Trabalhos de Conclusão de Curso

Trabalhos orientados por Samuel Steiner dos Santos, Prof. Dr.

Foram en contrados 55 trabalhos

2023-2

Parque Ecológico Morro do Farol: uma proposta harmônica para o promontório remanescente de Itajaí.

O contnuo investimento no setor da indstria, comrcio, servios e mercado imobilirio influenciou o crescimento acelerado da cidade porturia de Itaja a partir da dcada de 70, que junto com a falta de planejamento urbano antecipado e adequado resultou em uma trama urbana sem conciliao com reas verdes e com pouca oferta de reas de lazer pblicas. Com isto, as pequenas orlas de praias itajaienses so os principais locais de lazer do cidado, oferecendo baas mais calmas para banhos, como tambm praias com condies boas para a prtica de surfe e outros esportes. A configurao topogrfica da cidade mescla a plancie s margens do rio Itaja-Au, as praias do Mole, Atalaia, Cabeudas e Praia Brava e o conjunto de morros do bioma Mata Atlntica. Com o crescimento urbano se detendo nas reas planas, grande parte dos morros ainda se detm protegida, se no aqueles mais prximos s orlas, como o morro do Atalaia, Morcego e Farol. O municipio de Itajai criou o Parque Natural Municipal do Atalaia atravs do Decreto Municipal 8.107/2007, uma medida compensatria devido aos impactos ambientais gerados pelo porto comercial localizado no rio Itaja-Au. Esta Unidade de Conservao localiza-se na morraria ao longo da praia do Atalaia e considerada uma reserva urbana representativa com 195.000 m de Floresta Ombrfila Densa nativa. No ano de 2014, novamente, o Municpio foi notificado pelo Ministrio Pblico de Santa Catarina pela irregularidade nas construes imobilirias na orla da Praia Brava Norte - que at a reviso do zoneamento em 2012 era uma rea de Preservao Ambiental. A notificao resultou em um acordo judicial no qual prev a ampliao da Unidade de Conservao do Atalaia at a Ponta do Farol - Cabeudas junto com a elaborao de um plano de manejo para o local - j realizado pela Uiversidade do Vale do Itaja (UNIVALI) em 2018 e usado como base para a proposio deste trabalho. Esta ampliao da Unidade de Conservao o foco para o presente projeto, tomando como rea de interveno o Morro do Farol mais o Morro do Morcego, que juntos formam um promontrio que divide as orlas de Cabeudas e Praia Brava e avana cerca de 1km oceano adentro - uma particularidade natural. Mais do que uma proposio pontual para interveno na rea de morraria verde remanescente da orla e a sua conexo com a malha urbana, o trabalho tem como intuito formular uma crtica atravs da proposta maneira como vem se apresentando a relao desarmnica entre o crescimento urbano e o meio natural, junto com o desequilbrio acerca do direito s reas de lazer e equipamento pblicos de qualidade para toda a populao.

2023-1

Pensar a cidade do futuro: uma crítica à ideia de resiliência urbana nas cidades brasileiras

Este trabalho um ensaio exploratrio que busca discutir possibilidades para as cidades brasileiras no futuro, a partir da ideia de resilincia urbana enquanto possibilidade para o combate crise climtica. O objetivo geral da pesquisa entender a origem e alguns dos limites e potencialidades da ideia de resilincia urbana na formulao de propostas efetivas – e com foco no contexto da crise climtica – para as cidades brasileiras. Ainda, a partir da anlise crtica da ideia, um segundo objetivo do trabalho debater como estruturar outras possibilidades para a ao de combate s manifestaes das mudanas climticas nas cidades brasileiras.

Proposta Urbanística: integração de um vazio urbano na cidade de Biguaçu

Vazios urbanos so espaos residuais e ociosos na malha urbana que, por diversas razes, no so utilizados ou so subutilizados, no cumprindo sua funo social. Esses espaos representam uma problemtica significativa nas cidades, impactando negativamente o ambiente urbano e a qualidade de vida dos cidados.Assim, este trabalho tem visa propor diretrizes urbansticas para um vazio estruturante localizado prximo a rea central de Biguau, tendo em vista a qualificao do espao urbano, qualidade de vida dos cidados e a integrao do mesmo com seu entorno.
Em suma, busca-se esse resultado atravs de um planejamento urbano atento sobre a escala humana e pela compreenso dos motivos que levaram a formao desse espao ocioso e as tendncias da cidade para os prximos anos.

2022-2

A cidade, a orla e as dinâmicas costeiras Uma proposta de qualificação urbano-ambiental na Orla Leste da Planície do Campeche

Conhecida também como a Planície Entremares, devido a sua localização entre os mares calmos da Baía Sul e os mares agitados do Oceano Atlântico, a Planície está conectada diretamente ao mar. De balneário isolado a destino turístico, a Planície do Campeche ganhou novos moradores e novas configurações.

Até a década de 1960/1970, a Planície do Campeche era pouco conhecida, sendo vista por aqueles que a conhecia como um local de tranquilidade e que carregava fortemente a cultura açoriana. A pesca e agricultura, heranças da colonização, estavam presentes no cotidiano das famílias que moravam na região.

De cima das dunas, os conhecidos “olheiros” da pesca da tainha tinham a função de avistar e avisar aqueles que estavam próximos ao mar a direção que a canoa deveria ser lançada ao mar. Com a chegada do inverno e as baixas temperatura a praia torna ponto de encontro de muitos nativos e atraindo alguns turistas em busca do espetáculo da pesca. Entretanto, no verão, a praia torna-se ponto de encontro de muitos turistas em busca de belas paisagens e diversão, o número muitas vezes chega a dobrar.  

A Planície do Campeche vem sofrendo ao longo dos anos mudanças bruscas na sua configuração. A especulação imobiliária, a pressão urbana de ocupação em locais de preservação, as mudanças climáticas que têm se intensificando gradativamente são fatores que agravam a situação.

Com o adensamento da região central de Florianópolis e o aumento dos transtornos causados por essas ocupações, muitos optaram por ocupar as áreas interioranas, primeiramente como destino de finais de semana, as famosas casas de veraneio, e posteriormente como residências fixas.

Encantados com as belezas e paisagens da região, essas novas residências tiveram como destino a Orla da Praia do Campeche. Sérios problemas vêm surgindo devido à ocupação indevida dessas áreas. Problemas de erosão praial, privatização da orla e a redução da faixa de areia podem ser vistos na região.

O presente trabalho tem por objetivo lançar uma reflexão, bem como diretrizes de ocupação que possibilitem uma relação mais harmônica, ou menos conflituosa, entre a urbanização e as dinâmicas naturais da Orla Leste da Planície do Campeche.

Palavra-chave:  Orla, Campeche, Urbanização.

Transformações no entorno de dois empreendimentos advindos do Programa Minha Casa Minha Vida em Biguaçu entre os anos de 2012 e 2022.

O presente trabalho busca compreender as mudanas ocorridas ao longo de uma dcada (entre 2012 e 2022) no entorno de dois diferentes empreendimentos implementados pelo Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) no municpio de Biguau: Condomnios Residenciais (Condomnio Residencial Villagio Campo Bello e Condomnio Residencial Saudade). O objetivo principal entender como as reas se conectam s cidades e se existem dinmicas urbanas que se desenvolveram no entorno dos Condomnios, trazendo novas composies, arranjos sociais, espaciais, econmicos e culturais s cidades, ou ainda, se existe a total desconexo entre os ncleos urbanos e as regies onde foram construdos os empreendimentos, afirmando a principal problemtica acerca da localizao dos mesmos. As anlises realizadas foram baseadas em indicadores e subindicadores de urbanidade, encontrados no relatrio desenvolvido em 2015, coordenado pelo Prof. Dr. Elson Manoel Pereira e intitulado “Indicadores de Urbanidade como aprimoramento para o Programa Minha Casa Minha Vida”. Tambm foram implementados outros indicadores que no estavam no relatrio citado anteriormente. A metodologia para aplicao dos indicadores e subindicadores foi simplificada e adequada ao presente trabalho, de modo a permitir estudos comparativos e avaliaes direcionadas tambm para as relaes pessoais dos moradores dos entornos estudados.

