Trabalhos de Conclusão de Curso

Trabalhos do ano 2019

Foram en contrados 71 trabalhos

2019-2

"Gosto não se discute": Ensaio sobre a homogeneização estética na arquitetura e na cidade

O ditado popular de que “Gosto no se discute” utilizado para exprimir que tratando-se da subjetividade baseada na individualidade no h discordncia ou argumentao contrria, sendo assim, um imperativo mximo, mascara a realidade de que gosto pode ser influenciado ou definido pelo mundo exterior.
Este trabalho tem como objetivo investigar o senso comum que existe diante de discursos e escolhas arquitetnicas. Este senso comum no acontece ao acaso, ocorre de maneira arbitrria, e construdo socialmente pelas relaes sociais, polticas e econmicas e influenciadas pelo consumo, meios de comunicao e redes sociais, criando assim uma homogeneizao do gosto.

Deste modo, o propsito de tal trabalho desenvolver uma investigao atravs de experimentos fotogrficos e empricos, anlise de imagens e colagens e revises bibliogrficas para evidenciar esta homogeneizao. Assim sendo procuro fazer uma crtica a essa pasteurizao nas cidades investigando suas consequncias.

A mulher e o Centro de Florianpólis: explorando a vivência feminina no espaço público além do horário comercial

Para a mulher, negada a vida pblica, j que historicamente sua construo social de gnero lhe impe o papel da vida privada, dentro de casa, tendo a cidade como um lugar opressor ou ao menos perigoso. Este trabalho busca expor os fatores que impossibilitam a mulher de exercer seu pleno direito cidade e elaborar propostas que visam garantir a presena da mulher no espao urbano, ocupando e vivenciam o espao pblico do Centro de Florianpolis fora do horrio comercial.

A prática e o arranjo: uma proposta para a clínica-escola da odontologia na UFSC

Resumo

O campus e seus edifcios devem congregar prticas desociabilidade entre a populao universitria e a comunidadeexterna. Tais prticas acontecem no ensino, na pesquisa e naextenso. Sobretudo na rea da sade, essas atividades demandamedifcios complexos e um conjunto de estruturas de apoio, aexemplo de espaos livres e estacionamentos. Este trabalho consisteno novo conjunto de Clnicas Odontolgicas do Centro de Cinciasda Sade (CCS), na UFSC. Exploram-se paralelamente programasdestinados comunidade universitria de outros centros de ensinoe populao de fora da universidade, compreendendo essasprticas como inerentes e benficas existncia da universidadepblica, sobretudo em um contexto de contingenciamento derecursos. Mesmo sendo algumas configuraes programticasregulamentadas por legislaes rgidas, a evoluo dasnecessidades acadmicas requer edifcios flexveis capazes deabrigar programas em constante substituio. Considera-se oprojeto como uma possibilidade de reforar a interao entreacademia e populao e entre a natureza e os ambientes edificados,atitudes substanciadas pelo local de implantao e partidoarquitetnico do conjunto. Explorando alternativas produo atualdo espao de aprendizagem, busca-se aproximar o campus suanatureza e s prticas multidisciplinares.

palavras-chave: 1. projeto arquitetnico. 2. edifcios de sade3.arquitetura e urbanismo. 4. educao. 5. campus universitrio

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Parte Ihttps://issuu.com/luishpavan/docs/01_parte_1

Parte IIhttps://issuu.com/luishpavan/docs/02_parte

Abstract

The campus and its buildings should bring together sociabilitypractices between the university population and the outsidecommunity. Such practices happen in teaching, research and academicextension. Especially in health facilities these activities requireorganized complex buildings and a set of support structures, suchas free spaces, parking lots and specialized maintenance areas.In this work, a new set of Dental Clinics and its support facilities isproposed for the Universidade Federal de Santa Catarina’s dentistrycourse. The programmatic organization aimed at the university’scommunity of other teaching centers and the population outsidethe university is explored. These practices are understood asinherent and beneficial to the public university’s existence,especially in a context of resource contingency. Even though someprogrammatic configurations are regulated by strict legislation,changing academic needs require flexible buildings capableof housing ever-changing programs. The project is consideredas a possibility to reinforce the interaction between academyand population and between nature and the built environment,attitudes substantiated by the place of implementation and thearchitectonic party of the ensemble. Exploring alternatives to thecurrent production of the learning space, we seek to bring thecampus closer to its nature andmultidisciplinary practices.

Keywords: 1. architectural project 2. health facilities. 3.architecture andurban design. 4. education. 5. university campus

Apae Garopaba: um novo espaço para a escola especial renascer

A Associao de Pais e Amigos dos Excepcionais - Apae Brasil uma organizao social sem fins lucrativos. reconhecida como de utilidade pblica federal e certificada como beneficente de assistncia social, de carter cultural, assistencial e educacional. Desde 1954, o movimento Apaeano vem desempenhando no pas um papel importantssimo na busca pelos direitos, incluso social e promoo de autonomia das pessoas com deficincias intelectuais e mltiplas.

O presente trabalho busca propor um novo espao para a Escola Especial Renascer - Apae de Garopaba/SC. O objetivo principal desta proposta promover: integrao da escola com a cidade; e uma efetiva incluso social das pessoas com deficincias intelectuais e mltiplas e autistas. Para chegar a uma proposta arquitetnica que responda da melhor maneira possvel as demandas da escola, este trabalho pretende estudar a temtica – desde a relao histrica da sociedade com as deficincias intelectuais e mltiplas, passando pelo entendimento do funcionamento da instituio e pela anlise da influncia do ambiente construdo na vida dessas pessoas.

