A construção desta plataforma tem por objetivo consolidar e ampliar a implementação de Redes Abertas de Aprendizagem, a partir de Tecnologias de Informação e Comunicação. Faz parte do programa de pesquisa e extensão que visa a produção de conhecimento integrado e colaborativo, proposto pela Profa. PhD Themis Fagundes, em colaboração com a equipe do LabMicro, José Hélio Veríssimo Junior, contando com a participação de estudantes bolsistas. Foi implementado em caráter experimental desde 2016/2 e tem por objetivo final consolidar a integração e unificação da base de dados acadêmicos de graduação do curso com o sistema CAGR e MOODLE, incorporando funcionalidades administrativas e de gerenciamento acadêmico, em parceria com a equipe do SeTIC e do Ensino a Distância da UFSC. Coordenado pela profa. Themis, também coordenadora de TCC, no período 2016/2 a 2019/2. Seu desenvolvimento tem sido um processo dinâmico e continuado de construção, a partir dos feedbacks semestrais. Inicialmente operando como ambiente virtual de espelho e apoio, complementando e auxiliando o gerenciamento das atividades presenciais do ateliê de TCC e dos ciclos de bancas de avaliação.
A construção do acervo digital desta plataforma teve início no semestre 2016/2. Em 2019/2, a UFSC normatizou a obrigatoriedade de depósito do trabalho de conclusão de curso no formato digital no Repositório da BU. Em colaboração com a equipe da BU foi possível transferir nosso acervo, permitindo que os trabalhos ficassem disponíveis na íntegra, diretamente no Repositório da BU. A partir de 2019/2 a plataforma TCC passou a redirecionar a consulta do acervo para o repositório.
A consulta dos trabalhos no acervo anterior a esta data, digital ou analógico, pode ser feita no LDA - Laboratório de Documentação e Acervo do Curso. Atualmente também responsável pela certificação do depósito dos trabalhos pelos formando e alimentação do Repositório Institucional da BU.
Corresponde à primeira etapa do processo que avalia o desenvolvido dos trabalhos em andamento no semestre, habilitando para a avaliação final. O cronograma de bancas de qualificação fica disponível em rede aberta, para divulgação e a participação da comunidade acadêmica. Os trabalhos e bancas correspondentes encontram-se classificadas segundo os temas específicos propostos por seus autores.
Corresponde à segunda etapa do processo que avalia o desenvolvimento dos trabalhos finalizados pelos estudantes autores, que a partir desta etapa final, qualificam-se como formandos. Esta etapa é pré-requisito para a integralização e conclusão do Curso no semestre. O cronograma de bancas finais fica disponível, em rede aberta, para divulgação e a participação da comunidade acadêmica.
Trabalhos orientados por Francisco Antônio Carneiro Ferreira, Prof. Me.
Foram en contrados 2 trabalhos
2022-1
Vivência Ativa na Cidade: Em busca de caminhos para uma melhor fruição dos espaços públicos centrais de Florianópolis
O presente trabalho de concluso de curso trata-se de um estudo de requalificao urbana e objetivou compreender a rea central de Florianpolis, bem como a criao de um circuito histrico-cultural dentro desta regio. Por tanto, foi utilizado o conceito de espaos de ancoragem, ou seja, reas com algum tipo de importncia e/ou significado, para a realizao de anlises e escolha de um trajeto para desenvolver uma requalificao urbana no mbito da mobilidade, ambiental, cultural e histrico. Alm de mudanas urbansticas em reas j consolidadas, o presente trabalho prope a insero de dois terminais de transporte martimos para pedestres e ciclistas com o objetivo de auxiliar na mobilidade de pessoas entre o continente e a ilha e, desse modo, diminuir a utilizao de automveis individuais na regio central de Florianpolis e exercitar o transporte martimo na ilha para fomentar mais projetos de mobilidade martima na regio. O estudo foi desenvolvido em conjunto com o projeto de extenso Coqueiros-Luz do grupo GIPEDU da Universidade Federal de Santa Catarina e as associaes Amigos do Parque da Luz e Pr-Coqueiros.
2018-1
Escola para crianças, benefícios para a sociedade: Investigação sobre o papel edifícios educacionais para a comunidade.
A proposta pretende espacializar uma escola estadual no bairro da Barrada Lagoa, no local da existente, com diretrizes de maior integração com a comunidade e articulação espacial integradora das diversas e novas atividades, com pressupostos de sustenbtabilidade e flexibilidade espacial a partir de técnica construtiva adequada.