A natureza desta pesquisa partiu diretamente de inquietaes trazidas sobre as reas de implementao das construes do PMCMV. A localizao dada como principal questo a ser debatida, enquanto ainda carecem estudos pautados a anlises perenes de como as localidades dos conjuntos habitacionais advindos do Programa se anexam - ou no - em suas reas de aplicao. A motivao central deste estudo compreender as interconexes e mudanas que ocorreram ao longo do tempo, referente s dinmicas urbanas conduzidas no decorrer de 10 anos e se estas mudanas objetivaram maiores ndices de urbanidade para os entornos estudados. Para o ano de 2012, as anlises foram obtidas atravs de informaes, pesquisas, relatrios, imagens e levantamentos, muitos deles encontrados atravs de programas como Google Earth e Google Maps. Os diagnsticos levantados para o ano de 2022 , foram levantados posteriormente atravs desta pesquisa e a possibilidade de comparativos que permitam entender as transformaes urbanas e sociais nos entornos das construes. Esta pesquisa possibilita identificar um retrato socioeconmico e demogrfico do recorte estudado e do perfil dos moradores destas reas, alm de anlises comparativas que indicam se as mudanas decorrentes contriburam para a formao de cidades mais conexas e responsivas, com maiores ndices de urbanidade, oferta de equipamentos e servios e consequente melhor qualidade de vida aos moradores, mitigando problemticas acerca da habitao, como o dficit habitacional e a segregao socioespacial.

Urbanização de Núcleos Urbanos Informais - Comunidade do Araçá/Imbituba SC

O presente trabalho aborda a temtica da implantao da infraestrutura urbana em ncleos urbanos informais aps o processo de Regularizao Fundiria Urbana de Interesse Social (REURB-S). O ncleo utilizado para o desenvolvimento do trabalho a comunidade do Ara, localizada na cidade de Imbituba-Santa Catarina, e aborda a perspectiva da comunidade acerca dos conflitos urbanos e sociais que enfrentam por serem um ncleo urbano informal implantado em uma zona de proteo ambiental e de interesse imobilirio.

2022-1

Cartografia afetiva: percepções sobre a pequena e a grande cidade na ótica dos indivíduos

Este Trabalho um estudo analtico de percepes acerca do territrio urbano com enfoque na dicotomia entre cidades grandes e pequenas. Alm de um estudo sobre os conceitos existentes, busca-se um ponto de condensao a partir da vivncia e das experincias de indivduos inseridos nesse contexto, de forma que determinados estigmas e pr-conceitos sejam melhor explorados

Corredor Anel Viário: Análise exploratória dos possíveis impactos decorrentes da implementação do projeto do BRT para a região central de Florianópolis

O trabalho visa analisar, de forma exploratria, o projeto do BRT proposto para a regio central de Florianpolis, identificando ospossveisimpactos negativos e positivos, utilizando comoparmetro de referncia o Estudo de Impacto de Vizinhana - EIV.

Entre a cidade e o campo: Rede de apoio à diversificação e à agricultura familiar em Venâncio Aires/RS

O presente trabalho de concluso de curso prope a constituio de uma rede de apoio a diversificao e agricultura familiar no municpio de Venncio Aires, no Rio Grande do Sul. Tem como objetivo principal, o desenvolvimento do projeto arquitetnico de um centro municipal voltado a servios para as pessoas do campo, localizado no centro da cidade. Esse Centro Municipal abrigar instituies como a Secretaria municipal de Agricultura, a Empresa de Assistncia Tcnica e Extenso Rural (EMATER), atividades de comrcio realizadas por cooperativas e um centro de formao e pesquisas relacionadas ao meio ambiente. A proposta surge atravs da reflexo da realidade vivenciada nesse municpio, uma vez que, por anos, foi o maior municpio produtor de tabaco do Brasil. Entre as problemticas dessa produo esto questes relacionadas a sade dos agricultores, endividamento das famlias e a insegurana alimentar. Dessa forma, h a necessidade de apoio e construo de iniciativas que visam a diversificao agrcola. A rede de apoio proposta baseia-se nos princpios da ATER (Assistncia Tcnica e Extenso Rural), economia solidria, assistncia social e organizao poltica. Esses princpios servem como base para a construo do programa de necessidades e para o desenvolvimento da proposta arquitetnica.

Palavras-chaves: Cidade e Campo, Produo de Tabaco, Diversificao agrcola e Equipamento Pblico.

Habitar o centro: Um ensaio sobre o uso funcional de edificações subutilizadas no Centro de Florianópolis

Interveno em uma edificao central e subutilizada, visando a refuncionalizao para habitao de interesse social no centro de Florianpolis, neste sentido alm de atender as demandas da sociedade por habitao social, utilizar e menor quantidade de recursos pblicos para fornecimento de infraestrutura, alm de reciclar e otimizar os recursos existentes.

Vozes do Mocotó: Dicotomias e laços no Maciço do Morro da Cruz

A histria da humanidade rica nas mais diferentes e complexas culturas, saberes, costumes e ritos. Contudo, observamos que a histria “oficial”, quase sempre contada a partir de uma perspectiva eurocntrica, funciona muitas vezes como um instrumento de silenciamento e dominao sobre as culturas subjugadas ao longo do tempo. Nesse sentido, a oralidade se posta como uma ferramenta capaz de emergir certos elementos da vida humana que foram esquecidos das narrativas oficiais, mas que seguem vivos nas memrias daqueles que os vivenciaram. Este trabalho busca discursar sobre os efeitos da colonizao para o apagamento das epstemologias sul-americanas, assim como as consequncias desta durante os processos de formao das favelas brasileiras. Como estudo de caso, em um primeiro momento analiso a relao das comunidades do Macio do Morro da Cruz com a prpria evoluo do centro de Florianpolis, com foco na comunidade do Morro do Mocot. Em um segundo momento, apresento o resultado das conversas e entrevistas que tive com os moradores do Mocot, de forma a registrar, valorizar e divulgar suas histrias e saberes.

2021-2

Adaptação dos espaços da Escola Baréa ao modelo pedagógico de educação democrática

Propósito

Permanência dos estudantes no espaço educacional democrático.

Objetivos pontuais

  1. Propor um espaço arquitetônico democrático
  2. Gerar impacto social
  3. Criar um anteprojeto pensado para implantação, quando existirem as condições necessárias.
  4. Integrar o espaço ao molde da nova proposta pedagógica (escolas inovadoras e democráticas)
  5. Participação da Comunidade Educadora na ideação dos espaços arquitetônicos.
  6. Propor espaços educacionais de baixo custo e fácil execução, com conforto ambiental.

Neste trabalho, foi realizado um anteprojeto arquitetônico de adaptação do espaço de uma escola tradicional ao modelo democrático de educação. O objetivo é gerar impacto social, a partir da iniciativa da Escola Baréa, localizada no município de Três Cachoeiras, região norte do Rio Grande do Sul, em romper com métodos monocráticos e expositivos de ensino, para implementar uma proposta de escola democrática, baseada nas ideias de Paulo Freire e na metodologia da Escola da Ponte.

Logicamente, uma proposta que busque romper com a segregação/segmentação de indivíduos no ambiente escolar pede um modelo arquitetônico atualizado. Nesse caso específico, a arquitetura de uma escola democrática. O objetivo deste trabalho de conclusão soma diversos questionamentos feitos durante o curso, diante de tantos desafios estruturais e, ao mesmo tempo, da luta de arquitetos e urbanistas em defesa de espaços funcionais, que cumpram os seus propósitos, mantendo-se fiéis aos seus princípios. Que sejam democráticos, porque dialogam com as demandas de quem usa. Por esse motivo, buscou-se aceitar desde o início o desafio de tomada de decisão, baseada em demandas coletivas e com participação da comunidade. Esse é um dos questionamentos pessoais que tive durante o curso, sobre a importância das propostas arquitetônicas conversarem com a realidade, até mesmo, para transformá-las.

A partir da leitura do Plano Político e Pedagógico (PPP) da Escola Baréa, nota-se que houve grande avanço na proposta de educação, porém, por falta de incentivo público, ou outros entraves, sobretudo financeiros, dificultam a adaptação do espaço físico a um proposta de arquitetura pensada para implantação do plano pedagógico de uma escola democrática. Nos últimos anos, as educadoras e educadores se juntaram com os diversos atores da comunidade, para lutar pelo fortalecimento do processo educativo das crianças e adolescentes, a partir de novas propostas de aprendizado. Essas novas propostas foram baseadas em pesquisas sobre escolas inovadoras e democráticas, em especial a Escola da Ponte, em Portugal.

Foram desenvolvidas, então, ideias próprias, adaptadas à realidade da comunidade onde a Escola Baréa está localizada, a fim garantir permanência dos estudantes e promover a autonomia no meio escolar. Com ajuda da Comunidade Educadora, algumas ampliações, reformas, melhorias e adaptações já foram conquistas para a Escola Baréa, porém, nunca de uma maneira estruturada, ou que tivesse como base um anteprojeto arquitetônico estruturado. Aqui, portanto, está o grande desafio deste trabalho de conclusão de curso.

