Trabalhos de Conclusão de Curso

Trabalhos sobre o tema Desenho Urbano

Foram en contrados 65 trabalhos

2023-2

Caminhabilidade no Maciço do Morro da Cruz

Entre a cidade o e rio: urbanização, regularização e o direito à moradia na comunidade do bairro Monte castelo, em Criciúma-SC

A produo do espao urbano nas cidades brasileiras bastante desigual, nelas os grupos sociais conformam-se em estruturas que separam as classes com rendas mais altas das mais baixas, numa complexa dinmica, na qual os investimentos pblicos e a infraestrutura urbana concentram-se em reas de interesse do capital. Em Cricima, esta segregao foi construda sob a influncia da explorao do carvo mineral, cuja importncia fez com que houvesse o fortalecimento de uma elite mineradora e a criao de vilas operrias para abarcar a quantidade de trabalhadores que chegavam cidade para trabalhar nas minas. Alm disso, a atividade carbonfera foi responsvel direta pela degradao ambiental de grandes reas, destinadas queles que no podem pagar pelo alto preo da terra urbanizada, tornando-se um agente de desigualdades no solo criciumense. A partir disso, esse trabalho toma-se como ponto de partida o estudo e a reflexo sobre como esto organizadas as reas de pobreza no municpio de Cricima e, como consequncia disso, tem-se como objetivo produzir um projeto de urbanizao e regularizao para uma delas, a ocupao informal presente no bairro Monte Castelo, onde almeja-se produzir mecanismos que ajudem a mitigar as desigualdades socioespaciais e melhorar as condies de vida daqueles que ali habitam.

Parque Ecológico Morro do Farol: uma proposta harmônica para o promontório remanescente de Itajaí.

O contnuo investimento no setor da indstria, comrcio, servios e mercado imobilirio influenciou o crescimento acelerado da cidade porturia de Itaja a partir da dcada de 70, que junto com a falta de planejamento urbano antecipado e adequado resultou em uma trama urbana sem conciliao com reas verdes e com pouca oferta de reas de lazer pblicas. Com isto, as pequenas orlas de praias itajaienses so os principais locais de lazer do cidado, oferecendo baas mais calmas para banhos, como tambm praias com condies boas para a prtica de surfe e outros esportes. A configurao topogrfica da cidade mescla a plancie s margens do rio Itaja-Au, as praias do Mole, Atalaia, Cabeudas e Praia Brava e o conjunto de morros do bioma Mata Atlntica. Com o crescimento urbano se detendo nas reas planas, grande parte dos morros ainda se detm protegida, se no aqueles mais prximos s orlas, como o morro do Atalaia, Morcego e Farol. O municipio de Itajai criou o Parque Natural Municipal do Atalaia atravs do Decreto Municipal 8.107/2007, uma medida compensatria devido aos impactos ambientais gerados pelo porto comercial localizado no rio Itaja-Au. Esta Unidade de Conservao localiza-se na morraria ao longo da praia do Atalaia e considerada uma reserva urbana representativa com 195.000 m de Floresta Ombrfila Densa nativa. No ano de 2014, novamente, o Municpio foi notificado pelo Ministrio Pblico de Santa Catarina pela irregularidade nas construes imobilirias na orla da Praia Brava Norte - que at a reviso do zoneamento em 2012 era uma rea de Preservao Ambiental. A notificao resultou em um acordo judicial no qual prev a ampliao da Unidade de Conservao do Atalaia at a Ponta do Farol - Cabeudas junto com a elaborao de um plano de manejo para o local - j realizado pela Uiversidade do Vale do Itaja (UNIVALI) em 2018 e usado como base para a proposio deste trabalho. Esta ampliao da Unidade de Conservao o foco para o presente projeto, tomando como rea de interveno o Morro do Farol mais o Morro do Morcego, que juntos formam um promontrio que divide as orlas de Cabeudas e Praia Brava e avana cerca de 1km oceano adentro - uma particularidade natural. Mais do que uma proposio pontual para interveno na rea de morraria verde remanescente da orla e a sua conexo com a malha urbana, o trabalho tem como intuito formular uma crtica atravs da proposta maneira como vem se apresentando a relao desarmnica entre o crescimento urbano e o meio natural, junto com o desequilbrio acerca do direito s reas de lazer e equipamento pblicos de qualidade para toda a populao.

2023-1

Canteiro-escola: uma abordagem pedagógica para o departamento ARQ/UFSC

No ensino de Arquitetura é de extrema importância que o estudante seja apresentado às diversas materialidades e métodos construtivos, a fim de desenvolver a capacidade de concepção global da estrutura e facilitar a tomada de decisões projetuais. Entretanto, existem barreiras no aprendizado quando não é possível observar a aplicação dos fenômenos estruturais. Apesar de diversos autores apresentarem as atividades experimentais como solução destas mazelas, são poucos os cursos que conseguem vincular a seus projetos pedagógicos e ao espaço físico da escola. Este trabalho apresenta uma proposta de intervenção projetual de implantação de Canteiro Experimental para o Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina. Foi realizada revisão bibliográfica de artigos e teses sobre o assunto, histórico do curso por meio de trabalhos acadêmicos, estudos de caso e por fim, produção projetual. O objetivo principal é trazer a luz sobre o assunto e incentivar discussões, para que trabalhos posteriores possam dar continuidade no desenvolvimento deste tema.

Urbanização e Habitação Social no Morro do Horácio: articulação de estudos urbanos e arquitetônicos na área da Servidão Assis Antunes de Matos, Florianópolis

Este trabalho busca avanar na compreenso acerca dos limites, possibilidades e potencialidades de se intervir urbanstica e arquitetonicamente em ocupaes informais. Para isso, foi definido como recorte de estudo e proposio o Morro do Horcio, comunidade informal localizada em Florianpolis/SC que, ainda que bem localizada em relao a cidade, tem sua ocupao caracterizada por grandes fragilidades tanto do ponto de vista socioeconmico, quanto urbanstico e ambiental. Dessa forma, corresponde ao objetivo geral do trabalho desenvolver uma proposta de qualificao urbana e arquitetnica para o Morro do Horcio que contribua para o processo de regularizao fundiria, para a melhoria da qualidade de vida dos moradores e para a promoo da integrao social da comunidade.

2022-2

Convite à Conceição

O entorno da Lagoa da Conceio possui como caracterstica os ambientes naturais conectados praticidade da infraestrutura urbana. A regio possui atmosferas nicas que caracterizam cada comunidade do entorno da Lagoa da Conceio e possui ampla diversidade em suas relaes paisagsticas, ambientais, econmicas e socioculturais. Dentro dessa regio, tem-se uma srie de bens variadamente valorados e o trabalho buscou fazer uma anlise de pontos que esto presentes de maneira mais intensa na memria e no dia a dia dos moradores e visitantes da regio. O estudo teve como objetivo analisar por meio de relatos com residentes locais atuais e antigos, experincias pessoais e observaes in loco sobre as transformaes e condies dos diferentes sistemas da regio, com objetivo de organiz-los e realizar propostas projetuais que impactem de maneira positiva e equilibrada no futuro desenvolvimento da regio.

2022-1

Implantação do Campus da Universidade Federal do ABC na cidade de Mauá/SP

Este trabalho de concluso de curso retoma a ideia da implantao de um campus da Universidade Federal do Grande ABC em Mau, cidade que possui quase meio milho de habitantes e localizada na regio do ABC Paulista. A proposta tem a inteno de mitigar os problemas da cidade acerca da falta de espaos pblicos de referncia e do problema com enchentes decorrente das intensas chuvas de vero por meio de uma proposta que, alm do campus, composta tambm por um parque alagvel, uma praa de eventos e um horto florestal, todos integrados por passarelas. O complexo mescla-se com o seu entorno e favorece as ligaes entre o Parque So Vicente e a rea central. Ao resgatar os planos de implantao de campus da UFABC em Mau, o projeto dota a cidade de um espao democrtico, diverso e indutor de grandes mudanas na busca de espaos urbanos de qualidade.

Mulheres públicas: repensando a caminhabilidade na Carvoeira a partir da perspectiva de gênero

As relaes de hierarquia e opresso expressas pela sociedade patriarcal na qual estamos inseridas(os) so indissociveis da produo e reproduo das cidades e dessa forma, a disciplina de planejamento urbano se orienta de forma a beneficiar alguns indivduos em relao a outros. A lgica atual de organizao da paisagem urbana privilegia os homens e seu ritmo de vida, relegando figuras femininas a uma condio de excluso e invisibilidade.

Considerando isso, o seguinte trabalho apresenta solues, atravs de ensaios de caminhabilidade, que buscam transformar a cidade em um ambiente caminhvel, inclusivo e seguro para meninas e mulheres em suas diferentes capacidades e individualidades.

2021-2

Água, Terra e Cultura na Baía Sul de Florianópolis

Link para visualiza��o do caderno:�https://issuu.com/franciscobrum/docs/tcc_caderno_a3_�

Este trabalho argumenta a favor da necessidade de espaos que possibilitem as aes em conjunto — espaos de agncia e cultura —, com a inteno de tornar mais equnimes os processos de produo de conhecimento, educao e cultura.Tambm so de interesse os argumentos a partir da linguagem — instrumento essencial da cultura — aplicados arquitetura, como a noo de ausncia de linguagem privada em Wittgenstein.As reflexes apresentadas culminam na elaborao de um projeto arquitetnico e urbanstico de carter pblico, cultural e ambiental, localizado no aterro da Baa Sul da rea Central de Florianpolis — um jardim pblico e espao cultural que ressignifica a estrutura de concreto armado do Terminal Cidade de Florianpolis; um parque ambiental, focado em regenerao de ecossistemas da mata atlntica e mitigao de alagamentos urbanos; alm de diretrizes para outros equipamentos de uso pblico.Desenhos realizados pelo paisagista Burle Marx em seu projeto paisagstico para o aterro da Baa Sul e alguns aspectos da mitologia local so reinterpretados enquanto linguagem pblica na proposio projetual.

Ocupar para morar: Urbanização da Ocupação Fabiano de Cristo Florianópolis/SC

Passeio da Bulha: o resgate da trama verde e azul como princípio de desenho urbano

Este trabalho consiste na proposta de diretrizes de desenho urbano para o centro da cidade de Florian�polis, em torno do Rio da Bulha, atualmente canalizado sob a Avenida Herc�lio Luz. A proposta, formulada a partir do conceito de Trama Verde e Azul,�surge ap�s uma s�rie de pesquisas e reflex�es acerca do hist�rico e forma��o da �rea, bem como, sua din�mica urbana, social e cultural atual a partir do seu eixo estruturante, o Rio.

