Trabalhos de Conclusão de Curso

Trabalhos sobre o tema Educacional

Foram en contrados 47 trabalhos

2023-2

A formação do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSC: Histórias e reflexões sobre o ensino da Escola (1977-1996)

Este trabalho apresenta a história dos primeiros vinte anos de funcionamento do curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O objetivo é analisar as discussões internas em relação ao ensino da Escola. Para isso, é realizada uma retomada histórica em relação à criação da UFSC e ao ensino de arquitetura e urbanismo no Brasil, a fim de desenhar o contexto em que surgiu o curso analisado, em 1977. Assim, através de uma pesquisa documental, apresentamos cronologicamente os acontecimentos, no período de 1977 a 1996, que objetivavam pensar o ensino, a aprendizagem e as relações pedagógicas no interior do curso. Concentram-se as análises nos processos de reforma curricular buscando motivos, interesses, justificativas e premissas pedagógicas que direcionam os debates. Devido a questões administrativas e por imperativos da gestão federal do ensino superior, essas discussões em relação à reforma do ensino limitaram-se à aprovação da nova estrutura curricular em 1996, que ficou em vigência no curso por mais de 25 anos

Centro de Incentivo à Cultura e Educação: espaço de contraturno escolar na região continental de Florianópolis

Introduzir, desde a infncia, experiencias multiculturais auxilia no desenvolvimentocognitivo e acadmico das crianas, alm de aprimorar suas habilidades sociais. Aarquitetura auxilia no desenvolvimento de espaos que incentive o acesso educao completa e inclusiva, com atividades culturais, esportivas e recreativas,que auxiliem na transformao social.O presente trabalhorefere-se ao trabalho de concluso de curso de arquitetura eurbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina – Brasil, e trata-se da analisedo meio urbano da cidade de Florianpolis e sua arquitetura, como objeto detransformao social para crianas e adolescentes em situao de vulnerabilidadesocial. Como resultado, apresenta-se o projeto arquitetnico de um complexo deincentivo cultura e educao para a regio continental da cidade.A escolha do local surge atravs da analise de diversos aspectos urbanos e sociaisda regio, o vazio urbano est inserido em uma rea de importante conexo entreos bairros continentais e a parte insular de Florianpolis. O terreno localiza-se naAvenida Ivo Silveira, ao lado do prdio da Defesa Civil do Estado de Santa Catarina,em um local de acesso facilitado por todos os modais de transporte. O espaotambm abriga o Centro Comunitrio de Capoeiras, o NEIM Machado de Assis, oCRAS de capoeiras e o Arquivo Centra da Secretria de Mobilidade do Estado.A regio continental da cidade de Florianpolis bastante densa e consolidada,atravs de um olhar aprofundado para os bairros nota-se a carncia de espaospblicos de lazer e de assistencialismo para as famlias mais carentes. O bairrocapoeiras est no eixo central, com escolas e creches prximas e com acessofacilitado, potencializando a proposta de um espao de igualdade, onde oaprendizado seja parte leve do processo de desenvolvimento das crianas e dosadolescentes.

Comunidade Educadora Monte Cristo: Centro de Incentivo a Educação e Cultura

Este trabalho consiste no projeto arquitetnico de um Centro de Incentivo Educao e Cultura, localizado no Monte Cristo, bairro da Regio continental de Florianpolis. O projeto explora a relao entre arquitetura e pedagogia, baseando-se em diferentes correntes pedaggicas que convergem ao iderio em comum da Educao Integral. A educao, como abordado ao longo dos estudos, deve configurar-se como uma ferramenta de transformao social; ela no deve restringir-se s paredes da instituio, mas englobar um ambiente de aprendizagem inclusivo, colaborativo e integrado realidade sociocultural da regio.
Explora-se a ideia de uma instituio educacional que transcende os limites tradicionais, oferecendo um espao de interao, igualdade e dilogo para alunos e comunidade. Busca-se a possibilidade de capacitar indivduos, tanto estudantes quanto membros da comunidade, a se tornarem protagonistas ativos em suas prprias realidades, esmaecendo as barreiras entre o espao "pblico" e o espao de ensino.

2023-1

Arquitetura modular e educação: Proposta de uma creche em Palhoça/SC

Os municpios Palhoa, So Jose Biguau so os municpios da Grande Florianpolis que concentram a maior parte dos conjuntos habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), um financiamento federal que buscou reduzir o dficit habitacional do Brasil.

Os bairros Bela Vista e Caminho Novo compem a rea de estudo deste trabalho e encontram-se no municpio de Palhoa. Este recorte apresentado tendo em vista o crescimento habitacional pela construo de novos condomnios do Programa Minha Casa, Minha Vida, que faz com que haja aumento da populao desses bairros e consequentemente a da demanda de infraestrutura, servios e lazer.

A demanda no setor educacional e principalmente no ensino infantil grande e por isso, a investigao deste trabalho almeja entender a situao do bairro dentro do contexto do municpio e da rea conurbada, e busca fazer uma reflexo acerca da relao entre a escola e a cidade, e seu potencial educador.

A questo de gnero tambm levada em considerao jque cerca de 866 famlias so chefiadas por mes solo no bairro Bela Vista (CRAS Bela Vista), e estas mulheres tambm devem ter o direito de viver e aprender com a cidade, assim como do direito creche para suas crianas.

Alm desta reflexo, como uma proposta prtica e que soluciona um dos problemas apresentados, prope-se aqui o projeto arquitetnico de um Centro de Educao Infantil para atender crianas de 4 meses a 6 anos. O projeto consiste em um prottipo pr-fabricado e modular que disposto na regio a fim de acompanhar o crescimento da cidade.

Ensinando Novos Ofícios: Centro de Ensino e Formação da Madeira

Tendo em vista todo o potencial construtivo da madeira, e suas diversas possibilidades, sendo considerado por muitos como o "concreto do futuro", que ainda no se tornou mais popular, e comum nas construes brasileiras, devido escassez de mo de obra especializada, e de construtoras disponveis no mercado, levando ao alto valor agregado, se tornando muitas vezes um sistema construtivo mais caro que os demais. Alm da sua importncia para a construo civil, a madeira aplicada ao setor moveleiro, est em crescimento em Santa Catarina, sendo de grande importncia na economia e na gerao de empregos, a produo industrial moveleira teve um crescimento de 2,4% em 2020, mesmo o setor no Brasil como um todo, tendo fechado 2020 com um recuo de 3,8%, segundo levantamento do IBGE.
Levando em conta ento, a baixa disponibilidade de cursos de formao no aprendizado dos ofcios de marceneiro e carpinteiro, e sua alta importncia tanto para gerao de mo de obra especializada, quando para o crescimento da economia, e gerao de emprego, assim como criar a possibilidade de aprender um novo ofcio, uma nova profisso, para os interessados, e at mesmo para os Arquitetos e Engenheiros Civis, que queiram uma especializao em projetos de madeira, o qual no se tem ainda uma possibilidade clara de aprendizado dentro da maioria das universidades brasileiras, sendo de extrema importncia para o alavancamento da madeira na construo civil. A proposta de construo de um centro de ensino e formao de profissionais, tanto para mo de obra, quanto para criao de projetos, juntamente com um espao de lazer aberto ao pblico, como forma de aproximao das pessoas arquitetura em madeira, e assim desmistificar as ms impresses a respeito desta tecnologia construtiva. O projeto abrange ainda um centro de conscientizao ambiental, aberto a excurses, sejam do ensino fundamental ao ensino superior, para mostrar a importncia em se preservar a natureza corretamente.

