Trabalhos de Conclusão de Curso

Trabalhos orientados por Carlos Eduardo Verzola Vaz, Prof. Dr.

Foram en contrados 26 trabalhos

2023-2

Curare: Hospital de cuidados paliativos para Florianópolis

O envelhecimento da populao brasi leira acompanhou o aumento na expectativa de vida, passando de 73,9 anos em 2010 para 76,8 anos em 2020. Esse cenrio trouxe consigo um aumento no nmero de pessoas com doenas crnicas, demandando no apenas tratamento especfico, mas tambm cuidados paliativos. Segundo a definio da OMS, os cuidados pal iativos visam melhorar a qual idade de vida de pacientes com doenas graves, abrangendo aspectos fsicos, psicossociais e espirituais. Apesardo Ministrio da Sade haver publicadoaresoluo n 41 em 2018, regulamentandoa oferta de cuidados paliativos como parte dos cuidados continuados integrados no mbito do Sistema nico de Sade (SUS) no foi feito muito em relao infraestrutura voltada aos cuidados paliativo. Levando isso em considerao, esse trabalho busca, por meio da arquitetura e urbanismo, mostrar a relevncia de espaos exclusivos para a prtica dos cudados paliativos e como deve ser feita a construo desses espaos de forma humanizada e que prioritize o bem-estar do paciente. Assim, foielaboradoo projeto de um hospital voltado a cuidados paliativos para a cidade de Florianpolis, oferecendo um ambiente de acolhimento e cuidado no somente para pacientes, mas tambm para seus familiares.

2023-1

Proposta de espaço público e universitário de inovação

O objetivo deste trabalho propor um espao pblico e universitrio de empreendedorismo e inovao. Um espao que vise conectar iniciativas universitrias, acadmicos e novas ideias, fomentando a inovao universitria e a criao de novas oportunidades, tornando a universidade um espao ainda mais criativo e colaborativo.
A proposta vem como resposta para as demandas observadas tanto na escala da cidade quanto na escala universitria, se baseando nos conceitos de empreendedorismo e empreendedorismo social, o espao se propes a ser um local de conexo entre os centros, entre as iniciativas que j ocorrem na ufsc (SINOVA, Impetus, Coletivos, Extenses), e entre a universidade e os alunos j formados, criando uma continuidade e fomendo a cultura de "devolver" para a UFSC o aprendizado recebido.

2022-2

Ambientes virtuais inspirados em biomas brasileiros: uma análise do potencial restaurador

Pesquisas na rea de Psicologia Ambiental geraram resultados consistentes ao longo dos anos, comprovando que o contato com a natureza essencial na recuperao da fadiga mental e dos malefcios gerados pelo estresse crnico nos seres humanos. No entanto, diversos fatores da vida contempornea impedem que grande parte da populao possa ter acesso aos ambientes naturais adequados, com a regularidade ideal. Nesse sentido, a tecnologia pode ser uma aliada na manuteno da sade mental. A exposio a simulaes de natureza (atravs de imagens, vdeos, sons e similares) tm demonstrado efeitos positivos na recuperao da capacidade de ateno plena, diminuio nos nveis de estresse e no tratamento de ansiedade, depresso e at mesmo dores agudas e crnicas em pacientes hospitalares. Tambm observa-se que fatores como realismo, imerso, qualidade grfica e inclusive as espcies de vegetao presentes, influenciam diretamente no potencial restaurador das simulaes, indicando que necessrio um projeto cuidadoso do ambiente, a fim de obter uma restaurao mais eficaz. Assim, esta pesquisa busca analisar se possvel obter benefcios restauradores, em profissionais e estudantes de diferentes reas, atravs da imerso por culos de realidade virtual em um ambiente tridimensional interativo, projetado de acordo com os parmetros estabelecidos pela psicologia ambiental aplicada arquitetura, urbanismo e paisagismo.

O habitar contemporâneo - moradia para nômades digitais

A era digital, tambm conhecida como era da informao, est marcada pela presena de dispositivos eletrnicos em praticamente todas as atividades dirias, que condicionam muitos dos movimentos dos usurios, que se deslocam diariamente entre interaes com o mundo offline e online. O estilo de vida de grande parte da populao tem se transformado, e os espaos esto sendo reconfigurados a partir de novas significaes.

Este trabalho pretende analisar o habitar contemporneo, diante dastransformaes tecnolgicas, mudanas demogrficas e do estilo de vida emergente do nmade digitale essa novaforma de se relacionar com o trabalho e com o mundo.

