A construção desta plataforma tem por objetivo consolidar e ampliar a implementação de Redes Abertas de Aprendizagem, a partir de Tecnologias de Informação e Comunicação. Faz parte do programa de pesquisa e extensão que visa a produção de conhecimento integrado e colaborativo, proposto pela Profa. PhD Themis Fagundes, em colaboração com a equipe do LabMicro, José Hélio Veríssimo Junior, contando com a participação de estudantes bolsistas. Foi implementado em caráter experimental desde 2016/2 e tem por objetivo final consolidar a integração e unificação da base de dados acadêmicos de graduação do curso com o sistema CAGR e MOODLE, incorporando funcionalidades administrativas e de gerenciamento acadêmico, em parceria com a equipe do SeTIC e do Ensino a Distância da UFSC. Coordenado pela profa. Themis, também coordenadora de TCC, no período 2016/2 a 2019/2. Seu desenvolvimento tem sido um processo dinâmico e continuado de construção, a partir dos feedbacks semestrais. Inicialmente operando como ambiente virtual de espelho e apoio, complementando e auxiliando o gerenciamento das atividades presenciais do ateliê de TCC e dos ciclos de bancas de avaliação.
A construção do acervo digital desta plataforma teve início no semestre 2016/2. Em 2019/2, a UFSC normatizou a obrigatoriedade de depósito do trabalho de conclusão de curso no formato digital no Repositório da BU. Em colaboração com a equipe da BU foi possível transferir nosso acervo, permitindo que os trabalhos ficassem disponíveis na íntegra, diretamente no Repositório da BU. A partir de 2019/2 a plataforma TCC passou a redirecionar a consulta do acervo para o repositório.
A consulta dos trabalhos no acervo anterior a esta data, digital ou analógico, pode ser feita no LDA - Laboratório de Documentação e Acervo do Curso. Atualmente também responsável pela certificação do depósito dos trabalhos pelos formando e alimentação do Repositório Institucional da BU.
Corresponde à primeira etapa do processo que avalia o desenvolvido dos trabalhos em andamento no semestre, habilitando para a avaliação final. O cronograma de bancas de qualificação fica disponível em rede aberta, para divulgação e a participação da comunidade acadêmica. Os trabalhos e bancas correspondentes encontram-se classificadas segundo os temas específicos propostos por seus autores.
Corresponde à segunda etapa do processo que avalia o desenvolvimento dos trabalhos finalizados pelos estudantes autores, que a partir desta etapa final, qualificam-se como formandos. Esta etapa é pré-requisito para a integralização e conclusão do Curso no semestre. O cronograma de bancas finais fica disponível, em rede aberta, para divulgação e a participação da comunidade acadêmica.
Trabalhos orientados por Milton Luz da Conceição, Prof. Dr.
Foram en contrados 3 trabalhos
2022-1
Espaço Religioso em Brusque - SC
Os incontveis espaos de culto presentes nas reas urbanas se apresentam como locais capazes de abrigar e proporcionar o encontro humano com a transcendncia espiritual e simultaneamente so locais de desenvolvimento pessoal e comunitrio dos indivduos. Entretanto, o crescimento exponencial do nmero de igrejas sem a devida qualificao dos espaos e a cultura miditica nas igrejas evanglicas, com sua tendncia a excessivos estmulos visuais, desqualificam esses ambientes de serem um lugar de descanso, paz, encontro e transcendncia. Assim, prope-se o estudo de um espao litrgico dentro do contexto da Igreja Adventista do Stimo Dia, atravs de uma concepo projetual, entendendo questes histricas, teolgicas e litrgicas da comunidade religiosa que se reunir no ambiente projetado e tambm quais so os aspectos subjetivos capazes de enriquecer a experincia espiritual de cada indivduo. E uma vez que esta proposta projetual procura ser uma resposta para diversas inquietaes sobre os espaos de culto modernos, tambm a motivao para reflexes sobre a qualidade desses templos em terrenos pequenos, flexibilizao e adequao do programa de necessidades, entre outras questes.
2019-2
Constructo Espacial Gay: Dinâmicas urbanas e lugares de encontro em Miraflores
Ao longo do processo de planificao urbana, convergem grupos maioritrios e minoritrios nos interesses de ocupao das cidades, criando polticas pblicas que estabelecem o poder social. Assim, a burocratizao espacial torna-se uma ferramenta dos grupos que definem a direo do desenvolvimento sociocultural da cidade. Para os grupos minoritrios, a identificao dos seus semelhantes tornou-se um processo fundamental para a consolidao deles dentro do espao urbano, sendo, os espaos de encontro, os lugares de criao socio-identitria dos seus indivduos e o reflexo das suas particularidades. Simbologias, mitificaes e corpos insurgentes se revelam nos espaos gays do bairro de Miraflores em Lima (Peru) e a necessidade de uma leitura fenomenolgica e reflexo, baseado nos seus frequentadores precisa para decodificar os espaos invisveis onde so realizadas as suas prticas identitrias.
2019-1
Um desarranjo brasileiro entre o morar e a habitação
Mediante o estudo da percepção humana de espaço e a história habitacional brasileira é possível encontrar lacunas que evidenciam a falta de coerência entre a produção de residências e seu uso habitacional. Em alguns casos gerados por uma tradição construtiva, em outros perante uma pressão imobiliária e mercadológica mais atual, comumente negligenciando a saúde mental e psicológica espacial do indivíduo, da família, ou até mesmo um bairro inteiro.
O estudo se atenta ao desenvolvimento da habitação nacional para tentar compreender como se estabeleceu essa relação entre as residências brasileiras e seu modo de morar, através de uma abordagem interdisciplinar, observou-se como diferentes atores interagem para a formação dessa relação e qual seu impacto na qualidade da vida domiciliar atual.