A construção desta plataforma tem por objetivo consolidar e ampliar a implementação de Redes Abertas de Aprendizagem, a partir de Tecnologias de Informação e Comunicação. Faz parte do programa de pesquisa e extensão que visa a produção de conhecimento integrado e colaborativo, proposto pela Profa. PhD Themis Fagundes, em colaboração com a equipe do LabMicro, José Hélio Veríssimo Junior, contando com a participação de estudantes bolsistas. Foi implementado em caráter experimental desde 2016/2 e tem por objetivo final consolidar a integração e unificação da base de dados acadêmicos de graduação do curso com o sistema CAGR e MOODLE, incorporando funcionalidades administrativas e de gerenciamento acadêmico, em parceria com a equipe do SeTIC e do Ensino a Distância da UFSC. Coordenado pela profa. Themis, também coordenadora de TCC, no período 2016/2 a 2019/2. Seu desenvolvimento tem sido um processo dinâmico e continuado de construção, a partir dos feedbacks semestrais. Inicialmente operando como ambiente virtual de espelho e apoio, complementando e auxiliando o gerenciamento das atividades presenciais do ateliê de TCC e dos ciclos de bancas de avaliação.
A construção do acervo digital desta plataforma teve início no semestre 2016/2. Em 2019/2, a UFSC normatizou a obrigatoriedade de depósito do trabalho de conclusão de curso no formato digital no Repositório da BU. Em colaboração com a equipe da BU foi possível transferir nosso acervo, permitindo que os trabalhos ficassem disponíveis na íntegra, diretamente no Repositório da BU. A partir de 2019/2 a plataforma TCC passou a redirecionar a consulta do acervo para o repositório.
A consulta dos trabalhos no acervo anterior a esta data, digital ou analógico, pode ser feita no LDA - Laboratório de Documentação e Acervo do Curso. Atualmente também responsável pela certificação do depósito dos trabalhos pelos formando e alimentação do Repositório Institucional da BU.
Corresponde à primeira etapa do processo que avalia o desenvolvido dos trabalhos em andamento no semestre, habilitando para a avaliação final. O cronograma de bancas de qualificação fica disponível em rede aberta, para divulgação e a participação da comunidade acadêmica. Os trabalhos e bancas correspondentes encontram-se classificadas segundo os temas específicos propostos por seus autores.
Corresponde à segunda etapa do processo que avalia o desenvolvimento dos trabalhos finalizados pelos estudantes autores, que a partir desta etapa final, qualificam-se como formandos. Esta etapa é pré-requisito para a integralização e conclusão do Curso no semestre. O cronograma de bancas finais fica disponível, em rede aberta, para divulgação e a participação da comunidade acadêmica.
Trabalhos orientados por Renato Tibiriça de Saboya, Prof. Dr.
Foram en contrados 7 trabalhos
2022-2
Entre a montanha e o mar - Uma nova centralidade para o bairro do Rio Tavares
Crescendo sem um planejamento urbano adequado, o bairro do Rio Tavares e seu entorno, sofrem com graves patologias urbanas, tanto em questes de infraestrutura como ambientais. H um intenso jogo de interesses pblicos e privados em torno de uma regio em processo de transformao urbana. Tais transformaes apresentam negligncia de fiscalizao e cumprimento das legislaes urbansticas.
A presente proposta para uma nova centralidade para o bairro do Rio Tavares, busca reconexo da relao entre ser humano e natureza, e como estrategia para sua realizao, conecta os fios da memria com o compromisso com o futuro, utilizando-se paralelamente de estratgias de educao ambiental, justia social e mobilidade sustentvel.
2019-1
Caminhabilidade no morro da lagoa
O Morro da Lagoa da Conceição é sem duvida um dos pontos turísticos mais conhecidos da ilha, principalmente por possuir um dos mirantes mais belos e visitados de Florianópolis. Porém, pela falta de planejamento é apenas um local de passagem, sem qualquer elemento que convide o visitante em estender sua visita por mais de 15min, com caminhos que privilegiam exclusivamente os automóveis, inexistindo qualquer espaço destinado aos transportes não motorizados. O principal objetivo do trabalho é justamente requalificar essa região, de modo que o meio de transporte não motorizado, juntamente com o transporte coletivo, seja valorizado como forma de se locomover na região. Sendo assim, foram criados espaços que sirvam diretamente aos pedestres e ciclistas ao longo do morro e pensadas estratégias viárias que promovam a segurança para quem visita o local, além de criar novos percursos e espaços ao longo do caminho até o mirante.