2022-1

ARQ&URB UFSC no Metaverso: Projeto e realização da Exposição de TCCs em ambiente virtual

Este trabalho prope a criao de uma espao tridimensional virtual para exposio dos Trabalhos de Concluso de Curso (TCC) de arquitetura e urbanismo do semestre 2022.2 que ocorrer em Maro de 2023. possvel adicionar as pranchas, vdeos e modelos em escala dos projetos, combinando a tradicional exposio fsica com a tecnologia digital, permitindo a realizao de uma exposio hbrida que introduz a ARQ&URB UFSC ao metaverso.

As interaes no ciberespao vem ganhando importncia em relao interaes da vida real , e o metaverso, que um espao complexos com camadas de significao cujas relaes com outros lugares no so vistas de imediato (MERWE, 2021), adaptao s mudanas do clima social e tcnico de hoje apresenta desafios e oportunidades para arquitetos (SUN, 2021; BALL, 2021).

Para elaborar a proposta foi analisado o acervo digital de TCCs, buscando diretrizes para curadoria da exposio e criao do espao expositivo. O acervo apresenta diversas incongruncias e a ausncia de categorias temticas, o que dificulta o trabalho de curadoria baseado no acervo. Portanto, o projeto focou em criar um espao verstil, atendendo ao programa: hall de acesso com apresentao da exposio, percurso de apresentao das pranchas, painel para stream de vdeos e live e ptio para modelos 3D e confraternizao.

A tecnologia utilizada e as condicionantes ambientais foram definidas pela escolha da plataforma de hospedagem do espao. Foi escolhida a plataforma de metaverso OnCyber, que permite a publicao de salas multi-usurios com acesso pelo navegador, promovendo a acessibilidade de diversos dispositivos.

O processo criativo se baseou na busca de uma arquitetura fluida inspirada no ensaio terico de Greg Lynn (KEYES, 2015) com poucos elementos dobrados que se moldam s necessidades do programa. Tambm bucou-se criar um percurso de sensibilizao da percepo inspirado na White U de Toyo Ito (Kogan, 2020), partindo de um plano branco, restornando-se ao incio e finalizando na abertura ao cu, ptio e ao convvio

2021-1

Área de vivência modular: atendendo as necessidades do trabalhador das obras de pequeno porte

A construo civil um dos setores da indstria brasileira que mais expe o trabalhador aos
riscos ocupacionais e consequente acidentes de trabalho. Na maioria dos canteiros no oferecido
ao operrio um ambiente de trabalho adequado, conforme recomendam as normas tcnicas
vigentes. As reas de vivncia, que so instalaes provisrias, acabam sendo muito precrias pois
recebem pouco investimento e dependendo do porte da obra, passam despercebidas pelos rgos
de fiscalizao.
Diante de tal cenrio, ser proposto uma alternativa de rea de vivncia modular, de carter
provisrio e que atenda s necessidades dos trabalhadores da construo civil em diferentes
canteiros e tipologia de obras, proporcionando condies dignas de trabalho alm de auxiliar e dar
suporte para algumas atividades realizadas no canteiro

Centro multicultural de Florianópolis: uma proposta de integração para pessoas migrantes

O deslocamento forado uma das experincias traumticas mais apagadas da histria da humanidade. A pessoa migrante faz parte de um grupo social e legalmente invisibilizado, para o qual muitas ONG’s destinam seus esforos. Entretanto, poucos espaos fsicos de qualidade esto disposio desse grupo vulnervel. O objetivo deste trabalho desenhar uma arquitetura que seja o cenrio do amparo psicolgico, laboral para todas as pessoas migrantes em Santa Catarina e um espao sede para a Organizao pelos Imigrantes e Refugiados (OPIR). Desse modo, ser abordado o histrico da imigrao no cenrio mundial e brasileiro, uma anlise crtica dos espaos fsicos j existentes para auxiliar a chegada do imigrante em seu pas de destino e entrevistas com pessoas migrantes e refugiadas que vieram para o Brasil.

2020-2

Espaços livres como meio de Promoção e Restauração da saúde - os jardins do Hospital Regional de Biguaçu

Como Arquitetos e Urbanistas em formao, somos constantemente estimulados a valorizar o contato com o ambiente natural das pessoas as quais, imaginamos, vivenciaro os lugares que projetamos. Seja atravs da criao de praas, corredores verdes e hortas comunitrias nos projetos urbansticos; ou ento de grandes janelas com vista para o jardim e telhados vegetados nos projetos arquitetnicos.