A escolha da tem�tica � resultado de questionamentos e inquieta��es, que cresceram ao longo dos anos na gradua��o, em rela��o ao espa�o urbano e suas fun��es, tanto sociais, culturais quanto ambientais. Al�m disso, em minha viv�ncia, como moradora do centro e constante frequentadora da �rea de estudo, me intrigava o fato de um rio correr por baixo de uma das mais importantes vias da cidade e nada sequer remeter � sua exist�ncia. Como pode um espa�o, que teve sua origem a partir das margens do rio, apag�-lo completamente da mem�ria urbana?

Se essa rua fosse minha: o espaço público e ativo no desenvolvimento infantil

Sabe-se que as doenas do sculo, como ansiedade, depresso, obesidade e insnia, esto intimamente relacionadas com o ambiente construdo e com o perodo que despendemos sob sua influncia. Nesse contexto, as crianas requerem especial ateno, visto que a infncia objeto que no pode ser negligenciado e oespao em si representa uma das principais fontes de estmulos nessa fase da vida. Um ambiente estimulante, portanto, pode ser decretrio no progresso de habilidades e capacidades cognitivas que vo perdurar at a fase de maturidade plena do sistema nervoso, demonstrando a imensa responsabilidade que pensar o espao.

Diante destas provocaes, este trabalho tem como objetivo estabelecer diretrizes consideradas relevantes para projetar um espao pblico de qualidade para crianas, intencionando tanto a diverso, quanto critrios essenciais para um desenvolvimento cognitivo efetivo. Ao final, prope-se equipamentos urbanos para exemplificar a transposio da teoria prtica, resultando em oportunidades para que a criana se aproprie e viva a rua. As diretrizes, todavia, so aplicveis a diversos tipos de espaos pblicos e contextos, visto que o propsito principal promover uma mudana no paradigma da vivncia das crianas na cidade.

A partir da fundamentao terica, buscou-se um aprofundamento no estudo da relao criana-ambiente, alm de uma compreenso aprimorada de como ocorre o progresso infantil e quais incentivos o espao pode fornecer para enriquecer esse processo. Em outras palavras, um discernimento sobre a influncia do espao pblico no desenvolvimento infantil. Indagou-se, tambm, sobre quais circunstncias nos levaram ao cenrio atual, no qual as crianas no brincam na rua, com a pretenso de elucidar como reconquistar os vnculos rompidos entre criana e cidade. Esse conjunto de informaes foi essencial para estabelecer as diretrizes projetuais, que posteriormente foram ponderadas em um estudo de caso realizado em um playground. Vale destacar, ainda, que o pensamento crtico proposto neste trabalho idealizado a partir da interseo de campos de conhecimento distintos aplicados ao desenho urbano. Apresenta-se aportes relacionados psicologia ambiental, neurocincia aplicada arquitetura, design baseado em evidncias, planejamento urbano, sociologia da infncia e pedagogia, refletindo em uma leitura transdisciplinar a respeito desta temtica.

2021-1

Legado industrial e demandas contemporâneas: proposta para a área da Ciser em Joinville

A base industrial histrica do municpio de Joinville (SC) marca definitivamente a paisagem urbana ainda hoje. Apesar do deslocamento espacial destas atividades para zonas mais afastadas do n�cleo central, grandes �reas industriais permanecem, quase sempre em certo descompasso com as din�micas urbanas contempor�neas, mantendo refer�ncias espaciais e culturais importantes. Com base nestas condi��es, o trabalho apresenta uma proposta de integrar uma �rea industrial subutilizada em um contexto mais amplo, com grande potencial cultural e ambiental, por meio da inser��o de um projeto de arquitetura e urbanismo que gere diversidade de usos e apropria��es. Para tanto, delimitou-se um recorte emp�rico, na intersec��o entre quatro bairros na �rea central de Joinville, a fim de diagnosticar potenciais e problemas que orientaram tanto quanto poss�vel as principais decis�es de projeto, e mais pontualmente o terreno da Ciser, com cerca de 70 mil metros quadrados junto ao Rio Cachoeira, que acaba sendo o foco principal da proposta. Assim, o projeto se desenvolve em diferentes escalas de atua��o complementares, delineando par�metros urban�sticos que orientam diretrizes de desenho urbano e arquitet�nico, com �nfase na quest�o habitacional, finalmente demonstrados conforme apresentado a seguir.

Vale do Rio do Peixe: reconciliando cidades fronteiriças

2020-2

O espaço público e a pequena cidade: uma proposta de costura urbana no centro fundacional de Antônio Carlos

Parque Cultural Antonieta de Barros: projeto de requalificação do Aterro da Baía Sul

O trabalho prope a implantao de um centro cultural e a reforma da passarela do samba Nego Quirido, a qual oficialmente o sambdromo de Florianpolis e o principal equipamento cultural do carnaval e do desfile das escolas de samba. Atualmente a rea de interveno no apresenta um espao pblico de qualidade. No oferece nenhum espao de esporte e lazer, assim comono faz conexo com o mar e com os equipamentos existentes na regio, tornando-se uma reaisolada.

Uma praça para o Movimento em Florianópolis e algumas reflexões sobre corpo&cidade, movimento&desenho.

2020-1

Cidade, patrimônio e cotidiano: proposta de diretrizes urbanas para a valorização das rugosidades da R. General Bittencourt

Observando as cidades, de forma mais atenta e crtica, possvel notar alguns padres de ocupao em decorrncia da forma de colonizao a qual estas passaram, possvel encontrar vestgios de sua histria, tanto em edificaes remanescentes, em mudanas drsticas que ocorreram ao longo do tempo, assim como no comportamento e na apropriao de seus usurios cotidianos.

Essas rugosidades, camadas histricas, scio culturais e scio geogrficas ficam sobrepostas aos usos cotidianos e s eventuais apropriaes, so delas que a cidade se constitui. Este trabalho , portanto, um estudo de caso, observao e pesquisa sobre a R. General Bittencourt em Florianpolis - SC que culmina em uma proposta de diretrizes de qualificao desse espao, tendo o uso cotidiano, o patrimnio histrico e cultural e a diversidade de apropriaes, como conceitos determinantes.

Interfaces e composições de lazer e aprendizado na UFSC

O campus universitrio deve apresentar espaos com significado por meio do seu espao aberto e atravs do edificado. Nem sempre essa a realidade encontrada, visto problemas de um planejamento ineficaz e descasos pblicos que fazem crescer o nmero de estacionamentos e de edificaes desconexas do espao universitrio. A compreenso do senso de comunidade dificultada e os espaos de aprendizagem no campus no tm o seu devido entendimento, por isso necessrio destacar suas caractersticas para contribuir no aprendizado fora da sala de aula. Espaos que fornecem ambientes que melhoram a comunicao entre estudantes, professores e comunidade, onde fomentam o desenvolvimento de novas ideias e de novas criaes por facilitar a comunicao por inspirao e assim gerar inovao.

Assim, necessrio entender a dinmica da Universidade Federal de Santa Catarina para gerar espaos de aprendizagem que colaboram para novas maneiras de aprender e ensinar alm do ensino tradicional, visto novas habilidades e competncias do sculo XXI, alm de motivar uma rede de valor expressa em um recorte do campus da UFSC, a qual evidenciar novos espaos de aprendizagem entre o meio edificado e aberto.

Parque alagável do Tahiti: Memória e recuperação da encontra do Plateau, Praia,Cabo Verde

Hoje torna-se importante a preocupao para a preservao, manuteno e racionalizao dos recursos naturais, tendo em vista o aquecimento global e suas consequncias, como os riscos de desastre e fome nas zonas de Sael, tornando inevitveis as mobilizaes dos rgos e profissionais da rea. Na tica terica, as sucessivas remoes de vegetao e intensificao das edificaes nos vales e encosta das cidade litorneos de baixa declividade, impedem a infiltrao durante as precipitaes devido ao escoamento das guas de maneira sbita por meio de canais.

A cidade da Praia encontra-se no litoral da Ilha de Santiago e representa a cidade com declividade mais baixa, consequentemente, possui em alguns pontos nvel fretico muito baixo, impedindo assim que as guas pluviais infiltrem, o que implica nas magnitudes das inundaes devido a impossibilidade de armazenamento de gua e pouco manuteno dos canais de drenagem.Deste modo foi necessrio uma particular ateno para reas de encontro e passagem dessa guas na cidade, como o mangue aterrado do Bairro do Tahiti e o caudal da Praia Negra fortemente ameaados pela urbanizao, assim propondo um uso mais adequado dos espaos, com a proposta de um parque urbano que resolvem as demandas ambientais de armazenamento e conteno de guas pluviais durante as pocas de chuvas, tendo a funo de uma bacia de deteno visto as escassez de precipitao anual, que de espao de lazer arborizado para a cidade como conector do centro com os bairros vizinhos, respondendo assim s questes de carter ambientais e urbanas.

Palavra chave: Espao pblico, Drenagem, Ilha de Santiago, Zona Sael

2019-2

Criança e a Cidade: Espaço de Integração em Araquari, SC

No trabalho apresentado ser realizada uma anlise e diagnstico da cidade de Araquari, SC, visando a elaborao de uma proposta de desenho urbano voltada para a questo educacional da cidade. Tal enfoque deriva do dficit que a mesma passa tanto na questo da infraestrutura escolar, como na assistncia e apoio criana e ao adolescente.

Ao longo dos anos, a cidade sofreu um grande aumento populacional, decorrente da chegada da fbrica da BMW, que trouxe uma nova demanda de trabalho e moradia. Tal caracterstica gerou uma carncia nos servios oferecidos, principalmente na esfera educacional e de infraestrutura urbana, afetando a populao de baixa renda. Dessa forma, percebe-se uma estrutura de ensino fragilizada, com superlotaes nas salas de aula e estudantes sem suporte fora da escola.

Paralelo ao crescimento urbano, no h um sistema de controle de expanso da ocupao, gerando um impacto significativo na questo ambiental. Isso mostra que a cidade ainda carece de uma poltica estruturadora que abranja os diferentes aspectos de composio espacial, social e ambiental, bem como as inter-relaes entre estes.

Dessa forma, foi realizado um estudo da cidade, verificando os principais pontos de interesse relacionados ao sistema educacional, e suas principais problemticas. Alm disso, realizou-se uma pesquisa sobre o histrico da educao e de prticas pedaggicas, onde foi possvel perceber que muitas das deficincias presentes nas escolas atualmente advm de uma metodologia de ensino que carece de pontos humanizadores.