Link para caderno com melhor resoluo:https://drive.google.com/open?id=1AMUiFvxDoC4zCbsxgf8LKRV0b7bS4lx8

Arquitetura e (re)socialização: Uma proposta para o Complexo Penitenciário da Agronômica

O sistema prisional possui os objetivos de diminuio da violncia e reduo da reincidncia, atravs da ressocializao. Porm, devido ao encarceramento em massa e s condies precrias em que as prises se encontram, onde os apenados so privados dos seus direitos mais bsicos, seu propsito tem falhado. A ausncia do contato com a natureza e com a sociedade tambm acarreta complicaes, criando indivduos mais propensos a rebelarem-se, fortalecendo faces criminosas e desestruturando famlias.

Por outro lado, esquecido ou ignorado o fato de que as pessoas privadas de liberdade representam, em sua maioria, uma parcela que j era excluda socialmente antes mesmo de ter sido presa e que um dia retornar ao convvio em sociedade, necessitando de meios para poder seguirem com suas vidas de forma digna e saudvel. O trabalho, a educao, a cultura e o lazer, entre outros, so itens essenciais para a ressocializao dos detentos, devendo ser oferecidos e incentivados nas unidades prisionais de forma integradora e com respeito aos direitos humanos.

Diante dessas anlises e utilizando como objeto de estudo o Complexo Penitencirio da Agronmica, localizado na capital de Santa Catarina, este Trabalho de Concluso de Curso objetiva-se na criao de um projeto arquitetnico de apoio reintegrao social dos apenados durante o final de suas execues penais at aps o cumprimento de suas penas, utilizando a populao da cidade como elemento fundamental e transformador, atravs de espaos humanizados e projetados conforme as caractersticas e as necessidades do contexto urbano onde ser implantado.

Aspectos sensoriais: um centro de integração ao cego

O tema da acessibilidade vem sendo cada vez mais discutido no mbito da arquitetura e do urbanismo. A acessibilidade garantida por refere-se ao acesso do portador de deficincia aos mais variados espaos, porm muito ainda se tem a debater no que se refere incluso do usurio e atendimento de suas necessidades. Segundo o IBGE, cerca de 6,5 milhes de brasileiros tm dificuldade ou incapacidade de enxergar. Somente em Santa Catarina, so quase 200 mil pessoas cegas ou com baixa viso.

Considerando o carter significativo da arquitetura, isto , a linguagem arquitetnica que comunica atravs da maneira pela qual percebida e experienciada, prope-se o projeto arquitetnico de um centro de habilitao e reabilitao para deficientes visuais que potencialize a percepo do espao atravs dos sentidos. Promovendo a incluso, o desenvolvimento integral e o direito cidade ao deficiente, busca-se ofertar um programa de necessidades adaptado com atividades de ensino, cultura, esportes e lazer que possam ser compartilhados tambm entre a comunidade e a sociedade.

Atmosfera de Reintegração para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica

Esse projeto provoca um pensamento reflexivo a respeito do papel da mulher ao longo dos anos atravs de um olhar da mudana da perspectiva da mesma em sociedade. Ao longo dos anos, a funo primordial da mulher estaria direcionada e relacionada pelo ser masculino, e assim conduzida ao papel de dona de casa, cuidadora e educadora.

Os enlaces e a reviravolta dos paradigmas da mulher mudam em virtude da chegada da mulher ao mercado de trabalho e ao mesmo tempo o surgimento das discusses a respeito do feminismo.

Com passar dos anos a mulher resgate seu papel de deciso no que se refere a sua vida, e passa a exigir que sua voz,atravs de suas demandas, seja ouvida.

Diante desse novo paradigma da luta do feminismo uma das pautas das suas discusses esta a reflexo a respeito da violncia conta mulher.

Esse projeto visa trazer uma nova viso a respeito de como hoje o sistema da rede de apoio a essas mulheres funciona e como o sistema isola ainda mais essas mulheres.

Biblioteca no Norte da Ilha: Uma opção à praia

Caminhos de Visibilidade: proposta de integração de migrantes de deslocamento forçado em Itajaí

O mundo vive hoje a maior crise migratria desde a Segunda Guerra mundial. Estima-se que a cada 1minuto, 24 pessoas sejam deslocadas por conflitos, guerras,perseguies e violaes de direitos humanos (ACNUR, 2017, p. 13). So 68 milhes de pessoas que deixam para trs sua cultura, hbitos, relaes sociais e projetos de vida em busca de melhores condies, que nem sempre so conquistadas.

Itaja, municpio do litoral catarinense est entre as principais cidades do estadoa acolher refugiados e solicitantes de refgio, mas apesar da populao expressiva suas polticas pblicas beiram inexistncia.

O presente trabalho busca compreender os desafios destas pessoas no territrio e responder, atravs do projeto arquitetnico, a seguinte pergunta:

Como criar um espao de referncia no acolhimento e integrao socioeconmica para migrantes de deslocamento forado, que auxilie na promoo de polticas pblicas e que ainda incentive a conscientizao da comunidade quanto condio dos novos migrantes?

Centro de Apoio para Pacientes, Acompanhantes e Transplantados do HU-UFSC

Este Trabalho de Concluso de Curso um Projeto Arquitetnico que se constitui de uma edificao que oferecer suporte ao Hospital Universitrio, onde ir atender aqueles pacientes em processo de reabilitao dos aspectos fsicos, psicolgicos e sociais perdidos pelo espao fsico. Visando atender no somente aqueles pacientes que vivem na cidade, mas sim aqueles percorrem longas distncias para tratamentos e consultas, assim como aos acompanhantes hospitalares e tambm aos pacientes transplantados que necessitam de todo um acompanhamento ps-operatrio.