Os chamados espaos verdes so sempre colocados como sinnimos de qualidade de vida. Sempre encaramos isso naturalmente, sem nos perguntarmos porque esses espaos so indispensveis na vida urbana _ principalmente nos dias de hoje. possvel, mesmo, que seja algo bastante intuitivo, j que por experincia conhecemos o papel restaurador das praias, casas de campo, montanhas, florestas e plantas “suculentas” em nossos apartamentos.

E se nos aprofundssemos mais no assunto, descobrindo,ou tentando descobrir pelo menos, o motivo pelo qual anatureza nos faz bem?

Inicialmente foi isso que buscamos, e logo descobriu-se um potencial maior do que o imaginado no contato humano com os elementos naturais (apndice I - projeto de pesquisa). Diversos estudos cientficos ao redor do mundo, alm do saber milenar de diversos povos, sugerem uma relao entre a natureza e a sade humana, seja na promoo, seja na restaurao da sade.

Dentro da Psicologia Ambiental, vemos vrios estudos mostrando que o ambiente em que uma pessoa est inserida com determinadas caractersticas fsicas e sociais, influencia na sade psicolgica dela; o que por sua vez, pode influenciar na recuperao da sade fsica. Partindo disso, temos uma tendncia em todo o mundo de dar mais ateno justamente aos ambientes em que se concentram as pessoas mais frgeis tratando-se de sade: os hospitais. Tem-se, portanto, um esforo no sentido de humanizar esses espaos. Uma das formas de fazer isso atravs da incorporao de elementos da natureza, visto que o contato, seja pelo sentido da viso, do olfato, da audio ou do tato, com a natureza, tem um papel muito especial na restaurao da nossa sade. Surgiram ento, os jardins de cura!

Ao longo de todo o curso de arquitetura e Urbanismo, nas muitas viagens at a universidade, (“viagens”, numa referncia as brincadeiras, amigveis, de alguns colegas ao longo dos anos em relao a distncia que eu cruzava diariamente at a universidade) pude acompanhar o incio dos atendimentos no Hospital Regional de Biguau Helmuth Nass (HRBHN), que ficava no caminho de Antnio Carlos, minha cidade, at Florianpolis (UFSC). Observei o quo desqualificado era o espao externo da unidade e ouvi muitos comentrios, leigos e tcnicos, depreciativos sobre as edificaes do conjunto.

Nesse trabalho vou analisar as vrias alas do conjunto aos olhos da teoria dos ambientes restauradores; mas o que faz meus olhos brilharem mais, poder transformar a aridez do cascalho e da pavimentao em boa parte do terreno, em jardins de cura. Fao aqui uma ressalva, prtico como sou, de que no sou alheio s dificuldades que o Sistema nico de Sade brasileiro tem, e sei que o cascalho e a pavimentao so uma soluo bastante funcional, gerando baixos custos de manuteno. O que proponho nesse trabalho investir em estratgias que podem diminuir o tempo de internao de pacientes, diminuir o estresse e consequente desateno de funcionrios, etc, e assim economizar no tratamento dos pacientes. Alm disso, proponho uma ampliao no conceito de hospital: ao invs de atuar apenas na restaurao da sade, o HRBHN realizaria aes no intuito de promover a sade das pessoas da comunidade, principalmente. Isso geraria uma maior integrao desse grande equipamento no bairro, alm de gerar economia em tratamentos l na frente.

2020-1

Cine Pedreira: cinema de rua e centro audiovisual no centro histórico de Florianópolis

O cinema uma das principais formas de entretenimento e lazer cultural para os brasileiros, entretanto e no diferente de outras formas de lazer e cultura, o acesso ao cinema sofreu uma segregao espacial e em consequncia uma “elitizao” no decorrer da histria.O cinema como forma de arte tem importante impacto cultural, poltico e histrico; ele influencia a vida das pessoas de diversas maneiras. Uma das maneiras mais perceptveis a de vivncia urbana.

Primeiramente as salas de cinemas eram localizadas “abertas” s ruas da cidade, tinham relao com seu entorno e com a dinmica de vivncia urbana. Hoje em dia a maioria dos centros de exibio de filmes esto localizados em shopping centers completamente “alheios” cidade e seu entorno, tendo relao apenas ao “microcosmo” de vivncia destes centros comerciais.Como arquitetos e urbanistas sabemos do impacto que podemos causar no comportamento das pessoas e na maneira com que as mesmas vivem e usam o espao construdo e espao urbano. A democratizao dos espaos pblicos e do acesso cultura e ao lazer so de extrema importncia e relevncia para a sociedade como um todo.