Muito mais que construir escolas, necessrio perceber as individualidades de seus usurios, criando uma arquitetura que estimule a criana e ao adolescente a experienciar o ambiente escolar, otimizando assim as relaes dos mesmos com o meio. A partir de tal lgica, a proposta de projeto surge como um centro que trabalhe como uma espcie de contra turno escolar, onde os alunos iriam aps ou antes de suas aulas para ter atividades aos quais o mesmo normalmente no teria acesso. Para isso, o projeto no estaria associado a uma nica instituio de ensino, mas a um conjunto destas, atendendo a um nmero maior de usurios.

Tal centro teria como objetivo oferecer no s suporte ao aluno, mas a comunidade local tambm, criando um ambiente propcio para tais interaes. Isso visaria reduzir os limites impostos pela educao tradicional, onde a escola tem como objetivo primrio a passagem metdica de um conhecimento padro sem considerar as individualidades de cada aluno. Dessa forma, a proposta traria a escola como uma extenso da sociedade, onde no s as crianas aprendem com os adultos, mas tambm o contrrio.

CADERNO TCC 1-https://issuu.com/suelem0802/docs/caderno_tcc_1_a4_-_suelem_schier_de_fran_a

Estratégia de recuperação e reintegração de rios urbanos através de parque linear: caso no Rio Camboriú

Segundo a Agncia Nacional de guas (ANA) estima-se que o Brasil possua cerca de 12% da disponibilidade de gua doce do planeta, isso nos leva para a significncia que os recursos hdricos possuem no pas. A sua importncia histrica se manifestando atravs da criao dos ncleos urbanos em torno das guas superficiais, vindo a ser utilizados dessa maneira de modo estratgico, uma vez que se pretendia facilitar o abastecimento de gua por toda a cidade para higiene, nas atividades extrativistas, agrcolas, artesanais e locomoo que com isso desenvolvia o comrcio e criava relaes nicas com o territrio.

Os corpos d’gua passaram a sofrer inexoravelmente e frequentemente de forma dramtica, os impactos hidrolgicos e ambientais do crescimento urbano, ao mesmo tempo que perderam, gradativamente, seu papel como elemento da paisagem. (Baptista & Cardoso, 2013)

Com o grande avano de desenvolvimento no pas ocorrido na dcada de 50 as cidades brasileiras comearam a crescer, e convivendo com o perodo desenvolvimentista esto inseridos os rios, crregos e lagos, que num primeiro momento so canalizados, encobertos ou no so levados em considerao, sobrecarregando-os com a poluio proveniente do descaso do poder pblico atravs da no preocupao com o saneamento, no conscientizao e perda de relaes da populao com a gua urbana, resultando em problemas inerentes a tal perodo e que favoreceram a alienao dos rios, principalmente de crregos.

Atualmente os rios e crregos possuem carter desagradvel perante os moradores dos ncleos urbanos que os abrigam, uma vez que o mau cheiro, as inundaes e a gua turva no oferecem estmulos para apropriao do espao fazendo com que a cidade d as costas para os rios e interpretam os crregos como “esgoto”.

Com isto em mente, o presente trabalho pretende criar estratgias de recuperao e reintegrao do Rio Cambori atravs de parque linear ecolgico, rio este que hoje sofre com constante poluio, segregao e privatizao de suas margens, numa tentativa de trazer um novo olhar da populao e do poder pblico sobre os recursos hdricos disponveis nas nossas cidades.

Palavras- Chave:corpos d’gua, parque, fitorremediao, wetland construdo e urbanismo.

Segue link para download para melhor visualizao das imagens

https://drive.google.com/drive/folders/1ncdDfk9ITEz9zNtEq7tGjpDW4ptUqQNn?usp=sharing

Manguezal no cotidiano: uma proposta para o Parque Municipal do Manguezal do Itacorubí

Os manguezais so considerados berrios naturais da vida marinha e desempenham importante papel na manuteno da biodiversidade das regies costeiras tropicais e subtropicais. Entretanto, somente no Brasil estima-se que 25% dos manguezais tenham sido destrudos em consequncia do crescimento urbano e da explorao de seus recursos. O Manguezal do Itacorub,considerado o segundo maior manguezal urbano do pas, no qual foi institudo, em 2002, oParque Municipal do Manguezal do Itacorub, apresentado neste trabalho com o intuito de ilustrar o processo de degradao ambiental causadopela especulao imobiliria nos manguezais do municpio de Florianpolis e do Brasil.Para isso, estudou-se os processos naturais e antrpicos na Bacia do Rio Itacorub e analisou-se o histrico da ocupao urbana ao longo das ltimas dcadas a fim de compreender as relaes estabelecidas entre o manguezal e seu entorno. A partir deste estudo apresentada uma proposta de interveno que considera a incorporao do Jardim Botnico Antnio Jos de Freitas Noronha ao Parque Municipal do Manguezal do Itacorub, na qual sotraadas novas conexes entre os bairros Itacorub, Santa Mnica e Trindade, no intuito depromover atividades de lazer e deeducao ambiental e resgatar o protagonismo do manguezal na Bacia do Itacorub.

Palavras-chave: manguezal, educao ambiental, parque urbano.

Tema: Desenho Urbano

Perspectiva da mulher no espaço urbano: caminhabilidade na Rua Lauro Linhares

Em uma populao urbana constituda tanto de homens quanto de mulheres – no caso de Florianpolis, mais mulheres que homens – a aplicao de polticas pblicas no reconhece o fato de que os modos como homens e mulheres vivenciam a cidade so muito distintos.

Este trabalho focado na presena da mulher no espao pblico, levando em considerao, principalmente, questes de caminhabilidade, pertencimento cidade e segurana. Para isso, foi escolhida uma rea entre os bairros Agronmica e Trindade – mais especificamente na Rua Lauro Linhares e suas adjacncias – na qual se fez um recorte para estudo. A partir de uma anlise inicial, pretende-se explorar possibilidades de melhoria do espao urbano com enfoque na mulher e propor estratgias para requalificao da rea dentro das diretrizes iniciais.

Requalificação da Passarela Nego Quirido e volta do carnaval ás dinâmicas da cidade

Este Trabalho de Concluso de Curso trata-se de uma requalificao urbana em um recorte da rea central de Florianpolis. A rea escolhida trata-se da Passarela Nego Quirido e de parte do Parque Urbano Francisco Dias Velho e de seu entorno. O enfoque do trabalho a reintegrao do carnaval de passarela ao centro da cidade de Florianpolis, local em que acontecia essa festa tradicionalmente.

Historicamente, na cidade deFlorianpolis - SC, o desfile decarnaval acontecia em torno da Praa XV de Novembro, no centro da cidade. Com a grande expanso deste evento, houve a necessidade de uma rea maior e assim os desfiles passaram a ocorrer na Avenida Paulo Fontes, em frente ao Mercado Pblico e Praa da Alfndega. Mais tarde, a interrupo do trnsito na Av. Paulo Fontes tornou-se um incmodo muito grande para a locomoo na cidade, ento, com os desfiles de carnaval cada vez mais especializados, viu-se a necessidade da criao de uma rea especfica para a realizao desses eventos, a Passarela Nego Quirido. No entanto, a criao dessa passarela - quase que exclusivamente para os desfiles de carnaval - acaba por segregar o carnaval de passarela da prpria vida da cidade. Alm disso, a passarela atual uma construo que cria barreira visual e contribui para o afastamento da cidade em relao ao mar, dentre outros problemas existentes.

O projeto busca criar um parque que possa, tanto dar apoio para a realizao de desfiles na poca do carnaval, quanto ser suporte para diversos eventos e qualificar o dia a dia de quem utiliza o centro da cidade. Para isso, prope-se eixos de conexo, praas, espaos de estar, esporte e lazer, visando uma rede para fortalecer os vnculos entre as partes do centro e, principalmente, entre sua rea de ocupao consolidada e o restante do aterro da Baa Sul.

Um nobre intruso: crítica da paisagem contemporânea num contexto de disputa territorial

O trabalho se prope a ser um estudo da paisagem na Ilha de Santa Catarina, com recorte especfico no loteamento Novo Campeche. Mais precisamente, busca-se apontar a ideologizao da imagem da cidade atravs deste recorte e como o processo de acumulao de terras, num estudo historiogrfico, abriu espao para a construo de um lugar dentro do outro. A partir disso, trazem-se elementos dspares entre a cidade real - com expresso no Rio Tavares e nas urbanidades limtrofes ao loteamento- e a cidade ideologizada, de padres e comportamentos urbansticos refinados. Nesse sentido, primeiramente demarcado um referencial terico de onde parte-se para uma anlise do territrio - na plancie do Campeche- que transita entre escalas: daquela que olha pros elementos fsicos e naturais, com base no pensamento geogrfico, at aquela que enxerga as ambincias urbanas j na escala humana, com base nos discursos paisagsticos e na espetacularizao urbana. A anlise , como um todo, permeada pela exerccio da crtica do pensamento do arquiteto sobre a paisagem, trazendo elementos que questionam o fazer arquitetura para novos espaos, sem julgamento moral de suas escolhas modelsticas, mas buscando apontar contradies e tentando propor um novo discurso para aquele espao.

Urbanização em áreas de risco: Uma proposta para a Costeira do Pirajubaé

2019-1

Caminhabilidade no morro da lagoa

O Morro da Lagoa da Conceição é sem duvida um dos pontos turísticos mais conhecidos da ilha, principalmente por possuir um dos mirantes mais belos e visitados de Florianópolis. Porém, pela falta de planejamento é apenas um local de passagem, sem qualquer elemento que convide o visitante em estender sua visita por mais de 15min, com caminhos que privilegiam exclusivamente os automóveis, inexistindo qualquer espaço destinado aos transportes não motorizados. O principal objetivo do trabalho é justamente requalificar essa região, de modo que o meio de transporte não motorizado, juntamente com o transporte coletivo, seja valorizado como forma de se locomover na região. Sendo assim, foram criados espaços que sirvam diretamente aos pedestres e ciclistas ao longo do morro e pensadas estratégias viárias que promovam a segurança para quem visita o local, além de criar novos percursos e espaços ao longo do caminho até o mirante.

Costurando Fragmentos: Reoganização físico-espacial da Universidade Nacional de Concepción

A implantação de um campus universitário na cidade é geradora de uma série de impactos significativos, influenciando na conformação espacial do tecido urbano e nas relações existentes com a cidade.  O projeto de um campus universitário deve ser criteriosamente pensado para propiciar a interação e relações harmoniosas tanto com o entorno imediato quanto com a cidade.

