Trabalhos de Conclusão de Curso

Trabalhos do ano 2023

Foram en contrados 71 trabalhos

2023-2

“Florianópolis, paraíso da classe A”: turismo de elite e segregação como projetos de associações empresariais

Nas ltimas duas dcadas, a Regio Metropolitana de Florianpolis palco de uma acirrada disputa sobre os rumos do desenvolvimento urbano e das dinmicas imobilirias, que vm sendo contestados por associaes de bairro, ambientalistas e acadmicos. No obstante a oposio desses agentes, o direcionamento das polticas pblicas, que converge com a opo de empresrios por produtos imobilirios e tursticos diferenciados, tem reforado a segregao socioespacial em todo o territrio e privilegiado um padro de ocupao elitista da ilha. A crescente participao poltica de associaes empresariais pode estar relacionada ao sucesso de empresrios na imposio de interesses particulares. Este trabalho se props a entender qual a influncia desses aparelhos privados de hegemonia empresariais nas decises de agncias e secretarias pblicas, bem como nos rumos do turismo e do desenvolvimento urbano. Para tanto, realizamos uma pesquisa histrica sobre o associativismo empresarial em Florianpolis que aliou levantamento bibliogrfico a anlise de documentos. Mostramos como h uma continuidade entre as reivindicaes das primeiras associaes voluntrias de empresrios do turismo e da incorporao, como a Fundao Pr-turismo de Florianpolis, e as entidades mais recentes, como a Associao FloripAmanh. Entendemos que essa associao tem sido capaz de dirigir amplos setores da sociedade em prol de um projeto de cidade exclusivista, que articula a opo por um desenvolvimento urbano segregador, e que vem sendo encampado pelo empresariado em conjunto com sucessivas gestes da Prefeitura Municipal de Florianpolis.

Palavras-chave: Regio Metropolitana de Florianpolis; turismo; segregao urbana; conflito de classes; aparelhos privados de hegemonia.

A dominação privada sobre o espaço público em Florianópolis: estratégia espacial do Adote Uma Praça no Centro e Agronômica (2007-2023)

A formação do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSC: Histórias e reflexões sobre o ensino da Escola (1977-1996)

Este trabalho apresenta a história dos primeiros vinte anos de funcionamento do curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O objetivo é analisar as discussões internas em relação ao ensino da Escola. Para isso, é realizada uma retomada histórica em relação à criação da UFSC e ao ensino de arquitetura e urbanismo no Brasil, a fim de desenhar o contexto em que surgiu o curso analisado, em 1977. Assim, através de uma pesquisa documental, apresentamos cronologicamente os acontecimentos, no período de 1977 a 1996, que objetivavam pensar o ensino, a aprendizagem e as relações pedagógicas no interior do curso. Concentram-se as análises nos processos de reforma curricular buscando motivos, interesses, justificativas e premissas pedagógicas que direcionam os debates. Devido a questões administrativas e por imperativos da gestão federal do ensino superior, essas discussões em relação à reforma do ensino limitaram-se à aprovação da nova estrutura curricular em 1996, que ficou em vigência no curso por mais de 25 anos

Caminhabilidade no Maciço do Morro da Cruz

Caminhar. Ato ou Efeito

Centro Bioclimático de Arte e Cultura

Este projeto traz como proposta um centro cultural eficiente em energia, localizado em um terreno no Sapiens Parque, em Florianpolis, representado a partir do projeto arquitetnico e da anlise das suas estratgias de conforto ambiental, com foco no conforto trmico. Avalia-se, tambm, o nvel de eficincia energtica da envoltria desta edificao a partir do mtodo de simulao computacional do PBE Edifica.

Centro de Acolhimento e Bem-Estar Animal

O propsito deste trabalho o desenvolvimento de um projeto arquitetnico para um Centro de Acolhimento e Bem-Estar Animal com foco nos animais domsticos, especificamente ces e gatos, para a cidade de So Jos, em Santa Catarina. Parte-se do princpio de que h uma lacuna em termos de espao fsico que atenda s necessidades de um centro de acolhimento animal pblico, com acesso servios veterinrios paraa populao. Desse modo, busca-se suprir uma infraestrutura pblica que atenda os cuidados veterinrios dos animais domsticos do municpio, especialmente os que esto em condio de vulnerabilidade e abandono, e oferea abrigo aqueles que necessitam. Visa-se criar um ambiente acolhedor e seguro para os animais nessa situao, ao passo que auxilia a conscientizar a sociedade sobre a importncia do cuidado animal e da adoo. Alm disso, o projeto busca oferecer benefcios a outros grupos sociais da cidade, como uma forma de potencializar o encontro entre pessoas e animais e servir como um local de abertura para o pblico e a populao.

Centro de apoio à mitigação de desastres

Desenvolvea proposta de criao do primeiro Centro de Apoio Mitigao de Desastres em territrio nacional, com afinalidade de promover o planejamento estratgico, difundir informaes relevantes, garantir o direito memria e fomentar novas pesquisas cientficas relacionadas a mitigao de desastres de maneira interdisciplinar.

Centro de Incentivo à Cultura e Educação: espaço de contraturno escolar na região continental de Florianópolis

Introduzir, desde a infncia, experiencias multiculturais auxilia no desenvolvimentocognitivo e acadmico das crianas, alm de aprimorar suas habilidades sociais. Aarquitetura auxilia no desenvolvimento de espaos que incentive o acesso educao completa e inclusiva, com atividades culturais, esportivas e recreativas,que auxiliem na transformao social.O presente trabalhorefere-se ao trabalho de concluso de curso de arquitetura eurbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina – Brasil, e trata-se da analisedo meio urbano da cidade de Florianpolis e sua arquitetura, como objeto detransformao social para crianas e adolescentes em situao de vulnerabilidadesocial. Como resultado, apresenta-se o projeto arquitetnico de um complexo deincentivo cultura e educao para a regio continental da cidade.A escolha do local surge atravs da analise de diversos aspectos urbanos e sociaisda regio, o vazio urbano est inserido em uma rea de importante conexo entreos bairros continentais e a parte insular de Florianpolis. O terreno localiza-se naAvenida Ivo Silveira, ao lado do prdio da Defesa Civil do Estado de Santa Catarina,em um local de acesso facilitado por todos os modais de transporte. O espaotambm abriga o Centro Comunitrio de Capoeiras, o NEIM Machado de Assis, oCRAS de capoeiras e o Arquivo Centra da Secretria de Mobilidade do Estado.A regio continental da cidade de Florianpolis bastante densa e consolidada,atravs de um olhar aprofundado para os bairros nota-se a carncia de espaospblicos de lazer e de assistencialismo para as famlias mais carentes. O bairrocapoeiras est no eixo central, com escolas e creches prximas e com acessofacilitado, potencializando a proposta de um espao de igualdade, onde oaprendizado seja parte leve do processo de desenvolvimento das crianas e dosadolescentes.

complexo aquático São Domingos: equipamento comunitário de incentivo ao esporte em Guarulhos/SP

Comunidade Educadora Monte Cristo: Centro de Incentivo a Educação e Cultura

Este trabalho consiste no projeto arquitetnico de um Centro de Incentivo Educao e Cultura, localizado no Monte Cristo, bairro da Regio continental de Florianpolis. O projeto explora a relao entre arquitetura e pedagogia, baseando-se em diferentes correntes pedaggicas que convergem ao iderio em comum da Educao Integral. A educao, como abordado ao longo dos estudos, deve configurar-se como uma ferramenta de transformao social; ela no deve restringir-se s paredes da instituio, mas englobar um ambiente de aprendizagem inclusivo, colaborativo e integrado realidade sociocultural da regio.
Explora-se a ideia de uma instituio educacional que transcende os limites tradicionais, oferecendo um espao de interao, igualdade e dilogo para alunos e comunidade. Busca-se a possibilidade de capacitar indivduos, tanto estudantes quanto membros da comunidade, a se tornarem protagonistas ativos em suas prprias realidades, esmaecendo as barreiras entre o espao "pblico" e o espao de ensino.

Curare: Hospital de cuidados paliativos para Florianópolis

O envelhecimento da populao brasi leira acompanhou o aumento na expectativa de vida, passando de 73,9 anos em 2010 para 76,8 anos em 2020. Esse cenrio trouxe consigo um aumento no nmero de pessoas com doenas crnicas, demandando no apenas tratamento especfico, mas tambm cuidados paliativos. Segundo a definio da OMS, os cuidados pal iativos visam melhorar a qual idade de vida de pacientes com doenas graves, abrangendo aspectos fsicos, psicossociais e espirituais. Apesardo Ministrio da Sade haver publicadoaresoluo n 41 em 2018, regulamentandoa oferta de cuidados paliativos como parte dos cuidados continuados integrados no mbito do Sistema nico de Sade (SUS) no foi feito muito em relao infraestrutura voltada aos cuidados paliativo. Levando isso em considerao, esse trabalho busca, por meio da arquitetura e urbanismo, mostrar a relevncia de espaos exclusivos para a prtica dos cudados paliativos e como deve ser feita a construo desses espaos de forma humanizada e que prioritize o bem-estar do paciente. Assim, foielaboradoo projeto de um hospital voltado a cuidados paliativos para a cidade de Florianpolis, oferecendo um ambiente de acolhimento e cuidado no somente para pacientes, mas tambm para seus familiares.