Das lavadeiras ao Madalena Bar: os 100 anos da Avenida Hercílio Luz e o território em disputa na área central de Florianópolis

O presente trabalhobusca analisar os processos histricos que conformaram a Avenida Herclio Luz como a conhecemos hoje, e como se do as disputas socioespaciais pelo territrio at a atualidade. A estudo foi elaboradoatravs de reviso bibliogrfica, coleta de relatos, pesquisa em matrias jornalsticas, mapeamentos e entrevistas semiestruturadas. Por fim, investigo a ocupao urbana atual, analisando o uso noturno da regio e seus frequentadores.

Um novo olhar sobre a Baía da Babitonga: conectando a baía no cotidiano das pessoas

Este trabalho trata da Baa da Babitonga e de sua importncia estruturante para fomentar atividades de lazer, conectividade e economia para a regio, mas tambm para preservar a histria e a riqueza da fauna e flora existente nesse meio.

Para melhor compreender as din�micas em uma escala do cotidiano das pessoas, � apresentado um pequeno recorte da comunidade Vigorelli, que faz margens a ba�a na regi�o leste de Joinville, entendendo melhor a import�ncia da ba�a para uma escala regional, mas tamb�m para uma escala de bairro.

2021-1

O impacto das cidades nas mudanças climáticas: um projeto sustentável para a região norte de Florianópolis

Esse Trabalho de Concluso de Curso tem como objetivo desenvolverumestudo e uma proposta para a criao de uma nova centralidade para o norte da Ilha a partir de critrios de sustentabilidade e baixo impacto ambiental utilizandoo terreno pblico do Estado onde atualmente est sendo implantado o Sapiens Park.

Vale do Rio do Peixe: reconciliando cidades fronteiriças

2020-2

Além de Quatro Paredes

O TCC tem como objetivo a proposio de um projeto arquitetnico integrado com a dinmica urbana atravs da criao de um Centro de Acolhimento para as pessoas em situao de rua que permita o auxlio de grande parte das problemticas enfrentadas por esse grupo: como a reelaborao de seus documentos, retomada dos estudos a partir do EJA, disposio de cursos preparatrios e tcnicos, criao de currculos, triagem de sade, espaos para alimentao e pernoite, etc.

Ao mesmo tempo que o Centro possa dar todo o suporte para os usurios, isso no sinal de que ele possa ser reintegrado de uma maneira to rpida e fcil, pois ainda h preconceito para com essas pessoas. Por isso, alm de acolher e dispor de aes assistencialistas, o espao estudado para que se integre com a dinmica urbana da cidade e permita a convivncia entre todos, na busca pela desconstruo de parte do preconceito histrico e cultural que existem em relao a esse grupo.

O espaço público e a pequena cidade: uma proposta de costura urbana no centro fundacional de Antônio Carlos

2020-1

A cidade em jogo - Um simulacro da cidade contemporânea para o ateliê

Tm-se compreendidoo planejamento urbano como disciplina de pensamento complexo, cada vez menos comportada entre solues deterministas e ordenamentos rgidos de conhecimentos. Longe de ser um campo terico privilegiado, essa nova concepo acompanha um enredamento da dinmica social, que vm encontrando dificuldades em traduzir-se para narrativas totalizantes que a permitam estruturar-se objetivamente. Paralelo e inerente, o processotecnocientficoavana sobre a procriao da memria e do processamento mecnico de informaes, utilizando-se da exponencial capacidade de armazenamento de informaes para a virtualizao dos processos e produtos da sociedade, sujeitando o indivduo ao desdobramento de uma realidade estendida, essencialmente anacrnica e atpica. A cidade e a prtica do planejamento urbano tambm experimentam inmeras e sucessivas tentativas de virtualizao, atravs de jogos simuladores, ferramentas prticas de auxlio ou na prpria construo narrativa em ateli de urbanismo. O trabalho busca repensar a prtica de simulao atravs do jogo como ferramenta de ensino, atravs da estimulao de uma cidade inserida em sua prpria dinmica de virtualizao edentro de uma perspectiva de um urbanismo poltico que entenda a importncia que o indivduo toma em relao legitimao dos conceitos coletivos.

Cidade, patrimônio e cotidiano: proposta de diretrizes urbanas para a valorização das rugosidades da R. General Bittencourt

Observando as cidades, de forma mais atenta e crtica, possvel notar alguns padres de ocupao em decorrncia da forma de colonizao a qual estas passaram, possvel encontrar vestgios de sua histria, tanto em edificaes remanescentes, em mudanas drsticas que ocorreram ao longo do tempo, assim como no comportamento e na apropriao de seus usurios cotidianos.

Essas rugosidades, camadas histricas, scio culturais e scio geogrficas ficam sobrepostas aos usos cotidianos e s eventuais apropriaes, so delas que a cidade se constitui. Este trabalho , portanto, um estudo de caso, observao e pesquisa sobre a R. General Bittencourt em Florianpolis - SC que culmina em uma proposta de diretrizes de qualificao desse espao, tendo o uso cotidiano, o patrimnio histrico e cultural e a diversidade de apropriaes, como conceitos determinantes.

Ensaios e Explorações de Novas Tecnologias no Auxilío do Planejamento Urbano

Entre corredores: proposta de eixo de urbanidade na Trindade

Parque alagável do Tahiti: Memória e recuperação da encontra do Plateau, Praia,Cabo Verde

Hoje torna-se importante a preocupao para a preservao, manuteno e racionalizao dos recursos naturais, tendo em vista o aquecimento global e suas consequncias, como os riscos de desastre e fome nas zonas de Sael, tornando inevitveis as mobilizaes dos rgos e profissionais da rea. Na tica terica, as sucessivas remoes de vegetao e intensificao das edificaes nos vales e encosta das cidade litorneos de baixa declividade, impedem a infiltrao durante as precipitaes devido ao escoamento das guas de maneira sbita por meio de canais.

A cidade da Praia encontra-se no litoral da Ilha de Santiago e representa a cidade com declividade mais baixa, consequentemente, possui em alguns pontos nvel fretico muito baixo, impedindo assim que as guas pluviais infiltrem, o que implica nas magnitudes das inundaes devido a impossibilidade de armazenamento de gua e pouco manuteno dos canais de drenagem.Deste modo foi necessrio uma particular ateno para reas de encontro e passagem dessa guas na cidade, como o mangue aterrado do Bairro do Tahiti e o caudal da Praia Negra fortemente ameaados pela urbanizao, assim propondo um uso mais adequado dos espaos, com a proposta de um parque urbano que resolvem as demandas ambientais de armazenamento e conteno de guas pluviais durante as pocas de chuvas, tendo a funo de uma bacia de deteno visto as escassez de precipitao anual, que de espao de lazer arborizado para a cidade como conector do centro com os bairros vizinhos, respondendo assim s questes de carter ambientais e urbanas.

Palavra chave: Espao pblico, Drenagem, Ilha de Santiago, Zona Sael

Projeto arquitetônico industrial: diretrizes de um projeto mais eficiente

O trabalho em questo, com o objetivo de criar projetos paraindstrias no Brasil que ao mesmo tempo as tornemais inclusivas com seus trabalhadores e seja economicamente vivel, pretende por meio de referncias histricas e prticas construir um conjunto de diretrizes de projeto e posteriormente coloc-las em ao. Este, relaciona diversas bibliografias antes desconexas com o propsito de melhor fundamentar as diretrizes, por sua vez, criando um sistema prtico e aplicvel ao mercado atual. Por fim, as diretrizes so postas a prova aplicando-as em um projeto existente, mtodo pelo qual pode se ressaltar visualmente as diferenas entre os mtodos contemporneos e a possibilidade de aprimoramento possibilitada pelas diretrizes.

Palavras-chave: Indstrias. Inclusivas. Diretrizes. Vivel.

The present paper, in order to create a more efficientdesign ofindustries in Brazil that at the same time makes them more inclusive with their workers and is economically viable, intends through historical and practical references to build a set of design guidelines and put them into action. This also links several previously unconnected bibliographies with the purpose of better grounding the guidelines, in turn, creating a practical system applicable to the current market. Finally, the guidelines are tested by applying them to an existing project, a method by which the differences between contemporary methods and the possibility of improvement made possible by the guidelines can be highlighted visually.


