Trabalhos de Conclusão de Curso

Trabalhos sobre o tema Planejamento Urbano

Foram en contrados 43 trabalhos

2023-2

PLANO URBANÍSTICO NA REGIÃO CONTINENTAL: Uma Operação Urbana Consorciada (OUC) Como Instrumento de Qualificação Urbana

O presente trabalho busca propor diretrizes de ocupao para o setor central da regio continental da cidade de Florianpolis (SC) atravs do instrumento urbanstico das operaes urbanas consorciadas (OUC). Partiu-se do objeto da OUC-4 Continente presente na Lei Complementar Municipal 482 de 17 de Janeiro de 2014. Para isso, realizou-se uma revsiso bibliogrfica dos principais autores que trata sobre o isntrumento das OUCs e analisou-se aspectos urbanos, sociais e ambientais do territrio para propor um plano urbanstico que atenda as demandas da regio, calcado nos preceitos do Estatuto da Cidade (2001).

ZONA ZERO: REESTRUTURAÇÃO DA CIDADE DE MANTA-EQUADOR APÓS O TERREMOTO DE 2016

2023-1

Agricultura na trama verde e azul: CULTIVANDO A CIDADE.

Esse trabalho est sendo construdo pelos mesmos questionamentos que quer provocar. Como os alimentos que estamos consumindo esto sendo produzidos? Quais os caminhos esses alimentos percorrem at chegar s nossas mesas? Quem financiamos com nossas escolhas enquanto consumidores? Por que os alimentos saudveis no chegam para todos? Como nossas escolhas impactam na segurana alimentar e nutricional? Qual o papel do planejamento urbano e dos arquitetos e urbanistas em tudo isso?

Diante da degradao do solo agricultvel pelo sistema alimentar hegemnico da monocultura e do agronegcio, necessrio subverter o custo da terra urbanizada em dever do Estado de garantir Soberania e Segurana Alimentar e Nutricional e o Direito Alimentao Saudvel e Adequada para todos. Para isso, estuda-se propor um sistema de espaos verdes livres acompanhando os cursos d’gua, na bacia do Itacorubi, um espao central da cidade de Florianpolis, o qual pode assegurar a sade do manguezal que abriga, promover melhor equilbrio e resilincia dos ecossistemas presentes e, na justa produo, distribuio e acesso a alimentos agroecolgicos.

O planejamento urbano e a construção de uma rede de cidadania agroalimentar: uma proposta de agricultura urbana para o setor do Campeche, em Florianópolis

Este trabalho parte da inquietao acerca das possibilidades de atuao do arquiteto-urbanista frente insegurana alimentar, especialmente no que se refere ao planejamento urbano. Define-se como objetivo central elaborar diretrizes e estratgias que orientem a espacializao da estrutura da agricultura urbana concebida no mbito do trabalho. Prope-se que o conjunto de diretrizes elaborado sirva de subsdio para a construo de uma rede de cidadania agroalimentar em Florianpolis, de modo a viabilizar a promoo da segurana alimentar no municpio a partir de um sistema de espaos de produo, comercializao, descarte e capacitao. Tambm objetivo deste trabalho ilustrar um caminho possvel de aplicao das diretrizes elaboradas a partir da espacializao da estrutura da agricultura urbana nas escalas de anlise e interveno estabelecidas.

O Vegetarianismo e a Cidade: proposta de planejamento urbano voltada ao incentivo da alimentação vegetariana em Florianópolis

O vegetarianismo e uma escolha alimentar da qual se tira a carne animal do cardapio, podendo ou nao estar em conjunto com outras praticas de exclusao do consumo de produtos relacionados a exploracao animal.
O objetivo central do trabalho e elaborar uma proposta de planejamento urbano voltada ao incentivo da alimentacao vegetariana, atraves do modulo de sustentabilidade ambiental e socioeconomica, aplicado como um piloto no recorte localizado na cidade de Florianopolis. Propoe-se, assim, qualificar o meio urbano atraves da implantacao dos equipamentos do modulo relacionados a producao, distribuicao e consumo de alimentos vegetais agroecologicos, em lotes desocupados, garantindo a promocao da saude e a prevencao de doencas, a Seguranca e Soberania Alimentar e Nutricional e o direito a cidade.

Proposta Urbanística: integração de um vazio urbano na cidade de Biguaçu

Vazios urbanos so espaos residuais e ociosos na malha urbana que, por diversas razes, no so utilizados ou so subutilizados, no cumprindo sua funo social. Esses espaos representam uma problemtica significativa nas cidades, impactando negativamente o ambiente urbano e a qualidade de vida dos cidados.Assim, este trabalho tem visa propor diretrizes urbansticas para um vazio estruturante localizado prximo a rea central de Biguau, tendo em vista a qualificao do espao urbano, qualidade de vida dos cidados e a integrao do mesmo com seu entorno.
Em suma, busca-se esse resultado atravs de um planejamento urbano atento sobre a escala humana e pela compreenso dos motivos que levaram a formao desse espao ocioso e as tendncias da cidade para os prximos anos.