A Universidade Nacional de Concepción, na cidade de Concepción, Paraguai, foi implantada em 2007 em um terreno doado pelo Ministério de Defesa Nacional do Paraguai, afastado aproximadamente 2,0 km do ponto de chegada da cidade. A pré-existência de edificações militares dentro do campus propiciou a ocupação dispersa e pulverizada das estruturas e instalações físicas da universidade.

O plano de desenvolvimento atual da UNC se limita a responder a demandas imediatas pontuais ignorando a necessidade de um plano integrador de relações do campus como um todo e da sua articulação com a cidade.

A partir do questionamento do papel do campus e sua relação com a cidade, foi lançada uma proposta com base em projetos de campi universitários sustentáveis que propiciam encontros para além dos estritamente acadêmicos, entendendo o espaço do campus como locus gerador de conhecimentos, debates e convívio de diversidades.

Palavras-chave: Campus Universitário, Planejamento de campus universitário, Paraguai.

Mais uma proposta para o Aterro

Em tempos como o nosso, de retirada aguda de direitos, vi no Trabalho de Conclusão de Curso uma oportunidade explorar o potencial político do desenho urbano. Durante todo o curso, somos estimulados a projetar espaços que trariam justiça socioambiental(parques em terrenos subutilizados, centros culturais, dormitórios para trabalhadores, albergues para pessoas em situação de rua). A partir disso, tomei o TCC como um último exercício dessa natureza, tentando ilustrar um futuro condizente com as atuais diretrizes do desenvolvimento urbano.
Foi assim que escolhi trabalhar com uma área tão grande e complexa, alvo de discussões desde sua implementação. Ainda hoje, o aterro permanece subutilizado  e forma uma grande barreira entre a cidade e o mar. Recortado por vias de alta velocidade, preenchido por enormes áreas de estacionamento e canteiros de tamanho excessivo. A área acrescida de marinha serve somente às máquinas de transporte, enquanto as pessoas ainda permanecem no outro lado da antiga linha d’água. 
Tanta terra criada, tanto mar perdido. Um lugar que pode ser visto como a representação do caos, mas também como uma oportunidade: uma área grande, vazia, central e pública. Será que um dia se transformará? Que atenderá outras necessidades da população? Foi com essas perguntas que comecei minha pesquisa.
Para entender qual era sua importância no contexto regional, fui atrás das principais discussões e críticas sobre os assentamentos urbanos dos países que compõem a periferia do capitalismo, busquei os instrumentos técnicos e jurídicos que auxiliam elaborações de planos para as cidades brasileiras,  além de procurar quais eram as idéias que estavam sendo elaboradas e discutidas sobre a Região Metropolitana da Grande Florianópolis. Com essas referências embasei meu exercício de desenho sobre a área.
A escolha de finalizar o trabalho com desenhos a mão foi necessária para melhor expressar as minhas intenções e foi importantíssimo para realizar o trabalho com muito mais vontade e satisfação.

 

Ocupando as escalas do vazio: reimaginando os espaços públicos da área central.

Através do presente ensaio busca-se melhor compreender as possibilidades de apropriação a nível do pedestre oferecidas pela atual conformação do espaço público da área central correspondente ao núcleo fundacional da cidade de Florianópolis, atentando para os seus reflexos sobre as dinâmicas humanas e o papel que desempenham na formação da identidade da região. A área - que corresponde a uma das mais consolidadas centralidades da cidade e concentra de modo expressivo atividades relacionadas a comércio, serviços e oferta de equipamentos institucionais - atrai diariamente usuários a nível metropolitano, e é caracterizada pelos seus contrastes, uma vez que exibe uma ocupação extremamente intensa de seu território nos horários comerciais e um gradativo esvaziamento nos demais períodos do dia. Fatores como a predominância de usos comerciais, pequena oferta de atividades culturais e de lazer, pouca representatividade e qualidade nos espaços de praças e parques na região acabam reforçando o caráter de passagem que o espaço público tem, servindo quase que exclusivamente para funções relacionadas a circulação. Não bastando, observa-se também, ao olhar cuidadoso, uma tendência a degradação do ambiente construído, sendo cada vez mais comum a existência de edificações ociosas e terrenos sem uso em pleno solo central, este que é o mais bem servido de infraestrutura urbana na cidade.  Busca-se compreender as razões e impactos que tais tendências têm sobre o espaço público.

 

Observa-se nos espaços vazios das mais diversas escalas - entendidos como os ambientes físicos ociosos ou com usos incapazes de dar suporte às dinâmicas humanas, espaços residuais ou ainda locais não construídos - a oportunidade de reimaginar o papel do espaço público na área central. Propõe-se uma requalificação urbana a partir da reestruturação destes espaços, reconfigurando dos mesmos de modo a promover, através de intervenções simples e de caráter qualificador dos elementos que constituem o espaço público, uma maior identificação e permanência do usuário no espaço público oferecido pela área central de Florianópolis. Procura-se estabelecer intervenções nas mais diversas situações e escalas de vazios identificados ao longo dos principais e mais movimentados fluxos da região, tendo como resultado então uma rede de espaços públicos de menor porte, contínuos e mais regularmente distruibuídos através do território, com propostas que buscam criar relações com o contexto imediato de cada espaço expectante, explorar suas potencialidades e conferir novas possibilidades de apropriação no centro.

 

Palavras-chave: desenho urbano, requalificação, rede de espaços públicos.

Percursos de ressignificação na cidade de Araranguá

Araranguá nasceu do rio que a corta e leva consigo seu nome.  Seu curso definiu  suas primeiras aglomerações, suas áreas cheias e vazias, seu modo de vida e papel na região. Mesmo assim, diante de todos os papéis já representados por ele,  a cidade  lhe virou as costas. Um relação difícil de compreender e justificar que se repete de variadas formas por outros símbolos locais.

Tem-se que a decadência de espaços simbólicos é um processo natural quando as dinâmicas ali presentes esvaem-se ou alteram-se,  perdendo o significado que carregavam. Entretanto o descaso e perda de muitos eventos simbólicos  e pouca formação de outros demonstra, entre outros aspectos,  uma supervalorização do que é individual em substituição do que é coletivo.

Esse desequilíbrio refletiu-se na qualidade do  espaço público e na percepção que as pessoas têm deles,  tornando-os muitas vezes  invisíveis. Esse espaço que é suporte das relações humanas reverbera nelas suas fragilidades, não estimulando e até mesmo impossibilitando  a formação de valores e trocas essenciais entre as pessoas.

Dessa forma busca-se trabalhar com propostas para o fortalecimento da identidade de Araranguá,  estimulando a apropriação dos espaços públicos através de sua ressignificação, tornando-os espaços de produção e reprodução de narrativas e de convívio entre as pessoas.  

 

Pesca artesanal: trabalho e modo de vida na Barra da Lagoa

Saberes ancestrais como a construção e o reparo de embarcações, o cerco da tainha com canoa à remo, o entendimento sobre as dinâmicas de ventos e marés, os métodos de manipulação do pescado e a culinária local constituem uma herança cultural da Barra da Lagoa enquanto bairro de origem pesqueira. As orlas da Ilha de Santa Catarina gradativamente vêm sendo transformadas de espaços rurais em balneários de veraneio pela expansão turística, encarecendo o modo de vida e dificultando a permanência de pescadores e agricultores. Nesse processo, questiona-se sobre o futuro não apenas da pesca e dos pescadores, mas da história e cultura locais como partícipes na construção do espaço. Abordando-se a pesca artesanal como modo de vida sustentável e elemento-chave da paisagem cultural da Barra da Lagoa, assumindo suas transformações frente à contemporaneidade e almejando sua continuidade no futuro, propõe-se uma intervenção no espaço: ocupar um vazio urbano em localização estratégica com um complexo que tornaria viável e visível o ciclo da pesca e a produção orgânica. A proposta busca ofertar moradia e equipamentos de suporte para famílias pescadoras e produtoras no intuito de possibilitar sua autonomia, subsistência e segurança alimentar. O projeto prevê centro comunitário, mercado de pescados e orgânicos, oficinas de barcos, moradia acessível, espaços de plantio, tratamento ecológico de esgoto e estratégias para expansão do manguezal remanescente e da restinga, no intuito de costurar natureza e memória e colaborar com uma reflexão sobre o futuro da cultura local e dos espaços de orla.

2018-2

A escala do cotidiano, bordas d’agua e espaços públicos: o caso da Barra da Lagoa em Florianópolis (SC)

A Barra da Lagoa é um dos destinos turísticos mais procurados e conhecidos da Ilha de Santa Catarina. Com sua paisagem única composta pelas belezas naturais em conjunto com os barcos pesqueiros e tarrafas artesanais, o distrito da Barra da Lagoa recebe milhares de visitantes durante o verão. Entretanto, muito mais que um balneário, a Barra é o maior núcleo de pescadores de Florianópolis e muitos moradores vivem da pesca artesanal. Na sua beleza, estão as singularidades, o que torna o local ainda mais especial.

Considerando as especificidades culturais do lugar bem como suas características geomorfológicas e ambientais o trabalho visa fortalecer a relações cotidianas que se estabelecem no espaço público e propor medidas que facilitem e incentivem a relação do ser humano com a natureza através de intervenções urbanas e paisagísticas na orla do canal. Para isso, busca conhecer o bairro, sua história e a dinâmica existente afim de definir a problemática e, em seguida, apresentar as estratégias que serão adotadas para que se alcance o objetivo esperado.

Monte Verde: o rio, a paisagem e a urbanidade.

O presente trabalho busca desenvolver cenários para o bairro Monte Verde, cuja essência seja a harônia com as águas, consequentemente, com a natureza. Proposta que visa atender demandas de macrodrenagem, a fim de reduzir os impactos ocasionados pelas cheias do rio Vadik. O estudo funda-se com o princípio de visão sistémica da bacia hidrográfica, neste sentido se faz jus a necessidade de elaborar uma proposta em conjunto para toda a bacia. Diversificando soluções e combinando alternativas para recuperar processos naturais de infiltração, como também conter os escoamentos. 

Proposta de recuperação e renaturalização do principal curso d’água da Bacia Hidrográfica do Manguezal do Saco Grande - rio Vadik. Uma alternativa diferente do moldelo existente, cujo rio é visto como obstáculo a ser vencido, removido, afastado ou coberto. Redescobrindo os rios e sua função e papel na cidade e na vida. Reconectar as pessoas com as águas da cidade, desenvolvendo bem estar-social atráves de uma relação harmônica com o meio ambiente.