Este trabalho de concluso de curso tem como proposta um projeto que visa a adequao e reabertura dos cinemas de rua do centro histrico de Florianpolis afim de permitir e democratizar o acesso esta forma de arte hoje em dia to “isolada” da cidade alm de incentivar a vida urbana do centro histrico hoje to abandonado. Nele sero propostas diretrizes alm de intervenes projetuais a fim de qualificar esses espaos alm de oferecer novas alternativas de entretenimento cultural no centro de Floripa.

Hacking urbano: teoria e experimentação entre o físico e o digital

Este trabalho de concluso de curso prope a discusso, de forma investigativa, de novos paradigmas pertinentes ao campo espacial e de movimentaes urbanas a partir da popularizao de tecnologias da informao e comunicao. A disseminao de tecnologias computacionais a partir de meados do sculo XX possibilitou a abertura de novos campos prticos e tericos em todas as reas do conhecimento, fortalecendo paradigmas de relacionamentos, produo e consumo em rede. No campo da Arquitetura, avanos nas tecnologias digitais e na capacidade computacional, principalmente das mdias mveis, possibilitaram intervenes antes impraticveis, realizadas principalmente pela integrao entre camadas virtuais s camadas fsicas do espao. Para alm das mudanas na experimentao espacial, as camadas em rede permitem a troca de informaes entre atores e novas ferramentas para a participao cidad na construo de cidades contemporneas. Como concluso do trabalho, foi traado um panorama terico-argumentativo sobre modelos mais democrticos de cidades inteligentes e possibilidades de atuao envolvendo espaos hbridos. Como produto final, foi desenvolvido um livro que abrange uma discusso terico-pratica sobre o uso da tecnologia digital em ambientes urbanos.

Interfaces e composições de lazer e aprendizado na UFSC

O campus universitrio deve apresentar espaos com significado por meio do seu espao aberto e atravs do edificado. Nem sempre essa a realidade encontrada, visto problemas de um planejamento ineficaz e descasos pblicos que fazem crescer o nmero de estacionamentos e de edificaes desconexas do espao universitrio. A compreenso do senso de comunidade dificultada e os espaos de aprendizagem no campus no tm o seu devido entendimento, por isso necessrio destacar suas caractersticas para contribuir no aprendizado fora da sala de aula. Espaos que fornecem ambientes que melhoram a comunicao entre estudantes, professores e comunidade, onde fomentam o desenvolvimento de novas ideias e de novas criaes por facilitar a comunicao por inspirao e assim gerar inovao.

Assim, necessrio entender a dinmica da Universidade Federal de Santa Catarina para gerar espaos de aprendizagem que colaboram para novas maneiras de aprender e ensinar alm do ensino tradicional, visto novas habilidades e competncias do sculo XXI, alm de motivar uma rede de valor expressa em um recorte do campus da UFSC, a qual evidenciar novos espaos de aprendizagem entre o meio edificado e aberto.

Viver náutico: Centro de apoio a atividades náuticas

A cidade de Florianpolis, alm do trfego e armazenamento de barcos, tambm palco para diferentes tipos de esportes nuticos, que se distribuem pelos perfis de cada praia e lagoa da ilha. Esses, que trazem muitos benefcios sade de quem os pratica e que ocorrem diretamente no mar ou nas lagoas, tambm acabam sendo limitados a um grupo restrito da sociedade, por demandarem equipamentos e acessrios de custo muitas vezes elevado. Alm das escolas informais de esportes nuticos que cobram por hora o aluguel dos equipamentos e as aulas para iniciantes. Da mesma forma que ocorre com o espao das marinas, pela ilha de Santa Catarina ter um grande potencial nutico e permitir a prtica de diferentes esportes no mar, a oportunidade de pratic-los no deveria ser exclusiva de uma classe social favorecida. Diante disso, buscou-se neste trabalho solidificar novas ideias sobre a relao entre marinas, esportes nuticos e a comunidade da Ilha de Florianpolis, de modo a possibilitar uma vivncia mais completa do mar para todos.