Vila do Arvoredo, uma comunidade Eco Socialmente Fragilizada

Tornam-se, ao longo dos levantamentos terico e prtico do presente trabalho, evidentes diversas demandas scio ambientais no recorte de estudo, como as presses econmicas advindas da especulao imobiliria muito significante no bairro dos Ingleses do Rio Vermelho, presses polticas com os interesses governamentais da preservao do territrio e atendimento s demandas da vizinhana da Vila. Dito isso, atravs dos dispostos pela legislao vigente, teorias e prticas nas faculdades de arquitetura e urbanismo e utilizando-se de conceitos da psicologia ambiental e de mobilizao e participao de comunidades marginalizadas; procurar-se- desenvolver uma proposta urbanstica que atenda as demandas e necessidades tanto da comunidade da Vila do Arvoredo como tambm aquelas demandas ambientais do recorte, cada vez mais imprescindveis no contexto mundial atual (ROGGEMA, 2016).

2022-2

A cidade, a orla e as dinâmicas costeiras Uma proposta de qualificação urbano-ambiental na Orla Leste da Planície do Campeche

Conhecida também como a Planície Entremares, devido a sua localização entre os mares calmos da Baía Sul e os mares agitados do Oceano Atlântico, a Planície está conectada diretamente ao mar. De balneário isolado a destino turístico, a Planície do Campeche ganhou novos moradores e novas configurações.

Até a década de 1960/1970, a Planície do Campeche era pouco conhecida, sendo vista por aqueles que a conhecia como um local de tranquilidade e que carregava fortemente a cultura açoriana. A pesca e agricultura, heranças da colonização, estavam presentes no cotidiano das famílias que moravam na região.

De cima das dunas, os conhecidos “olheiros” da pesca da tainha tinham a função de avistar e avisar aqueles que estavam próximos ao mar a direção que a canoa deveria ser lançada ao mar. Com a chegada do inverno e as baixas temperatura a praia torna ponto de encontro de muitos nativos e atraindo alguns turistas em busca do espetáculo da pesca. Entretanto, no verão, a praia torna-se ponto de encontro de muitos turistas em busca de belas paisagens e diversão, o número muitas vezes chega a dobrar.  

A Planície do Campeche vem sofrendo ao longo dos anos mudanças bruscas na sua configuração. A especulação imobiliária, a pressão urbana de ocupação em locais de preservação, as mudanças climáticas que têm se intensificando gradativamente são fatores que agravam a situação.

Com o adensamento da região central de Florianópolis e o aumento dos transtornos causados por essas ocupações, muitos optaram por ocupar as áreas interioranas, primeiramente como destino de finais de semana, as famosas casas de veraneio, e posteriormente como residências fixas.

Encantados com as belezas e paisagens da região, essas novas residências tiveram como destino a Orla da Praia do Campeche. Sérios problemas vêm surgindo devido à ocupação indevida dessas áreas. Problemas de erosão praial, privatização da orla e a redução da faixa de areia podem ser vistos na região.

O presente trabalho tem por objetivo lançar uma reflexão, bem como diretrizes de ocupação que possibilitem uma relação mais harmônica, ou menos conflituosa, entre a urbanização e as dinâmicas naturais da Orla Leste da Planície do Campeche.

Palavra-chave:  Orla, Campeche, Urbanização.

Entre a montanha e o mar - Uma nova centralidade para o bairro do Rio Tavares

Crescendo sem um planejamento urbano adequado, o bairro do Rio Tavares e seu entorno, sofrem com graves patologias urbanas, tanto em questes de infraestrutura como ambientais. H um intenso jogo de interesses pblicos e privados em torno de uma regio em processo de transformao urbana. Tais transformaes apresentam negligncia de fiscalizao e cumprimento das legislaes urbansticas.

A presente proposta para uma nova centralidade para o bairro do Rio Tavares, busca reconexo da relao entre ser humano e natureza, e como estrategia para sua realizao, conecta os fios da memria com o compromisso com o futuro, utilizando-se paralelamente de estratgias de educao ambiental, justia social e mobilidade sustentvel.

Manutenção do Uso Público do Espaço de Orla: Proposta de Adequação Urbana e Consolidação do Parque de Preservação da Paisagem da Praia Mole

Esse trabalho tenta observar sob diferentes aspectos a explorao imobiliria na costa leste da Ilha de Santa Catarina, sua histria e sua relao com a populao local e com a populao flutuante turstica. Busca investigar as nuances da relao do homem com a paisagem para contextualizar as transformaes ocorridas pela venda da imagem local. Como produo final ser discutida a redistribuio dos fluxos urbanos do recorte que se estende do incio da Av. das Rendeiras, na Lagoa da Conceio, ao Projeto Tamar, na Barra da Lagoa. Tambm elaborado um projeto paisagstico com foco na preservao ambiental, cultural e do aspecto pblico da, j to explorada, Praia Mole.

