A construção desta plataforma tem por objetivo consolidar e ampliar a implementação de Redes Abertas de Aprendizagem, a partir de Tecnologias de Informação e Comunicação. Faz parte do programa de pesquisa e extensão que visa a produção de conhecimento integrado e colaborativo, proposto pela Profa. PhD Themis Fagundes, em colaboração com a equipe do LabMicro, José Hélio Veríssimo Junior, contando com a participação de estudantes bolsistas. Foi implementado em caráter experimental desde 2016/2 e tem por objetivo final consolidar a integração e unificação da base de dados acadêmicos de graduação do curso com o sistema CAGR e MOODLE, incorporando funcionalidades administrativas e de gerenciamento acadêmico, em parceria com a equipe do SeTIC e do Ensino a Distância da UFSC. Coordenado pela profa. Themis, também coordenadora de TCC, no período 2016/2 a 2019/2. Seu desenvolvimento tem sido um processo dinâmico e continuado de construção, a partir dos feedbacks semestrais. Inicialmente operando como ambiente virtual de espelho e apoio, complementando e auxiliando o gerenciamento das atividades presenciais do ateliê de TCC e dos ciclos de bancas de avaliação.
A construção do acervo digital desta plataforma teve início no semestre 2016/2. Em 2019/2, a UFSC normatizou a obrigatoriedade de depósito do trabalho de conclusão de curso no formato digital no Repositório da BU. Em colaboração com a equipe da BU foi possível transferir nosso acervo, permitindo que os trabalhos ficassem disponíveis na íntegra, diretamente no Repositório da BU. A partir de 2019/2 a plataforma TCC passou a redirecionar a consulta do acervo para o repositório.
A consulta dos trabalhos no acervo anterior a esta data, digital ou analógico, pode ser feita no LDA - Laboratório de Documentação e Acervo do Curso. Atualmente também responsável pela certificação do depósito dos trabalhos pelos formando e alimentação do Repositório Institucional da BU.
Corresponde à primeira etapa do processo que avalia o desenvolvido dos trabalhos em andamento no semestre, habilitando para a avaliação final. O cronograma de bancas de qualificação fica disponível em rede aberta, para divulgação e a participação da comunidade acadêmica. Os trabalhos e bancas correspondentes encontram-se classificadas segundo os temas específicos propostos por seus autores.
Corresponde à segunda etapa do processo que avalia o desenvolvimento dos trabalhos finalizados pelos estudantes autores, que a partir desta etapa final, qualificam-se como formandos. Esta etapa é pré-requisito para a integralização e conclusão do Curso no semestre. O cronograma de bancas finais fica disponível, em rede aberta, para divulgação e a participação da comunidade acadêmica.
Trabalhos orientados por Leticia Mattana, Profa. Me.
Foram en contrados 3 trabalhos
2019-2
Sede do 1° Batalhão de Bombeiros Militar de Santa Catarina
O papel do Bombeiro na sociedade est estigmatizado pela viso de "apagar incndios", porm esses profissionais representam muito alm do simples combate ao fogo. Com a viso de que um incndio melhor quando for evitado do que quando for combatido os Bombeiros expandiram sua rea de atuao mais prxima dos arquitetos atravs de normas de preveno contra incndios. Apesar de bastante relevante, o assunto de Projeto Preventivo Contra Incndio (PPCI) ainda pouco abordado, deixando uma vala de conhecimento num assunto imprescindvel quando se trata de segurana pblica. Em conjunto com a demanda de uma nova sede para o 1 Batalho de Bombeiros Militar de SC, pretende-se desenvolver um projeto arquitetnico que integre o programa de necessidades previsto com um sistema de rede de ensino e aprendizagem sobre a preveno contra incndios.
A demanda proveniente do fato que a sede atual no comporta mais todas as atividades da sede do Batalho, resultando na descentralizao de tais atividades em outros quartis. Com um terreno indicado pelo prprio Corpo de Bombeiros no aterro da Baa Sul, proposto um projeto que reunifique as atividades bsicas de Sede do Batalho, alm de incluir outras atividades como apoio ao SAMU, ao atendimento areo e martimo, e s atividades de reeducao da sociedade quanto a importncia da preveno contra incndio. O projeto integrado um parque linear onde conecta-se e conversa com o seu entorno e com a cidade. Espera-se que tal estudo responda s necessidades e demandas atuais do Corpo de Bombeiros Militar, alm de enfatizar e trazer ao interesse da comunidadea importncia da preveno contra incndios e do PPCI.
Caderno TCC 1 disponvel em:
Um Novo espaço de contraturno Escolar no bairro do Rio Vermelho
O presente trabalho surgiu de algumas experincias pessoais com o Projeto Impacto Vivo Turno Inverso de contraturno escolar, desenvolvido no bairro do Rio Vermelho no municpio de Florianpolis. O mesmo realizado dentro da Igreja Palavra viva, a qual localiza-se na avenida principal do bairro, sendo mantido financeiramente por esta instituio no governamental, bem como contando com o apoio da prefeitura da cidade. Desse contato com o projeto, surgiu o desejo pessoal de apontar uma nova proposta arquitetnica ao desenvolvimento das atividades de Educao Integral deste projeto.Concebida por uma equipe multidisciplinar, a aprendizagem no supracitado projeto tem o objetivo de alcanar o ser humano em sua ampla integralidade, e dar oportunidades para que crianas e adolescentes com problemas sociais e de aprendizado, possam desenvolver-se em suas mais variadas formas, o que faz do projeto ser de grande importncia s escolas e famlias da regio.
Link para o caderno:
https://drive.google.com/open?id=1u9ZQ1lPjiSVtfidxNDoP_YjsWmnwrywt
2018-2
ECO HUB: Núcleo de ensino compartilhado no âmbito do empreendedorismo social
O ECO HUB é um espaço que conecta, transforma e transmite novas ideias, projetos e pessoas engajadas em causas sociais e ecológicas. Abriga conhecimento sem hierarquias, onde os professores são os próprios alunos. É um local onde se criam e se vendem produtos procupados com um planeta vivo, de consumo consciente, de menos lixo. Por fim, suporta e alavanca iniciativas que visam uma sociedade mais justa, sustentável e humana.