A fim de buscar um melhor aproveitamento da orla e acreditando que a arquitetura pode ajudar a reduzir esse problema social, foi desenvolvido o projeto de um novo sistema de escola de esportes nuticos, que alm de aulas privadas tambm funciona em parceria com projetos sociais, contribuindo com o aprendizado e a aproximao de jovens da comunidade com diferentes atividades aquticas. Em sntese, a proposta do projeto foi resultado da busca por uma unio entre o mar e cidados da sociedade. Desta forma, se entende que o projeto se mostrou como um veculo de integrao entre a comunidade e a Lagoa da Conceio, trazendo a prtica esportiva nutica em consonncia com um espao pblico de lazer na Ponta das Almas.

Link repositrio BU:https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230021

2019-2

Espaço nascer: centro escola de atendimento ao parto humanizado na cidade de Florianópolis

Cada vez se torna mais comum a discusso em como o projeto de arquitetura interfere no usurio, sendo um fator determinante em seu comportamento e modo de vida. Essa aspecto se intensifica quando falamos de projetos arquitetnicos voltados ao parto e nascimento uma vez que a ambincia contribui com o processo de recuperao do paciente pois melhora a sade deste atravs de elementos como a cor, a forma, a relao com a natureza, a luz natural e a proteo da intimidade. Fatores que estimulam sensaes e comportamentos positivos dos usurios. Humanizar o ambiente do nascer reconhecer a arquitetura como elemento teraputico. Ao propor um centro de parto escola vinculado com um hospital universitrio buscou-se a introduo do atendimento humanizado desde a formao acadmica, prezando pela multidisciplinaridade e a construo de uma comunidade acadmica mais envolvida no assunto. A pesquisa desenvolvida foca no atendimento gestacional de baixo risco e parto humanizado, analisando as necessidades e expectativas das grvidas e familiares em relao ao nascimento. O projeto arquitetnico proposto uma reviso das Casas de parto vinculadas a Rede cegonhas, com a inteno de retomar o sentido mais humano do ato de nascer.

Jardim Psique: cidade para a mente

A relao da mente humana, seus conflitos e a cidade de alta complexidade. Alm dos estigmas construdos ao longo da histria e gerados pela desinformao em torno do tema, vivemos em uma sociedade cada vez mais conectada. Nossos centros urbanos concentram e proporcionam diversos encontros e desencontros, colidindo mentes e ideias diferentes a todo momento. A cidade , alm de um aglomerado de materiais e servios, uma ideia construda atravs do coletivo. Os espaos urbanos, alm de possurem um objetivo declarado quando projetados, so entendidos e utilizados de acordo com nossos instintos, motivaes e percepes. Toda via, com registros alarmantes e crescentes, o indivduo de mente doente - aquele que possui dificuldade em se adequar a realidade - tem se tornado cada vez mais frequente na construo e entendimento destes espaos. Com centros cada vez mais inchados e doentes, a cidade tem ignorado a natureza de seus usurios, transformando-se em um lugar por vezes incoerente e pobre de oportunidade para as conexes e bem-estar do indivduo. Como cenrio de inmeros momentos e experincias de nossas vidas, o meio urbano palco da nossa rotina - da a importncia e compromisso com o usurio. Buscar atender o coletivo tarefa complexa, mas fundamental e necessria. A cidade para a mente torna-se relevante quando entendemos que a partir da mente que uma cidade se mantm de p, e no necessariamente aglomerando edificaes.

Mirante: desvendando a complexidade geométrica de paisagens na ilha

2019-1

Habitat "lar" para animais domésticos

A principal causa do abandono de animais é o modo como nós seres humanos os enxergamos. Por serem animais domesticados, muitas vezes nos esquecemos que esses ainda possuem instintos naturais e consequentemente necessidades específicas em relação ao ambiente em que vivem e seu modo de vida. Com isso, acabamos por oferecer a eles espaços totalmente humanizados, esquecendo-nos que nesse caso a arquitetura deveria ser voltada principalmente  para o usuário primário - o animal. A arquitetura pode então ser uma ferramenta para aliviar problemas sociais como o dos animais em situação de rua. O projeto apresenta isso através de um centro de acolhimento para animais domésticos, constituído por um abrigo animal e um conjunto de serviços que facilitam a vida daqueles que os possuem, buscando agir na raiz do problema e diminuir assim o abandono desses animais. O projeto traz em sua essência uma arquitetura que busca o natural e proprõe uma condição de moradia que não reprima os instintos desses animais, mas ainda possibilite sua integração com a sociedade urbana. Através da localização, o centro de acolhimento objetiva unir as diversas classes sociais existentes em nossa cidade através de um interesse em comum que seriam esses animais, resultando assim em um espaço acessível à todos.

Ocupando as escalas do vazio: reimaginando os espaços públicos da área central.