Manutenção de Significados: Proposta de continuidade da Escola de Educação Básica Lauro Muller

Pretende-se com este Trabalho de Concluso de Curso de Arquitetura e Urbanismo desenvolver uma proposta de requalificao da Escola de Educao Bsica Lauro Muller visando a retomada do seu uso escolar, alm de contribuir para o registro da memria da escola e da sua arquitetura. Ser abordada primeiramente a trajetria dos grupos escolares no Brasil e no Estado de Santa Catarina, bem como a fundao do Grupo Escolar Lauro Muller nesse contexto. Em seguida, buscou-se fazer uma anlise das transformaes ocorridas na sua arquitetura e no entorno urbano ao longo dos 107 anos de funcionamento da instituio por meio de levantamento realizado in loco e registros histricos. De forma a subsidiar a proposta de interveno, so discutidas tambm as percepes de ex-alunos e dados do censo escolar realizados antes do fechamento da escola. Por fim, apresentada a proposta de readequao do espao.

Proposta de espaço público e universitário de inovação

O objetivo deste trabalho propor um espao pblico e universitrio de empreendedorismo e inovao. Um espao que vise conectar iniciativas universitrias, acadmicos e novas ideias, fomentando a inovao universitria e a criao de novas oportunidades, tornando a universidade um espao ainda mais criativo e colaborativo.
A proposta vem como resposta para as demandas observadas tanto na escala da cidade quanto na escala universitria, se baseando nos conceitos de empreendedorismo e empreendedorismo social, o espao se propes a ser um local de conexo entre os centros, entre as iniciativas que j ocorrem na ufsc (SINOVA, Impetus, Coletivos, Extenses), e entre a universidade e os alunos j formados, criando uma continuidade e fomendo a cultura de "devolver" para a UFSC o aprendizado recebido.

Uma extensão da casa: proposta de escola montessoriana no bairro Monte Cristo

Este trabalho de concluso de curso tem o propsito de entender e apresentar a metodologia de ensino montessoriana, atravs de estudos no mbito terico - a partir de livros e teses sobre o assunto - e no contexto prtico, estabelecido por visitas tcnicas a escolas que implementaram o uso do mtodo em seu princpio. A partir do conhe- cimento analisado, prope-se a elaborao de um projeto arquitetnico de uma escola, cuja arquitetura ser respaldada em todo o conhecimento adquirido.
Assim sendo, objetifica-se que a partir do projeto arquitetnico elaborado, a construo possa respeitar e estimular o desenvolvimento individual que cada criana, visando sua autonomia e segurana. Para tal estudo, estabeleceu-se o enfoque na primeira infncia, perodo responsvel pela apresentao de mundo para a criana longe de sua casa e seio familiar.

2022-2

Creche no Morro do Quilombo: A Educação Infantil como Estratégia de Enfrentamento das Desigualdades Sociais

A Constituio Federal de 1988 assegura que direito de todos o acesso ao ensino pblico gratuito e de qualidade. Apesar disso, at hoje o acesso educao um princpio desrespeitado desde a primeira etapa escolar, a creche. Entendendo a educao como ferramenta que gera cidadania, muda destinos cruis e diminui o enorme abismo social que existe no pas, o objetivo deste trabalho formular a proposta de um projeto arquitetnico de uma creche localizada em uma rea de pobreza na regio central de Florianpolis – o Morro do Quilombo. Soma-se a isso a inteno de que o projeto arquitetnico atue como um elemento pedaggico desempenhando o papel de terceiro educador, de acordo com o preceito da filosofia de Reggio Emilia.

2022-1

A infância em foco: proposta de uma nova escola na comunidade Frei Damião

A partir de uma problem�tica experienciada no local de estudo ap�s um per�odo de voluntariado, o presente trabalho busca compreender as rela��es das escolas tradicionais com as crian�as e as comunidades em que est�o inseridas.

Com o objetivo de contornar as adversidades presentes no dia a dia das crian�as da comunidade Frei Dami�o, na Palho�a,�se tem como resultado o projeto de uma escola de ensino fundamental anexa a um restaurante comunit�rio e um parque p�blico, pensados a partir de preceitos do projeto pedag�gico “Fazer a Ponte", de Jos� Pacheco.

Caleidoscópio: espaços de inclusão

O presente Trabalho de Concluso de Curso consiste em um projeto de uma instituio pblica de promoo de convivncias dirias, estimulando a incluso da Pessoas
com Deficincia. O estabelecimento ser implantado no Municipio de Bom Retiro, na regio da Serra Catarinense, localizado entre Capital, Florianpolis, e a cidade de Lages.

CENTRO DE APOIO À COMUNIDADE ACADÊMICA: Integração e saúde mental no ambiente acadêmico

A proposta desse trabalho foi a de desenvolver o projeto de uma edificao que funcione como um Centro de Apoio Comunidade Acadmica na UFSC, que possibilite maior desenvolvimento e interao entre a comunidade universitria e promova a conscientizalo sobre a importncia da temtica da sade mental no meio acadmico, criando espaos que proporcionem encontros e trocas de conhecimento entre os usurios. Buscando integrar o projeto s edificaes e equipamentos existentes e ao local de insero, o projeto tem como pblico alvo a comunidade acadmica em geral, incluindo alunos, professores e servidores, com o intuito de proporcionar uma atmosfera de conexo entre esses usurios e destes com o ambiente acadmico. A proposta vem como resposta para as demandas observadas ao longo da pesquisa terica e levantamento realizado atravs do questionrio, com enfoque na necessidade de complementar os atendimentos e espaos existentes na rea de apoio psicolgico para a comunidade acadmica, na carncia de reas cobertas de convivncia e estar no campus e carncia de reas de estudo que satisfaam usurios com diferentes perfis, assim como na necessidade de dar maior visibilidade aos trabalhos realizados e s atividades de pesquisa e extenso desenvolvidas na universidade. Os conceitos estudados no referencial terico, como o papel dos ambientes, a influncia dos espaos e o potencial restaurador de determinados ambientes, foram amplamente aplicados no desenvolvimento da proposta e no planejamento dos espaos do projeto.