CENTRO DE REABILITAÇÃO FÍSICO-MOTORA

A democratizao dos espaos e o combate contra atitudes e ambientes discriminatrios so ideais cada vez mais recorrentes para a concepo de produtos, servios, arquiteturas e cidades. Felizmente, hoje compreende-se muito mais que a ativa presena e participao de pessoas diferentes, com experincias nicas e individuais, pode agregar imenso valor para a evoluo da nossa sociedade. Para tal, uma srie de profissionais como arquitetos, designers eengenheiros atuam diretamente na criao e adaptao de espaos e produtos para uma mais intensa universalizao das coisas.

Como arquitetos, criamos ou adaptamos ambientes habitacionais, educacionais, comerciais, de sade, de trabalho, culturais e de lazer para pessoas com deficincias fsicas ou mobilidade reduzida. Enquanto isso,h uma outra srie de profissionais que trabalham diretamente e pessoalmente com esse pblico, comoso mdicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psiclogos, psiquiatras, professores, pesquisadores e cientistas, responsveis por curar, educar, gerar conhecimento e proporcionar o suporte necessrio para que essa parcela de usurios possa melhor se adaptar ao mundo onde vivem.

Este trabalho de concluso de cursopropeo projeto de uma edificao de atendimento particular e por meio do SUS, capaz de exercer plenamente as atividades necessrias para a recuperao fsico-motora de pacientes com deficincias e impedimentos fsicos. O foco est no pblico"paciente"(jovem a idoso), de forma a promover a reabilitao fsica em um ambiente menos hostil, nos seus funcionrios e profissionais da sade, alm de eventuais alunos de graduao.

Constructo Espacial Gay: Dinâmicas urbanas e lugares de encontro em Miraflores

Ao longo do processo de planificao urbana, convergem grupos maioritrios e minoritrios nos interesses de ocupao das cidades, criando polticas pblicas que estabelecem o poder social. Assim, a burocratizao espacial torna-se uma ferramenta dos grupos que definem a direo do desenvolvimento sociocultural da cidade. Para os grupos minoritrios, a identificao dos seus semelhantes tornou-se um processo fundamental para a consolidao deles dentro do espao urbano, sendo, os espaos de encontro, os lugares de criao socio-identitria dos seus indivduos e o reflexo das suas particularidades. Simbologias, mitificaes e corpos insurgentes se revelam nos espaos gays do bairro de Miraflores em Lima (Peru) e a necessidade de uma leitura fenomenolgica e reflexo, baseado nos seus frequentadores precisa para decodificar os espaos invisveis onde so realizadas as suas prticas identitrias.

Criança e a Cidade: Espaço de Integração em Araquari, SC

No trabalho apresentado ser realizada uma anlise e diagnstico da cidade de Araquari, SC, visando a elaborao de uma proposta de desenho urbano voltada para a questo educacional da cidade. Tal enfoque deriva do dficit que a mesma passa tanto na questo da infraestrutura escolar, como na assistncia e apoio criana e ao adolescente.

Ao longo dos anos, a cidade sofreu um grande aumento populacional, decorrente da chegada da fbrica da BMW, que trouxe uma nova demanda de trabalho e moradia. Tal caracterstica gerou uma carncia nos servios oferecidos, principalmente na esfera educacional e de infraestrutura urbana, afetando a populao de baixa renda. Dessa forma, percebe-se uma estrutura de ensino fragilizada, com superlotaes nas salas de aula e estudantes sem suporte fora da escola.

Paralelo ao crescimento urbano, no h um sistema de controle de expanso da ocupao, gerando um impacto significativo na questo ambiental. Isso mostra que a cidade ainda carece de uma poltica estruturadora que abranja os diferentes aspectos de composio espacial, social e ambiental, bem como as inter-relaes entre estes.

Dessa forma, foi realizado um estudo da cidade, verificando os principais pontos de interesse relacionados ao sistema educacional, e suas principais problemticas. Alm disso, realizou-se uma pesquisa sobre o histrico da educao e de prticas pedaggicas, onde foi possvel perceber que muitas das deficincias presentes nas escolas atualmente advm de uma metodologia de ensino que carece de pontos humanizadores.

Muito mais que construir escolas, necessrio perceber as individualidades de seus usurios, criando uma arquitetura que estimule a criana e ao adolescente a experienciar o ambiente escolar, otimizando assim as relaes dos mesmos com o meio. A partir de tal lgica, a proposta de projeto surge como um centro que trabalhe como uma espcie de contra turno escolar, onde os alunos iriam aps ou antes de suas aulas para ter atividades aos quais o mesmo normalmente no teria acesso. Para isso, o projeto no estaria associado a uma nica instituio de ensino, mas a um conjunto destas, atendendo a um nmero maior de usurios.

Tal centro teria como objetivo oferecer no s suporte ao aluno, mas a comunidade local tambm, criando um ambiente propcio para tais interaes. Isso visaria reduzir os limites impostos pela educao tradicional, onde a escola tem como objetivo primrio a passagem metdica de um conhecimento padro sem considerar as individualidades de cada aluno. Dessa forma, a proposta traria a escola como uma extenso da sociedade, onde no s as crianas aprendem com os adultos, mas tambm o contrrio.

CADERNO TCC 1-https://issuu.com/suelem0802/docs/caderno_tcc_1_a4_-_suelem_schier_de_fran_a

DeafSpace, a relação dos surdos com o espaço construído: Projeto de Reestruturação do Departamento de Libras da UFSC

No mbito social, a discusso acerca do termo acessibilidade vem ganhando fora e mais espao. Esse debate tambm se estendeu para o campo da Arquitetura e Urbanismo, tendo em vista que, atualmente, os arquitetos e urbanistas se preocupam em adequar seus projetos ao parmetros deacessibilidade, concebendo edifcios inclusivos.De fato, sendo a Arquitetura responsvel por criar e organizar os espaos fsicos e projetar ambientes que abriguem os diversos tipos de atividades humanas, natural que o processo de elaborao de um projeto se modifique ao mesmo tempo em que nossa sociedade muda seu pensamento quanto aos indivduos que a ela pertencem . Deste modo, busca-se agora no se abrigar a“maioria”, mas a todos; incluindo tambm aqueles que h muito eram ignorados como parte integrante dessa sociedade, tais como os deficientes fsicos, deficientes auditivos, surdos, deficientes visuais, cegos e etc.