Através do presente ensaio busca-se melhor compreender as possibilidades de apropriação a nível do pedestre oferecidas pela atual conformação do espaço público da área central correspondente ao núcleo fundacional da cidade de Florianópolis, atentando para os seus reflexos sobre as dinâmicas humanas e o papel que desempenham na formação da identidade da região. A área - que corresponde a uma das mais consolidadas centralidades da cidade e concentra de modo expressivo atividades relacionadas a comércio, serviços e oferta de equipamentos institucionais - atrai diariamente usuários a nível metropolitano, e é caracterizada pelos seus contrastes, uma vez que exibe uma ocupação extremamente intensa de seu território nos horários comerciais e um gradativo esvaziamento nos demais períodos do dia. Fatores como a predominância de usos comerciais, pequena oferta de atividades culturais e de lazer, pouca representatividade e qualidade nos espaços de praças e parques na região acabam reforçando o caráter de passagem que o espaço público tem, servindo quase que exclusivamente para funções relacionadas a circulação. Não bastando, observa-se também, ao olhar cuidadoso, uma tendência a degradação do ambiente construído, sendo cada vez mais comum a existência de edificações ociosas e terrenos sem uso em pleno solo central, este que é o mais bem servido de infraestrutura urbana na cidade.  Busca-se compreender as razões e impactos que tais tendências têm sobre o espaço público.

 

Observa-se nos espaços vazios das mais diversas escalas - entendidos como os ambientes físicos ociosos ou com usos incapazes de dar suporte às dinâmicas humanas, espaços residuais ou ainda locais não construídos - a oportunidade de reimaginar o papel do espaço público na área central. Propõe-se uma requalificação urbana a partir da reestruturação destes espaços, reconfigurando dos mesmos de modo a promover, através de intervenções simples e de caráter qualificador dos elementos que constituem o espaço público, uma maior identificação e permanência do usuário no espaço público oferecido pela área central de Florianópolis. Procura-se estabelecer intervenções nas mais diversas situações e escalas de vazios identificados ao longo dos principais e mais movimentados fluxos da região, tendo como resultado então uma rede de espaços públicos de menor porte, contínuos e mais regularmente distruibuídos através do território, com propostas que buscam criar relações com o contexto imediato de cada espaço expectante, explorar suas potencialidades e conferir novas possibilidades de apropriação no centro.

 

Palavras-chave: desenho urbano, requalificação, rede de espaços públicos.

2018-2

Arquitetura solidaria: recuperando prédios e vidas abandonadas

2018-1

Estratégias de Ocupação de Áreas Próximas à Corpos d'Água em Joinville Utilizando Áreas de Lazer e Equipamentos Urbanos

O Caminhar e o permanecer em suas diversas perspectivas: Propostas de renovação dos mirantes e trilhas no Norte da Ilha de Florianópolis

O trabalho se refere ao estudo de espaços livres em Florianópolis e a utilização dos existentes como espaços públicos e locais para a visualização do entorno. A proposta é de requalificação da trilha da Lagoinha do Norte para a Praia Brava (Trilha do Morro do Rapa) e a construção de mirantes em alguns pontos. 

Palavras chave:

Mirantes, Trilhas, Requalificação, Florianópolis

O Fenômeno da vida na terceira idade - ILPI no município de Biguaçu

Este trabalho apresenta uma análise sobre a vida na terceira idade e a moradia em instituições. Partindo da constatação de mudança no perfil da população brasileira e do consequente aumento na demanda por locais que possam oferecer moradia e cuidado ao público idoso, decidiu-se propor uma Instituição de Longa Permanência para Idosos no município de Biguaçu, onde atualmente não existe a oferta desse serviço com caráter público. Para além da demanda de moradia e cuidado, existe uma série de outros fatores que precisam ser tratados com relação aos estigmas que envolvem as instituições e seus moradores. Dessa forma, a proposta deverá incluir um Centro de Convivência Intergeracional que promova integração social entre diferentes faixas etárias a fim de tornar comum a toda a população o processo de envelhecimento e da valorização da pessoa idosa.

2017-2

Inovação e Fabricação em Espaços Ferroviários

Este projeto de graduação abrange duas áreas em sua proposta, um pólo de economia criativa articulado com um parque linear metropolitano, assim como o projeto de módulos para essas áreas através da fabricação digital dos mesmos. A área de intervenção é o pátio ferroviário de Campinas - SP; trata-se de uma área tombada, com diversas edificações históricas que necessitam um uso que auxilie na sua preservação e mantenha viva sua memória. Propõe-se aqui sua transformação em Pólo Economia Criativa articulado com um parque linear metropolitano ao longo da linha férrea entre Campinas e Jundiaí.