Ecos do passado, desafios do presente: territórios negros em Florianópolis e o Quilombo Vidal Martins

A cidade brasileira e sua histria nos permitem pensar a realidade do racismo estrutural que se reflete em sua estrutura urbana desde sua formao colonial atos processos de segregao socioespacial que atingem a populao negra contemporaneamente. Neste sentido, o objetivo geral do presente trabalho de concluso de curso realizar um estudo exploratrio dos territrios negros na cidade de Florianpolis, traando a relao entre raa e o processo de produo do espao urbano no Brasil. Como parte primria da pesquisa parte-se do resgate da conceituao sobre raa e das nuances do racismo, relacionando-os com o histrico do planejamento urbano brasileiro, analisando como essas relaes afetam o direito cidade para a populao negra. Na segunda parte buscou-se um entendimento sobre povos e comunidades tradicionais no Brasil, com enfoque nos quilombos, para compreender tambm os ncleos de formao dos territrios negros em Florianpolis e relacion-los com o racismo ambiental que os atingem, muitas vezes sendo expulsos de suas terras. Como parte final desse trabalho, se busca um estudo de caso com o Quilombo Vidal Martins, por ser o primeiro caso reconhecido pelas entidades brasileiras legalmente responsveis como comunidade remanescente quilombola e um dos territrios negros que contribui fortemente com a histria da cidade.O estudo tem ainda como perspectiva compreender a histria da comunidade, desde suas primeiras ocupaes no territrio, a expulso da comunidade, e o processo de retomada de sua localizao original. O trabalho busca contribuir, portanto, destacando a importncia de evidenciar a histria dos territrios negros, como o quilombo, e como a invisibilizao desses territrios fruto do racismo estrutural e de um planejamento urbano que historicamente segregador. Por fim, busca-se tambm as possibilidades que arquitetos e urbanistas possuem para auxiliar na garantia da manuteno desses territrios e quais instrumentos urbansticos so possveis para a titulaoo de terras quilombolas.

Entre a cidade o e rio: urbanização, regularização e o direito à moradia na comunidade do bairro Monte castelo, em Criciúma-SC

A produo do espao urbano nas cidades brasileiras bastante desigual, nelas os grupos sociais conformam-se em estruturas que separam as classes com rendas mais altas das mais baixas, numa complexa dinmica, na qual os investimentos pblicos e a infraestrutura urbana concentram-se em reas de interesse do capital. Em Cricima, esta segregao foi construda sob a influncia da explorao do carvo mineral, cuja importncia fez com que houvesse o fortalecimento de uma elite mineradora e a criao de vilas operrias para abarcar a quantidade de trabalhadores que chegavam cidade para trabalhar nas minas. Alm disso, a atividade carbonfera foi responsvel direta pela degradao ambiental de grandes reas, destinadas queles que no podem pagar pelo alto preo da terra urbanizada, tornando-se um agente de desigualdades no solo criciumense. A partir disso, esse trabalho toma-se como ponto de partida o estudo e a reflexo sobre como esto organizadas as reas de pobreza no municpio de Cricima e, como consequncia disso, tem-se como objetivo produzir um projeto de urbanizao e regularizao para uma delas, a ocupao informal presente no bairro Monte Castelo, onde almeja-se produzir mecanismos que ajudem a mitigar as desigualdades socioespaciais e melhorar as condies de vida daqueles que ali habitam.

Entre morros e planícies: proposta de habitação de interesse social para a comunidade da rua Pedro Krauss Sênior em Blumenau/SC

Em 22 de novembro de 2008, Santa Catarina sofreu sua maior tragdia em funo das fortes chuvas que atingiram o Estado.A Defesa Civil relatou que 63 municpios declararam situao de emergncia e 14 estado de calamidade pblica. Cerca de 2 milhes de pessoas foram afetadas, com 135 mortes, principalmente devido a deslizamentos de terra. Em Blumenau, as chuvas atingiram nveis alarmantes, levando 25 mil pessoas a deixarem suas casas, resultando em 5.209 desabrigados e 24 mortes. Esses desastres so frequentemente associados aos eventos naturais da regio do Vale do Itaja, embora sua vulnerabilidadejfosse conhecida desde a chegada dos imigrantes alemes em 1850. A ocupao de reas de risco, especialmente por comunidades de baixa renda, aumentou aps a dcada de 1980, devido falta de fiscalizao e planejamento urbano adequado. Somente aps a tragdia de 2008, a questo das reas de risco comeou a receber mais ateno dos lderes municipais. A oferta de moradias dignas e seguras fora dessas reas negligenciadas crucial para reduzir perdas materiais e humanas no futuro.O trabalho tem como objetivo geral a proposta de um projeto de habitao social para parte da comunidade da rua Pedro Krauss Snior, em Blumenau-SC, visando a realocao das habitaes em reas com Potencial de Risco (APRs).Os objetivos especficos constituem-se ementender as condies que guiaram o surgimento das reas de risco em Blumenau-SC;identificar uma comunidade que esteja atualmente em rea de risco visando uma aproximao ao seu contexto real e que possa guiar a proposta do projeto arquitetnico;delimitar terreno para proposta de projeto arquitetnico a partir do estudo do contexto social e urbano da comunidade selecionada, tendo em vista uma perspectiva de direito cidade;exercitar a concepo de projeto de habitao coletiva de interesse social, entendendo que essa uma demanda desafiadora na esfera urbana e questo crucial em nvel nacional, explorando o potencial arquitetnico que projetos de grande escala deste tipo podem oferecer.

Enxerto: Uma proposta para o aterro da Costeira do Pirajubaé

A Costeira do Pirajuba foi reconhecida pela populao pesqueira-extrativista at o final da dcada de 90, quando enormes quantidades de pescados, como camaro e moluscos, especialmente berbiges, eram extrados diariamente para comercializao na cidade de So Paulo, onde seriam utilizados em pratos sofisticados e caros.

Paralelamente, a cidade de Florianpolis estava em expanso, impulsionada pelo crescimento do turismo na ilha devido s suas belas praias. Nesse contexto, a infraestrutura viria da cidade precisava ser expandida para melhorar as conexes entre as praias do sul e do norte em direo ao centro. Como resposta a essa demanda, foram projetados e construdos alguns aterros, incluindo o Aterro da Via Expressa Sul, que conecta o centro da cidade ao aeroporto e s praias do sul da ilha.

O Aterro da Via Expressa Sul foi construdo utilizando omtodo de dragagem, com uma mquina sugadora de areia. O local escolhido para essa operao de dragagem foi prximo primeira Reserva Extrativista do Brasil (RESEX) na Costeira do Pirajuba, onde se concentrava a maior populao de berbiges, molusco que a base do prato tpico “pastel de berbigo” vendido no centro da cidade e clssico “manezinho”, tambm deu origem a inmeras festas, sendo a mais famosa e ainda realizada nos dias de carnaval o “Berbigo do Boca”. A dragagem prxima Reserva resultou na formao de um grande buraco, causando o desabamento de parte do baixio, onde os berbiges se reproduziam, e levando a uma queda alarmante na populao desse molusco. Alm disso, os peixes passaram a habitar esse buraco, tornando impossvel para os pescadores passarem suas redes de pesca.

O Aterro da Via Expressa Sul teve impactos devastadores na flora e fauna da regio, alterando drasticamente a vida dos pescadores e extrativistas, que dependiam dos recursos naturais locais como principal fonte de renda. Muitos moradores da regio se mudaram ou trocaram de atividade comercial para sustentar suas famlias.

Diante desse cenrio, este trabalho visa reintegrar a comunidade ao mar, promovendo a integrao do turismo com a cultura local e as prticas artesanais, buscando novas fontes de renda e transmitindo a cultura local s novas geraes para fortalecer a permanncia, a coletividade e a identidade cultural. Alm disso, por meio de pesquisas e do conhecimento disponibilizado pela RESEX sobre a extrao de berbiges e novas tcnicas de armazenamento e manuseio de pescados, pretende-se implementar estruturas que contribuam para aumentar a produtividade e melhorar as condies de trabalho na pesca e no extrativismo.

Fazendas em transição: reconfigurando o campo para recuperação dos solos

O trabalho prope um projeto capaz de guiar a agricultura e pecuria em direo a um futuro agrosustentvel com um modelo de transio que almeja recuperar o solo degradado pelos agentes qumicos da agricultura extensiva no Pampa, bem como diversos outros biomas, enquanto fortalece a comunidade local. A transio estudada abrange a realizao do planejamento espacial das propriedades, capaz de viabilizar a implementao de prticas de manejo do solo, bem como novas estratgias scio-bioclimticas adequadas, aplicadas em uma propriedade na regio de So Borja, Rio Grande do Sul. Essas medidas tornam prioridade a promoo da sustentabilidade ambiental, atravs de um modelo de transio baseado nos trs pilares da sustentabilidade e pela introduo do Sistema Pastoril Voisin para a recuperao do solo e promoo da biodiversidade, na direo de uma agricultura livre de agrotxicos, ao passo que almeja promover a difuso dessas iniciativas para os proprietrios da regio como alternativa vivel ao plantio monoespecfico. Neste projeto, a presena e o bem-estar humano so fundamentais e acontecem prximos da fauna e da flora.

Franklin Cascaes: contar histórias como preservação da memória da cidade na Ilha de Santa Catarina.

