso que a fez perder parte de sua linguagem arquitetnica original.
2020-1
Centro de acolhimento e assistência educacional infantil no bairro campeche
O presente trabalho desenvolve-se no mbito do acolhimento institucional e da assistncia aos direitos da criana. Atravs da anlise e estudo acerca do tema, busca-se a compreenso do sistema de acolhimento e proteo infantil no Brasil, a fim de investigar o papel da instituio acolhedora na sociedade e, a partir de diretrizes estabelecidas, desenvolver um projeto arquitetnico que promova um ambiente de bem-estar e qualidade para crianas em situao vulnervel. Anexo aoabrigo temporrio, tambm desenvolve-se um espao de assistncia educacional de contraturno para crianas da comunidade do Campeche e paracrianas acolhidas pelo abrigo, alm de um pequeno parque comunitrio anexo ao projeto institucional.
Espaço de cultura e lazer em Jaraguá do Sul
A cidade de Jaragu do Sul, alm de seu forte e reconhecido mercado industrial, possui uma atividade artstica intensa, abrigando diversos grupos de carter artstico e cultural, recebendo e promovendo eventos deste cunho com frequncia. O incentivo aos promotores de cultura da cidade, entretanto, limitado, no pela falta de espaos com estrutura adequada, mas pela frequente inacessibilidade financeira a esses. Este trabalho busca a concepo do projeto de um equipamento cultural, pblico, aberto, que fornea suporte adequado a atividades e prticas culturais, aproxime a produo artstica e cultural regional dos moradores da cidade, alm de conectar isto ao j recente incentivo municipal a espaos de lazer. Para isso, ao longo do trabalho foi realizada uma contextualizao de Jaragu do Sul, com seu histrico e atividade cultural, alm de um mapa de empatia, a fim de compreender as necessidades dos moradores da cidade. Com isso, foi ento proposto o conceito de um espao de expresso artstica e cultural e sua unio com o lazer, um local democrtico, que busca o encontro entre arte e o pblico em geral e o incentivo cultura local. Foi realizada posteriormente a escolha do terreno e estudos sobre o mesmo, examinando o plano diretor e suas condicionantes, assim como as condies climticas da cidade. Com base nas informaes coletadas, foi desenvolvido o estudo preliminar do Espao de Cultura e Lazer em Jaragu do Sul.
Lacunas da Preservação: Pacuca - O Parque Cultural do Campeche como Lugar de Memória
2019-2
Habitação pós-desastre: uma proposta de residência unifamiliar permanente em madeira
Ressignificação do Lixo na Arquitetura: Um Espaço de Reciclagem e Educação Ambiental no Morro do Horácio
O lixo hoje traz consigo um significado marginal, a partir do qual toda sua potencialidade camuflada. Enquanto essa idia perdura na cultura da sociedade, ele continua sendo apenas um problema.Neste trabalho sero exploradas formas de ressignificar o lixo, ou seja, dar um novo significado ao lixo a fim de quebrar o paradigma que o discrimina. Dentro dessa lgica, a arquitetura e o urbanismo se apresentam como ferramentas.Compreendendo a dinmica da coleta, tratamento e disposio de lixo em Florianpolis, percebem-se diversas limitantes que tornam o processo pouco eficiente. Como alternativa a esse problema, um sistema eficiente deve ser implantado paralelamente conscientizao da populao acerca do tema. A partir de um olhar aproximado na comunidade do Morro do Horcio, em Florianpolis, proposto um espao de reciclagem e educao ambiental, explorando os ciclos de vida l presentes, ressignificando o lixo e a imagem da comunidade para com a cidade.
Palavras-chave: Lixo, Educao Ambiental, Reciclagem
2018-2
Arquitetura do vínculo: Caminhos para a socioeducação
A questão do adolescente em conflito com a lei e seu passado é um tema recorrente na história do mundo e do Brasil, mas é recente a preocupação com seu presente e futuro. Este trabalho, a partir de estudos, dados oficiais, documentos, leis, entrevistas e reflexões, busca fazer um apanhado geral sobre a situação do adolescente infrator no Brasil, bem como de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e os espaços em que são aplicas as medidas socioeducativas. A ideia central do presente Trabalho de Conclusão de Curso é criar base teórica e reflexiva para idealização de um Equipamento que contribua para a efetiva consolidação dos direitos fundamentais da criança e do adolescente almejados pelo ECA, além de garantir a eficácia da aplicação de medidas socioeducativas e acompanhamento profissional aos adolescentes em conflito com a Lei e da população em vulnerabilidade social num geral. E, ainda, a partir de comparações, estudos e vivências em alguns modelos de espaços e políticas
que lidam com esses atores, como Centros de Internação, ONGs e Centros de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, foram traçados novos parâmetros arquitetônicos, pedagógicos e de abordagem da comunidade, que foram aplicados a projeto com o intuito de criar um lugar de despertar de novas possibilidades e criação de vínculos, visando, principalmente, garantir que o mínimo de crianças e adolescentes venha a estar na situação de infrator.
ECO HUB: Núcleo de ensino compartilhado no âmbito do empreendedorismo social
O ECO HUB é um espaço que conecta, transforma e transmite novas ideias, projetos e pessoas engajadas em causas sociais e ecológicas. Abriga conhecimento sem hierarquias, onde os professores são os próprios alunos. É um local onde se criam e se vendem produtos procupados com um planeta vivo, de consumo consciente, de menos lixo. Por fim, suporta e alavanca iniciativas que visam uma sociedade mais justa, sustentável e humana.