Neste sentido, este trabalho aborda a relao dos surdos com o espao construdo, buscando investigar como a arquitetura pode auxiliar no cotidiano destas pessoas e compreender as suas vivncia e percepes sobre o ambiente construdo. Tambm aborda o conceitode DeafSpace, criado pelo arquiteto Hansel Bauman em conjunto com o Departamento de Estudos de Surdos da Universidade de Gallaudet -instituio de ensino superior para surdos e deficientes auditivos, localizada em Washigton/DC-; o qual estabeleceu diretrizes bsicas para o desenvolvimento de projetos voltados para a comunidade surda.A partir desses estudos e da participao ativa da comunidade surda do curso de Libras, pretende-se aplicar o conhecimento adquirido em um projeto de Reestruturao do Departamento de Libras da UFSC e na criao de um Espao de Convivncia Inclusivaem anexo.

Palavras - chave: Acessilidade; DeafSpace; Educacional; Projeto Arquitetnico;Surdos

Diretrizes urbanísticas para preservação do patrimônio histórico na Enseada de Brito

RESUMO:

Centros histricos por vezes acabam por perder-se nas glrias de outros tempos e no conseguem caminhar com as necessidades das cidades atuais. O embate entre crescimento e preservao dos bens figura constante dentro da rea de patrimnio histrico. Tendo em vista tais problemticas, o presente trabalho busca revisar o atual permetro de tombamento do ncleo fundacional do distrito da Enseada de Brito, no muncipio de Palhoa, alm de criar uma srie de diretrizes que possam guiar o crescimento do local de modo que o mesmo no perca sua histria mas que tambm receba novas significaes e usos. Com tais indicaes, o objetivo que o trabalho em construo possa contribuir para que a comunidade se reaproprie do espao tombado pois entende-se que esta uma maneira de preserva-lo. Alm disso, as diretrizes urbansticas e projetuais propostas podero guiar as autoridades competentes a buscarem solues que a longo prazo no descaracterizem o espao e sua histria.

PALAVRAS-CHAVE:

Patrimnio - Preservao - Urbano

Entre a orla e o morro: Espaço de troca e convivência

O trabalho se prope a analisar e projetar um edifcio pblico para um terreno em disputa judicial entre o Estado e a Associao de Moradores da Agronmica junto ao Direto do Campo no bairro da Agronmica na Beira-mar Norte em Florianpolis. Esse terreno inclui atualmente diversos usos que demonstram o potencial da rea como o varejo hortifrutigranjeiro (Direto do campo), campos de futebol, reas de permanncia -mesmo que desqualificadas-, caminhos pblicos que permitem a conexo dos moradores do Morro da Cruz com a infraestrutura urbana e os equipamentos pblicos da Beira-mar norte e o baixo gabarito que permite a leitura da paisagem tanto da orla para o morro quanto do morro para orla.

A partir disso, prope-se um equipamento pblico de abastecimento alimentar e esporte que permite a conexo fsica e visual entre o morro e a orla. Esse equipamento possibilita a convivncia e permanncia de diferentes classes sociais a partir da reorganizao de dinmicas j existentes no terreno em disputa e da adio de usos que intensifiquem o carter pblico.O edifcio respeita o histrico, os conflitos, as dinmicas, os usos e as foras j existentes no local como forma de resistncia do carter popular da rea. Junto a isso mantem a permanncia, as vistas e as conexes sempre abertas e pblicas, tornando-se uma anttese a orla verticalizada e privatizada da Beira-mar norte.

Palavras-chave: Abastecimento alimentar urbano; Direto do campo; Morro da Cruz; Beira-mar norte; Edifcio Pblico.

Escola do Mar: Um espaço de desenvolvimento e valorização ambiental, cultural e social na Tapera, Ribeirão da Ilha

A cidade de Florianpolis possui uma ntima relao com a gua e o mar. Essa relao desempenhou importante papel no seu processo de desenvolvimento, no apenas territorial e urbano, mas tambm de sua populao e comunidades locais, se refletindo em hbitos, tradies, em formas de subsistncia e vivncia. Ao longo das geraes essa conexo foi se alterando, transformando e adaptando lgica de crescimento da cidade e dos bairros.

Tendo como enfoque a regio sul da ilha, mais especificamente as comunidades do Ribeiro da Ilha e da Tapera, o presente trabalho tem como temtica a relao de tais comunidades com o mar, partindo de um olhar do passado, de valorizao da tradio, passando por um entendimento das dinmicas atuais e enfim uma prospeco do futuro e suas potencialidades. Escolheu-se trabalhar no Ribeiro por j haver uma demanda comunitria pela instalao de uma Escola Tcnica do Mar no distrito, levantada durante o processo de construo das diretrizes distritais, em 2008, para a realizao do Plano Diretor Participativo e pela importante paisagem cultural que simboliza para a cidade como um todo - representativos da cultura aoriana e do patrimnio imaterial ligado ao mar, que ainda se faz presente atravs das atividades dos pescadores e maricultores - e devido ao crescimento urbano que se dirige para tal distrito.