Um texto de literatura ficcional poderia servir como um documento a contribuir com o tema do contexto urbano para a compreenso da histria de um lugar? Como a hiptese que alenta o estudo a de que a literatura, como fico, pode ser um meio importante para a compreenso da importncia de registro arquitetnica e urbanstica no contexto de Florianpolis, na medida em que potencializa a complexidade das formas de vida e das relaes sociais em jogo no espao urbano, relevante a anlise e documentao desse estudo para resolver a problemtica desta lacuna.

Um texto sobre os costumes e memria de Florianpolis poderia ajudar na compreenso do patrimnio da memria do espao da capital? Os registros de Franklin Cascaes, em "O Fantstico na Ilha de Santa Catarina", carrega um potencial documental importante, pois mostra relatos de nativos da cidade de Florianpolis no incio do sculo XX e suas dinmicas sociais e urbana. Sendo assim, o projeto em questo visa esta discusso perante a importncia histrica para a memria do urbanismo da cidade, e como estes textos podem auxiliam a compreenso e teorias sobre esses campos.

Guia de projeto para cozinhas profissionais

Este trabalho traz, de forma clara e objetiva, diretrizes e exemplos para um bom planejamneto e design de uma cozinha profissional. um material informativo que pode ser usado como fonte de consulta e aprendizado.

Infraestrutura verde em Rio do Sul-SC: diretrizes para a mitigação de enchentes na bacia do rio Itajaí-Açu

Minha Casa, Minha Vida: Entre o Direito à Moradia e a Lógica de Mercado

O EDIFÍCIO NA CIDADE, A CIDADE NO EDIFÍCIO: ensaio de articulação de edifícios com espaços públicos na rua Victor Meirelles.

O edifcio e a cidade so partes indissociveis de um mesmo organismo vivo. A cidade no existe sem arquitetura, da mesma forma que a arquitetura no constitui a cidade - ambos se sobrepem e se entretecem para criar o ambiente coletivo. nessa interao que a arquitetura revela seu potencial de influenciar e enriquecer a experincia urbana. O presente ensaio estuda esse organismo em um recorte no centro da cidade de Florianpolis, encontra um ponto de possvel interveno e prope requalificao do espao urbano na Rua Victor Meirelles atravs dos edifcios e de sua articulao com a rua. No desenvolvimento do projeto, buscou-se estabelecer uma relao de complementaridade entre a cidade e os edifcios, estudando a mutualidade de suas existncias – para entender o edifcio na cidade intrnseco reconhecer a cidade no edifcio.

O Profissional em Arquitetura e Urbanismo no setor Público - Estudo de caso do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis

O Trapiche da Tapera: uma Proposta de Intervenção Estruturante que Visa a Não-Gentrificação

Parque da Aviação: Espaço de Convívio Social Múltiplo e Preservação da Memória no Bairro Campeche

O presente trabalho tem como objetivo a elaborao de um projeto arquitetnico e urbano bsico de um parque cultural e de lazer no bairro Campeche, em Florianpolis. A partir da investigao terica e estudo das condicionantes territoriais e histricas pr existentes, elabora-se, na rea de interveno conhecida como antigo Campo de Pouso do Campeche, o projeto do Parque da Aviao.

A proposta projetual, lida com a complexidade de estar localizada em um dos bairros com o maior crescimento registrado da cidade, com a grande especulao imobiliria e ser palco de importantes lutas comunitrias a favor da preservao da cultura e pelo direito ao lazer. Utiliza-se, para fins de projeto, parte do recorte da rea qual foi concedida ao municpio de Florianpolis, de aproximadamente 114 mil m, e, para alm dela, traam-se diretrizes relacionando a cesso ao restante do terreno.

Parque dos sentidos: centro terapêutico com foco no autismo

O Parque dos Sentidos um centro teraputico que busca realizar a interseco entre a interioridade do autismo e a exterioridade da natureza. O projeto procura evidenciar como a arquitetura pode auxiliar no tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA) por meio de uma organizao funcional e formal clara, alm da criao de espaos de transio que convidam o autista a sair de sua introspeco em direo natureza. O terreno escolhido est localizado em Braslia (DF), o maior marco da arquitetura moderna brasileira e cidade natal da autora. O partido surge a partir das foras do lugar: um terreno com 18m de declive beirando o Lago Parano e seu acesso por uma rua em L. Paralelamente rua, foram dispostas duas linhas perpendiculares entre si, liberando uma grande rea verde de preservao do cerrado, onde os brasilienses podem desfrutar da escala buclica da capital. Aos poucos, as linhas so fragmentadas, conectadas e acomodadas topografia. Assim, a construo se confunde com o terreno e respeita a escala humana, com edificaes baixas que se adaptam silhueta predominantemente horizontal de Braslia. Cria-se, tambm, um crculo que conecta as duas linhas, mas que no totalmente fechado. A ruptura projetual desta curva refora a conexo entre o mundo interno do autismo e a grandeza externa da natureza. A hierarquia visual deste elemento desempenha a importante funo ao conectar todo o projeto entre si, alm de integr-lo natureza, quando o gesto circular se torna uma rampa e depois um deck que flutua no lago. Assim, a arquitetura deixa clara sua funo mediadora ao tornar-se um espao de transio entre o indivduo e o mundo.

Parque Ecológico Morro do Farol: uma proposta harmônica para o promontório remanescente de Itajaí.

O contnuo investimento no setor da indstria, comrcio, servios e mercado imobilirio influenciou o crescimento acelerado da cidade porturia de Itaja a partir da dcada de 70, que junto com a falta de planejamento urbano antecipado e adequado resultou em uma trama urbana sem conciliao com reas verdes e com pouca oferta de reas de lazer pblicas. Com isto, as pequenas orlas de praias itajaienses so os principais locais de lazer do cidado, oferecendo baas mais calmas para banhos, como tambm praias com condies boas para a prtica de surfe e outros esportes. A configurao topogrfica da cidade mescla a plancie s margens do rio Itaja-Au, as praias do Mole, Atalaia, Cabeudas e Praia Brava e o conjunto de morros do bioma Mata Atlntica. Com o crescimento urbano se detendo nas reas planas, grande parte dos morros ainda se detm protegida, se no aqueles mais prximos s orlas, como o morro do Atalaia, Morcego e Farol. O municipio de Itajai criou o Parque Natural Municipal do Atalaia atravs do Decreto Municipal 8.107/2007, uma medida compensatria devido aos impactos ambientais gerados pelo porto comercial localizado no rio Itaja-Au. Esta Unidade de Conservao localiza-se na morraria ao longo da praia do Atalaia e considerada uma reserva urbana representativa com 195.000 m de Floresta Ombrfila Densa nativa. No ano de 2014, novamente, o Municpio foi notificado pelo Ministrio Pblico de Santa Catarina pela irregularidade nas construes imobilirias na orla da Praia Brava Norte - que at a reviso do zoneamento em 2012 era uma rea de Preservao Ambiental. A notificao resultou em um acordo judicial no qual prev a ampliao da Unidade de Conservao do Atalaia at a Ponta do Farol - Cabeudas junto com a elaborao de um plano de manejo para o local - j realizado pela Uiversidade do Vale do Itaja (UNIVALI) em 2018 e usado como base para a proposio deste trabalho. Esta ampliao da Unidade de Conservao o foco para o presente projeto, tomando como rea de interveno o Morro do Farol mais o Morro do Morcego, que juntos formam um promontrio que divide as orlas de Cabeudas e Praia Brava e avana cerca de 1km oceano adentro - uma particularidade natural. Mais do que uma proposio pontual para interveno na rea de morraria verde remanescente da orla e a sua conexo com a malha urbana, o trabalho tem como intuito formular uma crtica atravs da proposta maneira como vem se apresentando a relao desarmnica entre o crescimento urbano e o meio natural, junto com o desequilbrio acerca do direito s reas de lazer e equipamento pblicos de qualidade para toda a populao.

PLANO URBANÍSTICO NA REGIÃO CONTINENTAL: Uma Operação Urbana Consorciada (OUC) Como Instrumento de Qualificação Urbana

O presente trabalho busca propor diretrizes de ocupao para o setor central da regio continental da cidade de Florianpolis (SC) atravs do instrumento urbanstico das operaes urbanas consorciadas (OUC). Partiu-se do objeto da OUC-4 Continente presente na Lei Complementar Municipal 482 de 17 de Janeiro de 2014. Para isso, realizou-se uma revsiso bibliogrfica dos principais autores que trata sobre o isntrumento das OUCs e analisou-se aspectos urbanos, sociais e ambientais do territrio para propor um plano urbanstico que atenda as demandas da regio, calcado nos preceitos do Estatuto da Cidade (2001).

Projetar sobre edifícios: uma proposta de habitação social pré fabricada na antiga sede do IBAMA

Este trabalho, cujo produto final um projeto de habitao de interesse social na Avenida Mauro Ramos, em Florianpolis, realizado em um momento em que necessrio repensar o modo de produzir cidades. Parte-se da teoria de que ser papel dos arquitetos e urbanistas projetar espaos onde h pr-existncias. Nesse contexto, entende-se como necessrio, ainda, superar os meios convencionais de produo de habitao de interesse social. O tema parte de dois interesses: intervir em estruturas existentes e o estudo da pr-fabricao em concreto como tcnica construtiva. Assim, estabeleceu-se como objetivo central do trabalho o desenvolvimento de dois blocos de habitao de interesse social: o retrofit do edifcio do IBAMA, ocioso desde 2015; e um novo edifcio pr-fabricado no lote adjacente.