Centro de iniciação esportiva para crianças e adolescentes

Os benefcios do esporte na vida do indivduo extrapolam os relacionados manuteno da sade, e tm grande impacto no desenvolvimento social, motor e cognitivo. Entretanto, a insuficincia ativa entre jovens no Brasil e no mundo e a falta de infraestrutura nas escolas no Brasil evidenciam a necessidade de um espao que possibilite a prtica esportiva e o consequente desenvolvimento integral por meio do esporte. Dessa forma, o presente trabalho visa democratizar o acesso com um modelo adequado de desenvolvimento, fundamentado nos estudos acerca dos estgios de formao e nos elementos dinmicos. Localizado na cidade de Florianpolis/SC, o centro de iniciao esportiva, com foco na experimentao de modalidades diversas, tem o intuito de maximizar a criao de vnculo e identificao com o esporte, sobretudo por parte das crianas e adolescentes. Nesse sentido, oferece aulas de iniciao esportiva, com orientao de professores, para jovens entre 06 e 14 anos, onde h predomnio de atividades ldicas e recreativas - e ocorrem no contraturno escolar. Com carter educacional e pblico, o projeto incentiva tambm a participao da famlia e da comunidade, para possibilitar a coexistncia das mais diversas geraes, uma vez que so agentes do desenvolvimento da criana e essenciais nesse processo. Sendo assim, o centro oferece para acesso da comunidade reas de estar, lazer, recreao e de atividades esportivas, permeadas com reas de vegetao e natureza, de modo que se busca criar um grande espao de integrao, permanncia, convivncia e aprendizado atravs da promoo de experincias mltiplas.

Criança e sala de aula: o ambiente como facilitador do desenvolvimento cognitivo

O presentefoca na primeira infncia, perodo que vai de 0 a 06 anos de idade, fase de descobertas, crescimento e aprendizagem, em que so formadascaractersticas e habilidades importantes para o desenvolvimento fsico e psicolgico que moldaro o indivduo e a forma como ele interage com a sociedade em que est inserido.

Este trabalho busca entender como ocorre o desenvolvimento cognitivo das criaas nessa fase e a forma como o ambiente pode influenciar esse processo. Utilizando-se de ferramentas projetuais e baseando-se em princpios de biofilia, ergonomia e psicologia ambiental, objetiva-se o projeto de um Ncleo de Educao Infantil Municipal (NEIM) com ambientes que, alm de pensados no bem-estar e nas vivncias do aluno, tambm auxiliam e otimizam seu desenvolvimento da melhor maneira, propiciando acesso a um localde educao pblicode qualidade para crianas que dependem da rede municipal de educao do municpio de Florianpolis.

2021-2

Adaptação dos espaços da Escola Baréa ao modelo pedagógico de educação democrática

Propósito

Permanência dos estudantes no espaço educacional democrático.

Objetivos pontuais

  1. Propor um espaço arquitetônico democrático
  2. Gerar impacto social
  3. Criar um anteprojeto pensado para implantação, quando existirem as condições necessárias.
  4. Integrar o espaço ao molde da nova proposta pedagógica (escolas inovadoras e democráticas)
  5. Participação da Comunidade Educadora na ideação dos espaços arquitetônicos.
  6. Propor espaços educacionais de baixo custo e fácil execução, com conforto ambiental.

Neste trabalho, foi realizado um anteprojeto arquitetônico de adaptação do espaço de uma escola tradicional ao modelo democrático de educação. O objetivo é gerar impacto social, a partir da iniciativa da Escola Baréa, localizada no município de Três Cachoeiras, região norte do Rio Grande do Sul, em romper com métodos monocráticos e expositivos de ensino, para implementar uma proposta de escola democrática, baseada nas ideias de Paulo Freire e na metodologia da Escola da Ponte.

Logicamente, uma proposta que busque romper com a segregação/segmentação de indivíduos no ambiente escolar pede um modelo arquitetônico atualizado. Nesse caso específico, a arquitetura de uma escola democrática. O objetivo deste trabalho de conclusão soma diversos questionamentos feitos durante o curso, diante de tantos desafios estruturais e, ao mesmo tempo, da luta de arquitetos e urbanistas em defesa de espaços funcionais, que cumpram os seus propósitos, mantendo-se fiéis aos seus princípios. Que sejam democráticos, porque dialogam com as demandas de quem usa. Por esse motivo, buscou-se aceitar desde o início o desafio de tomada de decisão, baseada em demandas coletivas e com participação da comunidade. Esse é um dos questionamentos pessoais que tive durante o curso, sobre a importância das propostas arquitetônicas conversarem com a realidade, até mesmo, para transformá-las.

A partir da leitura do Plano Político e Pedagógico (PPP) da Escola Baréa, nota-se que houve grande avanço na proposta de educação, porém, por falta de incentivo público, ou outros entraves, sobretudo financeiros, dificultam a adaptação do espaço físico a um proposta de arquitetura pensada para implantação do plano pedagógico de uma escola democrática. Nos últimos anos, as educadoras e educadores se juntaram com os diversos atores da comunidade, para lutar pelo fortalecimento do processo educativo das crianças e adolescentes, a partir de novas propostas de aprendizado. Essas novas propostas foram baseadas em pesquisas sobre escolas inovadoras e democráticas, em especial a Escola da Ponte, em Portugal.

Foram desenvolvidas, então, ideias próprias, adaptadas à realidade da comunidade onde a Escola Baréa está localizada, a fim garantir permanência dos estudantes e promover a autonomia no meio escolar. Com ajuda da Comunidade Educadora, algumas ampliações, reformas, melhorias e adaptações já foram conquistas para a Escola Baréa, porém, nunca de uma maneira estruturada, ou que tivesse como base um anteprojeto arquitetônico estruturado. Aqui, portanto, está o grande desafio deste trabalho de conclusão de curso.

O Corpo em Movimento - Uma escola de dança em Florianópolis

A falta de opções culturais nas cidades, aliada à limitada educação artística oferecida a crianças e adolescentes resultou em uma sociedade que, segundo pesquisa realizada em 2013 pelo extinto Ministério da Cultura, em sua maioria não frequentam ou nunca foram ao Museu. Entre os motivos citados, um dos principais foi que os entrevistados não se sentem pertencentes à expressão cultural oferecida nesses espaços.

Como forma de sanar a limitada oferta de equipamentos culturais na cidade, bem como despertar o sentimento de pertencimento da população a esses espaços, esse trabalho se propõe a formular uma proposta de uma escola de dança que possa atender desde crianças até adultos em um bairro de Florianópolis. Buscando atender a um local onde exista carência de opções culturais para a população. Colocando em primeiro plano o conforto dos usuários e focando em gerar um convite para a prática de dança e a apropriação da população.