Para contexto, faremos uma leitura geral dos elementos apropriados na produo do projeto, aproximando a escala de leitura para uma tentativa de compreenso da amplitude do tema abordado e a fragilidade do ambiente em termos de preservao ambiental e do acesso pblico. Como foco problemtico, levantaremos pontos sobre os impactos ambientais da explorao da indstria imobiliria.

Em sequncia ser examinado o histrico de ocupao, comentando os mapas em comparao ao perodo histrico e regimento legal de urbanizao para explorarmos os problemas estruturais no planejamento da regio, em reflexo ao planejamento da cidade.

Para justificar os processos utilizados no projeto, passaremos atravs do aprofundamento da existncia do tempo de cio na sociedade capitalista atual e subsequentes aspectos da sociedade ps-moderna, no uso e conformao de espaos simblicos. Sero exemplificados estudos acerca de alterao de uso na manuteno do aspecto pblico e comercial das localidades e da incorporao de leituras de carter ps-moderno na formao de espaos apropriados pela populao.

Com base nos parmetros de preservao e acesso, a proposio espacial surge na integrao de parte dos estacionamentos a um circuito pblico alinhado aos usos coletados em entrevistas e criticados a partir de manuais e da investigao terica.

Urbanização de Núcleos Urbanos Informais - Comunidade do Araçá/Imbituba SC

O presente trabalho aborda a temtica da implantao da infraestrutura urbana em ncleos urbanos informais aps o processo de Regularizao Fundiria Urbana de Interesse Social (REURB-S). O ncleo utilizado para o desenvolvimento do trabalho a comunidade do Ara, localizada na cidade de Imbituba-Santa Catarina, e aborda a perspectiva da comunidade acerca dos conflitos urbanos e sociais que enfrentam por serem um ncleo urbano informal implantado em uma zona de proteo ambiental e de interesse imobilirio.

2022-1

Bora pro Rolê?: Uma proposta de fortalecimento do polo noturno do Centro-Leste, em Florianópolis

O trabalho visa trazer uma proposta de fortalecimento da cena noturna do Centro-Leste, na area central de Florianopolis, trazendo maior estimulo e suporte ao lazer e trabalho noturnos, respeitando o seu valor historico para a cidade, preservando sua diversidade de usos, e procurando nao provocar um processo que possa ferir a diversidade de grupos que frequenta a area, mas que, pelo contrario, possa convidar novos publicos a ocupar o espaco.

Corredor Anel Viário: Análise exploratória dos possíveis impactos decorrentes da implementação do projeto do BRT para a região central de Florianópolis

O trabalho visa analisar, de forma exploratria, o projeto do BRT proposto para a regio central de Florianpolis, identificando ospossveisimpactos negativos e positivos, utilizando comoparmetro de referncia o Estudo de Impacto de Vizinhana - EIV.

Uma Ilha e Suas Baias

Uma Ilha e Suas baias um trabalho que permeando por diversas escalas procurar buscar as origens da cidade com sua baia, suas potencialidades limitante busca debater solues para problemas logsticos e de mobilidade da ilha. Na busca de alternativas de caminhos martimos visando um ordenamento nutico e dilogo com o zoneamento urbano e costeiro da Grande Florianpolis.

Vivência Ativa na Cidade: Em busca de caminhos para uma melhor fruição dos espaços públicos centrais de Florianópolis

O presente trabalho de concluso de curso trata-se de um estudo de requalificao urbana e objetivou compreender a rea central de Florianpolis, bem como a criao de um circuito histrico-cultural dentro desta regio. Por tanto, foi utilizado o conceito de espaos de ancoragem, ou seja, reas com algum tipo de importncia e/ou significado, para a realizao de anlises e escolha de um trajeto para desenvolver uma requalificao urbana no mbito da mobilidade, ambiental, cultural e histrico. Alm de mudanas urbansticas em reas j consolidadas, o presente trabalho prope a insero de dois terminais de transporte martimos para pedestres e ciclistas com o objetivo de auxiliar na mobilidade de pessoas entre o continente e a ilha e, desse modo, diminuir a utilizao de automveis individuais na regio central de Florianpolis e exercitar o transporte martimo na ilha para fomentar mais projetos de mobilidade martima na regio. O estudo foi desenvolvido em conjunto com o projeto de extenso Coqueiros-Luz do grupo GIPEDU da Universidade Federal de Santa Catarina e as associaes Amigos do Parque da Luz e Pr-Coqueiros.