República da Juventude: Rede de apoio a reinserção social de jovens adultos do acolhimento institucional

Requalificação e expansão do Ambulatório do HU UFSC

Este estudo tem como objetivo o planejamento arquitetonico de um edificio destinado a consultorios ambulatoriais, localizado em frente ao Ambulatorio do Hospital Universitario da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC). Esta proposta visa suprir as demandas do hospital em relacao ao numero de consultorios, potencializar a oferta de atendimentos ambulatoriais publicos e aprimorar a experiencia dos pacientes. Alem disso, o trabalho proposto contempla espacos que acolhem o usuario de forma humanizada e funcional, e pondera a inserscao do novo edificio em seu contexto urbano, assim como a delicada relacao entre as instituicoes hospitalar e universitaria.

TEA e arquitetura: A influência do ambiente construído e a sistematização de estratégias para residências de pessoas com Transtorno do Espectro Autista

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) um distrbio de desenvolvimento neurolgico que, como o prprio nome diz, possui um espectro amplo de caractersticas, o que pode dificultar o diagnstico precoce e o seu entendimento pela sociedade. A pessoa com TEA pode ser afetada positivamente ou negativamente em um grau muito elevado pelo ambiente construdo em que est inserida, com uma carga sensorial significativa que perturba a hipersensibilidade ou pela falta de estmulos necessrios para a insero dela no contexto social. Assim, o equilbrio desses fatores de extrema importncia para a qualidade de vida desde as fases iniciais do diagnstico, observando-se os aspectos necessrios para o conforto e especificidade de cada indivduo dentro do espectro. Dessa forma,este trabalho tem como objetivo a sistematizao de estratgias para residncias de pessoas com TEA, atravs da compreenso das necessidades espaciais e da relao pessoa-ambiente com foco no contexto residencial.

Um abraço longe de casa:uma proposta de centro de acolhimento para migrantes e refugiados

A tese prope o reaproveitamento de galpes em estado de deterioramento na Avenida Mauro Ramos para criar uma moradia temporria destinada a migrantes e refugiados. O objetivo oferecer um ambiente acolhedor e digno para essa populao, ao mesmo tempo em que promove a troca cultural entre os moradores do complexo e a comunidade circundante.

O projeto visa transformar os galpes em espaos multifuncionais que atendam s necessidades especficas dos migrantes e refugiados, ao mesmo tempo em que promove a integrao com a comunidade local. A variedade de usos propostos para os galpes busca criar oportunidades para interaes positivas e significativas entre os residentes e os moradores vizinhos.

Ao proporcionar um ambiente acolhedor e digno, e ao fomentar a troca cultural e a integrao comunitria, o projeto visa criar uma experincia de moradia mais enriquecedora e inclusiva para migrantes e refugiados, contribuindo para sua adaptao e bem-estar em seu novo ambiente.

Um clube para todos: Proposta de um centro social urbano de lazer, cultura e convivência na antiga sede central do Clube Doze de Agosto.

Este trabalho objetivou desenvolver um projeto arquitetnico de interveno no edifcio da sede central do Clube Doze de Agosto, que constitui patrimnio moderno. Para isso foi realizada uma anlise scio-histrica do Clube, baseada na documentao do projeto arquitetnico da edificao, bem como numa reviso bibliogrfica acerca de temas envolvendo o clube, como o contexto urbano e fatores que influenciaram sua histria ao longo dos anos. Foram realizadas tambm visitas em campo onde foi possvel realizar levantamento do edifcio. O programa do projeto visa criar uma dinmica similar do funcionamento dos antigos clubes, porm adaptando para as demandas atuais da populao e sugerindo equipamentos de convivncia, cultura, e lazer para a populao, com base nos Centros Sociais Urbanos. O projeto parte ainda de diretrizes que visam criar novas conexes com a cidade, respeitar a histria e arquitetura existente, adequar a funo social do edifcio ocioso vida urbana e promover espaos para pessoas.

Palavras-chave: Clube Doze de Agosto, Centro Social Urbano, Arquitetura Moderna, Florianpolis.

ZONA ZERO: REESTRUTURAÇÃO DA CIDADE DE MANTA-EQUADOR APÓS O TERREMOTO DE 2016

2023-1

A arquitetura moderna não legitimada de Florianópolis: plano de manutenção do Cine São José por meio da aplicação do HBIM.

Esta pesquisa pretende contribuir com a documenta��o t�cnico-hist�rica do Edif�cio Moderno em linguagem Art D�co previamente conhecido como Cine S�o Jos� por meio de levantamento bibliogr�fico contextual,� relatos de indiv�duos que vivenciaram o exemplar em atividade e levantamento arquitet�nico t�cnico atrav�s do tratamento de dados de nuvem de pontos obtida por meio de parcerias p�blica e privada, tendo o escaneamento externo sido realizado pelos professores Adolfo Lino de Ara�jo e Renato Zetehaku Araujo do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e o escaneamento interno sido realizado pela empresa WRodacki.

A inten��o deste trabalho � proporcionar visibilidade � edifica��o e sua contextualiza��o hist�rica a fim de favorecer o reconhecimento e valoriza��o deste exemplar moderno t�o significativo para o per�odo modernista em Florian�polis e, assim, esperan�osamente, colaborar para a instaura��o de processo de preserva��o adequado deste bem

O patrim�nio moderno ainda se faz fortemente presente nas cidades brasileiras devido a sua recente constru��o e per�odo consolidador, grosseiramente delimitados a d�cadas de 1920 a meados de 1970 por quest�es did�ticas, contudo, justamente esta �ltima circunst�ncia temporal lhe cobre o apre�o merecido que estas obras, marcos do per�odo moderno nacional, s�o negadas. Lamentavelmente, a sociedade civil e at� alguns profissionais da �rea n�o legitimam este patrim�nio como preserv�vel dada a sua pressuposta inexist�ncia de historicidade e valor pl�stico, hist�rico e construtivo, em grande parte ocasionada por ser recente, e a n�o consolida��o na mem�ria coletiva em rela��o a necessidade de conservar um patrim�nio visto como t�o corrente.

Este quadro de desmobiliza��o e neglig�ncia aliado ao coincidente per�odo formador desse conjunto de obras arquitet�nicas modernas com a fase de consolida��o da maior parte dos centros urbanos brasileiros resulta na prote��o deficiente destes bens. Com isso, se tornam mais suscet�veis a demoli��es, depreda��es e descaracteriza��es fruto da press�o do mercado imobili�rio, uma vez que a predomin�ncia dos lotes que abrigam edifica��es modernas localizam-se em pontos privilegiados das cidades.

Ressoando esse contexto, Florian�polis, possui grande parte de seu patrim�nio moderno em lotes de alta valoriza��o imobili�ria visto que estes est�o costurados em meio � malha urbana central da ilha resultando, muitas vezes, em acelerados processos de demoli��o, depreda��o e/ou descaracteriza��o dos bens antes que qualquer a��o do poder p�blico possa ser tomada quanto a orienta��o de preserv�-los.

Portanto, compreendendo esta realidade e alinhando-se ao prop�sito de conserva��o da hist�ria arquitet�nica recente, esta pesquisa busca resgatar n�o apenas o relevante contexto hist�rico social de constru��o de edifica��es s�mbolo do conv�vio social caracter�stico das obras modernas, mas tamb�m documentar tecnicamente o marco arquitet�nico que estes exemplares representam. Assim, a edifica��o eleita para este estudo de caso foi o antigo Cine S�o Jos�, localizado no centro fundador de Florian�polis, dado sua not�ria influ�ncia social moldadora durante a sua fase em atividade.

Uma vez elucidada a justificativa que comp�s o cerne deste trabalho, a motiva��o central recai no potencial est�mulo � similares pesquisas que possam vir a contribuir com a documenta��o, cataloga��o e preserva��o desses bens componentes do patrim�nio recente que, gradualmente, v�m sendo suprimidos da malha urbana em detrimento de empreendimentos sem contrapartida que proporcionem um retorno � sociedade dado este apagamento hist�rico-social de um per�odo profundamente consolidador das cidades como as conhecemos hoje

A relação entre bens tombados e os usuários do centro de Goiânia: um estudo investigativo e uma proposta de aproximação

O presente trabalho de concluso de curso tem como objeto de estudo a investigao da relao do usurio com parte significativa do acervo patrimonial tombado no centro fundacional do municpio de Goinia-GO. Passando por um levantamento investigativo atualizado que buscou identificar a situao em que se encontra o recorte urbano escolhido, os bens patrimoniais e as prticas sociais que se do nessa mesma rea, foram percebidas causas para o distanciamento dessa relao. A leitura das urbanidades feita serviu ento de subsdio para a proposta final do trabalho, a elaborao de diretrizes capazes de aproximar usurio e patrimnio a partir da qualificao do entorno urbano.

Agricultura na trama verde e azul: CULTIVANDO A CIDADE.

Esse trabalho est sendo construdo pelos mesmos questionamentos que quer provocar. Como os alimentos que estamos consumindo esto sendo produzidos? Quais os caminhos esses alimentos percorrem at chegar s nossas mesas? Quem financiamos com nossas escolhas enquanto consumidores? Por que os alimentos saudveis no chegam para todos? Como nossas escolhas impactam na segurana alimentar e nutricional? Qual o papel do planejamento urbano e dos arquitetos e urbanistas em tudo isso?