2021-1

(Re)encontro com a natureza e com a cidade: proposta de um Núcleo de Educação Infantil Municipal no Morro do Quilombo

Atualmente, constata-se que as crianas esto se afastando do contato com a natureza e com os espaos pblicos das cidades, seja pela crescente urbanizao, pela sensao de insegurana, pela falta de espaos livres nas cidades ou mesmo pela mudana de hbitos, brincadeiras e rotinas. O fato que as crianas, principalmente aquelas que vivem em contexto urbano, esto perdendo o direito de se apropriar do espao pblico como lazer, das brincadeiras ao ar livre e, consequentemente, o brincar acontece em locais fechados. Pensando nesse contexto, as escolas so um bom ponto de partida para se buscar a recuperao do lugar da criana nas cidades, pois a integrao da escola com a comunidade e a insero dos ptios escolares na rede de espaos pblicos e verdes da cidade podem ser formas de quebrar as barreiras existentes entre as instituies de ensino e o meio urbano em suas diferentes escalas.

Desta forma, este trabalho refere-se proposta de um Ncleo de Educao Infantil Municipal (NEIM) no Morro do Quilombo, na cidade de Florianpolis-SC, que visa priorizar a relao das crianas com os espaos livres de edificao — naturais ou da cidade. Tem como premissa a utilizao dos ptios como um meio de reconectar as crianas ao meio ambiente e s brincadeiras ao ar livre, fornecendo a possibilidade de aprendizado e socializao.

Educação, Cidade e Meio Ambiente: Proposta de Educação Integral no Bairro Rio Vermelho

A partir do estudo terico sobre diversos conceitos de educao e da leitura do bairro So Joo do Rio Vermelho (Florianpolis/ SC), o presente trabalho apresenta um anteprojeto que busca influenciar a transformao do bairro em diversas escalas e abrangncias, com propostas que transitam entre o urbano e o arquitetnico. A costura dessa aproximao em diferentes escalas feita atravs dos conceitos estudados, especialmente os de “Educao Crtica”, “Territrios Educativos” e de “Educao integral”, os quais conduzem a solues onde o ensino extrapola os muros das escolas e abrange toda a comunidade.

2020-2

Se essa rua fosse minha: Centro Multifuncional de desenvolvimento humano e comunitário no Rio Vermelho

2020-1

Lacunas da Preservação: Pacuca - O Parque Cultural do Campeche como Lugar de Memória

2019-2

DeafSpace, a relação dos surdos com o espaço construído: Projeto de Reestruturação do Departamento de Libras da UFSC

No mbito social, a discusso acerca do termo acessibilidade vem ganhando fora e mais espao. Esse debate tambm se estendeu para o campo da Arquitetura e Urbanismo, tendo em vista que, atualmente, os arquitetos e urbanistas se preocupam em adequar seus projetos ao parmetros deacessibilidade, concebendo edifcios inclusivos.De fato, sendo a Arquitetura responsvel por criar e organizar os espaos fsicos e projetar ambientes que abriguem os diversos tipos de atividades humanas, natural que o processo de elaborao de um projeto se modifique ao mesmo tempo em que nossa sociedade muda seu pensamento quanto aos indivduos que a ela pertencem . Deste modo, busca-se agora no se abrigar a“maioria”, mas a todos; incluindo tambm aqueles que h muito eram ignorados como parte integrante dessa sociedade, tais como os deficientes fsicos, deficientes auditivos, surdos, deficientes visuais, cegos e etc.

Neste sentido, este trabalho aborda a relao dos surdos com o espao construdo, buscando investigar como a arquitetura pode auxiliar no cotidiano destas pessoas e compreender as suas vivncia e percepes sobre o ambiente construdo. Tambm aborda o conceitode DeafSpace, criado pelo arquiteto Hansel Bauman em conjunto com o Departamento de Estudos de Surdos da Universidade de Gallaudet -instituio de ensino superior para surdos e deficientes auditivos, localizada em Washigton/DC-; o qual estabeleceu diretrizes bsicas para o desenvolvimento de projetos voltados para a comunidade surda.A partir desses estudos e da participao ativa da comunidade surda do curso de Libras, pretende-se aplicar o conhecimento adquirido em um projeto de Reestruturao do Departamento de Libras da UFSC e na criao de um Espao de Convivncia Inclusivaem anexo.

Palavras - chave: Acessilidade; DeafSpace; Educacional; Projeto Arquitetnico;Surdos

Escola do Mar: Um espaço de desenvolvimento e valorização ambiental, cultural e social na Tapera, Ribeirão da Ilha

A cidade de Florianpolis possui uma ntima relao com a gua e o mar. Essa relao desempenhou importante papel no seu processo de desenvolvimento, no apenas territorial e urbano, mas tambm de sua populao e comunidades locais, se refletindo em hbitos, tradies, em formas de subsistncia e vivncia. Ao longo das geraes essa conexo foi se alterando, transformando e adaptando lgica de crescimento da cidade e dos bairros.

Tendo como enfoque a regio sul da ilha, mais especificamente as comunidades do Ribeiro da Ilha e da Tapera, o presente trabalho tem como temtica a relao de tais comunidades com o mar, partindo de um olhar do passado, de valorizao da tradio, passando por um entendimento das dinmicas atuais e enfim uma prospeco do futuro e suas potencialidades. Escolheu-se trabalhar no Ribeiro por j haver uma demanda comunitria pela instalao de uma Escola Tcnica do Mar no distrito, levantada durante o processo de construo das diretrizes distritais, em 2008, para a realizao do Plano Diretor Participativo e pela importante paisagem cultural que simboliza para a cidade como um todo - representativos da cultura aoriana e do patrimnio imaterial ligado ao mar, que ainda se faz presente atravs das atividades dos pescadores e maricultores - e devido ao crescimento urbano que se dirige para tal distrito.

A espacializao de um equipamento urbano, de carter comunitrio e educativo, voltado para as comunidades locais e para a cidade, que continua a crescer e se desenvolver, mas que deve sempre ter conscincia da sua memria coletiva e do ambiente em que se insere, surge como objeto do presente trabalho.

Palavras-chave: Arquitetura educacional, patrimnio imaterial, paisagem cultural

PROJETO DE UM NOVO ESPAÇO PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BAIRRO RIO TAVARES

A educao pblica um compromisso da sociedade que atravessa uma crise, devido ao pouco incentivo financeiro do Estado, degradao das estruturas, falta de vagas, falta de acessibilidade, dentre outros fatores. Nota-se, portanto, que o espao escolar pblico est abandonado. Este trabalho de Concluso de Curso abordar aspectos sobre as relaes entre educao infanto-juvenil em escolas pblicas e seus processos de aprendizagem e a arquitetura e o urbanismo. Mais especificamente, ser descrita a Escola de Ensino Bsico Porto do Rio Tavares (EEB Porto do Rio Tavares), localizada em Florianpolis (SC), suas estruturas fsicas e seu contexto. Por fim, o objetivo planejar um espao escolar que se torne um equipamento comunitrio e oferea diversos tipos de atividades em todos os horrios e que seja sustentvel. Portanto, pretende-se que o espao incentive prticas sustentveis, alm de que se relacione com o seu entorno, aproximando-se e preservando o ecossistema em que est inserido, caracterizado pela a mata atlntica (Morro do Lampio, proximidade visual) e pelo mangue (Manguezal do Rio Tavares, proximidade fsica).