2021-2

Caminhabilidade, requalificação e digitalidade: Avaliação do campus da UFSC amparada por dados digitais

Diante da urgncia de solues crise scio ambiental, emerge como responsabilidade das universidades pblicas a promoo de prticas poltico-pedaggicas que reforcem a regenerao ambiental. O desenho do campus universitrio e as condies pelas quais a comunidade acadmica realiza seus deslocamentos podem evidenciar potencialidades ou lacunas das polticas pblicas. Subvalorizao da mobilidade ativa, falta de acessibilidade, congestionamentos, reduo de margens de crregos protegidos para ocupao irregular de estacionamentos so retratos comuns do cotidiano acadmico no campus Trindade da Universidade Federal de Santa Catarina e esto diretamente relacionados degradao do meio ambiente e decorrentes da lgica rodoviarista, intrnseca no planejamento do campus desde sua fundao. Concomitantemente, no campo da Tecnologia e Informao, a capacidade em digitalizar, manipular e prever os resultados de projetos, tem alterado drasticamente a forma como os profissionais de Arquitetura e Urbanismo lidam com os problemas do cotidiano urbano. Este trabalho utiliza registros de conexo anonimizados da rede de WI-FI do campus para visualizao de dinmicas humanas como ocupao e deslocamentos, permitindo verificar aspectos do ambiente construdo e suas correlaes com a qualidade da caminhada do campus da Universidade Federal de Santa Catarina. As anlises e resultados da avaliao oferecem suporte para a formulao de ensaios propositivos que refletem sobre diferentes cenrios de aplicao do mtodo proposto.

Cidade, substantivo feminino: trajetos sob a perspectiva de gênero no Centro de Florianópolis

Conforme explcito no Objetivo 5 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentvel da Agenda de 2030: “a igualdade de gnero no apenas um direito humano fundamental, mas a base necessria para a construo de um mundo pacfico, prspero e sustentvel”. Ainda assim, as mulheres experienciam diferenas significativas no viver da cidade quando comparado aos homens que as impossibilitam de exercer seu pleno direito cidade. Com isso, o presente trabalho busca evidenciar principais trajetos no Centro de Florianpolis sob a perspectiva de gnero epropor alternativas para facilitar e melhorar a vida urbana da mulher, procurando amenizar as desigualdades que enfrentam diariamente.

Quintais produtivos: movimentos sociais, espaço urbano e meio ambiente

O presente Trabalho de Concluso do Curso de Graduao em Arquitetura e Urbanismo do Centro Tecnolgico da Universidade Federal de Santa Catarina intitulado: “Quintais produtivos: movimentos sociais, espao urbano e meio ambiente, tem como objetivo compreender o processo de desenvolvimento de quintais produtivos, no espao urbano, configurado o Quintal da Comunidade Jos Boiteax, localizado no Macio do Morro da Cruz na cidade de Florianpolis/SC, visando com isso uma investigao no Territrio do Macio do Morro Cruz, de como os quintais produtivos contribuem para o resgate de forma simblica (ldica) da memria cultural e sensorial da comunidade, buscamos tambm fazer uma anlise do processo de desenvolvimento da Horta Gestus Comunitria, do movimento social Integrar-Gestus e suas redes, neste territrio, com essa ao social, refletimos sobre a construo dos espaos produtivos dos quintais urbanos, trazendo os elementos que possibilitaram o seu desenvolimento, como a formao de multires, apresentando tambm os fatores limitadores do processo, como a no continuidade do mesmo. A primeira etapa, est ancorada no mbito reflexivo, no qual contextualizo uma narrativa espacial e histrica da rea de estudo. Neste sentido, por meio de referncias bibliogrficas busco fundamentar o embasamento terico deste trabalho. O desenvolvimento metodolgico para dar conta desta pesquisa foi, por meio de referncias bibliogrficas, na qual busco fundamentar o embasamento terico deste trabalho, apresentado as categorias de movimentos sociais, quintais produtivos e lugar (as comunidades). Procurando compreender qual o potencial dos quintais para a futura produo de alimentos nestes espaos vazios da comunidade, e com isso, resgatar as tradies ancestrais dos antepassados, crenas religiosas, hbitos rurais e a relao entre os espaos e seu entorno imediato, foi pensado na perspectiva de um processo participativo com a comunidade, para melhor compreendermos as necessidades dos moradores, desta forma agregar ao projeto experimental o valor de pertencimento, etapa que ficou limitada devido a pandemia do covid-19 iniciada em maro de 2020 no Brasil. Para dar conta dessas reflexes, utilizamos os referenciais de SANTOS (1979), BRITO (2000), ADICHIE (2010), MARICATO (2013) e SOUZA, M. A. D.; JNIOR, H. C.(2020). O projeto da Horta Gestus Comunitria, nos trouxe um processo de aprendizagem intenso, pois mergulhamos nas leituras e formaes, na qual foi possvel constatar que preciso ter um maior cuidado com as intervenes nos territrios, trazendo sempre os moradores como protagonistas do processo, para que tenhamos mais xito na continuidade do mesmo. Tambm nos faz refletir sobre o papel do arquiteto e urbanista no processo de conhecimento aliado com o compromisso social, sendo assim o paisagismo no s esttico e decorativo, mas ele cumpre com a funo social e desta forma pode ser aplicado nos territrios. Palavras-chaves: Espaos urbanos, Quintais produtivos, Movimentos sociais, Paisagismo.