Diante da degradao do solo agricultvel pelo sistema alimentar hegemnico da monocultura e do agronegcio, necessrio subverter o custo da terra urbanizada em dever do Estado de garantir Soberania e Segurana Alimentar e Nutricional e o Direito Alimentao Saudvel e Adequada para todos. Para isso, estuda-se propor um sistema de espaos verdes livres acompanhando os cursos d’gua, na bacia do Itacorubi, um espao central da cidade de Florianpolis, o qual pode assegurar a sade do manguezal que abriga, promover melhor equilbrio e resilincia dos ecossistemas presentes e, na justa produo, distribuio e acesso a alimentos agroecolgicos.

Arquitetura modular e educação: Proposta de uma creche em Palhoça/SC

Os municpios Palhoa, So Jose Biguau so os municpios da Grande Florianpolis que concentram a maior parte dos conjuntos habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), um financiamento federal que buscou reduzir o dficit habitacional do Brasil.

Os bairros Bela Vista e Caminho Novo compem a rea de estudo deste trabalho e encontram-se no municpio de Palhoa. Este recorte apresentado tendo em vista o crescimento habitacional pela construo de novos condomnios do Programa Minha Casa, Minha Vida, que faz com que haja aumento da populao desses bairros e consequentemente a da demanda de infraestrutura, servios e lazer.

A demanda no setor educacional e principalmente no ensino infantil grande e por isso, a investigao deste trabalho almeja entender a situao do bairro dentro do contexto do municpio e da rea conurbada, e busca fazer uma reflexo acerca da relao entre a escola e a cidade, e seu potencial educador.

A questo de gnero tambm levada em considerao jque cerca de 866 famlias so chefiadas por mes solo no bairro Bela Vista (CRAS Bela Vista), e estas mulheres tambm devem ter o direito de viver e aprender com a cidade, assim como do direito creche para suas crianas.

Alm desta reflexo, como uma proposta prtica e que soluciona um dos problemas apresentados, prope-se aqui o projeto arquitetnico de um Centro de Educao Infantil para atender crianas de 4 meses a 6 anos. O projeto consiste em um prottipo pr-fabricado e modular que disposto na regio a fim de acompanhar o crescimento da cidade.

Caminhos para a independência: adaptando o lar à mielomeningocele

Este trabalho aborda a importncia da acessibilidade residencial para pessoas com mielomeningocele, uma condio congnita que pode resultar em diferentes variaes e limitaes individuais. Ao analisar estudos de caso e fundamentos tericos sobre a doena e acessibilidade, foram elaboradas diretrizes para garantir que a residncia seja adequada s necessidades especficas do usurio para promover independncia, autonomia e qualidade de vida dentro de sua prpria casa.

Canteiro-escola: uma abordagem pedagógica para o departamento ARQ/UFSC

No ensino de Arquitetura é de extrema importância que o estudante seja apresentado às diversas materialidades e métodos construtivos, a fim de desenvolver a capacidade de concepção global da estrutura e facilitar a tomada de decisões projetuais. Entretanto, existem barreiras no aprendizado quando não é possível observar a aplicação dos fenômenos estruturais. Apesar de diversos autores apresentarem as atividades experimentais como solução destas mazelas, são poucos os cursos que conseguem vincular a seus projetos pedagógicos e ao espaço físico da escola. Este trabalho apresenta uma proposta de intervenção projetual de implantação de Canteiro Experimental para o Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina. Foi realizada revisão bibliográfica de artigos e teses sobre o assunto, histórico do curso por meio de trabalhos acadêmicos, estudos de caso e por fim, produção projetual. O objetivo principal é trazer a luz sobre o assunto e incentivar discussões, para que trabalhos posteriores possam dar continuidade no desenvolvimento deste tema.

CEASA/SC - Uma Nova Proposta

Ceasa, a sigla de Central de Abastecimento do Estado S/A, que so centrais de abastecimento de produtos hortifrutigranjeiros em todo o Brasil. a partir desse setor fsico de economia mista que cada estado do Brasil concentra alimentos para restaurantes, mercados, feiras, etc, abastecendo de forma facilitada toda a populao Brasileira. Em Santa Catarina, a Unidade So Jos est localizada as margens da BR101 e entrada para a Via expressa Br282, regio de conurbao urbana, e que no possui capacidade para expanso conforme a demanda do estado. Sendo assim, este TCC trs uma nova proposta com infraestura e acessibilidade adequadas em outra localizao, que garantiro a melhoria para o setor alimenticio, agrcola e supermercadista do estado. Este equipamento regional contribuir com a nova proposta de implementao do contorno virio de Florianpolis, e garantir a mobilidade de mais de 3mil veculos de carga, alm de facilitar a vida de milhares de trabalhadores do ramo.

Centro Social Penedo: uma proposta de renovação do cenário cultural da cidade de Vitória-ES

Para escolha do tema, procurou-se desvendar as lacunas atuais existentes nas dinmicas sociais e urbanas presentes na cidade de Vitria, capital do Esprito Santo, para que o trabalho pudesse se debruar em como supri-las. O cenrio cultural, em especial, se destacou por apresentar-se em uma realidade de pouca valorizao, com equipamentos escassos e sem uma lgica de funcionamento integrada. Alm disso, o descontentamento da populao residentede Vitria em relao inconclusividade do complexo cultural Cais das Artes, por Paulo Mendes da Rocha e METRO, fez com que surgisse o anseio por investigar melhor este cenrio e preencher essas lacunas com propostas urbansticas e arquitetnicas. Assim, identificou-se a extrema fragilidade no mbito cultural capixaba, com poucas garantias de acesso democratizado a esse uso, e com possibilidade de perda do que seria um importantssimo cone cultural para o estado, o Cais das Artes, que est em jogo atualmente, podendo ser entregue para outros usos distintos do cultural.
Como objetivos deste trabalho, pretende-se compreender o atual funcionamento do cenrio cultural, a fim de evidenciar as conexes entre os equipamentos existentes para que estes funcionem em uma lgica integrada; democratizar o acesso cultura e tornar esta parte do cotidiano dos moradores de Vitria e adjacncias; reforar a conexo da cidade com a Baa de Vitria, convidando a cidade para vivenciar a interface entre o urbano e o porto; proporcionar um local de encontro estratgico na cidade de Vitria que atenda a demanda da cultura, lazer e trabalho cotidianos.

Complexo Esportivo Ivan Rodrigues: Conexão através do esporte em um local de memória

O esporte tem uma importncia fundamental na histria de Joinville (SC), e impossvel cont-la sem mencionar o Ginsio Ivan Rodrigues. Construdo no fim da dcada de 70, o ginsio foi palco, por muitos anos, dos principais eventos esportivos e culturais da cidade. No entanto, desde sua inaugurao, ele tem sido marcado por problemas de infraestrutura e, h mais de dez anos, encontra-se abandonado, sem condies para uso. Outro participante importante nessa histria esportiva o setor industrial, principal setor econmico da cidade, cujas empresas alm de conceder benefcios alimentcios, de transporte e de sade a seus trabalhadores, tambm oferece benefcios de esporte e lazer atravs das Sociedades Esportivas e Recreativas (SER), agentes importantes para a compreenso do cenrio do esporte amador e das infraestruturas voltadas a prtica esportiva pela populao da cidade. Embora esses equipamentos apresentem a melhor oferta de infraestrutura para as prticas desportivas na cidade, eles esto localizados afastados da regio central da cidade e s podem ser utilizados por atletas externos empresa mediante o pagamento. Dessa forma, visando democratizar a prtica esportiva na cidade, decidiu-se conciliar a problemtica da falta de equipamentos esportivos de fcil acesso com a m conservao dos equipamentos existentes, propondo um novo complexo esportivo anexo ao Ginsio Ivan Rodrigues, levando em considerao as condicionantes urbanas do local.

Compreender, (Re)descobrir, Compartilhar: um olhar sensível sobre as distintas faces do centro

Quando eu era pequena, meus pais costumavam me levar para o centro da cidade aos sbados, e me recordo desse lugar como um espao de muita alegria e interao entre seus usurios. Com o passar dos anos, minha viso do centro da cidade foi se alterando medida que os motivos pelos quais eu ia at a rea central tambm se alteravam, e as idas ao centro passaram a ser sinnimo de compras e estresse. Ao fazer a disciplina de Projeto Arquitetnico 7, deparei-me com a rea central novamente, dessa vez com um olhar mais sensvel. A partir das reflexes na disciplina, voltei a enxergar o centro como um lugar que ainda mantm muitos de seus espaos de convvio e possui um incrvel potencial de ser muito alm de uma regio de compras. Esse resgate de um olhar curioso, assim como o olhar de uma criana, levou-me a refletir sobre as possibilidades de reinterpretao desses ambientes. Dessa forma, o meu TCC surgiu a partir de uma vontade de compreender melhor os motivos pelos quais houve essa variao na minha forma de vivenciar o espao urbano com o passar dos anos, uma possibilidade de redescobrir esses espaos de interao que se mantm na centralidade e uma oportunidade de compartilhar com as outras pessoas do espao pblico essas ambincias qualificadas ainda presentes no centro da cidade.

Conectando espaços: Uma intervenção artística na arquitetura urbana de Balneário Camboriú (SC)

O presente estudo elabora um projeto de interveno artstica na cidade de Balnerio Cambori (SC). Uma vez que, a transformao de um lugar desvalorizado em um ambiente atrativo e inspirador motivou a importante possibilidade de um estmulo no dilogo entre comunidade e obra. O processo criativo resultou em uma estrutura metlica de ao mixando formas geomtricas com formas orgnicas, alm de cumprir o papel de interveno artstico-urbana. Secundariamente, prope-se uma discusso sobre espacialidade e prticas artsticas na arquitetura, bem como a utilizao de intervenes artsticas nas cidades.