A espacializao de um equipamento urbano, de carter comunitrio e educativo, voltado para as comunidades locais e para a cidade, que continua a crescer e se desenvolver, mas que deve sempre ter conscincia da sua memria coletiva e do ambiente em que se insere, surge como objeto do presente trabalho.

Palavras-chave: Arquitetura educacional, patrimnio imaterial, paisagem cultural

Espaço nascer: centro escola de atendimento ao parto humanizado na cidade de Florianópolis

Cada vez se torna mais comum a discusso em como o projeto de arquitetura interfere no usurio, sendo um fator determinante em seu comportamento e modo de vida. Essa aspecto se intensifica quando falamos de projetos arquitetnicos voltados ao parto e nascimento uma vez que a ambincia contribui com o processo de recuperao do paciente pois melhora a sade deste atravs de elementos como a cor, a forma, a relao com a natureza, a luz natural e a proteo da intimidade. Fatores que estimulam sensaes e comportamentos positivos dos usurios. Humanizar o ambiente do nascer reconhecer a arquitetura como elemento teraputico. Ao propor um centro de parto escola vinculado com um hospital universitrio buscou-se a introduo do atendimento humanizado desde a formao acadmica, prezando pela multidisciplinaridade e a construo de uma comunidade acadmica mais envolvida no assunto. A pesquisa desenvolvida foca no atendimento gestacional de baixo risco e parto humanizado, analisando as necessidades e expectativas das grvidas e familiares em relao ao nascimento. O projeto arquitetnico proposto uma reviso das Casas de parto vinculadas a Rede cegonhas, com a inteno de retomar o sentido mais humano do ato de nascer.

Estratégia de recuperação e reintegração de rios urbanos através de parque linear: caso no Rio Camboriú

Segundo a Agncia Nacional de guas (ANA) estima-se que o Brasil possua cerca de 12% da disponibilidade de gua doce do planeta, isso nos leva para a significncia que os recursos hdricos possuem no pas. A sua importncia histrica se manifestando atravs da criao dos ncleos urbanos em torno das guas superficiais, vindo a ser utilizados dessa maneira de modo estratgico, uma vez que se pretendia facilitar o abastecimento de gua por toda a cidade para higiene, nas atividades extrativistas, agrcolas, artesanais e locomoo que com isso desenvolvia o comrcio e criava relaes nicas com o territrio.

Os corpos d’gua passaram a sofrer inexoravelmente e frequentemente de forma dramtica, os impactos hidrolgicos e ambientais do crescimento urbano, ao mesmo tempo que perderam, gradativamente, seu papel como elemento da paisagem. (Baptista & Cardoso, 2013)

Com o grande avano de desenvolvimento no pas ocorrido na dcada de 50 as cidades brasileiras comearam a crescer, e convivendo com o perodo desenvolvimentista esto inseridos os rios, crregos e lagos, que num primeiro momento so canalizados, encobertos ou no so levados em considerao, sobrecarregando-os com a poluio proveniente do descaso do poder pblico atravs da no preocupao com o saneamento, no conscientizao e perda de relaes da populao com a gua urbana, resultando em problemas inerentes a tal perodo e que favoreceram a alienao dos rios, principalmente de crregos.

Atualmente os rios e crregos possuem carter desagradvel perante os moradores dos ncleos urbanos que os abrigam, uma vez que o mau cheiro, as inundaes e a gua turva no oferecem estmulos para apropriao do espao fazendo com que a cidade d as costas para os rios e interpretam os crregos como “esgoto”.

Com isto em mente, o presente trabalho pretende criar estratgias de recuperao e reintegrao do Rio Cambori atravs de parque linear ecolgico, rio este que hoje sofre com constante poluio, segregao e privatizao de suas margens, numa tentativa de trazer um novo olhar da populao e do poder pblico sobre os recursos hdricos disponveis nas nossas cidades.

Palavras- Chave:corpos d’gua, parque, fitorremediao, wetland construdo e urbanismo.

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Fachadas refletivas: influência sobre as edificações do entorno

Edifcios com fachadas envidraadas tem se popularizado no mundo entre os mais variados contextos climticos. Para controlar o ganho de calor atravs destas envoltrias, a indstria vidreira diversificou seus produtos com vidros que potencializam as reflexes dos raios solares para o exterior, flexibilizando a insero destes edifcios em climas tropicais. Sabe-se que os raios solares so compostos por uma srie de raios no visveis e tambm raios luminosos, cuja reflexo excessiva pode contribuir com o ofuscamento. Nesse contexto, considerando que o ofuscamento pode interferir ou incapacitar que um indivduo desempenhe suas tarefas e/ou comprometer seu bem-estar, com o intuito de controlar a reflexo oriunda das fachadas, alguns pases j dispe de normalizaes que delimitam a refletncia destas superfcies. Entretanto, alm de limitar a aplicao de materiais, coloca-se a legislao em questionamento, pois mesmo um vidro incolor simples com 8% de reflexo de luz visvel pode causar ofuscamento, uma vez que a ocorrncia depende do ngulo de incidncia do raio luminoso na superfcie. Assim, este trabalho prope um estudo de impacto de fachadas sobre o entorno, atravs de simulao computacional que avalie a ocorrncia de ofuscamento. A inteno que atravs desta ferramenta, o projetista seja capaz de avaliar a interferncia de seu projeto sobre o entorno, e proponha medidas mitigadoras, quando necessrio, em prol da qualidade do contexto urbano, evitando gastos futuros.

Palavras-chave: Fachadas envidraadas. Ofuscamento. Contexto urbano. Prdios vizinhos.