Um novo olhar sobre a Baía da Babitonga: conectando a baía no cotidiano das pessoas

Este trabalho trata da Baa da Babitonga e de sua importncia estruturante para fomentar atividades de lazer, conectividade e economia para a regio, mas tambm para preservar a histria e a riqueza da fauna e flora existente nesse meio.

Para melhor compreender as din�micas em uma escala do cotidiano das pessoas, � apresentado um pequeno recorte da comunidade Vigorelli, que faz margens a ba�a na regi�o leste de Joinville, entendendo melhor a import�ncia da ba�a para uma escala regional, mas tamb�m para uma escala de bairro.

2021-1

O impacto das cidades nas mudanças climáticas: um projeto sustentável para a região norte de Florianópolis

Esse Trabalho de Concluso de Curso tem como objetivo desenvolverumestudo e uma proposta para a criao de uma nova centralidade para o norte da Ilha a partir de critrios de sustentabilidade e baixo impacto ambiental utilizandoo terreno pblico do Estado onde atualmente est sendo implantado o Sapiens Park.

Vias paisagísticas em Florianópolis: um estudo conceitual de paisagem, ambientes restauradores e vias urbanas com aplicação no Ribeirão da Ilha

2020-1

Manual Calçadas Seguras | para novos loteamentos em Chapecó/SC

A falta de segurana viria a principal causa de morte entre crianas e jovens adultos de 5 a 29 anos no mundo. O Brasil ocupa a terceira posio no ranking mundial dos pases onde mais ocorrem mortes no trnsito ficando atrs apenas da ndia e da China. Neste trabalho de concluso de curso foi realizada uma pesquisa bibliogrfica sobre como planejar cidades com um desenho virio capaz de enfrentar este problema de sade pblica, alm de garantir acessibilidade, segurana e conforto para todos os usurios do sistema urbano. Anlise de estudos de caso, documentos sobre caladas e levantamento de campo na rea de estudos tambm foram realizados com o intuito de esclarecer questes sobre o tema. Neste contexto e com o crescimento urbano acelerado de Chapec/SC, o objetivo deste trabalho desenvolver um manual de caladas para os novos loteamentos no municpio, orientando, de maneira simples e objetiva, a construo de novas caladas, seguindo os princpios dos Sistemas seguros e priorizando opedestrechapecoenses atravs de um novo padro de caladas.


Palavras-chave: segurana viria, desenho virio, calada, pedestre.

Trabalho completo:https://drive.google.com/drive/folders/1sDI4rQMtoz4mNPOqXZcPrsTIhMMZrpX5?usp=sharing

Proposta de nova centralidade para o sul da ilha de Florianópolis baseada na integração modal

Proposta para uma cidade universitária em São José, SC

Este projeto prope a instalao de um campus em So Jos, SC, e objetiva criar, de maneira equilibrada com o delicado meio ambiente, uma centralidade para os bairros do entorno, com um modelo acadmico diferente dos que costumam ser usados no Brasil, tendo este o papel de orientar os usos do campus, contribuindo para a educao e para a vitalidade da cidade e evitando problemas comuns das instituies.

2019-2

Diretrizes urbanísticas para preservação do patrimônio histórico na Enseada de Brito

RESUMO:

Centros histricos por vezes acabam por perder-se nas glrias de outros tempos e no conseguem caminhar com as necessidades das cidades atuais. O embate entre crescimento e preservao dos bens figura constante dentro da rea de patrimnio histrico. Tendo em vista tais problemticas, o presente trabalho busca revisar o atual permetro de tombamento do ncleo fundacional do distrito da Enseada de Brito, no muncipio de Palhoa, alm de criar uma srie de diretrizes que possam guiar o crescimento do local de modo que o mesmo no perca sua histria mas que tambm receba novas significaes e usos. Com tais indicaes, o objetivo que o trabalho em construo possa contribuir para que a comunidade se reaproprie do espao tombado pois entende-se que esta uma maneira de preserva-lo. Alm disso, as diretrizes urbansticas e projetuais propostas podero guiar as autoridades competentes a buscarem solues que a longo prazo no descaracterizem o espao e sua histria.