Palavras-chave: Interveno; interveno artstico-urbana; espao; Balnerio Cambori (SC).

Crematório Público em São José dos Campos - SP

Existe algo na morte que instiga certa curiosidade, para alm do medo, para alm da sua angustiante e certa imprevisibilidade. O tempo adquire valor quando se tem conhecimento, e plena certeza, de que existe um fim para todos.A finitude da existncia humana algo que sempre existiu e sempre existir. O homem busca de todas as formas vencer o fim, seja de sua espcie, de sua famlia ou de sua prpria conscincia. Ele cria e constri coisas muito mais durveis que seu prprio corpo, numa tentativa no s de produzir, se expressar, mas de permanecer.

Entretanto, apesar de necessria, a arquitetura fnebre reflete a persistncia do homem em ignorar a sua prpria finitude. Nesse contexto, os espaos reservados para os mortos na cidade refletem uma frieza metodolgica, constituindo vazios urbanos asspticos e isolados da vida cotidiana. Tais espaos, por mais que cumpram com sua funo sanitria, tendem a falhar no acolhimento daqueles envoltos pela dor do luto e na preservao da memria dos falecidos, tornando-os lugares marcados pela perda.
Buscando compreender melhor a relao entre homem e morte, o presente trabalho busca explicitar a concepo projetual de um espao que acolha os que se foram, e, principalmente, aqueles que permanecem. Nesse sentido, por meio de um levantamento histrico desta relao, pretende-se assimilar seus padres e inflexes a partir de uma anlise arquitetnica dos espaos que visam estruturar de forma material os encargos, as necessidades e as aspiraes da espacialidade, alm de prestar tributo aos que se foram.

Cultura, meio ambiente, memória, lazer e conhecimento: uma proposta de um ESPAÇO COMUNITÁRIO em Presidente Getúlio

A partir da aproximao com temas voltados ao meio ambiente e ao desenvolvimento de ambientes saudveis, surge a motivao para a presente pesquisa. Em que nesse espao seja possvel desenvolver atividades sustentveis que auxiliem a cidade em suas prticas voltadas ao meio ambiente. Um ambiente que ative a criatividade e a comunicao. Espaos de lazer, cultura, meio ambiente, conhecimento e memria. A proposta que integre a todos e que sirva tambm para incentivar e exemplificar o uso do patrimnio na cidade. Alm disso, une-se a motivao pes - soal de preservar a memria da residncia da bisav, permitindo-se fazer o reuso adaptativo da edificao j existente, valorizando um espao sem uso atualmente. Dessa maneira, o objetivo do trabalho consiste em projetar um espao comunitrio por meio do reuso adaptativo da residncia da famlia Muller em Presidente Getlio.

Do Lar: A mulher e a casa

A desigualdade entre gneros escancara brutalmente hierarquias de poder referentes arquitetura do espao. Podemos observarpor exemplo que o espao pblico - valorizado, agradvel, comunitrio - historicamente destinado ao homem, enquanto o espao privado e domstico - velado, invisibilizado, solitrio - sobra s mulheres. Entretanto, nesse mesmo contexto que mulheres tambm desenvolvem relaes carregadas de significado com os lugares que habitam, criando vnculos com seus lares que remetem a memrias e sentimentos que vo alm do ambiente fsico. nesse cenrio que o documentrio "Do Lar: A mulher e a casa" nasce, trazendo diferentes relatos de mulheres residentes em Florianpolis - SC acerca de seus lares, mostrandoa dualidade do significado da casa na construo do arqutipo da mulher.

Ensinando Novos Ofícios: Centro de Ensino e Formação da Madeira

Tendo em vista todo o potencial construtivo da madeira, e suas diversas possibilidades, sendo considerado por muitos como o "concreto do futuro", que ainda no se tornou mais popular, e comum nas construes brasileiras, devido escassez de mo de obra especializada, e de construtoras disponveis no mercado, levando ao alto valor agregado, se tornando muitas vezes um sistema construtivo mais caro que os demais. Alm da sua importncia para a construo civil, a madeira aplicada ao setor moveleiro, est em crescimento em Santa Catarina, sendo de grande importncia na economia e na gerao de empregos, a produo industrial moveleira teve um crescimento de 2,4% em 2020, mesmo o setor no Brasil como um todo, tendo fechado 2020 com um recuo de 3,8%, segundo levantamento do IBGE.
Levando em conta ento, a baixa disponibilidade de cursos de formao no aprendizado dos ofcios de marceneiro e carpinteiro, e sua alta importncia tanto para gerao de mo de obra especializada, quando para o crescimento da economia, e gerao de emprego, assim como criar a possibilidade de aprender um novo ofcio, uma nova profisso, para os interessados, e at mesmo para os Arquitetos e Engenheiros Civis, que queiram uma especializao em projetos de madeira, o qual no se tem ainda uma possibilidade clara de aprendizado dentro da maioria das universidades brasileiras, sendo de extrema importncia para o alavancamento da madeira na construo civil. A proposta de construo de um centro de ensino e formao de profissionais, tanto para mo de obra, quanto para criao de projetos, juntamente com um espao de lazer aberto ao pblico, como forma de aproximao das pessoas arquitetura em madeira, e assim desmistificar as ms impresses a respeito desta tecnologia construtiva. O projeto abrange ainda um centro de conscientizao ambiental, aberto a excurses, sejam do ensino fundamental ao ensino superior, para mostrar a importncia em se preservar a natureza corretamente.

Espaço urbano e segurança pública: aspectos da análise do espaço público latino-americano por meio da metodologia

A cidade o principal palco das interaes humanas. Infelizmente, parte dessas interaes conflituosa, operando pela violncia e pelo crime. Esta pesquisa objetiva discutir ferramentas que interferem na produo do espao urbano com o propsito de contribuir para a segurana pblica, o que impacta na atividade do arquiteto e urbanista. A pesquisa identificou a metodologia Crime Prevention Through Environmental Design (CPTED) como a ferramenta mais completa disposio do arquiteto, especialmente por causa da publicao da Norma ISO 22341:2021. apresentado a histria e as definies pertinentes CPTED conforme a associao de pesquisadores que criou a redao da ISO, a International CPTED Association (ICA), alm da aplicao prtica do CPTED no Chile e da avaliao de diversas crticas feitas direta ou indiretamente metodologia. Os dados oficiais mostram que o CPTED apresenta um resultado positivo e com bom custo-benefcio quando corretamente utilizado. Por outro lado, a obteno dos dados apresenta dificuldades, tornando boa parte da argumentao, tanto contra quanto a favor, baseada em evidncias anedticas ao invs de dados cientficos. Conclui-se que a metodologia CPTED uma ferramenta que pode auxiliar o arquiteto e urbanista a trabalhar com a segurana pblica, mas que dados mais confiveis precisam ser produzidos.

Identidade de gênero e a produção social do espaço

O presente trabalho um estudo exploratrio acerca da relao entre gnero e a produodo espao socialmente realizada, com enfoque na populao de gnero no-normativo e o Centro de Florianpolis. Parti de uma aproximao terica atravs de reviso bibliogrfica acerca do conceito de gnero e performance de gnero, com destaque para as definies de Butler (2003), seguindopor discusses acerca da disputa de narrativa histrico-urbana estabelecida pelos diferentes gneros, bem como por discusses acerca da representao do gnero na arquitetura, e com subsequente reviso sobre as relaes de gnero e o direito cidade. Aps essa etapa, fizum levantamento sobre o histrico de ocupao LGBTQIA+ no Centro de Florianpolis, com a composio de um mapa que serviu de base para a definio da rea de estudo. Ainda, realizei conversas-cartografias e questionrios com a finalidade de entender a familiaridade ou no da populao do recorte espacial com o tema de gnero e cidade (no caso do questionrio) e de entender a relao com a cidade para pessoas de gneros no-normativos (no caso das conversas-cartografias). Nestas, tambm, foram realizadas cartografias das participantes de modo a registrar suas experincias e percepes na cidade, produzindo mapas que, alm de ricos como registros das experincias urbanas, tambm do base argumentativa ideia de que a leitura tradicional e generalista de dados urbanos no suficiente para a compreenso da urbe em sua complexidade, bem como revelam particularidades das experincias urbanas em funo das identidades, como no predomnio do uso noturno do espao pblico. Por fim, passo por uma experincia com as corpografias e sua relao corpo-cidade, sob a tica da conexo entre os "padres corporais de ao", do conceito de corpografia deBerenstein-Jacques, e a "repetio estilizada de atos", do conceito de performance de Butler. O trabalho culmina em uma cartografia que se prope a ser provocadora para a constante luta necessria conquista e permanncia do direito cidade para populaes de gneros no normativos.

