A construção desta plataforma tem por objetivo consolidar e ampliar a implementação de Redes Abertas de Aprendizagem, a partir de Tecnologias de Informação e Comunicação. Faz parte do programa de pesquisa e extensão que visa a produção de conhecimento integrado e colaborativo, proposto pela Profa. PhD Themis Fagundes, em colaboração com a equipe do LabMicro, José Hélio Veríssimo Junior, contando com a participação de estudantes bolsistas. Foi implementado em caráter experimental desde 2016/2 e tem por objetivo final consolidar a integração e unificação da base de dados acadêmicos de graduação do curso com o sistema CAGR e MOODLE, incorporando funcionalidades administrativas e de gerenciamento acadêmico, em parceria com a equipe do SeTIC e do Ensino a Distância da UFSC. Coordenado pela profa. Themis, também coordenadora de TCC, no período 2016/2 a 2019/2. Seu desenvolvimento tem sido um processo dinâmico e continuado de construção, a partir dos feedbacks semestrais. Inicialmente operando como ambiente virtual de espelho e apoio, complementando e auxiliando o gerenciamento das atividades presenciais do ateliê de TCC e dos ciclos de bancas de avaliação.
A construção do acervo digital desta plataforma teve início no semestre 2016/2. Em 2019/2, a UFSC normatizou a obrigatoriedade de depósito do trabalho de conclusão de curso no formato digital no Repositório da BU. Em colaboração com a equipe da BU foi possível transferir nosso acervo, permitindo que os trabalhos ficassem disponíveis na íntegra, diretamente no Repositório da BU. A partir de 2019/2 a plataforma TCC passou a redirecionar a consulta do acervo para o repositório.
A consulta dos trabalhos no acervo anterior a esta data, digital ou analógico, pode ser feita no LDA - Laboratório de Documentação e Acervo do Curso. Atualmente também responsável pela certificação do depósito dos trabalhos pelos formando e alimentação do Repositório Institucional da BU.
Corresponde à primeira etapa do processo que avalia o desenvolvido dos trabalhos em andamento no semestre, habilitando para a avaliação final. O cronograma de bancas de qualificação fica disponível em rede aberta, para divulgação e a participação da comunidade acadêmica. Os trabalhos e bancas correspondentes encontram-se classificadas segundo os temas específicos propostos por seus autores.
Corresponde à segunda etapa do processo que avalia o desenvolvimento dos trabalhos finalizados pelos estudantes autores, que a partir desta etapa final, qualificam-se como formandos. Esta etapa é pré-requisito para a integralização e conclusão do Curso no semestre. O cronograma de bancas finais fica disponível, em rede aberta, para divulgação e a participação da comunidade acadêmica.
Trabalhos orientados por Dalmo Vieira Filho, Prof.
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2019-1
Pela Banda do Ribeirão
Pela Banda do Ribeirão
A colonização açoriana trouxe diversos aspectos culturais para as freguesias da Ilha de Santa Catarina. Assim, a implantação geográfica das freguesias mais a população de imigrantes nos rendeu uma rica identidade cultural, que somada à entidade - objeto de estudo desta pesquisa - nos mostra a importância destes elementos como patrimônio cultural.
Porém, antes de situar o objeto, tratarei de alguns conceitos que influenciam diretamente na compreensão do assunto: a cidade contemporânea, espaço, paisagem, lugar e patrimônio cultural. O estudo foi dirigido em três escalas. Na primeira, sobre a imigração açoriana no Ribeirão da Ilha. Na segunda escala, o foco será a freguesia. A partir disso, iremos verificar a importância da entidade ligada às práticas da comunidade, que é a terceira escala - das pessoas - como patrimônio cultural imaterial.
O objetivo é verificar a importância dessa instituição como patrimônio imaterial, com base nos conceitos citados anteriormente, já que em seu núcleo há uma sobreposição de tempos históricos, evidentes influenciadores de traçados culturais. A entidade escolhida é extremamente ligada à dinâmica social do bairro e se chama Sociedade Musical Recreativa Lapa.
Como método utilizei história oral, realizando cinco entrevistas com moradores e, acima de tudo, produtores da cultura que permeia tanto o Ribeirão como a entidade escolhida. Análise de documentos, como fotos históricas, livros e textos escritos pelos entrevistados também fizeram parte do método. E para ilustrar e entender as práticas do objeto no espaço público, foram feitos croquis a partir de fotos, a fim de explicitar os dois planos banda-paisagem, variando de urbana ao natural.
A Banda da Lapa, como é conhecida, é analisada neste trabalho a partir de cinco grandes faces. Começando com a interface pública, sua prática e suas relações com o lugar. A partir disso, ramifico em suas ligações com a Igreja, o carnaval, a comunidade e a música ilhoa. Terminando a parte teórica numa breve justificativa para registro desta entidade centenária como patrimônio imaterial de Florianópolis.
O Processo de Registro
Paralelamente, segui em outra frente para o trabalho que é a tentativa de Registro de Patrimônio Cultural Imaterial de Florianópolis. Esta ideia surgiu depois de pesquisas mais aprofundadas para a realização da parte teórica. O registro é para a entidade e sua prática, não o espaço físico que ela ocupa. O bem seria registrado no livro de Formas de Expressão. Inicialmente, seria somente a Banda da Lapa, e todos os textos foram feitos pensando nesta finalidade. Porém, houve uma proposta por parte da Casa da Memória para realizar um processo para as Bandas Centenárias da Ilha, sendo elas: a Sociedade Musical Recreativa Lapa, a Sociedade Musical Amor à Arte e a Sociedade Musical Filarmônica Comercial. Os capítulos deste trabalho, além da reunião e organização, por parte da Banda da Lapa, integram no dossiê de início de registro do processo.
A propostaProponho um estudo preliminar, com caráter de salvaguarda, que leve todas estas questões discutidas na parte teórica e no registro do bem. Será proposto uma readequação do espaço da Banda, articulando a quadra onde a mesma está inserida, que em seu miolo, estará interconectada pelo eixo escola Dom Jaime - Centro Social - proposta de espaço público - trapiche, formando um percurso cultural que liga as atividades das escolas, as feirinhas do Centro Social e a escola de música e sede da Banda. Este espaço terá como função propiciar expressões e apresentações culturais.