PALAVRAS-CHAVE:

Patrimnio - Preservao - Urbano

Requalificação do Bairro de Safende - O Fenômeno da Expansão Urbana na Cidade da Praia

Trindade para pedestres: transformando o bairro através do caminhar

Seminrio Temtico TCC 2 – 2019.2

REA TEMTICA: Planejamento Urbano

TTULO: Trindade Ao Nvel Dos Olhos

AUTOR(A): Amanda Camargo Martendal

Objetivo: Atravs da insero de infraestrutura adequada para os modais ativos e integrao com os modais motorizados, aliado ao desenho urbano voltado para escala humana e diversificao de usos na regio, procuro tornar o pedestre o grande protagonista neste espao de cidade.

Pergunta de investigao: Como um bairro com tamanho potencial para caminhabilidade ainda se estrutura em torno de uma nica via destinada aos automveis? Como podemos transformar essa realidade com recursos simples e acessveis?

Mtodo: Este trabalho foi estruturado a partir de uma pesquisa terica que abrange conceitos de caminhabilidade, escala do pedestre, bairros sustentveis, trreos ativos, papel do automvel no desenho urbano, ato de caminhar, aspectos sensoriais da caminhada, caminhada como transporte ativo, mobilidade, transporte pblico, densidade, uso do solo e mais. A partir disso, um diagnstico do bairro foi realizado, levantando aspectos socioeconmicos, fsicos e sensoriais, visando contextualizao para ento elaborar uma proposta com as melhores estratgias e, principalmente, as estratgias que podem ser aplicadas sem muito esforo.

2019-1

Cidade Partida: Vazio urbano como costura entre área central e "Cidade Norte" - Francisco Beltrão/PR

Este trabalho apresenta a dinâmica socioespacial do município de Francisco Beltrão – PR e propõe diretrizes para a ocupação de um vazio urbano localizado entre a área central e os bairros localizados na região norte do município. Busca-se com isso proporcionar uma maior conexão na malha urbana, promovendo o desenvolvimento de uma cidade sustentável e menos segregada, onde os acessos aos serviços e equipamentos públicos sejam democratizados.

São objetivos deste trabalho: 

• Possibilitar que a área de estudos seja um elemento de reconexão entre a “Cidade Norte” e a área central de Francisco Beltrão.
• Realizar uma leitura crítica do novo Plano Diretor Municipal que possibilite diagnosticar os princípios norteadores previstos para o desenvolvimento urbano de Francisco Beltrão, empregando os recursos extraídos da lei que sejam julgados como adequados para a proposta deste trabalho.
• Promover a valorização dos espaços de uso público, com estratégias que gerem vitalidade na área: térreos ativos, incentivo ao uso do transporte público,  priorização do pedestre sobre o veículo motor, implantação de áreas verdes. 
• Incentivar a implementação de Habitações de Interesse Social no local, garantindo a inclusão e o acesso da população de renda mais baixa à infraestrutura urbana implantada na área.
• Permitir, através do desenho urbano, a legibilidade do espaço de maneira simples, respeitando as condicionates presentes na área.
 
--------------
p.s.: Arquivos em baixa resolução

Lagoa Circular: diretrizes de planejamento autossustentável

Tem como objetivo propor diretrizes de planejamento urbano para a Lagoa da Conceição que articule os conceitos de autossufiência e sustentabilidade, aqui pensadas em termos sociais, econômicos e ambientais. Busca-se praticar diretrizes de desenvolvimento urbano baseadas nos princípios da Economia Circular e do Urbanismo Sustentável. Para tal, há a apresentação de recursos que dão suporte à conclusão dos ciclos de consumo, produção e descarte das diferentes camadas que interferem na fluidez do meio urbano, tais como os resíduos sólidos, a água, a comida, a energia, a mobilidade, entre outros.

O plano e a prática: Área de Urbanização Especial no sul da Ilha de Florianópolis

    O presente trabalho é fruto do surgimento de indagações vindas próximas ao fim do curso de arquitetura e urbanismo. A quantidade de projetos arquitetônicos, projetos urbanos, planos de ações estratégicas é numerosa. Não só aqueles produzidos na academia, mas também daqueles produzidos por arquitetos e urbanistas, mesmo com equipes multidisciplinares. Apesar da quantidade de projetos e planos com qualidade técnica, a maioria não é executada, ou os princípios são deturpados no decorrer da implementação. Desde a aprovação da Constituição de 1988 os municípios têm a responsabilidade de ordenação territorial e a elaboração de diretrizes gerais para que se atinja a função social da cidade e das propriedades urbanas. Como atingir esse objetivos? Por quê os planos diretores continuam descolados da realidade? Se esses não são efetivados, como então as cidades estão sendo construídas? Dessa maneira o estudo foca-se na cidade de Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina, que apresenta características singulares quanto à condicionantes ambientais, economia e a crescente gentrificação na sua porção insular. Na última década houve um esforço para a criação de um novo plano diretor para o município, que mesmo sendo aprovado nas esferas municipais, trouxe diversas polêmicas. consigo. Destas destaca-se uma nova definição para o zoneamento da cidade: as Áreas de Urbanização Especial (AUE). Caracterizadas como grandes áreas urbanizáveis para criação de novas centralidades e a preservação do meio ambiente, esses espaços necessitam de projetos específicos para serem aprovados. Porém não há informação que aponte quais seriam os critérios levados em consideração na hora da elaboração destes projetos amplos, nem como esses projetos seriam avaliados e implementados. Desta maneira investigam-se as possibilidades da aplicação deste novo instrumento. 