Keywords: Industries. Inclusive. Guidelines. Viable.

Proposta de nova centralidade para o sul da ilha de Florianópolis baseada na integração modal

Superando o cárcere: o regime semiaberto como oportunidade reconciliadora

2019-2

Jeitos de Cidade: ensaios sobre a dimensão coletiva na subjetividade urbana

Explorar as dimenses de coletividade da urbe e suas expresses na cidade, entendendo seus potenciais de fomento a uma sociedade mais justa, emptica e inspiradora a questo central deste trabalho. Trata-se de um trabalho investigativo, uma pesquisaaberta, que tenta entender e ressignificar a subjetividadeurbana, essa que transpassa as prticas e discursos da cidadecontempornea.
O trabalho funciona de maneira ensasta - emprica, cientfica e intuitiva - desde suas leituras e pesquisas at os estudos sobre acontecimentos urbanos e suas mltiplas formas de registro - fotos, vdeos, inscries em corpo e mente. Ensaia-se e enseja-se a costura de desejos e delrios urbanos outros, atravs de reflexes escritas e composies imagticas, suscitadas a partir da cidade - suas cenas, imaginrios e discursos . Das intenes mais distantes e pretensiosas que motivam este fazer: a de estimular prticas cidads favorveis a construo de ambientes com mais sentido humanos de vivncia e existncia.
Palavras chave: coletividade, cidade, subjetividade, jeito;

Requalificação do Bairro de Safende - O Fenômeno da Expansão Urbana na Cidade da Praia

Urbanização em áreas de risco: Uma proposta para a Costeira do Pirajubaé

2019-1

Cidade Partida: Vazio urbano como costura entre área central e "Cidade Norte" - Francisco Beltrão/PR

Este trabalho apresenta a dinâmica socioespacial do município de Francisco Beltrão – PR e propõe diretrizes para a ocupação de um vazio urbano localizado entre a área central e os bairros localizados na região norte do município. Busca-se com isso proporcionar uma maior conexão na malha urbana, promovendo o desenvolvimento de uma cidade sustentável e menos segregada, onde os acessos aos serviços e equipamentos públicos sejam democratizados.

São objetivos deste trabalho: 

• Possibilitar que a área de estudos seja um elemento de reconexão entre a “Cidade Norte” e a área central de Francisco Beltrão.
• Realizar uma leitura crítica do novo Plano Diretor Municipal que possibilite diagnosticar os princípios norteadores previstos para o desenvolvimento urbano de Francisco Beltrão, empregando os recursos extraídos da lei que sejam julgados como adequados para a proposta deste trabalho.
• Promover a valorização dos espaços de uso público, com estratégias que gerem vitalidade na área: térreos ativos, incentivo ao uso do transporte público,  priorização do pedestre sobre o veículo motor, implantação de áreas verdes. 
• Incentivar a implementação de Habitações de Interesse Social no local, garantindo a inclusão e o acesso da população de renda mais baixa à infraestrutura urbana implantada na área.
• Permitir, através do desenho urbano, a legibilidade do espaço de maneira simples, respeitando as condicionates presentes na área.
 
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p.s.: Arquivos em baixa resolução

Lagoa Circular: diretrizes de planejamento autossustentável

Tem como objetivo propor diretrizes de planejamento urbano para a Lagoa da Conceição que articule os conceitos de autossufiência e sustentabilidade, aqui pensadas em termos sociais, econômicos e ambientais. Busca-se praticar diretrizes de desenvolvimento urbano baseadas nos princípios da Economia Circular e do Urbanismo Sustentável. Para tal, há a apresentação de recursos que dão suporte à conclusão dos ciclos de consumo, produção e descarte das diferentes camadas que interferem na fluidez do meio urbano, tais como os resíduos sólidos, a água, a comida, a energia, a mobilidade, entre outros.

Refuncionalização de Galpões Subutilizados para Produção de HIS

A intervenção proposta consiste na produção de um conjunto habitacional como uma centralidade para o bairro, inserindo-o na cidade formal e localizado em meio a uma infraestrutura presente,  garantindo além de moradias dignas e de qualidade, a oferta de comércio, lazer e cultura, além de assegurar a principal fonte de renda da comunidade: A reciclagem.

Desta forma, pretende-se que além dos moradores, a comunidade também frequente o local, diminuindo o sentimento atual dos moradores do Jardim Coruja: A exclusão. Assim garantindo a eles o direito a cidade e oferecendo qualidade de vida à população como um todo. Tudo isso, sem restringir as habitações a muros e cercas, a restrições de entrada com guaritas, e sim, promover as relações de rua, de vizinhança e o sentimento de pertencimento, com um espaço democrático e inclusivo. Utilizando-se apenas de técnicas de implantação e desenho do espaço público para garantir privacidade as unidades habitacionais. 


Como poderá ser visto, o terreno possui uma estrutura de galpões as quais permanecem integras, desta forma, o projeto tem como partido manter os galpões e reutilizar a estrutura presente refuncionalizando-a para HIS. Tudo isso, ligado a premissa a cerca da sustentabilidade, onde dispõem-se de uma estrutura presente e integra, a qual será mantida e aliada a outras 

estratégias, como a criação de um centro de reciclagem e escolha do materiais que proporcionem obras mais limpas, tudo ligado a ideia principal de reutilizar e reaproveitar, evitando desperdícios, aderindo a sustentabilidade não somente com técnicas como de reuso de água e painéis solares, mas sim, aplicando o termo a própria forma de construção e projeto.

Desta forma, o projeto matem e valoriza a linguagem industrial no conjunto, proposta em sua linguagem arquitetônica e escolha dos materiais.  

 

LINK DE ACESSO PARA O CADERNO EM ALTA RESOLUÇÃO (DISPONÍVEL PARA DOWNLOAD) https://drive.google.com/drive/folders/1OwUaat-ZNogBJ_ZtLrZMp8lgenC3tpmL?usp=sharing

2018-2

A água na cidade e a cidade na água: Planejamento urbano na escala da Bacia Hidrográfica

Rios são vida, são água, são fontes de energia, são playgrounds: são um universo de possibilidades. São soluções e são riquezas, mas também podem ser vistos como problema. No Brasil e no mundo, cidades sofrem com a ausência de saneamento básico, com a insuficiência da drenagem urbana, a escassez de abastecimento, a poluição e a destinação incorreta dos resíduos sólidos; problemas urbanos, mas que impactam diretamente na saúde dos ecossistemas fluviais e distorcem a imagem dos rios perante a população. Insalubridade, enchentes e secas ressignificam os cursos d’água que cruzam as cidades, afastando-os de seus usos culturais e das pessoas.

Na contramão desse processo, propostas de recuperação de rios urbanos têm despontado como conciliadoras dos conflitos rio-cidade, tendo nos Parque Lineares Fluviais seu produto mais visado. Congregando finalidades de drenagem, lazer, circulação e biodiversidade, estas áreas multifuncionais da malha urbana ganham notoriedade dentro de um conjunto muito mais amplo de ações que qualificam ambiental, social e estruturalmente as bacias hidrográficas, possibilitando a recuperação do curso d’água e da relação rio-cidade. Ou seja, o resgate dos rios urbanos demanda projetos de diversas especialidades e que incidem não apenas no seu entorno imediato, mas ao longo da bacia hidrográfica como um todo, promovendo a regeneração de cada área contribuinte afim de possibilitar a recuperação e a sobreposição das dinâmicas urbanas e ambientais de maneira simbiótica.

Nesse cenário, o planejamento urbano-ambiental assume um papel fundamental no processo de recuperação de rios urbanos, atuando tanto na estruturação das propostas como na articulação e viabilização dos projetos. Através de instrumentos de controle de uso e ocupação, direcionamento da densificação e implantação de infraestruturas, o planejamento coordena os sistemas e as demandas incidentes na bacia, enquanto com instrumentos de resgate de custos e benefícios da urbanização, possibilita o sequenciamento estratégico dos projetos.

Dessa forma, o objetivo deste trabalho é estruturar a reconquista das dimensões ambiental e cultural da água, através do planejamento urbano, tomando como estudo de caso o Rio Três Henriques, no município de São José.

PALAVRAS CHAVE

Bacia Hidrográfica; Planejamento urbano; Planejamento urbano-ambiental; Instrumentos urbanos; Dimensão cultural do rio; Rio-Cidade; São José, Rio Três Henriques

Parque Iriringuá: Uma proposta de conexão urbana para a cidade de Araranguá - Santa Catarina

Este trabalho de conclusão de graduação apresenta um anteprojeto de um parque urbano para a cidade de Araranguá, no extremo sul de Santa Catarina.