Palavras Chave: Patrimônio Ferroviário/Economia Criativa/ Fabricação Digital/ Arquitetura Transportável/ Parque Urbano

 

Novo olhar sobre o parque da luz: uma intervenção física e virtual

A evolução e adaptação da arquitetura ao longo do tempo tem uma forte relação com os recursos e tecnologia disponível em determinada época, bem como às transformações sociais que ocorrem estando intimamente ligada com os progressos sociais, econômicos, científicos, técnicos, etnológicos, psicológicos, entre outros (NAVARRETE, 1998). Exemplo disso a Revolução Industrial foi onde se deu início ao desenvolvimento de técnicas e elementos que viriam a influenciar a produção arquitetônica, como a pré-fabricação de componentes construtivos, alterando a forma que os projetistas trabalhavam até então através de uma nova tecnologia. Silva (2002, p. 3) nos diz que podemos conceituar a tecnologia de forma geral como “um sistema através do qual a sociedade satisfaz as necessidades e desejos de seus membros“, seguindo esta linha de raciocínio, é possível imaginar que o surgimento de novas tecnologias que facilitam a captação, armazenamento e compartilhamento de informações tem gerado um certo impacto em todas as áreas do conhecimento e, mais importante, influenciado a sociedade contemporânea. Pois “todos passam a estar envolvidos também com as mudanças sociais impostas por tais tecnologias” (DARODA, 2012, p.12).

Conforme Fox (2016) a partir do momento que participamos de um mundo onde as linhas entre o físico e o digital tem vem se tornando cada vez mais indistinguíveis, é possível ter uma visão ainda em processo de amadurecimento de uma arquitetura que participa ativamente das nossas vidas. Esta nova vertente de uma arquitetura dinâmica pode ser denominada como arquitetura interativa ou responsiva, tendo como uma questão importante para que se torne um sistema não-estático a interdisciplinaridade, utilizando técnicas e estudos de outras áreas de conhecimento, de modo a adquirir características que antes não poderiam estar presentes.

Portanto, este trabalho procura dar um passo em direção ao estudo da arquitetura dentro desta nova realidade tecnológica, utilizando conceitos de arquitetura interativa/responsiva na revitalização de um espaço público com grande potencial para a cidade de Florianópolis, o Parque da Luz. Também tem o objetivo de apresentar uma proposta para sua integração com a Ponte Hercílio Luz, devido a sua provável abertura para o público em um futuro próximo. Buscando aproximar as duas áreas, do parque e da ponte ao cotidiano dos cidadãos, melhorando a sua relação com o entorno e, consequentemente, com a cidade. O Parque da Luz possui uma localização privilegiada próxima ao centro de Florianópolis, entretanto tem se tornado um espaço cada vez menos adequado para que os moradores da cidade o frequentem, por não receber um tratamento adequado pelo poder público apesar dos esforços da Associação Amigos do Parque da Luz.

Devido ao avanço das tecnologias móveis as pessoas não costumam possuir uma conexão mais direta com o espaço de vivência, isso faz com que deem menos atenção ao seus arredores e consequentemente negligenciem a paisagem. Todavia, este mesmo tipo de tecnologia - da informação e comunicação, sensores e atuadores - pode servir de estímulo para que um espaço público seja utilizado de forma diferente e, aliada à arquitetura, pode permitir que o ambiente torne-se interativo ou responsivo de modo que proporcione novos tipos de sensações e assim fazer com que o lugar seja mais atraente para àqueles que passam próximo ao local. Dessa forma, utilizando esta abordagem e levando em consideração a reabertura da Ponte Hercilio Luz para a travessia de transporte público e pedestres, seria possível pensar uma outra forma de se projetar para adequar o espaço do parque de maneira a responder às necessidades dessa realidade social mais dinâmica que nos encontramos atualmente.

2017-1

Desenvolvimento de um Sistema Habitacional

Lançado em 2009, o programa Minha Casa Minha Vida foi responsável por uma revolução na construção civil brasileira, sendo responsável por manter por alguns anos um elevado investimento na área da habitação de caráter social no país. Contudo, muitas das unidades produzidas apresentam inúmeras deficiências, sendo que há grande crítica em relação à área das residências, ao número de ambientes e à ausência de ambientes complementares.