Desenvolvimento e valorização da identidade do bairro a partir dos rios, constituindo uma nova relação , revertendo a problemática do  sanemaneto básico (esgoto sanitário e drenagem urbana) no símbolo da transformação do Monte Verde. Através da combinação dos  serviços, equipamentos e sistemas públicos /urbanos, como também da regulação do uso e ocupação do solo.

O porto e a cidade. Costura urbana no centro fundador de Manaus

O devido trabalho é a proposição de enaltecimento da Identidade e da História de Manaus. A unificação das diversas manifestações socioculturais que o organismo da cidade possui. A proposta de uma espacialidade que una todas as identidades e personalidades da cidade, unindo ao único espaço comum a todos, o seu centro fundador. O centro fundador que se encontra na área portuária da cidade e que hoje se percebe um forte processo de gentrificação. O projeto consiste em unir as diversas manifestações culturais de Manaus, transmitidas através das artes (teatro, música, dança, arquitetura) com a espacialidade histórica do patrimônio portuário e arqueológico do centro fundador, percebidos no quarteirão da borracha, uma quadra com edificações em ruínas que estão na administração do porto e que estão na área de transição entre o porto e o centro fundador. O trabalho se propõe combater os processos de privatização da área e expulsão da população residencial e em condições de rua do entorno, unindo processos de incentivo à moradia, assistência social e de produção de conhecimento e reconhecimento cultural na cidade.

Parque Iriringuá: Uma proposta de conexão urbana para a cidade de Araranguá - Santa Catarina

Este trabalho de conclusão de graduação apresenta um anteprojeto de um parque urbano para a cidade de Araranguá, no extremo sul de Santa Catarina.

A implantação do parque é proposta em um grande vazio urbano, localizado na área central da cidade que sofre com alagamentos, inundações e pressão da crescente ocupação do seu entorno.

O anteprojeto visa um parque que conecte pontos da cidade onde hoje há um obstáculo, além de propor equipamentos de lazer, esportes e encontro e educação ambiental e patrimonial.

PARQUE UNIDADE. Espaço de resgate das relações de comunidade e interação com a paisagem local. Campos UFSC, Sul da Ilha.

O trabalho terá como objeto de estudo parte do campos da UFSC, do sul da Ilha de Florianópolis, conhecido como campo da Tapera.
O local, que antes era o centro de treinamento da Celesc, contempla uma extensa área verde, campo de futebol, quadras esportivas, cancha de bocha, alojamentos, área de confraternização entre outras edificações subutilizadas. A proposta para este trabalho de conclusão de curso será uma maneira de reorganizar esse espaço para uso da cidade, tendo em vista que um importante projeto está sendo implantado no seu entorno, o novo Aeroporto Internacional de Florianópolis. 

PARQUE URBANO DA SERRINHA: Espaço de integração entre a cidade formal e informal

O presente trabalho, “PARQUE URBANO DA SERRINHA: Espaço de integração entre a cidade formal e informal” é resultado de um processo de análise e proposição projetual. O trabalho discorre sobre uma área ao lado da moradia estudantil pertencente à Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC que, atualmente, não se destina função específica. Situada no Maciço Central do Morro da Cruz, a área de estudo possui ao seu entorno uma configuração urbana singular. Nas porções elevadas, a existência de comunidades informais segregadas do contexto urbano; nas cotas baixas, a própria presença da universidade, da moradia estudantil, seus alunos e moradores; e a perceptiva local de desenvolvimento urbano fazem desta uma área significativa para a integração urbana local. Como o título já se refere, busca-se que o parque não apenas conceba a costura entra a área informal e a formal, mas seja ele palco de tal integração.

2018-1

Entre montanhas e rios: Um sistema de áreas verdes e Estratégias de mobilidade para a valorização da identidade paisagística e a vida comunitária de Nova Friburgo - RJ.

Nova Friburgo é um município do Estado do Rio de Janeiro visitado, turisticamente, pelo contato com a verde e características de tranquilidade e salubridade pertencentes a sua identidade paisagística. No entanto, esses aspectos não são compartilhados em todo território da porção central. Já que o desenvolvimento desordenado nas encostas e morros,  o fluxo de caminhões e caminhonetes provenientes de indústrias da região, baixos investimentos em áreas públicas de lazer durante o século XX e XXI e o Megadesastre de 2011 desconfiguraram a paisagem da cidade e consequentemente a sua identidade. Por isso, o projeto visa a valorização dessa identidade paisagística a partir de um Sistema de áreas verdes e a aplicação de estratégias de mobilidade urbana. Afinal, a identidade paisagística de Nova Friburgo deve ser valorizada para a retomada de aspectos de tranquilidade e salubridade, importantes não somente para a qualidade de vida do município e o turismo, mas também para a autoestima do cidadão friburguense. Assim, o trabalho visa aproximar o cidadão com a paisagem natural do município conjuntamente com o fortalecimento da vida comunitária, a partir de: um sistema de praças, parques e boulevares, que torne o verde e os rios mais próximos em porções onde, hoje, são inacessíveis ou são menosprezados pelo poder público; e Estratégias de mobilidade que priorizem o pedestre e os meios de circulação não motorizados sobre o veículo individual. Sendo que as estratégias de mobilidade são necessárias para se atingir os objetivos do Sistema de áreas verdes e consequentemente os do projeto em si.

Palavras-chave: paisagem cultural, patrimônio, sistema de áreas verdes, mobilidade urbana, desenho urbano.

Momentos de uma rua: Ressignificando a Felipe Schmidt

Link para acesso ao caderno de TCC 2

https://issuu.com/gabriellevaz/docs/caderno_final

O Caminhar e o permanecer em suas diversas perspectivas: Propostas de renovação dos mirantes e trilhas no Norte da Ilha de Florianópolis

O trabalho se refere ao estudo de espaços livres em Florianópolis e a utilização dos existentes como espaços públicos e locais para a visualização do entorno. A proposta é de requalificação da trilha da Lagoinha do Norte para a Praia Brava (Trilha do Morro do Rapa) e a construção de mirantes em alguns pontos. 

Palavras chave:

Mirantes, Trilhas, Requalificação, Florianópolis

Requalificação do acesso à escadaria do Quebra-Pote: Uma (re)visão sobre as escadarias em encosta de morro no centro de Florianópolis

O trabalho retrata o desenvolvimento urbano e os níveis de urbanidade na comunidade do Mont Serrat, no centro de Florianópolis, a percepção das escadarias como forma de se deslocar comum a comunidades em encosta de morro no centro da cidade; suas especificidades urbanas positivas e negativas, propõe a requalificação do acesso à escadaria da Servidão Quebra-Pote na base da comunidade, através de uma Praça pública multifuncional em patamares, configurando um caminho diferente para o desenvolvimento urbano da região a partir de abordagens culturais, teóricas e urbanísticas.

2017-2

A arte do encontro, um estudo a respeito da identidade desde a América Latina à Lagoa da Conceição

O ponto de partida do trabalho foi um questionamento que se formou da metade para o final do curso, quando percebi que eram pouquíssimas as referências latino americanas usadas durante as aulas: Se somos tão semelhantes, com histórias em parte compartilhadas, porque insistimos em buscar referência para as nossas questões tão longe daqui? Na tentativa de encontrar os porquês, mergulhei na nossa história atrás de respostas e de justificativas para a relevância desses questionamentos. Fui de Milton Santos, Eduardo Galeano, a Ramon Gutierrez. Da economia à arquitetura buscando fatores de aproximação. E encontrei-os relacionados à formação da nossa identidade cultural (ou a falta dela). Por fim, transportei a temática, já dentro do âmbito urbano, para o Centrinho da Lagoa, com as suas devidas justificativas, passando por uma experiência imersiva em Medellín, Colômbia, a qual me serviu de referência para o estudo de caso. A proposta, que se apresenta mais como materializacao desses questionamentos e as respostas encontradas do que de um projeto de intervenção propriamente dito, atua sobre os espaços de públicos do bairro, criando uma rede, partindo do entendimento de que as identidades sociais e culturais de um lugar necessitam do encontro das pessoas para que se forme e fortaleça.

A outra margem, reurbanização do Bairro Barranca - Araranguá, SC

Araranguá, uma cidade dividida pelo Rio. Em uma margem o centro e a periferia da cidade em expansão, na outra, uma comunidade com pouca infraestrutura, assolada por enchentes e segregada socioespacialmente. A construção de uma ponte e o desvio da BR-101 pós duplicação criam novos acessos e possibilidades para a comunidade da Barranca. Nesse trabalho busco uma proposta de reurbanização que considere os aspectos históricos, ambientais e sociais dessa área.

Palavras chave: parque urbano, uso do solo, resiliência, direito à cidade. 

A Ponte Hercílio Luz como Espaço Público de Memória

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Mapa em 2017, a Ponte Hercílio Luz é o monumento mais lembrado pela maioria dos catarinenses (Nossa Hercílio Luz, 2017). Considerada o cartão postal de Florianópolis e o monumento representante de um período de modernização da capital, reforçando a sua importância histórica e arquitetônica, este trabalho busca resgatar a memória do lugar através da revitalização da Ponte Hercílio Luz e seu entorno e a consequente inserção no dia-a-dia da população, permitindo que as pessoas apreciem o valor do patrimônio histórico como símbolo da cidade de forma a assegurar a sua preservação. Tem como objetivos qualificar o espaço público através da criação de um parque linear na ponte; revitalizar as áreas verdes do entorno integrando-o com o parque linear e criando uma grande área de lazer urbano para a população; conectar o continente e a ilha através de uma forma de transporte especial que possa estar ligado ao futuro projeto de linhas de BRT, e criar um museu da ponte que passe pela própria Ponte Hercílio Luz, de forma a contar sua história através de um percurso, permitindo um contato direto do usuário com a ponte.

Articulando Paisagens: o Rio, a Rua e a Linha Férrea em Passa Quatro-MG.