A implantação do parque é proposta em um grande vazio urbano, localizado na área central da cidade que sofre com alagamentos, inundações e pressão da crescente ocupação do seu entorno.

O anteprojeto visa um parque que conecte pontos da cidade onde hoje há um obstáculo, além de propor equipamentos de lazer, esportes e encontro e educação ambiental e patrimonial.

Planejamento urbano - O cenário de atuação do urbanista no contexto municipal

Sistema prisional e a cidade

O estudo permeia um pouco a perplexidade acerca do encarceramento em massa. A abordagem vai de encontro à  falta de um planejamento urbano inclusivo, por onde a cidade vai se desenhando e se desenvolvendo de maneira segregacionista. Ao mesmo tempo, com essa análise tento fazer uma conexão com o modo de produção ocidental, capitalista, neoliberal da sociedade, na qual existe uma necessidade de certas camadas sociais, as menos favorecidas, serem estrategicamente distanciadas da vivência da cidade. Por meio de estigmas, medos, estereótipos, entre vários outros aspectos, tal forma de (des)planejamento urbano acaba por demandar ambientes construídos que cerceiam a liberdade de indivíduos, então conhecidos como de "segunda classe", como forma de punição àqueles que não se encaixam aos parâmetros de convivência injustamente estabelecidos.  

2018-1

Antônio Carlos: do rural ao urbano

Este é um trabalho experimental que apresenta uma possiblidade de estratégia política de emancipação dos agricultores das dinâmicas às quais eles se inserem atualmente, aproximando-os do mercado consumidor e colocando-os como agentes que controlam a sua produção e a sua venda. Esta emancipação política dos agricultores só é atingida a partir de uma política pública de valorização destas pessoas como classe e como grupo social. Por isso se busca expandir a dinâmica que hoje se restringe ao rural também para a parcela urbana de Antônio Carlos; para que este também seja um lugar de valorização dos agricultores.
Baseado nesta realidade, se propõe a criação de uma Cooperativa agrícola em Antônio Carlos, não como objeto isolado e descolado da dinâmica do município - que se fundamenta na relação do núcleo urbano com a parcela rural. A Cooperativa Agroecológica proposta se espacializa sobre o território em dois equipamentos principais, um na parcela rural do município e outro na parcela urbana, sendo este último o objeto de aproximação e de desenvolvimento projetual deste Trabalho. Este equipamento, portanto, surge como possibilidade de uma estratégia política de organização dos agricultores sobre o território, a fim de que estes tenham domínio sobre as diversas escalaridades da relação produção-venda do que eles cultivam.
Antônio Carlos é um município agrícola, com uma dinâmica rural predominante, onde o núcleo urbano do município tem como função a de suporte e de apoio à parcela rural – é uma cidade no rural (SANTOS, 1993). Desta maneira, se propõe que a Cooperativa se territorialize também naquele espaço, aproximando o agricultor - como grupo social - da dinâmica urbana. Esta é a dimensão política deste trabalho, ao buscar a valorização do agricultor dentro da dinâmica do município como um todo. Porém esta valorização só será atingida ao se fortalecer Instituições já existentes, como o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Antônio Carlos: é nesta instituição que o agricultor pode se ver representado politicamente como classe social.
A venda da produção agrícola pelos pequenos produtores rurais do município de Antônio Carlos é a principal temática de estudo deste Trabalho, assim como a territorialização dos distintos tipos de produção agrícola, as especificidades de cada microbacia e as urbanidades no rural, tomando o rural como um território heterogêneo. Este trabalho também busca uma alternativa às relações de produção e venda existentes, que atualmente se centralizam na Ceasa - Central de Abastecimento de Santa Catarina - e são totalmente dependentes da sua dinâmica. 

Caderno de TCC disponível em: <https://issuu.com/leonardopauli/docs/tcc2-caderno_de_tcc-r02> 

Histórias Cruzadas: Paisagem, Cultura e Espaços Públicos na Barra da Lagoa

Momentos de uma rua: Ressignificando a Felipe Schmidt

Link para acesso ao caderno de TCC 2

https://issuu.com/gabriellevaz/docs/caderno_final

2017-2

Articulando Paisagens: o Rio, a Rua e a Linha Férrea em Passa Quatro-MG.

O projeto visa explorar as potencialidades que o centro urbano de Passa Quatro-MG possui como espaço público, principalmente no que concerne às duas dimensões tão presentes na paisagem: a histórica e a ambiental. Estas dimensões são representadas pelas três camadas que compõem a paisagem: o Rio, a Rua Direita e a Linha Férrea. Estas camadas conformaram a apropriação do centro histórico e geraram paisagens marcadamente distintas na cidade. A Rua Direita norteou a ocupação da localidade, como lugar de passagem e pouso de bandeirantes e tropeiros. A Linha Férrea impulsionou o crescimento, ao facilitar a conexão com outros locais, propiciando o desenvolvimento de novas atividades como o cultivo e beneficiamento do fumo. Juntos, a ferrovia e o fumo, foram os grandes responsáveis por alterar o espaço citadino e conformar o centro histórico tal como se encontra hoje. O rio, por sua vez, configura um vale que facilitou o cruzamento da Serra da Mantiqueira rumo ao interior das Minas Gerais. Ele fornece legibilidade ao espaço, mas sofre com as pressões dos elementos urbanos, já que está nos fundos, às margens da paisagem da cidade. Assim sendo, o propósito deste trabalho é promover a articulação entre essas camadas que conferem identidade e singularidade a cidade de Passa Quatro. Foram feitas análises e leituras de cada uma delas, na porção que perpassa o centro da cidade, para então lançar as diretrizes projetuais para a área do centro histórico. O projeto final consiste no desenho urbano de um eixo que perpassa e integra as três camadas, o rio, a rua e a linha férrea, funcionando como um estudo de caso de como as diretrizes gerais podem ser aplicadas para todo o centro histórico, considerando-se suas especificidades.

Palavras-chave: centro histórico, patrimônio, requalificação ambiental, rios urbanos, linha férrea, desenho urbano.

 

 

 

A forma encontrada para apresentar o Caderno de TCC-2 foi através de um site, no qual se encontram todas as etapas abordadas no projeto. O link segue abaixo, aconselhável visualizar em desktop:

 https://larischaves.wixsite.com/articulandopaisagens

 

Habitação Social e Nova Centralidade no Bairro Fabrício - Santo Amaro da Imperatriz

Santo Amaro da Imperatriz: a cidade das águas termais. A mesma água que dá nome à cidade, faz parte da economia e orgulha os moradores, é capaz de provocar diversos desastres naturais durante as épocas de cheias no Rio Cubatão. Deste modo, existem algumas áreas suscetíveis a alagamentos e deslizamentos de terra e é onde, de modo geral, as famílias com menor renda se abrigam.

A partir da análise dessas áreas risco, optou-se por intervir na região que não só é a que contêm maior número de residências em perigo, como também convive com a segregação imposta pela sociedade - O Bairro Fabrício. Bairro este, relativamente novo, com início na década de 70, que hoje recebe 71 famílias em situação de risco por deslizamento.

Por conseguinte, haja vista as soluções adotadas pelo poder público acerca das desapropriações no município, nos últimos anos, propõem-se uma nova forma de viver a essa comunidade, através de um complexo habitacional, que combina moradia com comércio, serviços e lazer de uso público.

 

Palavras Chave: Habitação Social, Segregação, Áreas de risco. 

Sistema de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil para Área Conurbada de Florianópolis

O presente trabalho busca embasar e sistematizar o gerenciamento dos resíduos da construção civil e demolição dentro da Área Conurbada de Florianópolis, que inclui a própria capital, além de São José, Biguaçu e Palhoça. Para isso, fez-se uma revisão literária acerca do tema, analisando exemplos e tentando entender o funcionamento e as falhas desse ciclo em algumas cidades brasileiras, observando os diversos aspectos envolvidos nessa gestão, nos âmbitos sociais, ambientais, legais etc. Buscou-se também entender como as quatro cidades tem se comportado morfologicamente e qual a previsão da dinâmica do crescimento das mesmas, além de fazer um panorama geral do gerenciamento atual dos resíduos dentro dos municípios, buscando conhecer as ações e omissões das empresas atuantes no ramo, dos clientes, da sociedade e das prefeituras. Feitos esses levantamentos, propõe-se então uma gestão desses resíduos dentro das cidades, setorizando-as com o objetivo de atender as áreas de crescimento através de um sistema que conta com pontos de coleta, áreas de triagem e centrais de reciclagem distribuídos pelos setores propostos. Para o funcionamento dessa rede, é necessária uma série de ações, por parte principalmente dos governantes, em questões de aplicação e fiscalização de leis para que os demais agentes - os construtores, os recicladores e a própria sociedade - sejam conscientizados e incentivados a dar a destinação correta não só dos de construção, mas de todos os resíduos de modo geral. O objetivo então, com a proposta urbana e com a espacialização arquitetônica de um exemplo de cada unidade dessa rede, é auxiliar na educação e na mudança de perspectiva sobre o tema, incentivando um novo comportamento desses vários agentes e trazendo benefícios ao meio ambiente e a sociedade de modo geral.