Palavras chave: educao sustentvel, educao bsica, arquitetura escolar

Um Novo espaço de contraturno Escolar no bairro do Rio Vermelho

O presente trabalho surgiu de algumas experincias pessoais com o Projeto Impacto Vivo Turno Inverso de contraturno escolar, desenvolvido no bairro do Rio Vermelho no municpio de Florianpolis. O mesmo realizado dentro da Igreja Palavra viva, a qual localiza-se na avenida principal do bairro, sendo mantido financeiramente por esta instituio no governamental, bem como contando com o apoio da prefeitura da cidade. Desse contato com o projeto, surgiu o desejo pessoal de apontar uma nova proposta arquitetnica ao desenvolvimento das atividades de Educao Integral deste projeto.Concebida por uma equipe multidisciplinar, a aprendizagem no supracitado projeto tem o objetivo de alcanar o ser humano em sua ampla integralidade, e dar oportunidades para que crianas e adolescentes com problemas sociais e de aprendizado, possam desenvolver-se em suas mais variadas formas, o que faz do projeto ser de grande importncia s escolas e famlias da regio.

Link para o caderno:

https://drive.google.com/open?id=1u9ZQ1lPjiSVtfidxNDoP_YjsWmnwrywt

2019-1

A escola e a cidade: formação integral na comunidade Capivari/Ingleses

O ensino público básico transcende seu papel educativo tradicional no instante em que sua qualidade afeta de maneira diferente os educandos de acordo com sua classe social. A instituição escolar pública passou a assumir responsabilidades para além das tipicamente escolares ao incorporar papéis sociais que, se não garantidos, prejudicam o trabalho pedagógico. Além disso, a distribuição de escolas públicas por toda a cidade contém o potencial para a formação de uma rede de "articuladores urbanos" em escala de bairro (LIMA,1989), que pode atender e fortalecer comunidades como um todo.

Em atenção ao papel social, político e pedagógico de uma instituição de ensino pública, bem como seu potencial de transformação em um equipamento articulador do bairro, este trabalho propõe a elaboração de novo projeto arquitetônico para a Escola Estadual Intendente José Fernandes, integrado a atividades de uso comunitário, na comunidade Capivari no distrito Ingleses, em Florianópolis/SC. A comunidade, que abrange uma área predominantemente residencial, conta com apenas uma escola de ensino básico pública e nenhuma área de lazer qualificada, apesar de ser uma das áreas mais populosas da cidade. Apresenta, ainda, uma das menores rendas per capita (abaixo de um salário mínimo), e apresenta um dos maiores índices de imigração do município, estimulado pelos períodos de alta temporada turística. 

A proposta é desenvolver uma escola pública que comporte atividades em período integral e que subsidie um tipo de ensino mais completo e abrangente, que incorpore o ensino formal e o complementar, que fomente a autonomia do aluno e sua formação cidadã, incluindo uma ampla gama de atividades, de cunho teórico e prático. São propostos ambientes de ensino motivadores, que valorizem o saber popular e a educação informal, aproximem a realidade política e social, e estimulem o ensino para além da instituição escolar formal, articulando a escola e a comunidade em que está inserida. 

Links:

Livreto I - Educação, Política e Sociedade: https://issuu.com/viniciusmariot/docs/livreto_1

Livreto II - Espaço e Pedagogia: https://issuu.com/viniciusmariot/docs/livreto_2_62f5cf72b6a940

Livreto III - Cidade, Bairro e Escola: https://issuu.com/viniciusmariot/docs/livreto_3_0c5b79fdbb5738

Centro de Aprendizagem e Produção Tecnológica - Uma proposta para inclusão social de jovens em Florianópolis

A região do centro de Florianópolis ao leste da praça XV, conhecida como Pedreira, teve sua história marcada pela extração das rochas para as construções da cidade e pelo convívio entre diferentes classes sociais. Hoje, a região é rica em patrimônio arquitetônico e cultural, diversidade de usuários e é palco de atividades de caráter popular. Por outro lado, Florianópolis segue para ser uma cidade tecnológica, criando oportunidades de trabalho e crescimento na área, porém a oferta de qualificação gratuita é bastante limitada. Foram realizados levantamentos onde verificou-se que no bairro Centro, hoje, existem 35 instituições de ensino (fundamental, médio, técnico e superior), sendo 10 públicas e 25 privadas, e apenas uma instituição oferece cursos gratuitos voltados à tecnologia.

Nesse contexto e através do entendimento da situação atual e do passado da Pedreira, busca-se um projeto que possa caminhar para o futuro, sem perder a identidade do local e a função social da arquitetura. Tendo a educação e qualificação como ferramenta de mobilidade social, o projeto é voltado para aprendizagem em tecnologia. O programa de atividades se baseia em 4 eixos: Aprender, Produzir, Expressar e Socializar. As atividades relacionadas ao “Aprender” compreendem os cursos e oficinas, e como apoio, são propostos os espaços de estudo. No eixo “Produzir”, os alunos poderão criar e desenvolver suas ideias e negócios, em uma incubadora social e no laboratório de fabricação digital e analógica. As áreas de "Expressar "e "Socializar" servem para a troca de ideias e contato entre diferentes pessoas, oferecendo ambientes para expor as ideias dos estudantes e espaços públicos para apropriação da comunidade. Os usos e espaços se relacionam com as instituições já atuantes na área, como o Renapsi (Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração) e o IEE (Instituto Estadual de Educação), como forma de garantir a apropriação do público alvo desejado. Além disso, busca-se realizar um projeto em que a arquitetura seja consciente às condicionantes ambientais do local de implantação e que valorize as estratégias passivas de conforto ambiental, como ventilação e iluminação natural.

Palavras chave: Tecnologia, Capacitação, Conforto ambiental 

Cidade Educadora: Um novo olhar para o Monte Cristo

Com a institucionalização da educação como direito universal, formalizam-se espaços destinados unicamente em educar e formar cidadãos - a escola. Os ambientes educacionais tem responsabilidade social inquestionável, considerados o elemento base para desenvolvimento e transformação, principalmente na esfera infantil, que se constroem os primeiras relações sociais e cognitivas.  

Ainda assim, muitas são as inquietações referentes às respostas destes espaços, principalmente na esfera pública. A falta de planejamento a partir de uma escala abrangente aliada aos recursos insuficientes leva a construção de espaços que limitam-se precariamente ao ensino formal e obrigatório. As escolas não necessariamente respondem às demandas dos alunos e da comunidade, principalmente de menor renda, que se vê carente de equipamentos educativos de suporte. Como consequência, depara-se com o desinteresse ou abandono por partes dos alunos em ir a escola, assim como a falta de envolvimento de família ou de outros tantos agentes importantes na formação de jovens e crianças.