Frestas da cidade: um percurso

O TCC enquanto espao/tempo de concluso de uma etapa nos traz um importante convite a revisitar os processos, intentos e questionamentos que nos trouxeram at o aqui e agora. Ao reviver essa trajetria pude me deparar com qualidades latentes ao meu fazer e olhar sobre a cidade e o espao construdo, como elas consolidam a minha postura enquanto estudante de arquitetura e urbanismo, e que estmulos me levama melhor me relacionar enquanto indivduo propositivo nomeio coletivo.

De um percurso a princpio despretensioso vieram tona novas e fundamentais indagaes sobre a condio contempornea desses espaos e a nossa relao com eles. Frestas, brechas e espaos entre-dois inerentes no s materialidade urbana, mas tambm s relaes interpessoais que se desenvolvem atravs dela, surgem enquanto uma leitura outra desse espao corriqueiro e vulgar. O que aquilo que existe para alm dos tijolos e pedras que transforma construes em arquiteturas e arquiteturas em cidades por excelncia? Quais outras cidades em potencial se escondem nas entranhas daquela que nos compreende em nossas rotinas e afazeres cotidianos?

Deixo aqui o convite imerso neste processo de indagaes, inquietaes e proposies, bem como sua apropriao eexpanso enquanto um percurso pertinente a todos ns.

Habitação pós-desastre: uma proposta de residência unifamiliar permanente em madeira

Ao longo dos anos o planeta vem sofrendo imensurveis perdas decorrentes de desastres adversos, afetando cerca de 193 milhes de pessoas por ano, conforme estudo realizado pelo Centre of Research on the Epidemology of Disasters (CRED) da Universidade UCLouvain, em Bruxelas. Segundo o United Nations Office for Disaster Risk Reduction somente os desastres de incio sbito, como enchentes e ciclones, resultam em cerca de 14 milhes de desabrigados e desalojados a cada ano, incluindo aqueles que deixam suas casas por preveno.
A capacidade de resilincia de uma comunidade afetada por um desastre fundamental no s para a reestruturao socioeconmica e psicossocial do grupo, como tambm para a preveno e reduo de riscos em eventos futuros. No Brasil, entre os anos de 1995 e 2014, os desastres naturais deixaram um saldo de mais de 185 mil habitaes destrudas e um nmero superior 1.800.000 em unidades danificadas (CEPED UFSC, 2016). Existem diversos estudos e propostas de abrigos que visam alojar temporariamente essas famlias atingidas ao longo do processo de reconstruo da moradia permanente. Apesar de serem projetados para suprir essa necessidade durante um perodo curto, 50% desses alojamentos duram mais de cinco anos (ANDERS, 2007) e, em alguns casos, assumem carter definitivo de maneira indevida e ineficiente. A execuo de planos de gerenciamento habitacional brasileiros para esses casos ainda precria e tardia. Geralmente, o abrigamento feito atravs de aluguel social, hotis ou em casa de parentes e amigos. A espera da habitao permanente acaba se tornando demorada, burocrtica, desestimulante e custosa para as famlias.
Diante disso este trabalho tem como objetivo propor um projeto de habitao social unifamiliar permanente ps-desastre modular e adaptvel, de forma a respeitar as necessidade dos moradores. Para tal resultado, a metodologia aplicada consiste no estudo de bibliografias relacionada desastres, abrigos emergenciais, habitaes temporrias, habitaes sociais e outros.

Jardim Psique: cidade para a mente

A relao da mente humana, seus conflitos e a cidade de alta complexidade. Alm dos estigmas construdos ao longo da histria e gerados pela desinformao em torno do tema, vivemos em uma sociedade cada vez mais conectada. Nossos centros urbanos concentram e proporcionam diversos encontros e desencontros, colidindo mentes e ideias diferentes a todo momento. A cidade , alm de um aglomerado de materiais e servios, uma ideia construda atravs do coletivo. Os espaos urbanos, alm de possurem um objetivo declarado quando projetados, so entendidos e utilizados de acordo com nossos instintos, motivaes e percepes. Toda via, com registros alarmantes e crescentes, o indivduo de mente doente - aquele que possui dificuldade em se adequar a realidade - tem se tornado cada vez mais frequente na construo e entendimento destes espaos. Com centros cada vez mais inchados e doentes, a cidade tem ignorado a natureza de seus usurios, transformando-se em um lugar por vezes incoerente e pobre de oportunidade para as conexes e bem-estar do indivduo. Como cenrio de inmeros momentos e experincias de nossas vidas, o meio urbano palco da nossa rotina - da a importncia e compromisso com o usurio. Buscar atender o coletivo tarefa complexa, mas fundamental e necessria. A cidade para a mente torna-se relevante quando entendemos que a partir da mente que uma cidade se mantm de p, e no necessariamente aglomerando edificaes.

Jeitos de Cidade: ensaios sobre a dimensão coletiva na subjetividade urbana

Explorar as dimenses de coletividade da urbe e suas expresses na cidade, entendendo seus potenciais de fomento a uma sociedade mais justa, emptica e inspiradora a questo central deste trabalho. Trata-se de um trabalho investigativo, uma pesquisaaberta, que tenta entender e ressignificar a subjetividadeurbana, essa que transpassa as prticas e discursos da cidadecontempornea.
O trabalho funciona de maneira ensasta - emprica, cientfica e intuitiva - desde suas leituras e pesquisas at os estudos sobre acontecimentos urbanos e suas mltiplas formas de registro - fotos, vdeos, inscries em corpo e mente. Ensaia-se e enseja-se a costura de desejos e delrios urbanos outros, atravs de reflexes escritas e composies imagticas, suscitadas a partir da cidade - suas cenas, imaginrios e discursos . Das intenes mais distantes e pretensiosas que motivam este fazer: a de estimular prticas cidads favorveis a construo de ambientes com mais sentido humanos de vivncia e existncia.
Palavras chave: coletividade, cidade, subjetividade, jeito;