 

2018-2

A água na cidade e a cidade na água: Planejamento urbano na escala da Bacia Hidrográfica

Rios são vida, são água, são fontes de energia, são playgrounds: são um universo de possibilidades. São soluções e são riquezas, mas também podem ser vistos como problema. No Brasil e no mundo, cidades sofrem com a ausência de saneamento básico, com a insuficiência da drenagem urbana, a escassez de abastecimento, a poluição e a destinação incorreta dos resíduos sólidos; problemas urbanos, mas que impactam diretamente na saúde dos ecossistemas fluviais e distorcem a imagem dos rios perante a população. Insalubridade, enchentes e secas ressignificam os cursos d’água que cruzam as cidades, afastando-os de seus usos culturais e das pessoas.

Na contramão desse processo, propostas de recuperação de rios urbanos têm despontado como conciliadoras dos conflitos rio-cidade, tendo nos Parque Lineares Fluviais seu produto mais visado. Congregando finalidades de drenagem, lazer, circulação e biodiversidade, estas áreas multifuncionais da malha urbana ganham notoriedade dentro de um conjunto muito mais amplo de ações que qualificam ambiental, social e estruturalmente as bacias hidrográficas, possibilitando a recuperação do curso d’água e da relação rio-cidade. Ou seja, o resgate dos rios urbanos demanda projetos de diversas especialidades e que incidem não apenas no seu entorno imediato, mas ao longo da bacia hidrográfica como um todo, promovendo a regeneração de cada área contribuinte afim de possibilitar a recuperação e a sobreposição das dinâmicas urbanas e ambientais de maneira simbiótica.

Nesse cenário, o planejamento urbano-ambiental assume um papel fundamental no processo de recuperação de rios urbanos, atuando tanto na estruturação das propostas como na articulação e viabilização dos projetos. Através de instrumentos de controle de uso e ocupação, direcionamento da densificação e implantação de infraestruturas, o planejamento coordena os sistemas e as demandas incidentes na bacia, enquanto com instrumentos de resgate de custos e benefícios da urbanização, possibilita o sequenciamento estratégico dos projetos.

Dessa forma, o objetivo deste trabalho é estruturar a reconquista das dimensões ambiental e cultural da água, através do planejamento urbano, tomando como estudo de caso o Rio Três Henriques, no município de São José.

PALAVRAS CHAVE

Bacia Hidrográfica; Planejamento urbano; Planejamento urbano-ambiental; Instrumentos urbanos; Dimensão cultural do rio; Rio-Cidade; São José, Rio Três Henriques

Diretrizes urbanísticas para preservação do patrimônio histórico na Enseada de Brito

Planejamento urbano - O cenário de atuação do urbanista no contexto municipal

2018-1

Estratégias de Ocupação de Áreas Próximas à Corpos d'Água em Joinville Utilizando Áreas de Lazer e Equipamentos Urbanos

2017-2

Sistema de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil para Área Conurbada de Florianópolis

O presente trabalho busca embasar e sistematizar o gerenciamento dos resíduos da construção civil e demolição dentro da Área Conurbada de Florianópolis, que inclui a própria capital, além de São José, Biguaçu e Palhoça. Para isso, fez-se uma revisão literária acerca do tema, analisando exemplos e tentando entender o funcionamento e as falhas desse ciclo em algumas cidades brasileiras, observando os diversos aspectos envolvidos nessa gestão, nos âmbitos sociais, ambientais, legais etc. Buscou-se também entender como as quatro cidades tem se comportado morfologicamente e qual a previsão da dinâmica do crescimento das mesmas, além de fazer um panorama geral do gerenciamento atual dos resíduos dentro dos municípios, buscando conhecer as ações e omissões das empresas atuantes no ramo, dos clientes, da sociedade e das prefeituras. Feitos esses levantamentos, propõe-se então uma gestão desses resíduos dentro das cidades, setorizando-as com o objetivo de atender as áreas de crescimento através de um sistema que conta com pontos de coleta, áreas de triagem e centrais de reciclagem distribuídos pelos setores propostos. Para o funcionamento dessa rede, é necessária uma série de ações, por parte principalmente dos governantes, em questões de aplicação e fiscalização de leis para que os demais agentes - os construtores, os recicladores e a própria sociedade - sejam conscientizados e incentivados a dar a destinação correta não só dos de construção, mas de todos os resíduos de modo geral. O objetivo então, com a proposta urbana e com a espacialização arquitetônica de um exemplo de cada unidade dessa rede, é auxiliar na educação e na mudança de perspectiva sobre o tema, incentivando um novo comportamento desses vários agentes e trazendo benefícios ao meio ambiente e a sociedade de modo geral.