2018-2
Centro de Terapias Alternativas e Meditação na Lagoa
2018-1
Requalificação do acesso à escadaria do Quebra-Pote: Uma (re)visão sobre as escadarias em encosta de morro no centro de Florianópolis
O trabalho retrata o desenvolvimento urbano e os níveis de urbanidade na comunidade do Mont Serrat, no centro de Florianópolis, a percepção das escadarias como forma de se deslocar comum a comunidades em encosta de morro no centro da cidade; suas especificidades urbanas positivas e negativas, propõe a requalificação do acesso à escadaria da Servidão Quebra-Pote na base da comunidade, através de uma Praça pública multifuncional em patamares, configurando um caminho diferente para o desenvolvimento urbano da região a partir de abordagens culturais, teóricas e urbanísticas.
2017-2
A arte do encontro, um estudo a respeito da identidade desde a América Latina à Lagoa da Conceição
Entre bairro e cidade: nó intermodal em Barreiros
A cidade, como urbe, é um conjunto de elementos inter-relacionados. Eles podem ser divididos em sistemas que, de maneira geral, se igualam em importância e necessidade de atenção para que operem adequadamente e componham um todo funcional: a própria cidade. São os denominados sistemas urbanos: abastecimento de água, energia elétrica e comunicação; gerenciamento de esgoto, resíduos sólidos e drenagem urbana; e mobilidade urbana.
O Núcleo Metropolitano de Florianópolis, não tem se mostrado um exemplo positivo do fornecimento desses elementos. Dentre os inúmeros problemas que sua rede de sistemas possui, o presente trabalho tratará da Mobilidade Urbana, que figura entre os mais graves, e que caracteriza parte da solução de outros problemas, como moradia, preservação do meio ambiente, acesso aos espaços de lazer, etc.
A Mobilidade Urbana refere-se à garantia a todas as pessoas do direito de ir e vir dentro da urbe, realizando suas atividades e deslocamentos com segurança e autonomia.
Ao se deslocar pela cidade, uma pessoa possui basicamente dois tipos de necessidade. A primeira, denominada de macroacessibilidade, consiste essencialmente de longos deslocamentos na área urbana. Para atende-la, são construídos os sistemas viários e de transporte público estruturais.
A segunda, corresponde aos acessos e conexões entre espaços, equipamentos e serviços na escala do pedestre, que precisam, necessariamente, ser confortáveis e seguros. Para tal, é necessário que haja um sistema viário e de transportes que privilegie a microacessibilidade, ou seja, com calçadas largas, pontos de parada de embarque e desembarque próximos e redução da velocidade dos veículos.
O conflito é nítido, porque para que funcione bem a função macro são necessárias pistas largas, alta velocidade e sem muitas interferências, enquanto para a micro é necessário reduzir a quantidade e a velocidade dos veículos, privilegiando os pedestres e ciclistas.
O objetivo do presente trabalho consiste na resolução dos conflitos entre as escalas de conexão, que transcende a separação dessas funções em espaços diferentes da cidade, necessitando de um redesenho urbanístico, paisagístico e arquitetônico do espaço, que vise a oferta de qualidade dos deslocamentos das pessoas pela cidade, pelo bairro e pela rua, e fazendo com que as duas escalas de acessibilidade trabalhem juntas, adequando-se uma a outra – sempre priorizando a micro, por tratar do deslocamento elementar, aquele que traz vida à urbe.
Esse desenho será trabalhado em uma estação de transportes intermodal: a de Barreiros. Essa estação se apresentará como um equipamento importante tanto na escala da cidade, já que se trata de um dos principais pontos de transbordo de passageiros; quanto para o bairro – já que fornecerá uma vitalidade significativa para o local.
Pretende-se, então, contribuir para a discussão da mobilidade urbana sustentável da região metropolitana de Florianópolis, por meio da proposição de um sistema de transportes público, que conecte as quatro cidades do Núcleo Metropolitano, baseado no PLAMUS; uma estação de transferência intermodal no bairro de Barreiros que englobe todos os modais apresentados no sistema; e a integração entre ele e a cidade, apresentando a conexão entre a macro e a microacessibilidade.
2017-1
Reorganização e Qualificação Urbana no Bairro Carianos, Florianópolis
A potencialização de sua ligação com o centro da cidade pela construção do Novo Acesso Viário, a mudança de localização do Atual Terminal de Passageiros e sua importância para conjuntura urbana e econômica junto ao bairro, alem da preocupação quanto a preservação e manutenção da Reserva Extrativista Marinha do Pirajubaé e de sua Área de Transição levaram a escolha do Carianos como objeto de estudo. Concebendo um novo planejamento adequado a essa futura renovação, preocupado em abranger as diferentes escalas e no desenvolvimento harmonioso junto ao rico ecossistema de manguezal circundante levaram a proposta de ambiente urbano focado principalmente na escala da rua, a fim de atender ao interesse coletivo e estimular a convivência saudável entre os moradores do bairro.