Manguezal no cotidiano: uma proposta para o Parque Municipal do Manguezal do Itacorubí

Os manguezais so considerados berrios naturais da vida marinha e desempenham importante papel na manuteno da biodiversidade das regies costeiras tropicais e subtropicais. Entretanto, somente no Brasil estima-se que 25% dos manguezais tenham sido destrudos em consequncia do crescimento urbano e da explorao de seus recursos. O Manguezal do Itacorub,considerado o segundo maior manguezal urbano do pas, no qual foi institudo, em 2002, oParque Municipal do Manguezal do Itacorub, apresentado neste trabalho com o intuito de ilustrar o processo de degradao ambiental causadopela especulao imobiliria nos manguezais do municpio de Florianpolis e do Brasil.Para isso, estudou-se os processos naturais e antrpicos na Bacia do Rio Itacorub e analisou-se o histrico da ocupao urbana ao longo das ltimas dcadas a fim de compreender as relaes estabelecidas entre o manguezal e seu entorno. A partir deste estudo apresentada uma proposta de interveno que considera a incorporao do Jardim Botnico Antnio Jos de Freitas Noronha ao Parque Municipal do Manguezal do Itacorub, na qual sotraadas novas conexes entre os bairros Itacorub, Santa Mnica e Trindade, no intuito depromover atividades de lazer e deeducao ambiental e resgatar o protagonismo do manguezal na Bacia do Itacorub.

Palavras-chave: manguezal, educao ambiental, parque urbano.

Tema: Desenho Urbano

Mirante: desvendando a complexidade geométrica de paisagens na ilha

Olga: entre sentidos, corpos e espaço

experincia sf
1 ato ou efeito de experimentar(-se);
2 ensaio prtico para descobrir oudeterminar um fenmeno, um fato ouuma teoria;
3 Conhecimento das coisas pela prticaou observao.

Munidas de dvidas, crticas e curiosidade adentramos esse estudo. Incomoda a sensao de vivermos um cotidiano to dependente da imagem e da viso, num tal ponto de parecer estarmos perdendo cada vez mais a habilidade de sentir, comover, perceber, num processo de mecanizao dos corpos e das vidas. Isso nos leva a questionar ainda o modo como os afetos entre corpo-espao e corpo-corpo se do em meio a essa dinmica de anestesiamento.

Assim, so construdas prticas investigativas buscando explorar os espaos de modo incorporado, despertando e ativando o corpo e os sentidos no intuito de reconhecer tambm as camadas sensveis e invisveis do territrio.

Adotamos o estudo da experincia. O estudo enquanto processo. O trabalho como caminho. Sem esperar por um certo fim. Dando margem s diversas possibilidades de existncias, experincias, estudos, consideraes. A cidade tambm entendida como esse corpo-em-processo. Sempre sendo, estando, acontecendo. Sendo acontecida pelos corpos que a compem. Acontecendo nos corpos que a compem.

Assim constitui-se ento um processo de pesquisao atravs da experincia corpo-situada, elaborando leituras senso-perceptivas do territrio e dos corpos que o habitam, que sirvam de fonte de recurso para construo de pensamento crtico. Procuramos intervir no espao no intuito de causar perturbaes nas dinmicas pr-estabelecidas, ou, contratadas de maneira formal ou informal, buscando explorar de que maneira os corpos so agentes e tambm espectadores nessa dinmica.

O trabalho completo com seu percurso de leitura est disponvel no link: https://ondedesvio.wixsite.com/olga

Opus Urbanus: uma proposta de transformação na urbanidade de espaços da cidade através da performance de sapateado

Opus Urbanus uma pesquisa que tem como objetivo investigar se a urbanidade de determinados espaos da cidade se transforma perante uma performance de sapateado. Por meio desta, busca-se colaborar com o papel da Arquitetura e do Urbanismo, verificando a transformao da urbanidade a partir da interdisciplinaridade com a dana. Nesta pesquisa, acredita-se que o corpo pode ser uma ferramenta do arquiteto e do urbanista a ser explorada na sociedade contempornea, durante um processo de diagnstico, de projeto ou de simples interveno pontual em espaos da cidade.

Trabalhou-se com um grupo de danarinas, com o qual foram realizadas intervenes de sapateado registradas por diversos tipos de cmera com o intuito de se captar os acontecimentos nos espaos que passaram por esses ensaios experimentais. Como resultados, observou-se que estas intervenes realizam transformaes na urbanidade dos espaos, atuando na experincia das pessoas que o compem, mostrando a dana e o corpo como formas de resistncia em problemticas contemporneas apresentadas na cidade.

Palavras-Chave: urbanismo, urbanidade, dana

Os Ismos do Urbano: ensaios para um urbanismo ativista

Conflitos insurgem na cidade e desnudam, assim, as vinculaes entre os generalismos do sistema capitalista, seu entrelao aos localismos e aos novos urbanismos decorrentes das tendncias neoliberais que desenham as cidades contemporneas. No centro de Florianpolis, na rea leste da Praa XV, so intensas as transformaes que tomam corpo, num processo singular de gentrificao em nome da ascenso da economia criativa impulsionada pelo Centro Sapiens. O alisamento das texturas da cidade, esconde sua pluralidade e diversidade, silenciando narrativas urbanas estabelecidas l h tempos. Sobrepem-se um, entre outros ismos do urbano, estes apreendidos em contra-cartografias atravs de um ensaio experimental ativista.