Manutenção de Significados: Proposta de continuidade da Escola de Educação Básica Lauro Muller

Pretende-se com este Trabalho de Concluso de Curso de Arquitetura e Urbanismo desenvolver uma proposta de requalificao da Escola de Educao Bsica Lauro Muller visando a retomada do seu uso escolar, alm de contribuir para o registro da memria da escola e da sua arquitetura. Ser abordada primeiramente a trajetria dos grupos escolares no Brasil e no Estado de Santa Catarina, bem como a fundao do Grupo Escolar Lauro Muller nesse contexto. Em seguida, buscou-se fazer uma anlise das transformaes ocorridas na sua arquitetura e no entorno urbano ao longo dos 107 anos de funcionamento da instituio por meio de levantamento realizado in loco e registros histricos. De forma a subsidiar a proposta de interveno, so discutidas tambm as percepes de ex-alunos e dados do censo escolar realizados antes do fechamento da escola. Por fim, apresentada a proposta de readequao do espao.

MAR É - espaço de apoio para pescadores artesanais do bairro João Paulo

O trabalho concentra-se no bairro João Paulo, em Florianópolis, onde a pesca artesanal teve um papel histórico essencial e está presente até os dias de hoje. Este trabalho foca no recorte da comunidade pesqueira do bairro e desenvolve um projeto arquitetônico para a sede da cooperativa de pescadores. Além disso, articula intervenções urbanas pontuais com o objetivo de uma reaproximação e reafirmação da identidade pesqueira e da qualificação do espaço público no bairro.

NAITE

A temtica surgea partir de uma inquietao por percepes que desenvolvi durante a vida e o perodo da graduao acerca das relaes entre corpo, espao e noite.Em uma tentativa de mergulhar na noite-madrugada e compreend-la historicamente a pesquisa objetiva um entendimento melhor sobre como a cidade funciona durante este perodo, buscando uma compreenso de como seus circuitos so traados, de que forma os espaos pblicos sofrem uma reconfigurao para outros interesses, quem se apropria deles e de que forma isso acontece. Para isso, so analisados dois recortes espaciais do Centro de Florianpolis, que apresentam um movimento bastante diverso. Dessa forma, o caderno se divide em dois blocos, interseccionando a pesquisa e experincias em campo com prticas que buscam exprimiras manifestaes e apropriaesda cidade na naite, percorrendo por movimentosde lazer, trabalho, transformao e controle.

O planejamento urbano e a construção de uma rede de cidadania agroalimentar: uma proposta de agricultura urbana para o setor do Campeche, em Florianópolis

Este trabalho parte da inquietao acerca das possibilidades de atuao do arquiteto-urbanista frente insegurana alimentar, especialmente no que se refere ao planejamento urbano. Define-se como objetivo central elaborar diretrizes e estratgias que orientem a espacializao da estrutura da agricultura urbana concebida no mbito do trabalho. Prope-se que o conjunto de diretrizes elaborado sirva de subsdio para a construo de uma rede de cidadania agroalimentar em Florianpolis, de modo a viabilizar a promoo da segurana alimentar no municpio a partir de um sistema de espaos de produo, comercializao, descarte e capacitao. Tambm objetivo deste trabalho ilustrar um caminho possvel de aplicao das diretrizes elaboradas a partir da espacializao da estrutura da agricultura urbana nas escalas de anlise e interveno estabelecidas.

O Vegetarianismo e a Cidade: proposta de planejamento urbano voltada ao incentivo da alimentação vegetariana em Florianópolis

O vegetarianismo e uma escolha alimentar da qual se tira a carne animal do cardapio, podendo ou nao estar em conjunto com outras praticas de exclusao do consumo de produtos relacionados a exploracao animal.
O objetivo central do trabalho e elaborar uma proposta de planejamento urbano voltada ao incentivo da alimentacao vegetariana, atraves do modulo de sustentabilidade ambiental e socioeconomica, aplicado como um piloto no recorte localizado na cidade de Florianopolis. Propoe-se, assim, qualificar o meio urbano atraves da implantacao dos equipamentos do modulo relacionados a producao, distribuicao e consumo de alimentos vegetais agroecologicos, em lotes desocupados, garantindo a promocao da saude e a prevencao de doencas, a Seguranca e Soberania Alimentar e Nutricional e o direito a cidade.

Oásis: Mondesa cultural and sports center

Localizado na cidade de Swakopmund, Nambia, no bairro de Mondesa, o projeto foi concebido como um destino para atividades de lazer e cultura e que possa sediar eventos nacionais, desde festivais at oficinas de arte e artesanatos locais, permanecendo aberto comunidade e escola da Mondesa Youth Opportunities (MYO) localizado logo no terreno vizinho.

A sua forma e magnitude d destaque ao Osis como um marco na paisagem. O Osis em si foi inspirado pelas dunas, apresentando uma elegante estrutura que simula sua forma perfeitamente adaptada a reduzir o impacto do vento. Enquanto isso, o Parque das Palmeiras, um espao pblico adornado com diversas reas de lazer, apresenta vastos espaos verdes abertos perfeitos para tomar banhos de sol, enriquecendo a paisagem rida da cidade com uma abundncia de vegetao e natureza. Terra, madeira e concreto foram as combinaes para criar um cenrio quente e durvel para o projeto, enquanto os vidros enquadram a paisagem circundante.

Ocupações e movimentos organizados por moradia em Florianópolis: estudo de caso da ocupação Anita Garibaldi

A cidade, apesar de construda por todos, tende a ser espao de usufruio de uma classe seleta. A dificuldade das classes baixas em morar no solo urbanizado provido de infraestrutura necessria uma boa qualidade de vida gera distrbios urbanos, como a ilegalidade das moradias. Nesse contexto, o direito moradia digna esbarra nos abismos sociais engessados na sociedade brasileira. Esses so enfatizados pela excluso histrica da classe trabalhadora do direito cidade, principalmente dentre os descendentes de escravizados. Como instrumento de luta, tem-se as ocupaes e movimentos organizados por moradia. Com base nisso, buscou-se entender as dinmicas dessas lutas em Florianpolis. Para tanto, em primeiro momento foi realizada reviso de literatura para construo do contexto da problemtica geral, resgatando o debate sobre Lei de Terras de 1850 no Brasil colonial como consolidao da injusta distribuio de terras no Brasil. Depois, foram resgatados conceitos utilizados por Ermnia Maricato (1996) para entender a periferizao das metrpoles urbanas. Ento, foram utilizados instrumentos analticos como os dados do dficit habitacional e uma breve discusso sobre a implementao do programa Minha Casa Minha Vida ao longo dos ltimos governos. Em segundo momento, analisou-se o problema dentro da realidade particular de Florianpolis. Para isso, retomou-se o estudo do professor Francisco Canella (2016) sobre as ocupaes organizadas por moradia em Florianpolis, buscando atualiz-las na linha do tempo e mape-las. Em terceiro momento, por fim, adotou-se como estudo etnogrfico a ocupao Anita Garibaldi. Foi realizado estudo de observao participante atravs de pesquisa-ao, como proposto por Thiollent (1986). O contato prximo a uma das principais ocupaes organizadas de Florianpolis foi essencial para entender a realidade de quem ainda luta pelo sonho da moradia prpria. Conclui-se ento o papel histrico da atuao do Estado no fomento e manuteno das desigualdades socioespaciais no acesso terra urbanizada no Brasil. Em Florianpolis, esse contexto potencializado pela elitizao dos espaos da Ilha da Magia. O potencial turstico e altos valores dos aluguis do mercado imobilirio em Florianpolis ocorrem em detrimento da periferizao de uma classe trabalhadora explorada e excluda do direito cidade.

Pensar a cidade do futuro: uma crítica à ideia de resiliência urbana nas cidades brasileiras

Este trabalho um ensaio exploratrio que busca discutir possibilidades para as cidades brasileiras no futuro, a partir da ideia de resilincia urbana enquanto possibilidade para o combate crise climtica. O objetivo geral da pesquisa entender a origem e alguns dos limites e potencialidades da ideia de resilincia urbana na formulao de propostas efetivas – e com foco no contexto da crise climtica – para as cidades brasileiras. Ainda, a partir da anlise crtica da ideia, um segundo objetivo do trabalho debater como estruturar outras possibilidades para a ao de combate s manifestaes das mudanas climticas nas cidades brasileiras.

Proposta de espaço público e universitário de inovação

O objetivo deste trabalho propor um espao pblico e universitrio de empreendedorismo e inovao. Um espao que vise conectar iniciativas universitrias, acadmicos e novas ideias, fomentando a inovao universitria e a criao de novas oportunidades, tornando a universidade um espao ainda mais criativo e colaborativo.
A proposta vem como resposta para as demandas observadas tanto na escala da cidade quanto na escala universitria, se baseando nos conceitos de empreendedorismo e empreendedorismo social, o espao se propes a ser um local de conexo entre os centros, entre as iniciativas que j ocorrem na ufsc (SINOVA, Impetus, Coletivos, Extenses), e entre a universidade e os alunos j formados, criando uma continuidade e fomendo a cultura de "devolver" para a UFSC o aprendizado recebido.

Proposta Urbanística: integração de um vazio urbano na cidade de Biguaçu

Vazios urbanos so espaos residuais e ociosos na malha urbana que, por diversas razes, no so utilizados ou so subutilizados, no cumprindo sua funo social. Esses espaos representam uma problemtica significativa nas cidades, impactando negativamente o ambiente urbano e a qualidade de vida dos cidados.Assim, este trabalho tem visa propor diretrizes urbansticas para um vazio estruturante localizado prximo a rea central de Biguau, tendo em vista a qualificao do espao urbano, qualidade de vida dos cidados e a integrao do mesmo com seu entorno.
Em suma, busca-se esse resultado atravs de um planejamento urbano atento sobre a escala humana e pela compreenso dos motivos que levaram a formao desse espao ocioso e as tendncias da cidade para os prximos anos.