2017-1

Desenvolvimento Excludente: Gentrificação em Florainópolis

Com o objetivo de promover o debate sobre o processo de gentrificação e suas peculiaridades, o presente trabalho aborda os aspectos políticos, sociais, econômicos, culturais e históricos do fenômeno. As particularidades do processo são analisadas no estudo de caso sobre a ala leste do centro histórico de Florianópolis, o antigo bairro da Pedreira. Concluída a análise, o trabalho se dedica a propor medidas que previnam a região de sofrer gentrificação futuramente. Por fim, vislumbrando um sucesso de tais medidas, ilustra-se um horizonte possível para a região, em oposição a conceitos como cidade-empresa e cidade-mercadoria, tomando forma na busca por uma cidade-popular.

Permitir a diversidade no centro de Florianópolis: Programa de Inclusão Social na Pedreira

Vivemos em uma sociedade racista, em que os brancos têm privilégios diversos que reforçam a desigualdade social de que o capitalismo necessita para se manter. O projeto busca promover a reparação histórica das populações negras na cidade de Florianópolis por meio da inclusão social e da revitalização da região da Pedreira, permitindo assim a diversidade dentro da área. Propõe-se dez equipamentos urbanos para área, sendo quatro deles novas edificações: a Moradia Social, Albergue Popular, Abrigo Noturno para População em Situação de Rua e o Centro Esportivo e Educacional; e 6 deles revitalizações dos edifícios abandonados ou para aluguel da área propondo diversificados usos: a manutenção e reforma do Instituto Arco Íris, Ponto de Coleta de Recicláveis, duas extensões do Projeto Centro Sapiens, Start Up Sociais e uma E.J.A. para a região. Também é proposto o desenho urbano de toda a área com a inclusão de 3 áreas de estar e um Parque Coberto no Terminal Urbano da Cidade de Florianópolis. Acredita-se que a união entre os equipamentos e a revitalização da área, criam-se políticas afirmativas para as populações negras e ao mesmo tempo impede-se a excessiva gentrificação do bairro.

Reorganização e Qualificação Urbana no Bairro Carianos, Florianópolis

A potencialização de sua ligação com o centro da cidade pela construção do Novo Acesso Viário, a mudança de localização do Atual Terminal de Passageiros e sua importância para conjuntura urbana e econômica  junto ao bairro, alem da preocupação quanto a preservação e manutenção da Reserva Extrativista Marinha do Pirajubaé e de sua Área de Transição levaram a escolha do Carianos como objeto de estudo. Concebendo um novo planejamento adequado a essa futura renovação, preocupado em abranger as diferentes escalas e no desenvolvimento harmonioso junto ao rico ecossistema de manguezal circundante levaram a proposta de ambiente urbano focado principalmente na escala da rua, a fim de atender ao interesse coletivo e estimular a convivência saudável entre os moradores do bairro.

2016-2

Desenvolvimento orientado ao transporte sustentável para a região metropolitana de Florianópolis

Proposta de plano de expansão urbana no Norte da Ilha Florianópolis

Caderno Disponível em alta resolução: https://www.dropbox.com/sh/9risaesvbtteo95/AABF-_kXYTUGfrEyu0lvkvVQa?dl=0

Qualificação e Preservação às margens do Itajaí-açú: um ensaio urbano em Gaspar | SC

O caso de estudo fica no município de Gaspar, no Vale do Itajaí. A cidade, um caso típico dentre outras da região, sofre com frequentes cheias, das quais as mais recentes em 2008 e 2011. Vetor da ocupação, observa-se, neste cenário, o desenvolvimento das relações da população com o rio onde este assume papel de antagonista, como “precursor das cheias”. Recentemente, um novo Plano Diretor foi formulado para o município (ainda em fase de aprovação) e propõe uma reorganização da malha urbana da cidade e suas funções, assim como um rezoneamento da margem do rio seguindo regulações do Código Florestal Brasileiro, mas de forma genérica. Este trabalho foca-se nas relações diretas das ocupações às margens do rio e as urbanidades criadas ao longo delas, frente aos desafios impostos pelos conflitos atuais entre urbanização e preservação.

Tramas urbanas: alternativas para o pedestre em Ituporanga

O propósito deste trabalho é fazer do caminhar um instrumento de democratização da cidade, criando um plano para estimular os moradores a usarem mais a cidade de outras maneiras não somente usando o carro como meio de transporte, fazendo com que as pessoas se sintam convidadas a caminhar, pedalar, fazendo a cidade voltar a ser um cenário de encontros coletivos. 

2015-2

Sem título