Apesar da visão crítica quanto ao sistema, a linha de pesquisa de arquitetura educacional vem justamente com o olhar otimista de reverter o quadro. O presente caderno refere-se ao trabalho de conclusão de curso de arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil. O trabalho busca refletir sobre o papel da arquitetura nos espaços de aprendizagem e como agente transformador social. Como resultado, apresenta-se o projeto arquitetônico de um Centro de Educação Integrado para o bairro Monte Cristo, em Florianópolis, materializando diversos conceitos abordados durante a pesquisa. A escolha da área de estudo se deu por um vínculo já existente como voluntária em uma das instituições mais importantes de medidas sócio-educativas da região: O CEDEP - Centro de Educação Popular. A iniciativa, uma organização não-governamental sem fins lucrativos que oferece atividades de contra-turno e suporte ao desenvolvimento escolar para as principais comunidades.

A partir de um “olhar de dentro” e um “olhar de fora”, viu-se na região do Monte Cristo uma grande potencialidade de intervenção. O bairro, uma das regiões mais carentes de Florianópolis, tomada pela informalidade, sem planejamento urbano e com limitados espaços educativos e de sociabilidade, apresenta a maior concentração de crianças, demanda de escolas, e instituições que batalham constantemente para transformar a realidade social do bairro. Em meio a esse cenário, e reestruturando espaços mal aproveitados do bairro, propõe se a Cidade Educadora como um espaço de aprendizagem, convívio e desenvolvimento.

 

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COMO O ESPAÇO CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO: Uma proposta de aplicação da pedagogia Waldorf no norte da Ilha de Florianópolis

Desde os primórdio dos tempos a educação é pauta de discussão em todas as culturas, com o passar do tempo foram sendo desenvolvidos novos métodos de ensino conforme a sociedade ia se modificando. Sob um olhar crítico em cima desses métodos, questionamentos em relação à eles foram surgindo e gerando novas discussões sobre a forma de se ensinar e a importância da relação entre as pedagogias aplicadas e o desenvolvimento das crianças. Atualmente a educação no mundo é algo feito em um sistema bem semelhante ao Fordismo, um modelo de produção em massa, onde todos entram “crus” e se moldam de forma semelhante, entrando por fim numa caixa fechada e saindo todos com pensamentos iguais.

“A criança está, finalmente, formada, isto é, transformada num produto igual a milhares de outros ISO-12.000: está formada, isto é, de acordo com a fôrma.” (ALVES, 2001 - pág. 26)

Diante disso e por considerar a educação uma saída para os problemas atuais da nossa sociedade, resolvi desenvolver neste trabalho um estudo sobre as metodologias de ensino não tradicionais, com enfoque na metodologia Waldorf e na  aplicação prática desta na criação de um projeto de uma escola com esse método na região norte da Ilha de Florianópolis. Demonstrando a partir deste como a arquitetura influencia e pode ser um agente impulsionador no processo de desenvolvimento da criança.
 

2018-2

Centro Intergeracional: Convivência e Aprendizado no Centro de Palhoça

 

Este trabalho apresenta um estudo sobre o ciclo de vida e sobre os espaços de convivência entre gerações. O estudo fundamenta uma proposta projetual que visa atender  indicadores sociais, os quais apontam o crescimento da população idosa e a falta de espaços de lazer disponíveis para as pessoas, principalmente aquelas socialmente mais vulneráveis. O sítio escolhido localiza-se no município de Palhoça, que não possui local planejado para convivência integeracional. Para melhor inserir a arquitetura proposta no entorno social, urbano e natural, propõe-se ainda a requalificação de equipamentos existentes na borda do terreno de implantação, integrando ao Centro Intergeracional uma praça existente.

ECO HUB: Núcleo de ensino compartilhado no âmbito do empreendedorismo social

O ECO HUB é um espaço que conecta, transforma e transmite novas ideias, projetos e pessoas engajadas em causas sociais e ecológicas. Abriga conhecimento sem hierarquias, onde os professores são os próprios alunos. É um local onde se criam e se vendem produtos procupados com um planeta vivo, de consumo consciente, de menos lixo. Por fim, suporta e alavanca iniciativas que visam uma sociedade mais justa, sustentável e humana.

Espaço de Integração Sócio Cognitivo: O olhar para a subjetividade

Desenvolver uma estrutura humanizada para inclusão e tratamento dos sujeitos com deficiência cognitiva, físico-motora, múltiplas e sensoriais, bem como de formação para os profissionais da aérea, para proporcionar uma melhor qualidade de vida na perspectiva da sociedade inclusiva para os sujeitos com transtorno mental e uma formação humanizada para os profissionais que trabalharão com esses sujeitos tão estigmatizados e com espaços de integração com a comunidade e manifestações culturais e artísticas.

Caderno:

https://pt.calameo.com/read/0057488616d03519dee1d

Reconstruindo o Envelhecer: Uma nova arquitetura para o Núcleo de Estudos da Terceira Idade da UFSC.

Neste trabalho ressalto o papel fundamental das universidades públicas na transformação social necessária na inserção da Terceira Idade na comunidade. A extensão universitária é um importante instrumento de desenvolvimento social. O idoso precisa ser valorizado como agente participativo e incluído no âmbito universitário. Portanto decidi trabalhar com o Núcleo de Estudos da Terceira Idade da UFSC (NETI), valorizando o programa proposto por eles. Esse programa vem revolucionando a vida de muitos idosos, contribuindo para a área da gerontologia e levando conhecimento e cultura para a comunidade.

O projeto é um novo edifício para o NETI, localizado na "Praça do Convivência", área atualmente ocupada pelo prédio da Imprensa Gráfica. Com uma dimensão muito maior do que o prédio atual do NETI, a nova sede conseguirá abrigar em seus ambientes todas as demandas do programa. O edifício proposto atende às funções administrativas e diretivas do NETI, porém possui também diversos ambientes abertos à comunidade da UFSC. A construção prioriza a acessibilidade, qualidade de aprendizado, permanência dos usuários, descobertas e integração dos alunos. Além dos espaços de aula e administração do NETI o edifício apresenta uma infraestrutura abundante, com espaços de uso coletivo amplos e abertos. Possui salas flexíveis que poderão ser utilizadas, também, por outros centros da UFSC. O edifício funciona como uma extensão da “Praça do Convivência” e busca por uma conexão direta com o entorno, requalificando os espaços e revitalizando a Praça.

 

 

2018-1

BiblioParque - Redefinindo a busca pelo conhecimento

O Projeto de uma biblioteca em uma área verde buscando conceitos da "slowcity", tem como objetivo, oferecer um espaço que desacelere e desconecte do caos das cidades de hoje em dia, para que os usuários possam buscar conhecimento em contato com a natureza.