Uma proposta alternativa para o Centro Históricos de Florianópolis

A dinâmica imobiliária que se observa em boa parte das cidades brasileiras tem provocado o esvaziamento das áreas centrais e a degradação do seu tecido histórico. Diversas ações urbanísticas têm sido associadas à intervenção em centros degradados no mundo inteiro, enfatizando a “revitalização” ou “renovação” dos mesmos. Esses processos possuem semelhanças no modo como se operam e vêm acompanhados por problemas como exclusão social, especulação imobiliária e apropriação do espaço público para atender a interesses privados. Diante desse quadro, a prefeitura de Florianópolis busca realizar a revitalização da área Leste do Centro Histórico da cidade, transformando a região em um polo de inovação e empreendedorismo, voltado para a economia criativa. Contudo, o Centro Sapiens, como é chamado o projeto, recebe críticas por negligenciar a pluralidade e o caráter popular e democrático da região, além de desvalorizar o uso habitacional. Subtrair a habitação de áreas históricas acaba criando núcleos artificiais sem vida cotidiana, sem comércio e serviços de caráter local, o que tende a gerar espaços e desprovidos de identidade e que permanecem desertos durante boa parte do dia. Sem seus ocupantes tradicionais, as relações fundamentais entre o espaço físico e o processo sociocultural que lhe deu e continua a lhe dar vida são destruídas. Levando isso em conta, esse trabalho busca analisar as transformações em andamento no Centro Histórico de Florianópolis, a fim de propor alternativas evitar o processo de gentrificação nessa área, buscando conciliar usos que agreguem à sustentabilidade econômica, social e cultural da área.

2017-1

As cidades sobrepostas: uma alternativa para o centro de Lages SC

Completando 250 anos em novembro de 2016, Lages é uma cidade que carrega uma bagagem histórica muito expressiva que se espacializa em seu território principalmente na área central. Ainda que fisicamente presente, através de edificações de interesse histórico de diferentes épocas – oficialmente consideradas como patrimônio histórico material, ou não – a bagagem histórica de Lages se insere pontualmente e não parece fazer parte da construção da memória coletiva da cidade e seu povo. O espaço não é percebido como um conjunto, seja pelas pessoas que utilizam o lugar ou pelo poder público, que não apresenta reconhecimento oficial do conjunto patrimonial de Lages no plano diretor, mas sim edificações isoladas permeando um espaço que sugere a definição de um perímetro de centro histórico.

Outra percepção inicial da área central de Lages se refere aos espaços públicos, reconhecidamente lugares chave no processo de construção da cidade, mas que hoje não parecem refletir sua importância. A ideia de que estes espaços, juntamente com as edificações históricas do centro da cidade – com as quais se relacionam, elaborando uma narrativa – poderiam ser percebidos pelas pessoas como um conjunto, possivelmente resgatando o entendimento sobre o potencial do espaço público que se defende aqui, impulsionaram essa temática.

O processo de constituição do espaço urbano do centro de Lages revela os conflitos sobre o território e a seletividade de apropriação e participação na construção do espaço. Através de intervenções autoritárias buscando um ideal de cidade que correspondesse às aspirações das elites tradicionais, os grupos populares foram sempre marginalizados da ‘cidade oficial’, pouco participando da construção do espaço urbano na área central. A narrativa histórica espacializada nesta área expõe as marcas da repressão dos ‘espoliados urbanos’, que pouco se veem representados no patrimônio material. O planejamento urbano de Lages se posiciona diante destas questões reafirmando as práticas excludentes e estimulando um projeto de centro de cidade pouco sensível e bastante questionável em relação à realidade do lugar, à paisagem urbana, à valoração do espaço urbano e valorização da construção social e histórica do mesmo.

Entendendo o centro da cidade como o lugar essencialmente democrático e a identidade como coletivamente construída através da memória, pretende-se possibilitar acesso e apropriação democrática do espaço urbano na área central buscando a participação dos grupos marginalizados na construção do espaço e da memória coletiva. Paralelamente, pretende-se rever e questionar o projeto de centro de cidade previsto para Lages e apontar uma perspectiva diferente de intervenção na área central – inclusiva e integradora quanto ao espaço urbano, e de visibilidade e valorização quanto ao patrimônio coletivo.

Costurando o Centro Esquecido

Este Trabalho de Conclusão de Curso trata de uma requalificação urbana na área central de Florianópolis, mais precisamente na antiga zona portuária, a oeste do Mercado Público Municipal e em frente ao Terminal de Integração do Centro (TICEN) e ao Terminal Rodoviário Rita Maria.

 

 

No início do trabalho, ainda na disciplina de Introdução ao Projeto de Graduação, não tinha minha área de intervenção bem definida, mas sabia que iria trabalhar no centro de Florianópolis. A escolha de trabalhar com o centro foi bastante pessoal e surgiu de uma relação de proximidade afetiva com o lugar, que frequentei durante toda minha vida e onde criei muitas boas memórias. A partir deste sentimento surgiu a vontade de dar minha contribuição para a melhoria deste espaço que me é tão querido e tão importante, não só para mim como para a cidade de Florianópolis.

Ao visitar o lugar com olhos de arquiteta-urbanista, buscando compreender suas  características espaciais, suas dinâmicas e seus frequentadores, pude perceber que o potencial democrático do centro - um lugar que normalmente concentra muitas pessoas de muitas classes diferentes - é diminuído por um desenho urbano inadequado, que prioriza o transporte individual em detrimento do coletivo e do pedestre. Outro ponto que me chamou bastante atenção foi a homogeneidade de usos, principalmente pequenos comércios e serviços como estacionamentos privados. Esta homogeneidade gera um esvaziamento da área fora do horário comercial, às noites e aos fins de semana, o que dá uma sensação de insegurança aos poucos que transitam por ali nestes horários.

As observações citadas acima não são encontradas em todo o centro. Apesar de não ser extenso em área, o triângulo central abriga vários bairros dentro de si, com características bastante destoantes. Existem áreas mais adensadas, mais residenciais, áreas históricas bem preservadas, áreas descaracterizadas. Pensando nisso busquei fazer um recorte de área com aspectos relativamente homogêneos, que a configurassem como uma região distinta das outras. Topografia, traçado das ruas, gabarito e uso das edificações foram as principais características espaciais levadas em consideração. Com base nestas análises escolhi a área de intervenção na antiga zona portuária, à oeste do Mercado Público e ao norte do TICEN e Rodoviária Rita Maria.

Com o recorte de área definido, pude me aprofundar ainda mais no lugar, estudar suas dinâmicas, avaliar suas potencialidades e deficiências e, talvez mais importante, conhecer as pessoas que o utilizam. Passei então a visitar o espaço em circunstâncias distintas, com sol e chuva, em horário comercial e às noites, no carnaval e num dia de semana qualquer. O primeiro e mais marcante impacto que eu tive foi notar que a minha percepção anterior, de que as ruas encontravam-se vazias à noite, estava equivocada. Além dos poucos trabalhadores e estudantes das áreas mais altas do centro, que passam por esta região para chegarem até o terminal, há uma população razoável de moradores de rua e andarilhos que buscam este espaço mais vazio para passarem suas noites. Existem também muitos taxistas, prostitutas, pessoas recém chegadas à cidade, que utilizam a passarela localizada no centro desta área e, aos fins de semana, jovens que buscam se divertir nas casas noturnas próximas. Ou seja, há aí uma variedade de pessoas que não estavam na imagem inicial que eu tinha desta área, e que tem muito a contribuir para a vida neste lugar. Se somam a eles pessoas das mais variadas classes, raças e gêneros, que utilizam o variado comércio da região cotidianamente.

Surge daí a principal diretriz do meu trabalho: fazer um projeto urbano que abrace todas essas pessoas, ou o maior número de pessoas possível, no mesmo espaço. Mesmo entendendo as limitações do nosso trabalho como arquitetos-urbanistas, acredito na importância que um bom projeto tem para uma vida urbana mais democrática.