O projeto visa explorar as potencialidades que o centro urbano de Passa Quatro-MG possui como espaço público, principalmente no que concerne às duas dimensões tão presentes na paisagem: a histórica e a ambiental. Estas dimensões são representadas pelas três camadas que compõem a paisagem: o Rio, a Rua Direita e a Linha Férrea. Estas camadas conformaram a apropriação do centro histórico e geraram paisagens marcadamente distintas na cidade. A Rua Direita norteou a ocupação da localidade, como lugar de passagem e pouso de bandeirantes e tropeiros. A Linha Férrea impulsionou o crescimento, ao facilitar a conexão com outros locais, propiciando o desenvolvimento de novas atividades como o cultivo e beneficiamento do fumo. Juntos, a ferrovia e o fumo, foram os grandes responsáveis por alterar o espaço citadino e conformar o centro histórico tal como se encontra hoje. O rio, por sua vez, configura um vale que facilitou o cruzamento da Serra da Mantiqueira rumo ao interior das Minas Gerais. Ele fornece legibilidade ao espaço, mas sofre com as pressões dos elementos urbanos, já que está nos fundos, às margens da paisagem da cidade. Assim sendo, o propósito deste trabalho é promover a articulação entre essas camadas que conferem identidade e singularidade a cidade de Passa Quatro. Foram feitas análises e leituras de cada uma delas, na porção que perpassa o centro da cidade, para então lançar as diretrizes projetuais para a área do centro histórico. O projeto final consiste no desenho urbano de um eixo que perpassa e integra as três camadas, o rio, a rua e a linha férrea, funcionando como um estudo de caso de como as diretrizes gerais podem ser aplicadas para todo o centro histórico, considerando-se suas especificidades.

Palavras-chave: centro histórico, patrimônio, requalificação ambiental, rios urbanos, linha férrea, desenho urbano.

 

 

 

A forma encontrada para apresentar o Caderno de TCC-2 foi através de um site, no qual se encontram todas as etapas abordadas no projeto. O link segue abaixo, aconselhável visualizar em desktop:

 https://larischaves.wixsite.com/articulandopaisagens

 

Despertando Olhares: Encontro entre Paisagem e Vida no Interior de São José/SC

Este trabalho apresenta um ensaio urbanístico ambiental acerca do bairro Colônia Santana (São José/SC), periferia da região metropolitana de Florianópolis. Com intuito de evidenciar a paisagem local e a memória urbana apagada através do tempo, abafada pelas dificuldades sociais. Mais do que projetar e criar novos espaços, nossa profissão está intimamente relacionada em despertar nas pessoas e lugares, novos olhares, promovendo novas oportunidades. Meu olhar é destinado para este local caracterizado como um ambiente rururbano, onde a urbanização está intrinsecamente ligada ao ambiente natural, que possui sua história conectada ao objeto fundador do bairro: o Instituto de Psiquiatria de Santa Catarina. Assim como Villaça, partimos da premissa que maior desafio de nosso país não é educação e nem a saúde e sim as injustiças a elas associadas.Sua população está submetida à precariedade do lugar em que habita, percebe-se que as expectativas e sonhos que possuem vêm acompanhados de uma falta de confiança na sua capacidade de lutar contra a situação em que vivem. Dados do IBGE (2010) evidenciam que este bairro apresenta uma das menores renda de responsável por domicílio do município. O ensaio visa estimular o potencial de novas conexões entre os moradores e o meio natural através do desenho urbano, pensado numa perspectiva enraizada na comunidade e cultura local. Palavras-chave: Paisagem, Saúde Mental e Espaços Públicos.

Mapas Interativos: https://carbonerafelipe.wixsite.com/despertandoolhares

Caderno em Melhor Qualidade: https://issuu.com/carbonerafelipe/docs/caderno_tcc2_felipecarbonera_m__dia

 

 

Entre bairro e cidade: nó intermodal em Barreiros

A cidade, como urbe, é um conjunto de elementos inter-relacionados. Eles podem ser divididos em sistemas que, de maneira geral, se igualam em importância e necessidade de atenção para que operem adequadamente e componham um todo funcional: a própria cidade. São os denominados sistemas urbanos: abastecimento de água, energia elétrica e comunicação; gerenciamento de esgoto, resíduos sólidos e drenagem urbana; e mobilidade urbana.

O Núcleo Metropolitano de Florianópolis, não tem se mostrado um exemplo positivo do fornecimento desses elementos. Dentre os inúmeros problemas que sua rede de sistemas possui, o presente trabalho tratará da Mobilidade Urbana, que figura entre os mais graves, e que caracteriza parte da solução de outros problemas, como moradia, preservação do meio ambiente, acesso aos espaços de lazer, etc.

A Mobilidade Urbana refere-se à garantia a todas as pessoas do direito de ir e vir dentro da urbe, realizando suas atividades e deslocamentos com segurança e autonomia.

Ao se deslocar pela cidade, uma pessoa possui basicamente dois tipos de necessidade. A primeira, denominada de macroacessibilidade, consiste essencialmente de longos deslocamentos na área urbana. Para atende-la, são construídos os sistemas viários e de transporte público estruturais.

A segunda, corresponde aos acessos e conexões entre espaços, equipamentos e serviços na escala do pedestre, que precisam, necessariamente, ser confortáveis e seguros. Para tal, é necessário que haja um sistema viário e de transportes que privilegie a microacessibilidade, ou seja, com calçadas largas, pontos de parada de embarque e desembarque próximos e redução da velocidade dos veículos.

O conflito é nítido, porque para que funcione bem a função macro são necessárias pistas largas, alta velocidade e sem muitas interferências, enquanto para a micro é necessário reduzir a quantidade e a velocidade dos veículos, privilegiando os pedestres e ciclistas.

O objetivo do presente trabalho consiste na resolução dos conflitos entre as escalas de conexão, que transcende a separação dessas funções em espaços diferentes da cidade, necessitando de um redesenho urbanístico, paisagístico e arquitetônico do espaço, que vise a oferta de qualidade dos deslocamentos das pessoas pela cidade, pelo bairro e pela rua, e fazendo com que as duas escalas de acessibilidade trabalhem juntas, adequando-se uma a outra – sempre priorizando a micro, por tratar do deslocamento elementar, aquele que traz vida à urbe.

Esse desenho será trabalhado em uma estação de transportes intermodal: a de Barreiros. Essa estação se apresentará como um equipamento importante tanto na escala da cidade, já que se trata de um dos principais pontos de transbordo de passageiros; quanto para o bairro – já que fornecerá uma vitalidade significativa para o local. 

Pretende-se, então, contribuir para a discussão da mobilidade urbana sustentável da região metropolitana de Florianópolis, por meio da proposição de um sistema de transportes público, que conecte as quatro cidades do Núcleo Metropolitano, baseado no PLAMUS; uma estação de transferência intermodal no bairro de Barreiros que englobe todos os modais apresentados no sistema; e a integração entre ele e a cidade, apresentando a conexão entre a macro e a microacessibilidade. 

PARQUE ESCOTEIRO – O escotismo e o espaço público na cidade de Maravilha/SC

O escotismo é um movimento educacional voluntariado que visa instruir jovens, estimulando o contato com a natureza, vida ao livre, ajuda ao próximo e o desenvolvimento pessoal. Nas pequenas cidades o movimento escoteiro possui grande importância, sendo uma alternativa de lazer que atrai cada vez mais as crianças e jovens. Na cidade de Maravilha/SC, a relação entre escoteiro e comunidade é muito próxima e ocorre principalmente nos espaços públicos da cidade através de eventos e atividades. Atualmente, o Grupo Escoteiro do município necessita de uma nova sede com espaços adequados para suas atividades. Ao mesmo tempo, a cidade possui uma grande demanda por espaços públicos de lazer. Pensando nisso, o objetivo do trabalho é desenvolver o projeto de um parque público e o projeto da sede do grupo escoteiro que se localizará no mesmo, configurando uma área verde de lazer da cidade cujos elementos do escotismo sejam diretrizes de desenho urbano, promovendo ainda mais a interação entre o grupo e a cidade, estimulando novas alternativas de apropriações do espaço público.

Palavras chave: área verde de lazer; parque urbano; projeto arquitetônico; espaço público; escotismo.

Requalificação Urbana do Núcleo Ferroviário de Erechim (RS): A Inserção da Vida Universitária no Contexto Patrimonial

Erechim é a cidade na qual nasci e vivi por quase 20 anos. Hoje em dia, mesmo não residindo mais lá, ainda mantenho um vivo contato e possuo um grande carinho pela minha cidade natal, uma vez que a maior parte da minha família ainda ali reside.

Dessa forma, a escolha da temática do trabalho deu-se por uma questão pessoal. A malha ferroviária da cidade (símbolo da colonização e do progresso de Erechim, o marco zero da cidade) encontra-se hoje em total abandono. Seus trilhos, em total esquecimento, tornaram-se áreas de habitação informal e de apropriações, muitas vezes, ilegítimas.  Já a edificação da antiga estação  encontra-se deteriorada pelo tempo, com pouca, ou quase nenhuma, utilização, gerando uma área hostil, perigosa e até como cenário de crimes. A estação está localizada na área central da cidade, um local onde a vida urbana e as atividades diárias da comunidade são muito presentes, porém pela falta de uma infraestrutura adequada e de valorização dos bens patrimoniais ali presentes, esses resquícios do passado, ou até “cicatrizes urbanas”, não participam do cotidiano da população, não se integram com a malha urbana e não dialogam com a dinâmica da cidade.

Outro fator considerado foi a inserção do novo campus da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), em 2010, uma vez que suas instalações foram implantadas a 15 quilômetros do centro de Erechim. Tal evento é justificável devido a alguns dos seus cursos envolvem ciências agrárias, porém é questionável ao mesmo tempo quando se considera que a vida universitária deve estar ligada com a vida urbana (no tecido urbano), onde já existem equipamentos, moradias, comércios e serviços para sustentar tal função.

Sendo assim, esse trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um projeto arquitetônico e urbanístico a fim de recuperar uma das mais importantes áreas da cidade, bem como promover o seu uso atual através de uma melhor infraestrutura e da integração de equipamentos públicos, a fim de garantir ali uma vida comunitária de qualidade. Dessa forma, pretende-se, inclusive, articular esses elementos com a inserção da vida universitária no local para que assim ela esteja presente na vida urbana, em uma relação recíproca de trocas. Além disso, busca-se preservar e qualificar o patrimônio ferroviário local, composto pela estação, as partes remanescentes da linha férrea, bem com o seu traçado, uma vez que tais elementos conformam o marco zero da cidade e foram de grande importância na formação e no desenvolvimento do município. 