Espaços pensados em pessoas reais baseados no "makerspaces", oferecendo conhecimento não só em livros, mas através de ateliês. oficinas, laboratórios, entre outros. Onde existam trocas de conhecimento entre as pessoas.

O Projeto consiste basicamente pelos percursos que contemplam uma variedade de interação com a natureza: Uma entre o edifício e o meio ambiente em volta e o outro seria o contato diretamente com a ambiente natural, seja por caminhos no solo, passarelas na copa das árvores e estares que conectam as pessoas com o verde, trazendo um sossêgo, paz de espírito e mehorando cognição e a criatividade.

Essa ideia tem a finalidade de "plantar uma semente" e que possa gerar outras ideias que busquem resgatar a velocidade do Ser Humano e não do automóvel.

Brinquedoteca-Aprender Brincando-Uma proposta para Jaraguá do Sul-SC

A Brinquedoteca é uma nova instituição que nasceu para garantir à criança um espaço destinado a facilitar o ato de brincar e aprender.
É um espaço que se caracteriza por possuir um conjunto de brinquedos, jogos e brincadeiras.
O projeto da Brinquedoteca busca ser um espaço de apoio as práticas de ensino tradicionais,trazendo o lúdico como principal forma de fazer com que o processo de aprendizado seja algo interessante e divertido para as crianças.

Palavras-chave: lúdico;brincar;aprender.

Escola para crianças, benefícios para a sociedade: Investigação sobre o papel edifícios educacionais para a comunidade.

A proposta pretende espacializar uma escola estadual no bairro da Barrada Lagoa, no local da existente, com diretrizes de maior integração com a comunidade e articulação espacial integradora das diversas e novas atividades, com pressupostos de sustenbtabilidade e flexibilidade espacial a partir de técnica construtiva adequada.

2017-2

A escola da vida e a vida na escola - Educação Integral na comunidade do Frei Damião, em Palhoça.

     A educação é um direito de todos, a base da sociedade. A escola é o lugar onde a criança passa a maior parte do seu tempo, ou deveria. É o lugar de influência direta e decisiva e deve ser um espaço que fortaleça seu desenvolvimento.

Comecemos pelas escolas, se alguma coisa deve ser feita para ‘reformar’ os homens, a primeira coisa é ‘formá-los’.” (Lina Bo Bardi em Primeiro: escolas, Habitat, no 4, 1951) 

     O  então trabalho de conclusão de curso consiste na elaboração do projeto arquitetônico de uma escola integral de ensino fundamental da rede pública, na comunidade do Frei Damião, em Palhoça.  A escolha de se trabalhar na comunidade do Frei Damião veio por esta ser considerada uma das comunidades mais pobres e carentes de infraestrutura, ser uma população abandonada pelo poder público, segregada socialmente e isolada no contexto geral de Palhoça, onde sua população lida, inclusive, com o estigma de morar na comunidade. Sem a regularização da terra e a infraestrutura urbana, a área acaba de tornando vulnerável a especulação imobiliária devido ao processo de valorização do entorno. A escola, uma instituição forte em uma comunidade, aliada com outros fatores, pode favorecer a permanência da comunidade no terreno atual. 

     A escola possui um papel social importante, pois é o lugar de formação, aprendizado, encontros e cria um laço importante com a criança e entre as crianças. É o espaço tanto do aprendizado como da brincadeira. Pode ser um fator de integração da comunidade, um espaço público de interação, socialização e expressão. A comunidade do Frei Damião se caracteriza como uma população jovem e quase metade dos seus moradores, segundo informações contidas no cadastro socioeconômico do Município de Palhoça, não possuem ensino fundamental completo. É importante que, possuindo um equipamento escolar público, integral e de qualidade, se oportunize que todos tenham um acesso digno à educação. Devido às condições citadas e a atual situação da escola de ensino básico da comunidade, viu-se a importância de uma proposta de requalificação do local através de um projeto arquitetônico para uma nova escola na comunidade. 

Espaço Socrático: uma requalificação escolar a partir do espaço aberto

A Escola Básica Beatriz de Souza Brito é o espaço de intervenção do trabalho de conclusão de curso. Como possibilidade, a escola apresenta uma diretriz que é tornar-se uma escola de leitores. Surge com isso um conceito criado pelos professores, o Espaço Socrático. Este teria a capacidade de reorganizar de maneira ampla os espaços funções e requalificar o ambiente escolar de uma maneira geral. Para a construção do conceito foram efetuadas pesquisas sobre a Ágora Grega e sua devida importância para a sociedade da época. O projeto busca criar espaços para descanso, leitura, apresentações e brincadeiras, gerando planos horizontais ligados entre si por escadarias e arquibancadas. Além disto, busca a criação de uma nova referência no bairro, buscando abrir a escola para a rua principal, criando um elo da administração da escola com a comunidade sem interferir no ambiente escolar. O projeto tentou criar uma nova relação com o espaço escolar, o espaço aberto horizontal como possibilidade de ocupação e de apropriação dos alunos e professores, e que este fosse utilizado como meio de aprendizagem e incentivo aos alunos além das salas de aula.

2017-1

Centro de educação condutiva

A Educação Condutiva é um método reabilitacional desenvolvido para atender pessoas com sequelas de lesão neural. Apoia-se nos conceitos de plasticidade neural e assume que toda a pessoa é capaz de aprender a realizar atividades e se desenvolver integralmente desde que estimulados e orientados a querer fazer. Pode ser entendida como uma abordagem pedagógica que integra um processo pedagógico à um processo reabilitacional, tendo como objetivo trabalhar não apenas questões motoras e funcionais, mas a pessoa em sua totalidade, incluindo as questões emocionais e intelectuais.

O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Educação Condutiva Pássaros de Luz, foi fundada na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, fruto das pesquisas de mestrado de uma pedagoga da cidade que organizou um grupo de profissionais e pais de crianças e adolescentes com sequelas de lesão cerebral e conjuntamente deram vida a instituição. Este grupo buscava formas diferenciadas de atender e trabalhar com seus filhos que respondessem às suas necessidades de aprendizagem, desenvolvimento e consequente qualidade de vida. Ao tomar conhecimento sobre a Educação Condutiva, através de pesquisas e visitas aos institutos Húngaro, Britânico e Mexicano, criaram a primeira iniciativa de atividades condutivas no país.

Este trabalho trata-se de um estudo do ser humano em interação com o meio e os aspectos sensoriais, emocionais e sociais inerentes a arquitetura e a produçãao deste meio, que influencim no desenvolvimento integral do ser, em especial de pessoas que convivem com sequelas de lesao neural. O estudo foi aplicado no projeto de uma nova sede para a Instituição Passaros de Luz buscando potencializar o tratamento ao posicionar a arquitetura como uma ferramenta desta pedagogia. 