Rastros do que somos: Ensaio sobre as relações entre subjetividade, cidade e individualidade

O objetivo deste trabalho analisar a cidade/metrpole como artefato ou documento da acelerada [de]formao do sujeito ps-moderno de Stuart Hall e estudar o seu impacto/papel na fragmentao do homem moderno para melhor compreender as relaes existentes entre subjetividade, cidade e individualidade. Para tal, foi desenvolvida uma reviso histrica no captulo 1 com o intuito de apresentar um paralelo entre a crescente subjetividade humana e o “nascimento” do homem moderno em meados do sculo XVII. O captulo 2 trata das relaes entre sujeito e cidade na modernidade, tema considerado central para esta pesquisa. O captulo 3 discute o sujeito ps-moderno assim como as possibilidades de se compreender o processo de individuao como meio de ancoragem ao mundo. Aborda, tambm, as dificuldades da manuteno das caractersticas e potencialidades que nos tornam nicos em tempos pautados por rpidas transformaes. Dessa maneira, optou-se por uma pesquisa exploratria baseada na utilizao e reviso das principais fontes relacionadas ao tema, aliadas ao uso de imagens, tanto de referncias, quanto autorais.

Ressignificar a relação intergeracional: integrando as pessoas e a cidade - Uma proposta de reuso adaptativo dos Edifícios da antiga Telesc em Florianópolis

No Brasil a classificao cronolgica privilegia indivduos considerados produtivos, ou seja, h uma tendncia de limitar a plena cidadania de crianas, adolescentes e idosos. Ao mesmo tempo em que se vive mais, a populao teme o envelhecimento, este que gera inseguranas e reflete diretamente na qualidade e na frequncia dos relacionamentos interpessoais e dos vnculos em grupo. Estudos indicam que prticas intergeracionais so um bom caminho uma remodelao atitudinal na sociedade, pois, alm de “combater a segregao etria e o preconceito em relao velhice, estimulam a transmisso cultural e minimizam alguns dos problemas sociais dos jovens e idosos. Diante disso, este trabalho tem como objetivo desenvolver um anteprojeto arquitetnico de um equipamento de carter pblico, cultural e de lazer que proporcione integrao intergeracional, tendo crianas, adolescentes e idosos como pblico-alvo, no centro de Florianpolis, visando insero social desses indivduos em prticas sociais. Diante disso, o projeto partiu da premissa de cumprir sua funo social na cidade, a partir de um edifcio de uso pblico, com fachadas ativas e um programa que permita maior integrao com a urbe. Para isso, pensou-se em basear a espacializao e idealizao na autonomia, infraestrutura e integrao intergeracional, que transitam nos meios culturais, de formao pessoal, lazer e sade.

Reuso da Edificação Palacete Gamborgi: Uma Nova Perspectiva para a Cidade de Lages

O trabalho em questo tem como objeto de estudo a edificao Palacete Gamborgi. Um edifcio que surge em conjunto com o eixo de formao da cidade de Lages, fazendo parte de um perodo econmico central para a regio. Sendo um dos poucos comrcios da cidade para a poca, e estando inserido em um contexto de ligaes comerciais importantes para todo o estado. Alm disso, tambm demonstra a sua importncia atravs da forma que foi construdo, com uso misto desde sua concepo, e com detalhes arquitetnicos que ainda no eram a realidade de Lages. Apesar disso, um edifcio que tambm se destaca pela sua condio atual. Com usos exclusivamente comerciais, o edifcio foi exageradamente descaracterizado nas ltimas dcadas. A sucesso de modificaes para abrigar comrcios, sem qualquer cuidado salvaguarda do edifcio, faz com que ele esteja praticamente imperceptvel aos olhos da populao. a partir de tal condio que tem-se o intuito de resgatar a edificao Palacete Gamborgi na rotina dos lageanos, reassumindo um protagonismo comercial e simblico a partir de uma proposta que amplie usos e estimule apropriaes em horrios variados, com apelo comercial complementar e com uma reorganizao na escala de seu entorno imediato.

Revistas de papel e o papel das revistas: a revista Projeto na década de 80

Este trabalho investiga a contribuio da revista Projeto na dcada de 1980, como uma das principais publicaes comerciais de Arquitetura e Urbanismo da poca no Brasil, em especial, a partir de sua relao com o processo de redemocratizao, considerando sua posio como catalisador dos mais diversos debates na dcada. O recorte temporal inclui a crise poltica e social oriunda da ditadura civil-militar e a crise conceitual no campo da arquitetura, privilegiando a anlise de artigos publicados dentro da revista Projeto, dando destaque s sees de jornalismo, opinio e entidades. O objetivo articular o debate realizado nestes documentos com os acontecimentos da poca e se aproximar de suas reverberaes no Brasil, debatendo as pautas levantadas, relacionando-as s questes da “neutralidade”, do lugar que a Projeto ocupou dentro do debate brasileiro e de sua relao com a crtica de arquitetura, da qual foi grande disseminadora.

Um novo olhar para o vazio urbano na Vila Aparecida

O trabalho � fruto da inquieta��o referente ao�grande vazio urbano estabelecido no centro do complexo de comunidades da Vila Aparecida, na regi�o continental de Florian�polis. A partir da constata��o de uma elevada demanda habitacional na regi�o, onde diversos moradores residem em �reas de risco, preserva��o e habita��es prec�rias, apresenta-se um projeto habitacional multifamiliar que prop�e, al�m da realoca��o das fam�lias em situa��o de vulnerabilidade, a melhoria urbana para todos os moradores da Vila.

Uma casa longe de casa

Este trabalho aborda a import�ncia do acolhimento aos pais com filhos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e prop�e o desenvolvimento de um projeto arquitet�nicocom o objetivo de oferecer suporte f�sico e emocional aos acompanhantes dos pacientes da UTI do Hospital Infantil Joana de Gusm�o. Conforme mencionado por Neves (2018), o contato dos pacientes com a fam�lia contribui para a recupera��o cl�nica da crian�a e reduz a ocorr�ncia de complica��es psicol�gicas e fisiol�gicas. Al�m disso, a proposta de casa de acolhimento pode ser uma fonte de conforto emocional e suporte para os pais, permitindo que eles se conectem com outras fam�lias que enfrentem a mesma situa��o, proporcionando suporte emocional associado ao tratamento intensivo da crian�a hospitalizada. Considerando a import�ncia dos pais no sentimento de seguran�a e apoio da crian�a, tona-se�necess�rio pensar em espa�os acolhedores e humanizados que garantam a integridade f�sica e psicol�gica dos acompanhantes das UTIs. Al�m disso, o projeto tamb�m busca oferecer servi�os para a comunidade local.

Uma extensão da casa: proposta de escola montessoriana no bairro Monte Cristo

Este trabalho de concluso de curso tem o propsito de entender e apresentar a metodologia de ensino montessoriana, atravs de estudos no mbito terico - a partir de livros e teses sobre o assunto - e no contexto prtico, estabelecido por visitas tcnicas a escolas que implementaram o uso do mtodo em seu princpio. A partir do conhe- cimento analisado, prope-se a elaborao de um projeto arquitetnico de uma escola, cuja arquitetura ser respaldada em todo o conhecimento adquirido.
Assim sendo, objetifica-se que a partir do projeto arquitetnico elaborado, a construo possa respeitar e estimular o desenvolvimento individual que cada criana, visando sua autonomia e segurana. Para tal estudo, estabeleceu-se o enfoque na primeira infncia, perodo responsvel pela apresentao de mundo para a criana longe de sua casa e seio familiar.

Urbanização e Habitação Social no Morro do Horácio: articulação de estudos urbanos e arquitetônicos na área da Servidão Assis Antunes de Matos, Florianópolis

Este trabalho busca avanar na compreenso acerca dos limites, possibilidades e potencialidades de se intervir urbanstica e arquitetonicamente em ocupaes informais. Para isso, foi definido como recorte de estudo e proposio o Morro do Horcio, comunidade informal localizada em Florianpolis/SC que, ainda que bem localizada em relao a cidade, tem sua ocupao caracterizada por grandes fragilidades tanto do ponto de vista socioeconmico, quanto urbanstico e ambiental. Dessa forma, corresponde ao objetivo geral do trabalho desenvolver uma proposta de qualificao urbana e arquitetnica para o Morro do Horcio que contribua para o processo de regularizao fundiria, para a melhoria da qualidade de vida dos moradores e para a promoo da integrao social da comunidade.

Vila do Arvoredo, uma comunidade Eco Socialmente Fragilizada

Tornam-se, ao longo dos levantamentos terico e prtico do presente trabalho, evidentes diversas demandas scio ambientais no recorte de estudo, como as presses econmicas advindas da especulao imobiliria muito significante no bairro dos Ingleses do Rio Vermelho, presses polticas com os interesses governamentais da preservao do territrio e atendimento s demandas da vizinhana da Vila. Dito isso, atravs dos dispostos pela legislao vigente, teorias e prticas nas faculdades de arquitetura e urbanismo e utilizando-se de conceitos da psicologia ambiental e de mobilizao e participao de comunidades marginalizadas; procurar-se- desenvolver uma proposta urbanstica que atenda as demandas e necessidades tanto da comunidade da Vila do Arvoredo como tambm aquelas demandas ambientais do recorte, cada vez mais imprescindveis no contexto mundial atual (ROGGEMA, 2016).