Urbanização e regularização fundiária na Serrinha: a área da Servidão Lageanos

Link para o caderno 
https://issuu.com/thayssachristensen/docs/caderno__thayssa_christensen

Link para ao álbum de fotos 
https://issuu.com/thayssachristensen/docs/__lbum

Link para acesso aos dados do cadastramento realizado no dia 15.06.2017
https://drive.google.com/drive/folders/17p4bpkSVBQIyuX9yeHA1KUDwTcA4ihou?usp=sharing

Palavras chave
Direito à cidade; Moradia central; Urbanização; Regularização fundiária; Cidade informal; 

A área da Servidão Lageanos, é parte do Maciço central do Morro da Cruz, uma região que é marcada por um histórico de disputas pela terra, em que o poder público  favoreceu interesses específicos das classes dominantes. Por esse motivo, a ocupação foi legalizada apenas em algumas partes, ou seja, muitas das áreas se encontram em situação de informalidade. 

A localização favorável do maciço em relação ao centro de Florianópolis e à área conurbada como um todo, é um atrativo para a população de baixa renda, uma oportunidade de associar a moradia à outras necessidades de sobrevivência, como acessibilidade, oferta de emprego, infraestrutura, serviços e bens de consumo coletivos, além da significativa redução de gastos, distâncias e consequentemente, tempo.

Onde está o local de estudo, na encosta leste, o processo de ocupação intensificou-se a partir da década de 60 e a sua ocupação informal, por sua vez, a partir do final da década de 70, e bem como outras partes do Maciço, enfrentou  grandes empasses na luta pela permanência da comunidade em uma área tão central. A distribuição de títulos de propriedade e a situação jurídica continua pendente e hoje, os moradores dali estão em processo de recebimento de terras pertencentes à União. Dessa forma, atuar na melhoria da qualidade de vida nesses espaços é contribuir para o direito à moradia e à cidade, que é de todos. O projeto proposto visa ser uma contribuição para esse processo de permanência, a partir de um projeto de regularização fundiária e de urbanização para a área, considerando suas vulnerabilidades sociais e sua memória.



 

 

2017-1

As cidades sobrepostas: uma alternativa para o centro de Lages SC

Completando 250 anos em novembro de 2016, Lages é uma cidade que carrega uma bagagem histórica muito expressiva que se espacializa em seu território principalmente na área central. Ainda que fisicamente presente, através de edificações de interesse histórico de diferentes épocas – oficialmente consideradas como patrimônio histórico material, ou não – a bagagem histórica de Lages se insere pontualmente e não parece fazer parte da construção da memória coletiva da cidade e seu povo. O espaço não é percebido como um conjunto, seja pelas pessoas que utilizam o lugar ou pelo poder público, que não apresenta reconhecimento oficial do conjunto patrimonial de Lages no plano diretor, mas sim edificações isoladas permeando um espaço que sugere a definição de um perímetro de centro histórico.

Outra percepção inicial da área central de Lages se refere aos espaços públicos, reconhecidamente lugares chave no processo de construção da cidade, mas que hoje não parecem refletir sua importância. A ideia de que estes espaços, juntamente com as edificações históricas do centro da cidade – com as quais se relacionam, elaborando uma narrativa – poderiam ser percebidos pelas pessoas como um conjunto, possivelmente resgatando o entendimento sobre o potencial do espaço público que se defende aqui, impulsionaram essa temática.

O processo de constituição do espaço urbano do centro de Lages revela os conflitos sobre o território e a seletividade de apropriação e participação na construção do espaço. Através de intervenções autoritárias buscando um ideal de cidade que correspondesse às aspirações das elites tradicionais, os grupos populares foram sempre marginalizados da ‘cidade oficial’, pouco participando da construção do espaço urbano na área central. A narrativa histórica espacializada nesta área expõe as marcas da repressão dos ‘espoliados urbanos’, que pouco se veem representados no patrimônio material. O planejamento urbano de Lages se posiciona diante destas questões reafirmando as práticas excludentes e estimulando um projeto de centro de cidade pouco sensível e bastante questionável em relação à realidade do lugar, à paisagem urbana, à valoração do espaço urbano e valorização da construção social e histórica do mesmo.

Entendendo o centro da cidade como o lugar essencialmente democrático e a identidade como coletivamente construída através da memória, pretende-se possibilitar acesso e apropriação democrática do espaço urbano na área central buscando a participação dos grupos marginalizados na construção do espaço e da memória coletiva. Paralelamente, pretende-se rever e questionar o projeto de centro de cidade previsto para Lages e apontar uma perspectiva diferente de intervenção na área central – inclusiva e integradora quanto ao espaço urbano, e de visibilidade e valorização quanto ao patrimônio coletivo.

Centralidade e integração na comunidade da Vargem do Bom Jesus

Propõe-se elaborar um projeto de urbanização de extenso lote subutilizado na comunidade da Vargem do Bom Jesus (norte da Ilha), através da criação de espaços públicos de lazer, da inserção de moradias de interesse social, de equipamentos públicos e de infraestrutura urbana. Pretende-se que essa proposta possa promover: uma condição de qualificada urbanidade; integração socioespacial entre os moradores do bairro;  garantir o direito à moradia digna e a permanência das famílias de menor rendimento no bairro, evitando-se um eventual processo de gentrificação e expulsão dessas famílias numa área urbana cada vez mais valorizada e disputada pelo capital imobiliário.

Comunidade Terapêutica no Ribeirão da Ilha

Pretende-se tratar, neste trabalho, das melhores práticas no tratamento de adictos, dependentes químicos e usuários, desta forma, tentamos demonstrar, como a escolha terapêutica incide sobre cada sujeito.

Desenvolvendo o projeto a partir do desenho de um parque que estimula a recuperação destas pessoas, propondo uma clínica de recuperação para dependentes químicos, na qual as pessoas são organizadas em uma “jornada terrena”, um referencial de linha do tempo, em quatro etapas: início (aborgadem sobre as dores psíquicas e primeiros contatos com as drogas); autossuficiência (ausência de inventário pessoal e dificuldade de aceitação da condição de adicto); peregrinação (aceitação e processo de recuperação) e reorganização (entendida como referencial analítico, no qual o sujeito desenvolve formas de lidar com as suas dores psíquicas, dificuldades e autoconhecimento).

Costurando o Centro Esquecido

Este Trabalho de Conclusão de Curso trata de uma requalificação urbana na área central de Florianópolis, mais precisamente na antiga zona portuária, a oeste do Mercado Público Municipal e em frente ao Terminal de Integração do Centro (TICEN) e ao Terminal Rodoviário Rita Maria.

 

 

No início do trabalho, ainda na disciplina de Introdução ao Projeto de Graduação, não tinha minha área de intervenção bem definida, mas sabia que iria trabalhar no centro de Florianópolis. A escolha de trabalhar com o centro foi bastante pessoal e surgiu de uma relação de proximidade afetiva com o lugar, que frequentei durante toda minha vida e onde criei muitas boas memórias. A partir deste sentimento surgiu a vontade de dar minha contribuição para a melhoria deste espaço que me é tão querido e tão importante, não só para mim como para a cidade de Florianópolis.

Ao visitar o lugar com olhos de arquiteta-urbanista, buscando compreender suas  características espaciais, suas dinâmicas e seus frequentadores, pude perceber que o potencial democrático do centro - um lugar que normalmente concentra muitas pessoas de muitas classes diferentes - é diminuído por um desenho urbano inadequado, que prioriza o transporte individual em detrimento do coletivo e do pedestre. Outro ponto que me chamou bastante atenção foi a homogeneidade de usos, principalmente pequenos comércios e serviços como estacionamentos privados. Esta homogeneidade gera um esvaziamento da área fora do horário comercial, às noites e aos fins de semana, o que dá uma sensação de insegurança aos poucos que transitam por ali nestes horários.

As observações citadas acima não são encontradas em todo o centro. Apesar de não ser extenso em área, o triângulo central abriga vários bairros dentro de si, com características bastante destoantes. Existem áreas mais adensadas, mais residenciais, áreas históricas bem preservadas, áreas descaracterizadas. Pensando nisso busquei fazer um recorte de área com aspectos relativamente homogêneos, que a configurassem como uma região distinta das outras. Topografia, traçado das ruas, gabarito e uso das edificações foram as principais características espaciais levadas em consideração. Com base nestas análises escolhi a área de intervenção na antiga zona portuária, à oeste do Mercado Público e ao norte do TICEN e Rodoviária Rita Maria.

Com o recorte de área definido, pude me aprofundar ainda mais no lugar, estudar suas dinâmicas, avaliar suas potencialidades e deficiências e, talvez mais importante, conhecer as pessoas que o utilizam. Passei então a visitar o espaço em circunstâncias distintas, com sol e chuva, em horário comercial e às noites, no carnaval e num dia de semana qualquer. O primeiro e mais marcante impacto que eu tive foi notar que a minha percepção anterior, de que as ruas encontravam-se vazias à noite, estava equivocada. Além dos poucos trabalhadores e estudantes das áreas mais altas do centro, que passam por esta região para chegarem até o terminal, há uma população razoável de moradores de rua e andarilhos que buscam este espaço mais vazio para passarem suas noites. Existem também muitos taxistas, prostitutas, pessoas recém chegadas à cidade, que utilizam a passarela localizada no centro desta área e, aos fins de semana, jovens que buscam se divertir nas casas noturnas próximas. Ou seja, há aí uma variedade de pessoas que não estavam na imagem inicial que eu tinha desta área, e que tem muito a contribuir para a vida neste lugar. Se somam a eles pessoas das mais variadas classes, raças e gêneros, que utilizam o variado comércio da região cotidianamente.

Surge daí a principal diretriz do meu trabalho: fazer um projeto urbano que abrace todas essas pessoas, ou o maior número de pessoas possível, no mesmo espaço. Mesmo entendendo as limitações do nosso trabalho como arquitetos-urbanistas, acredito na importância que um bom projeto tem para uma vida urbana mais democrática.

Facilitar o  acesso ao espaço urbano é o primeiro passo para a democratização. Infelizmente a prioridade do acesso a esta área hoje é totalmente dos veículos de transporte particular. Quase toda a extensão da antiga borda d’água, na rua Francisco Tolentino, é tomada por extensos estacionamentos privados, além dos estacionamentos ao longo da via, já bastante larga, com três pistas de rolamento. A localização privilegiada desta área com relação ao TICEN facilita o acesso para quem utiliza o transporte coletivo. No entanto o fluxo intenso de pessoas acaba estrangulado pelo camelódromo e pelos acessos aos estacionamentos. No sentido de melhorar esta relação do espaço público com os pedestres, proponho a retirada dos estacionamentos existentes e criação de pequenos bolsões de estacionamento próximos às edificações com maior demanda. Fazem parte da proposta também o fechamento de algumas vias, que hoje só servem para acessar estacionamentos, e a mudança de característica de outras, que se tornarão vias compartilhadas. Algumas ruas do entorno próximo também terão sua largura reduzida, para aumentar as calçadas e priorizar o fluxo peatonal.  A prioridade deve ser o pedestre, o  transporte coletivo e a bicicleta.

