A construção desta plataforma tem por objetivo consolidar e ampliar a implementação de Redes Abertas de Aprendizagem, a partir de Tecnologias de Informação e Comunicação. Faz parte do programa de pesquisa e extensão que visa a produção de conhecimento integrado e colaborativo, proposto pela Profa. PhD Themis Fagundes, em colaboração com a equipe do LabMicro, José Hélio Veríssimo Junior, contando com a participação de estudantes bolsistas. Foi implementado em caráter experimental desde 2016/2 e tem por objetivo final consolidar a integração e unificação da base de dados acadêmicos de graduação do curso com o sistema CAGR e MOODLE, incorporando funcionalidades administrativas e de gerenciamento acadêmico, em parceria com a equipe do SeTIC e do Ensino a Distância da UFSC. Coordenado pela profa. Themis, também coordenadora de TCC, no período 2016/2 a 2019/2. Seu desenvolvimento tem sido um processo dinâmico e continuado de construção, a partir dos feedbacks semestrais. Inicialmente operando como ambiente virtual de espelho e apoio, complementando e auxiliando o gerenciamento das atividades presenciais do ateliê de TCC e dos ciclos de bancas de avaliação.
A construção do acervo digital desta plataforma teve início no semestre 2016/2. Em 2019/2, a UFSC normatizou a obrigatoriedade de depósito do trabalho de conclusão de curso no formato digital no Repositório da BU. Em colaboração com a equipe da BU foi possível transferir nosso acervo, permitindo que os trabalhos ficassem disponíveis na íntegra, diretamente no Repositório da BU. A partir de 2019/2 a plataforma TCC passou a redirecionar a consulta do acervo para o repositório.
A consulta dos trabalhos no acervo anterior a esta data, digital ou analógico, pode ser feita no LDA - Laboratório de Documentação e Acervo do Curso. Atualmente também responsável pela certificação do depósito dos trabalhos pelos formando e alimentação do Repositório Institucional da BU.
Corresponde à primeira etapa do processo que avalia o desenvolvido dos trabalhos em andamento no semestre, habilitando para a avaliação final. O cronograma de bancas de qualificação fica disponível em rede aberta, para divulgação e a participação da comunidade acadêmica. Os trabalhos e bancas correspondentes encontram-se classificadas segundo os temas específicos propostos por seus autores.
Corresponde à segunda etapa do processo que avalia o desenvolvimento dos trabalhos finalizados pelos estudantes autores, que a partir desta etapa final, qualificam-se como formandos. Esta etapa é pré-requisito para a integralização e conclusão do Curso no semestre. O cronograma de bancas finais fica disponível, em rede aberta, para divulgação e a participação da comunidade acadêmica.
Trabalhos orientados por Sergio Torres Moraes, Prof. Dr.
Foram en contrados 1 trabalhos
2019-2
Trindade para pedestres: transformando o bairro através do caminhar
Seminrio Temtico TCC 2 – 2019.2
REA TEMTICA: Planejamento Urbano
TTULO: Trindade Ao Nvel Dos Olhos
AUTOR(A): Amanda Camargo Martendal
Objetivo: Atravs da insero de infraestrutura adequada para os modais ativos e integrao com os modais motorizados, aliado ao desenho urbano voltado para escala humana e diversificao de usos na regio, procuro tornar o pedestre o grande protagonista neste espao de cidade.
Pergunta de investigao: Como um bairro com tamanho potencial para caminhabilidade ainda se estrutura em torno de uma nica via destinada aos automveis? Como podemos transformar essa realidade com recursos simples e acessveis?
Mtodo: Este trabalho foi estruturado a partir de uma pesquisa terica que abrange conceitos de caminhabilidade, escala do pedestre, bairros sustentveis, trreos ativos, papel do automvel no desenho urbano, ato de caminhar, aspectos sensoriais da caminhada, caminhada como transporte ativo, mobilidade, transporte pblico, densidade, uso do solo e mais. A partir disso, um diagnstico do bairro foi realizado, levantando aspectos socioeconmicos, fsicos e sensoriais, visando contextualizao para ento elaborar uma proposta com as melhores estratgias e, principalmente, as estratgias que podem ser aplicadas sem muito esforo.