Facilitar o  acesso ao espaço urbano é o primeiro passo para a democratização. Infelizmente a prioridade do acesso a esta área hoje é totalmente dos veículos de transporte particular. Quase toda a extensão da antiga borda d’água, na rua Francisco Tolentino, é tomada por extensos estacionamentos privados, além dos estacionamentos ao longo da via, já bastante larga, com três pistas de rolamento. A localização privilegiada desta área com relação ao TICEN facilita o acesso para quem utiliza o transporte coletivo. No entanto o fluxo intenso de pessoas acaba estrangulado pelo camelódromo e pelos acessos aos estacionamentos. No sentido de melhorar esta relação do espaço público com os pedestres, proponho a retirada dos estacionamentos existentes e criação de pequenos bolsões de estacionamento próximos às edificações com maior demanda. Fazem parte da proposta também o fechamento de algumas vias, que hoje só servem para acessar estacionamentos, e a mudança de característica de outras, que se tornarão vias compartilhadas. Algumas ruas do entorno próximo também terão sua largura reduzida, para aumentar as calçadas e priorizar o fluxo peatonal.  A prioridade deve ser o pedestre, o  transporte coletivo e a bicicleta.

Com o espaço liberado pelos estacionamentos, proponho a relocação e redesenho do camelódromo, mantendo a proximidade com o terminal, mas liberando o espaço atual para o fluxo de pedestres chegando e saindo do centro, além de valorizar a visualização do casario histórico e do Mercado Público. Para reforçar o caráter democrático do meu projeto, proponho a transferência da prefeitura municipal para um edifício novo, mais próximo do povo e mais acessível, além de equipamentos públicos voltados para a população mais vulnerável como um centro de acolhimento para os recém chegados, restaurante popular e albergue da prefeitura. Como o direito a cidade também inclui o direito à cultura e ao esporte, e visto que o centro como um todo disponibiliza poucos espaços culturais e de prática esportiva, proponho também a implantação de um teatro, uma biblioteca pública com espaço de exposições e uma área com quadra poliesportiva e pista de skate.

Todas as edificações propostas são conectadas por áreas de estar e de passagem totalmente voltadas para o pedestre, com trechos sombreados por vegetação e trechos mais abertos para receber o fluxo intenso de pessoas. A iluminação noturna será também fundamental neste trabalho para trazer maior sensação de segurança aos que passarem por ali.

Desenhando um Bairro Popular Conectado com a Cidade - Frei Damião - Ph

O trabalho tem como objetivo desenvolver o desenho de um bairro com caráter popular na comunidade do Frei Damião, na cidade de Palhoça integrando-o com o seu entorno. A situação na comunidade é de muita pobreza e de pouco envolvimento por parte do estado, no entanto a área começou a se tornar cada vez mais valorizada nos últimos anos o que ameaça a população que vive no local. Portanto o trabalho consiste no desenho do espaço de forma a dar melhores condições de vida para aquela população, trabalhando no bairro com um todo, nas questões de infra estrutura, espaços e equipamentos públicos, e conectando-o com o restante da cidade, mas tomando cuidado para interferir o mínimo possível na estrutura já existente do bairro, desta forma realocando o mínimo de famílias possível e regularizando a área de forma a não modificar as relações que a população tem com o espaço.

Integrando o Rio Cubatão à cidade de Santo Amaro da Imperatriz

Desenvolvido para o município de Santo Amaro da Imperatriz/SC, o trabalho apresenta através de um anteprojeto de parque linear, estratégias de urbanização para a reconciliação e conectividade entre o Rio Cubatão e a cidade, na região do bairro Centro. 

A atual ocupação caracterizada por fundos de lotes voltados para o Rio, comum a diversas cidades, impede o acesso e apropriação das áreas de preservação permanente pela população, diminuindo a sua importância social, ambiental e histórica. 

A proposta de Parque Linear busca a preservação, apropriação e integração entre as duas margens, através da criação de caminhos e travessias ao longo do Rio Cubatão, identificação de áreas onde a vegetação deve ser regenerada, aumento do acesso a estas áreas e a proposição de equipamentos e edificações de uso público no seu entorno, convidando a população a viver o espaço público, identificar o Rio como um elemento que deve ser preservado por ser essencial à sociedade, e entender que a relação entre a cidade e o ambiente natural pode existir com sucesso por meio de espaços públicos de qualidade.

2016-2

Butiá: escola de gastronomia natural: uma reaproximação à origem dos alimentos integrada à vida urbana

Instituto Arco-Íris: um espaço de resistência no Centro histórico de Florianópolis

O Instituto Arco-íris de Direitos Humanos é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que trabalha com populações em situação vulnerável, além de ser um espaço muito utilizado pelos mais diversos movimentos sociais da cidade de Florianópolis.  Em seu espaço ocorrem oficinas, reuniões e eventos culturais como exibições de filmes e debates.   Ele é localizado no setor leste da área central de Florianópolis, considerando a sua localização e sua função social, fica clara a relevância do instituto para a área, porém o prédio onde fica a sede do instituto é de propriedade da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e existem disputas quanto ao seu uso, função e destino.  A edificação se encontra em condições precárias, necessitando de reforma, e, sem destino claro de utilização. A luta pela permanência do instituto arco-íris no local é um exemplo da organização popular na disputa pelo direito à cidade.

LAGOA DA CONCEIÇÃO entre praça e praia

O presente Trabalho de Conclusão de Curso trata dos espaços públicos do bairro Lagoa da Conceição, em Florianópolis. O conflito entre pedestres e veículos foi o grande motivador e norteador do trabalho, que busca trazer o pedestre como o ponto de partida para o desenho das ambiências que compõem a proposta. O foco é aproveitar o grande potencial do bairro e, em vez de transformar os espaços de lazer existentes, usá-los como ponto de partida para a ampliação deste Sistema de Espaços Públicos. Assim procuro criar uma proposta que respeite a história do lugar, as relações históricas que aqui se criaram e as formas de apropriação que surgiram naturalmente com os anos, respeitando a vontade de quem realmente importa neste contexto: as pessoas.

 

Para a melhor visualização o caderno final foi hospedado na plataforma ISSU e pode ser acessado no link:

http://issuu.com/anazabotti/docs/cadernotcc_anazabotti

Praça Ângelo Piazera: um ensaio sobre espaços públicos orientados pela via férrea

Jaraguá do Sul sofre há muito tempo com um rompimento no tecido urbano; uma via férrea de uso particular, apenas para transporte de carga, atravessa os principais bairros da cidade só trazendo malefícios: problemas de transporte, espaços urbanos mortos e inseguros. Tendo em vista isso, a proposta desse trabalho é de transformar essa via, que já possui um plano de desvio, em um grande corredor de transporte público. Além disso, foram escolhidos três terrenos para receber uma integração entre as estações de VLT propostas e espaços públicos - com destaque ao terreno na região central da cidade, que atuará como um difusor cultural na cidade.

Proposta arquitetônica para o Morro do Fortunato

         O déficit habitacional das classes populares é uma questão amplamente discutida no Brasil e, apesar dos discursos políticos, do avanço tecnológico e da Declaração Universal dos Direitos Humanos, ainda está longe de ser resolvida. As políticas públicas criadas com o discurso de amenizar este problema, resultaram em melhorias pontuais

         A participação popular na concepção dos projetos, autogestão dos recursos, desenvolvimento e aprimoramento de tecnologias tradicionais, processos de racionalização construtiva e canteiro inclusivo foram questões com as quais me deparei na pesquisa como caminhos possíveis para uma arquitetura social com mais vínculos afetivos com seus usuários. Mais do que isso, torna todo o processo não alienante, dignificando e empoderando as famílias que dispõem à essa proposta. Essas mesmas questões, porém são podadas pelo principal programa atual de acesso à moradia, o Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV). Assim como também foi o BNH, o programa lança as construções de habitações de interesse social às leis do mercado imobiliário, onde construtoras tiram consideráveis taxas de lucro do pequeno orçamento estabelecido para a unidade habitacional. Orçamento que é composto por recursos públicos e por contribuições mensais das famílias contempladas

         Um exemplo que utilizei para desenvolver esse trabalho, foi o modelo uruguaio de cooperativismo de habitação, que surgiu em um momento de profunda crise social, econômica e política (similar ao nosso momento atual?). Este movimento deixa claro que a assistência técnica interdisciplinar nessa atividade é imprescindível.  No Brasil, a assistência técnica gratuita é amparada por lei, a lei no 11.888, em vigor desde 2008, porém sua implementação em nível nacional ainda é tímida. Entendo que a implementação dessa lei é fundamental para viabilizar novas possibilidades no campo da habitação social no Brasil e salutar para viabilizar projetos como este que eu proponho.