Com o espaço liberado pelos estacionamentos, proponho a relocação e redesenho do camelódromo, mantendo a proximidade com o terminal, mas liberando o espaço atual para o fluxo de pedestres chegando e saindo do centro, além de valorizar a visualização do casario histórico e do Mercado Público. Para reforçar o caráter democrático do meu projeto, proponho a transferência da prefeitura municipal para um edifício novo, mais próximo do povo e mais acessível, além de equipamentos públicos voltados para a população mais vulnerável como um centro de acolhimento para os recém chegados, restaurante popular e albergue da prefeitura. Como o direito a cidade também inclui o direito à cultura e ao esporte, e visto que o centro como um todo disponibiliza poucos espaços culturais e de prática esportiva, proponho também a implantação de um teatro, uma biblioteca pública com espaço de exposições e uma área com quadra poliesportiva e pista de skate.

Todas as edificações propostas são conectadas por áreas de estar e de passagem totalmente voltadas para o pedestre, com trechos sombreados por vegetação e trechos mais abertos para receber o fluxo intenso de pessoas. A iluminação noturna será também fundamental neste trabalho para trazer maior sensação de segurança aos que passarem por ali.

Desenhando um Bairro Popular Conectado com a Cidade - Frei Damião - Ph

O trabalho tem como objetivo desenvolver o desenho de um bairro com caráter popular na comunidade do Frei Damião, na cidade de Palhoça integrando-o com o seu entorno. A situação na comunidade é de muita pobreza e de pouco envolvimento por parte do estado, no entanto a área começou a se tornar cada vez mais valorizada nos últimos anos o que ameaça a população que vive no local. Portanto o trabalho consiste no desenho do espaço de forma a dar melhores condições de vida para aquela população, trabalhando no bairro com um todo, nas questões de infra estrutura, espaços e equipamentos públicos, e conectando-o com o restante da cidade, mas tomando cuidado para interferir o mínimo possível na estrutura já existente do bairro, desta forma realocando o mínimo de famílias possível e regularizando a área de forma a não modificar as relações que a população tem com o espaço.

Hub de modais de transporte e praça elevada no aterro da Baía Sul

O projeto tem como foco principal a criação de um Hub de modais de transporte, conectandos os projetos de BRT previstos para o centro de Florianópolis com estacionamento, bicicletas e transporte marítimo. Aproveitando o alto fluxo de pessoas gerado por essas infraestrutura para criação de uma praça elevada e equipamentos culturais e uma nova conexão do centro histórico com a baía sul.

Palavras Chaves: Aterro da Baía Sul, Florianópolis, Intervenção Urbana, Cidade-Saudável 

Integração entre cidade formal e informal: Serrinha e Alto da Caeira

A cidade, enquanto resultado do modo de produção capitalista, deixa a vista espacialmente as desigualdades de um processo de formação voltado ao valor de troca. Este, inerente àquele modo de produção, direciona as transformações urbanas em virtude da geração de lucros e dos interesses das classes hegemônicas.
Resultantes deste modo de transformação da cidade são a periferização da moradia e a precariedade das habitações para as classes de baixa renda. Uma vez que a moradia passa a responder ao valor de troca, ou seja, a seu valor mercadológico, estas pessoas são impelidas para longe dos eixos de crescimento urbano, que são direcionados pelo capital e amparados pelos investimentos do Estado. Trata-se portanto de um processo de urbanização excludente.
Em Florianópolis a maior concentração de favela se dá em torno do Maciço Central do Morro da Cruz (INFOSOLO, 2005), porção central na ocupação da parte insular da cidade. Nela encontram-se as comunidades do Alto da Caeira e Serrinha, onde localiza-se a área de estudo deste trabalho. São comunidades que estão na área central da cidade e que sofrem grande pressão do mercado imobiliário por conta de sua localização estratégica e potencial paisagístico, mas que encontram-se ilhadas por conta do processo de segregação socioespacial.
Este trabalho busca tratar, portanto, da integração entre a cidade formal e a cidade informal, abordando as áreas verdes enquanto elemento integrador e de conexão, assim como o tema da habitação de interesse social e sua relação com a cidade, do direito à cidade, da produção da localização, da desigualdade socioespacial e das conexões urbanas.
Ao longo do histórico de ocupação da área de estudo, o avanço tem acontecido de costas para o terreno de intervenção, sendo que este tem hoje o caráter de fundos das comunidades que o margeiam. O projeto visa realizar a integração entre a cidade formal e informal, buscando uma alternativa ao projeto elaborado pela prefeitura municipal de florianópolis para a área. Através de novas vias, conexões peatonais, e uso da área verde como espaço de lazer, busca-se propor a integração socioespacial entre Serrinha, Alto da Caeira e Carvoeira.

Integrando o Rio Cubatão à cidade de Santo Amaro da Imperatriz

Desenvolvido para o município de Santo Amaro da Imperatriz/SC, o trabalho apresenta através de um anteprojeto de parque linear, estratégias de urbanização para a reconciliação e conectividade entre o Rio Cubatão e a cidade, na região do bairro Centro. 

A atual ocupação caracterizada por fundos de lotes voltados para o Rio, comum a diversas cidades, impede o acesso e apropriação das áreas de preservação permanente pela população, diminuindo a sua importância social, ambiental e histórica. 

A proposta de Parque Linear busca a preservação, apropriação e integração entre as duas margens, através da criação de caminhos e travessias ao longo do Rio Cubatão, identificação de áreas onde a vegetação deve ser regenerada, aumento do acesso a estas áreas e a proposição de equipamentos e edificações de uso público no seu entorno, convidando a população a viver o espaço público, identificar o Rio como um elemento que deve ser preservado por ser essencial à sociedade, e entender que a relação entre a cidade e o ambiente natural pode existir com sucesso por meio de espaços públicos de qualidade.

PC3 pra Gente: Um ensaio de intervenção urbana para qualificar o bairro Jardim Atlântico

Com esse ensaio pretende-se intervir e qualificar urbanística e arquitetonicamente o bairro Jardim Atlântico, em Florianópolis/SC, uma área de potencial crescimento urbano para a cidade como um todo e, principalmente, para as comunidades carentes que permeiam a região, distribuindo equipamentos públicos em suprimento às necessidades dessas pessoas e promovendo o bem estar através do lazer e da socialização. A rua é o espaço público responsável pelos principais eventos cotidianos que dizem respeito ao homem citadino, bem como o próprio encontro, a circulação e a troca de informações, sendo por esse meio que se promove a vida urbana, por esse motivo, fazer da rua um espaço de uso livre para quem transita ali e usa esse espaço de fato, mesmo que de maneira irregular. Além disso, considera-se os consequentes alagamentos por conta das chuvas, propondo uma solução técnica para esse problema, utilizando os pequenos córregos presentes, e inserindo-os na malha urbana atual por meio do desenho arquitetônico proposto para esse trabalho.

Acredito que arquitetura é sociedade e que esta não vive sem gente, sem suas esperanças, suas expectativas e paixões. Por trás de qualquer referencial teórico, desenho ou proposta projetual, trago parte da minha utopia de transformar o lugar que cresci, a partir da minha sensibilidade e percepção como cidadão.

 

2016-2

Centro de Florianópolis e a Rua Jerônimo Coelho: Ensaio de urbanidade na passagem

LAGOA DA CONCEIÇÃO entre praça e praia

O presente Trabalho de Conclusão de Curso trata dos espaços públicos do bairro Lagoa da Conceição, em Florianópolis. O conflito entre pedestres e veículos foi o grande motivador e norteador do trabalho, que busca trazer o pedestre como o ponto de partida para o desenho das ambiências que compõem a proposta. O foco é aproveitar o grande potencial do bairro e, em vez de transformar os espaços de lazer existentes, usá-los como ponto de partida para a ampliação deste Sistema de Espaços Públicos. Assim procuro criar uma proposta que respeite a história do lugar, as relações históricas que aqui se criaram e as formas de apropriação que surgiram naturalmente com os anos, respeitando a vontade de quem realmente importa neste contexto: as pessoas.

 

Para a melhor visualização o caderno final foi hospedado na plataforma ISSU e pode ser acessado no link:

http://issuu.com/anazabotti/docs/cadernotcc_anazabotti

Transporte coletivo e espaço público: a estação de transferência Barreiros - São José

O trabalho é na área de desenho urbano, cujo tema é Transporte coletivo e espaço público: a Estação de Transferência Barreiros-São José. 
É uma proposta para uma estação de transferência de transporte coletivo que se integre e sirva para a cidade e para a população, qualificando o espaço urbano. 

Urbanidade no vazio urbano em Biguaçú SC

As cidades brasileiras dificilmente apresentam intenções de planejamento, ao analisá-las é perceptível a repetição da mesma tipologia de fundação, na qual é formada uma praça central, onde inicialmente detém a burguesia local, a população de menor renda encontra-se mais afastada e quando o cento populariza devido à concentração de empregos, a burguesia desloca-se para áreas isoladas levando serviços, comércios e deste modo um novo subcentro, na qual recomeça o ciclo.

Esta urbanização desordenada e acelerada causa inúmeros problemas à cidade, principalmente, porque junto com a falta de planejamento há a manipulação do mercado imobiliário que ordena a cidade de acordo com as classes sociais. Isto provoca vazios urbanos, segregação espacial, problemas com infraestrutura, falta de conexão com municípios adjacentes, entre outros. Destaca-se os vazios urbanos, definidos como áreas inutilizadas ou subutilizadas localizadas no meio da malha urbana.

O presente trabalho analisa um vazio urbano localizado na cidade de Biguaçu, e propõe sua inserção nos sistemas da cidade, de modo a não pensar somente na estrutura física, mas também na relação com o indivíduo, buscando espaços de urbanidades.

Os espaços de urbanidades são locais de alta interação dos usuários, na qual não se qualificam somente pelo construído, mas estruturam a cidade socialmente, gerando vida urbana. Para alcançar tal objetivo é necessário portar algumas estratégias, como a priorização do pedestre, já que é este que realiza estas trocas. Também é importante a modificação da configuração da cidade, de dispersa para compacta, evitando perda de tempo em deslocamentos, desta forma há o aproveitamento melhor a infraestrutura da mesma.