Além das críticas relacionadas ao dimensionamento das unidades, também percebe-se uma insuficiência em relação ao desempenho térmico destas edificações, tanto em relação aos materiais utilizados na envoltória, muitas vezes inadequados ao clima em que se está inserido, bem como da orientação dos ambientes em relação à sua implantação. Este trabalho visa explorar a utilização da gramática da forma como ferramenta para a geração de unidades habitacionais adaptadas às diferentes zonas climáticas. Durante a pesquisa priorizou-se a elaboração de um sistema de regras que permite a criação de residências unifamiliares flexíveis e confortáveis aos usuários, possibilitando a customização das unidades sem que aja perda de qualidade no ambiente construído. 

Além disso, foi realizado um levantamento do estado da arte da aplicação da gramática da forma como um sistema para a geração de projetos habitacionais. A partir deste corpo de conhecimento foram analisados diferentes projetos de conjuntos habitacionais financiados pelo governo federal por meio do programa Minha Casa Minha Vida. Este processo possibilitou a criação de um diagrama que relaciona as principais deficiências observadas na maioria dos projetos estudados. Podem ser citadas como exemplo a área das unidades, a baixa qualidade construtiva, com materiais inadequados ao clima do projeto implantado, a inconsistência dos layouts em relação à orientação das residências e a inexistência de cenários de customização da habitação. A partir destas observações foram definidas as diretrizes da gramática. O conjunto de regras permite a criação de diferentes tipologias de residência embrião e a posterior customização a partir da adição de novos ambientes. O trabalho apresentará a aplicação da gramática para a geração de unidades habitacionais na cidade de Lages (Zona Bioclimática 1) e Florianópolis (Zona Bioclimática 3) e estudos de simulação que permitem verificar a adequação das residências em relação ao clima em estão inseridas. 

 
 

Escola social e integrativa: a influência da arquitetura na nova forma de aprender

Este trabalho irá apresentar uma arquitetura que se adapte a um novo conceito de escola que não siga os padrões tradicionais de ensino, e que seja mais inclusiva em questões sociais, de gênero e culturais. O projeto se localizará no Alto da Caieira, situada no Maciço do Morro da Cruz.
    O objetivo deste trabalho é entender a influência da arquitetura na aprendizagem do aluno nos âmbitos espacial, de conforto, funcionalidade e formalidade. A arquitetura deve ir além  de apenas suprir as necessidades básicas de uma escola, propondo espaços flexíveis que promovam trabalhos mais sociais, coletivos e ativos, incentivando o uso de espaços inusitados como ambientes de ensino.
    Antes da etapa projetual, expõe-se uma visão teórica sobre a educação, apresentando sua relação com a sociedade, a cidade, o meio e a natureza. A educação abrangeria essas relações por meio de mudanças na forma de ensinar, através de novos sistemas que proporcionam uma visão mais crítica e não hierárquico de ensino, acompanhando os problemas e potencialidades do contexto atual. A necessidade de “sujeitos éticos” (Freire, 1997) que tenham capacidade de criticar e questionar é essencial para a busca de uma sociedade mais igualitária e saudável. Além disso, a busca de cidadãos que realmente consigam atuar de forma ativa e participativa pode ser vinculada à escola, como uma troca de experiência com os usuários do espaço público. 
    O Projeto Âncora , a Escola da Ponte e o Centros Educacionais Unificados (CEU) são exemplos de que o ensino nas escolas pode ir além do conhecimento básico, incentivando um trabalho coletivo, inclusivo e horizontal. 
    Após um aprofundamento sobre o olhar educacional, é necessário analisar sua influência na arquitetura. Como os espaços criados podem se adaptar a essa nova visão? Transformá-los em áreas de aprendizado e lugares que possam trazer novas experiências é um início para o processo de um ensino mais ativo. Criar áreas públicas e privadas, coletivas e individuais, externas e internas, juntamente com uma interação adequada, flexibiliza os espaços e gera melhor aproveitamento dos alunos. 

Projeto de Vida - Nova forma dos idosos viverem a cidade

A partir da constatação de que a população Brasileira vem apresentando um processo de envelhecimento progressivo (IBGE, 2013) questiono se a infraestrutura e conformação das cidades estão preparadas para receber indivíduos com mais de 60 anos. Dessa forma, ao buscar uma alternativa ao modo como os idosos se relacionam com o meio urbano, é proposto um complexo de convivência e habitação social para idosos independentes a fim de valorizar essa faixa etária e, ao mesmo tempo, estimular sua integração com a sociedade.