 

         Em paralelo ao desenvolvimento do meu trabalho de conclusão de curso, participei de um grupo de estudo interdisciplinar formado na UFSC em 2014 para discutir as questões quilombolas, em especial, as relacionadas a habitação. A demanda foi levantada por articuladores estaduais das lideranças quilombolas e trazidas à universidade. Algumas comunidades do Estado de Santa Catarina estavam em processo de viabilizar novas unidades habitacionais através do PMCMV Rural. A Comunidade do Morro do Fortunato é uma delas, que foi escolhida por mim para o estudo de caso do TCC..

         A Comunidade traduz, em sua essência, minhas aspirações iniciais da pesquisa. As comunidades quilombolas em geral representam, antes de tudo, resistência. A do Morro do Fortunato, nega sistematicamente as leis do mercado imobiliário, a terra é comunal, não possui divisão de lotes, é permeável e fluida. A necessidade de habitações é para o retorno de famílias da Comunidade que foram tentar a vida na cidade. Alguns moradores já trabalham na construção civil e alguns vivem da agricultura orgânica que é vendida na cidade.

         Apesar da resistência cultural que representam, suas habitações são os mais tradicionais carimbos do BNH. Muitas, de fato, foram viabilizadas pelo poder público, outras, erguidas conforme suas possibilidades econômicas e, seguiram os moldes das primeiras, negando as técnicas utilizadas por seus antepassados como o pau a pique. Provavelmente por falta de aprimoramento da técnica, somado ao status social que esta representa.

 

         A Comunidade do Moro do Fortunato está situada no alto do vale que abastece a Lagoa do Macacu, no município de Garopaba, SC.

         As terras que serviram à Fortunato Machado, nascido escravo, para plantio de café, cana, mandioca e subsistência, foram sendo passadas hierarquicamente por mais de cem anos. Hoje em dia, aproximadamente quarenta famílias habitam a comunidade, algumas plantam e/ou criam animais para subsistência, poucas plantam para venda. Toda a produção agrícola ali é orgânica. O seu Nico planta bananas , segundo ele, tem aproximadamente 50 mil pés de banana. O seu Hélio planta hortaliças para vender na feira. Existem ainda, duas cooperativas de cozinheiras que produzem doces, geleias e biscoitos.

 

         A inclusão da participação comunitária na concepção do projeto é atendida a partir de uma tecnologia construtiva modular, onde cada família poderá decidir, junto à orientação técnica, a planta de sua casa. A nível de implantação, as aspirações comunitárias foram extraídas dos documentos das pesquisas do grupo Quilombolas UFSC.

         O canteiro para a comunidade do Morro busca otimizar a produção em adequação a escala da demanda (quarenta casas). Nessa escala é conveniente o processo de pré-moldagem dos elementos, mas de maneira que não necessite grandes investimentos em maquinários, gruas e grandes caminhões para moldar e transportar as peças. Então foi decidido concentrar essa produção em um ponto da comunidade, o galpão de moldagem, onde os trabalhadores desempenhem suas funções em posições confortáveis, abrigados o sol e da chuva e concomitantemente aos processos de montagens das casas.

         Uma questão levantada pela comunidade que foi fundamental para o desenvolvimento da proposta, foi a intenção de fomentar o turismo. A carga cultural do lugar é muito forte e apresenta potencialidades nesse sentido. A própria produção de alimentos orgânicos já é, no estado de Santa Catarina, mote para redes de turismo de base comunitária, como o programa Acolhida na Colônia. Retomando a produção dos engenhos de cana centenários e disponibilizando passeios a cavalo na região e hospedagem, a comunidade já poderia se inserir nesse meio.

         A comunidade tem uma plantação de eucaliptos, os quais foram utilizados como estrutura nos equipamentos comunitários e nas habitações da proposta.

         A implantação propriamente dita das habitações ocorre em duas grandes áreas “livres”, uma logo na chegada da comunidade, e outra em uma área mais recente de expansão, do outro lado do curso d’água. Essas duas áreas, somadas as edificações existentes mantém a comunidade na escala do pedestre, onde 300m separam as casas mais distantes entre sí.

         A terra sendo um bem comunal, dá à comunidade, uma característica muito peculiar: a sua permeabilidade no espaço comum. Vai além de uma vila, ou condomínio, onde não há muros nos lotes, o espaço entre as casas, em sua maioria, não tem divisões físicas e nem abstratas, são comunitários. Não faz sentido aqui dividir a implantação em lotes unifamiliares, como estamos habituados. Então utilizei para a sinalização das futuras locações residenciais círculos de 18m de diâmetro, onde as casas estariam circunscritas confortavelmente e com espaços no entorno mantendo as características existentes.

         Cada nova área residencial recebe um equipamento comunitário. Na chegada, um galpão de moldagem, o qual posteriormente à execução das casas é equipado com uma cozinha comunitária, um ponto de venda dos produtos produzidos e quatro suítes para o serviço de hospedagem. Na área posterior ao rio, um galpão multiuso que pode servir ás reuniões, às oficinas com os jovens, pode ser um lugar de cuidadoras das crianças e abrigar as festas tradicionais do Morro. Seu subsolo ainda gera um espaço que de abrigar os possíveis equipamentos de cavalgadas e pecuária.

Qualificação e Preservação às margens do Itajaí-açú: um ensaio urbano em Gaspar | SC

O caso de estudo fica no município de Gaspar, no Vale do Itajaí. A cidade, um caso típico dentre outras da região, sofre com frequentes cheias, das quais as mais recentes em 2008 e 2011. Vetor da ocupação, observa-se, neste cenário, o desenvolvimento das relações da população com o rio onde este assume papel de antagonista, como “precursor das cheias”. Recentemente, um novo Plano Diretor foi formulado para o município (ainda em fase de aprovação) e propõe uma reorganização da malha urbana da cidade e suas funções, assim como um rezoneamento da margem do rio seguindo regulações do Código Florestal Brasileiro, mas de forma genérica. Este trabalho foca-se nas relações diretas das ocupações às margens do rio e as urbanidades criadas ao longo delas, frente aos desafios impostos pelos conflitos atuais entre urbanização e preservação.

Tramas urbanas: alternativas para o pedestre em Ituporanga

O propósito deste trabalho é fazer do caminhar um instrumento de democratização da cidade, criando um plano para estimular os moradores a usarem mais a cidade de outras maneiras não somente usando o carro como meio de transporte, fazendo com que as pessoas se sintam convidadas a caminhar, pedalar, fazendo a cidade voltar a ser um cenário de encontros coletivos. 

Urbanidade no vazio urbano em Biguaçú SC

As cidades brasileiras dificilmente apresentam intenções de planejamento, ao analisá-las é perceptível a repetição da mesma tipologia de fundação, na qual é formada uma praça central, onde inicialmente detém a burguesia local, a população de menor renda encontra-se mais afastada e quando o cento populariza devido à concentração de empregos, a burguesia desloca-se para áreas isoladas levando serviços, comércios e deste modo um novo subcentro, na qual recomeça o ciclo.

Esta urbanização desordenada e acelerada causa inúmeros problemas à cidade, principalmente, porque junto com a falta de planejamento há a manipulação do mercado imobiliário que ordena a cidade de acordo com as classes sociais. Isto provoca vazios urbanos, segregação espacial, problemas com infraestrutura, falta de conexão com municípios adjacentes, entre outros. Destaca-se os vazios urbanos, definidos como áreas inutilizadas ou subutilizadas localizadas no meio da malha urbana.

O presente trabalho analisa um vazio urbano localizado na cidade de Biguaçu, e propõe sua inserção nos sistemas da cidade, de modo a não pensar somente na estrutura física, mas também na relação com o indivíduo, buscando espaços de urbanidades.

Os espaços de urbanidades são locais de alta interação dos usuários, na qual não se qualificam somente pelo construído, mas estruturam a cidade socialmente, gerando vida urbana. Para alcançar tal objetivo é necessário portar algumas estratégias, como a priorização do pedestre, já que é este que realiza estas trocas. Também é importante a modificação da configuração da cidade, de dispersa para compacta, evitando perda de tempo em deslocamentos, desta forma há o aproveitamento melhor a infraestrutura da mesma.