Com(partilhar) - um olhar gentil sobre os espaços de aprendizagem e o direito à rua.

"Ao contrário do que alguns possam pensar, ao meu ver, a criança não é uma página em branco – sobre a qual adultos e sistema educacional possam escrever suas próprias leis e percepções – mas sim, um livro inteiro, cheio de desenhos, frases, pensamentos, lições, criações e também páginas em branco. É preciso construir uma estrutura que esteja preparada para receber esse ser, que é único em cada ação. Que responde cem vezes cem perguntas de cem formas diferentes. Mas, infelizmente, na maior parte do tempo, esbarra em uma estrutura que não está preparada para recebê-lo. Acaba então, por esquecer da sua individualidade e potencial e passa a desempenhar um papel muito mais passivo do que ativo na sua própria história." 

Construindo o Espaço de Aprendizado

Escola social e integrativa: a influência da arquitetura na nova forma de aprender

Este trabalho irá apresentar uma arquitetura que se adapte a um novo conceito de escola que não siga os padrões tradicionais de ensino, e que seja mais inclusiva em questões sociais, de gênero e culturais. O projeto se localizará no Alto da Caieira, situada no Maciço do Morro da Cruz.
    O objetivo deste trabalho é entender a influência da arquitetura na aprendizagem do aluno nos âmbitos espacial, de conforto, funcionalidade e formalidade. A arquitetura deve ir além  de apenas suprir as necessidades básicas de uma escola, propondo espaços flexíveis que promovam trabalhos mais sociais, coletivos e ativos, incentivando o uso de espaços inusitados como ambientes de ensino.
    Antes da etapa projetual, expõe-se uma visão teórica sobre a educação, apresentando sua relação com a sociedade, a cidade, o meio e a natureza. A educação abrangeria essas relações por meio de mudanças na forma de ensinar, através de novos sistemas que proporcionam uma visão mais crítica e não hierárquico de ensino, acompanhando os problemas e potencialidades do contexto atual. A necessidade de “sujeitos éticos” (Freire, 1997) que tenham capacidade de criticar e questionar é essencial para a busca de uma sociedade mais igualitária e saudável. Além disso, a busca de cidadãos que realmente consigam atuar de forma ativa e participativa pode ser vinculada à escola, como uma troca de experiência com os usuários do espaço público. 
    O Projeto Âncora , a Escola da Ponte e o Centros Educacionais Unificados (CEU) são exemplos de que o ensino nas escolas pode ir além do conhecimento básico, incentivando um trabalho coletivo, inclusivo e horizontal. 
    Após um aprofundamento sobre o olhar educacional, é necessário analisar sua influência na arquitetura. Como os espaços criados podem se adaptar a essa nova visão? Transformá-los em áreas de aprendizado e lugares que possam trazer novas experiências é um início para o processo de um ensino mais ativo. Criar áreas públicas e privadas, coletivas e individuais, externas e internas, juntamente com uma interação adequada, flexibiliza os espaços e gera melhor aproveitamento dos alunos. 

P.I.P.A. | Projeto Inovador para Aprendizagem - Estudo para a Barra da Lagoa

As exigências sociais, culturais e econômicas de nossa época unidas à maior ascensão da mulher ao mercado de trabalho, têm levado as crianças cada vez mais cedo às instituições de ensino. Na maioria dos casos, um indivíduo ingressa com 3 anos de idade em um estabelecimento de educação infantil e passa cerca de 5 horas por dia nesse local. Tomando como base uma expectativa de vida de 80 anos, se este mesmo individuo continuar seu percurso pelo sistema educacional e vier a ingressar em uma escola de ensino superior; aos 23 anos, aproximadamente, terá finalizado o curso e terá permanecido por volta de 25% das horas de vida em ambientes escolares (4 anos na pré-escola, 8 anos no Ensino Fundamental, 3 anos no Ensino Médio e pelo menos 5 anos na Faculdades). Com tanto tempo de vida dedicado aos ambientes educacionais, surgem então algumas indagações: que tipo de experiência e aprendizado estas instituições têm oferecido, especialmente as de nível médio onde se passa a maior parte do tempo dedicado à formação educacional? Que formato pedagógico tem sido levado adiante? 

O formato pedagógico atual prevê uma transferência unilateral e massiva do conhecimento, que não leva em consideração as habilidades e dificuldades individuais. Isso tem resultado em um desinteresse do conhecimento e pelo aprendizado. Tendo em conta essa realidade, a proposta deste trabalho é o estudo de um espaço educativo que, atuando em contraturno, trabalhe junto às escolas tradicionais e ofereça um local de experimentação de novas pedagogias. A proposta é trabalhar o conteúdo escolar e extra-escolar em novos formatos e auxiliar tanto no reforço e ampliação do aprendizado como no melhoramento dos formatos de transferência do conhecimento para que ela ocorra de forma mais propícia para o desenvolvimento infantil.

Para abarcar o aprendizado ativo e multilateral e também abrir espaço para novas experimentações, a proposta divide-se em 3 ambiências que se complementam e se conectam: o caminho sensorial, composto por elementos que ao mesmo tempo qualificam os percursos e oferecem incentivos para o desenvolvimento psicomotor da criança com equipamentos e espaços hápticos; o meio natural, que é tanto uma fonte de conhecimento para o aprendizado, sendo a natureza fonte de observação, como também um cenário para o desenvolvimento de atividades educativas e para o desenvolvimento psicomotor infatil; e a edificação, que oferece abrigo às intempéries e espaços multifuncionais às atividades  para que a transmissào multilateral de conhecimento aconteça mesmo dentro do ambiente construído.

2016-2

Arquitetura no processo pedagógico: escola rural no assentamento Eli Vive - Londrina PR

Butiá: escola de gastronomia natural: uma reaproximação à origem dos alimentos integrada à vida urbana

Centro de Ensino e Desenvolvimento do Autista em Brusque-SC

          O autismo é um tema que se torna cada vez mais comum na mídia, com estudos voltados para a origem do transtorno, como deve ser o ensino e o tratamento destas crianças. No entanto, esses estudos não se dedicam à investigação de como as condições de um ambiente podem influenciar na vida de crianças e adultos, seja em casa, na escola ou no trabalho. 

          Este trabalho busca uma forma adequada de projetar para autistas, bem como, o modo que o ambiente construído pode influenciar no seu aprendizado, comportamento e integração social. Tem como objetivo desenvolver o projeto arquitetônico de um Centro de Ensino e Desenvolvimento do Autista, baseado na AMA Brusque e outras instituições e centros estudados. Seguindo diretrizes de projeto que proporcionem um ambiente adequado para o ensino e tratamento de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro do Autista.

2016-1

APRENDIZAGEM NA BARRA DA LAGOA

2015-1

Arte e Corpo no Espaço Educativo