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Conflicts appear in the city and uncover the link between the generalisms of the capitalist system, its interlace with the localisms and new urbanisms caused by the neoliberal trends that design the contemporary cities. In Florianpolis city center, on the Praa XV east, it is intense the transformations that take shape, in a singular process of gentrification on behalf of creative economy driven by the Centro Sapiens. The smoothing of the city textures hides its plurality and diversity. It hushes urban narratives established there in a long time - overlays one, between other urban "isms", these apprehended in anti-cartographies through an activist experimental testing.

Perspectiva da mulher no espaço urbano: caminhabilidade na Rua Lauro Linhares

Em uma populao urbana constituda tanto de homens quanto de mulheres – no caso de Florianpolis, mais mulheres que homens – a aplicao de polticas pblicas no reconhece o fato de que os modos como homens e mulheres vivenciam a cidade so muito distintos.

Este trabalho focado na presena da mulher no espao pblico, levando em considerao, principalmente, questes de caminhabilidade, pertencimento cidade e segurana. Para isso, foi escolhida uma rea entre os bairros Agronmica e Trindade – mais especificamente na Rua Lauro Linhares e suas adjacncias – na qual se fez um recorte para estudo. A partir de uma anlise inicial, pretende-se explorar possibilidades de melhoria do espao urbano com enfoque na mulher e propor estratgias para requalificao da rea dentro das diretrizes iniciais.

Portal do Maciço: o ensino das artes vencendo barreiras

Portal do Macio um projeto idealizado pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e representantes de comunidades do Macio do Morro da Cruz em Florianpolis-SCcom o intuito de aproximar as populaes carentes residentes do entorno dos espaos e servios oferecidos no campus. O Portal consiste na construo de uma sede para a Coordenadoria de Atividades Artsticas do IFSC que realiza um importante trabalho de extenso de cursos de msica, teatro e artes visuais. O presente trabalho apresenta uma proposta arquitetnica para o Portal do Macio que busca atender s necessidades espaciais da Coordenadoria de Atividades Artsticas eno atendimento, com o intuito de facilitar o contato entre os moradores do Macio do Morro da Cruz e o IFSC. Busca ainda trazer visibilidade e resgatar a importncia do projeto Portal do Macio para as comunidades locais e para o Instituto Federal, visto que o mesmo encontra-se paralisado desde sua idealizao em 2010.

PROJETO DE UM NOVO ESPAÇO PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BAIRRO RIO TAVARES

A educao pblica um compromisso da sociedade que atravessa uma crise, devido ao pouco incentivo financeiro do Estado, degradao das estruturas, falta de vagas, falta de acessibilidade, dentre outros fatores. Nota-se, portanto, que o espao escolar pblico est abandonado. Este trabalho de Concluso de Curso abordar aspectos sobre as relaes entre educao infanto-juvenil em escolas pblicas e seus processos de aprendizagem e a arquitetura e o urbanismo. Mais especificamente, ser descrita a Escola de Ensino Bsico Porto do Rio Tavares (EEB Porto do Rio Tavares), localizada em Florianpolis (SC), suas estruturas fsicas e seu contexto. Por fim, o objetivo planejar um espao escolar que se torne um equipamento comunitrio e oferea diversos tipos de atividades em todos os horrios e que seja sustentvel. Portanto, pretende-se que o espao incentive prticas sustentveis, alm de que se relacione com o seu entorno, aproximando-se e preservando o ecossistema em que est inserido, caracterizado pela a mata atlntica (Morro do Lampio, proximidade visual) e pelo mangue (Manguezal do Rio Tavares, proximidade fsica).

Palavras chave: educao sustentvel, educao bsica, arquitetura escolar

RE: Barreiros. Quadra Urbana Multidisciplinar

So Jos minha casa, porm nem sempre me senti parte dela.

Moro no Bairro Jardim Cidade. Nasci, cresci e estudei aqui. Sempre na mesma casa. Vivncias.

Um processo muito natural de conhecer os vizinhos, os pequenos comrcios e ir na padaria da esquina.

A conexo com Florianpolis sempre foi muito forte tambm. Entretanto, havia uma clara diviso entre So Jos: casa, lazer, famlia e amigos; e Capital: necessidades.

Minha cidade se desenvolveu muito. Esse carter de bairro vivo e popular foi se perdendo aos poucos: verticalizao, muros altos e opacos, no conhecer quem reside ao seu lado e o perigo de brincar na rua.

O tempo passou e me encontrei estudando, trabalhando e convivendo na ilha. Logo eu, que sempre gostei de viver no continente, agora atravesso a ponte a procura de um gramado para passar a tarde com os amigos.

Por ter se desenvolvido entre duas importantes vias na escala da macrorregio de Florianpolis, o bairro ainda apresenta algumas caractersticas de quando era tratado apenas como uma passagem: heterogneo e montono, sem a presena de uma centralidade.

A no apropriao dos poucos espaos pblicos existentes tambm resultado desse processo de cidade-dormitrio, onde os moradores j esto condicionados a procurar atividades de lazer fora de seu municpio.

A diviso foi alterada e me percebi apenas repousando no bairro. Outro processo muito natural. Ao olhar crtico de quase-arquiteto, percebi neste trabalho a oportunidade de propor algo que desperte o bairro e que se transforme em um local de encontro e lazer dos moradores.

Requalificação da Passarela Nego Quirido e volta do carnaval ás dinâmicas da cidade

Este Trabalho de Concluso de Curso trata-se de uma requalificao urbana em um recorte da rea central de Florianpolis. A rea escolhida trata-se da Passarela Nego Quirido e de parte do Parque Urbano Francisco Dias Velho e de seu entorno. O enfoque do trabalho a reintegrao do carnaval de passarela ao centro da cidade de Florianpolis, local em que acontecia essa festa tradicionalmente.

Historicamente, na cidade deFlorianpolis - SC, o desfile decarnaval acontecia em torno da Praa XV de Novembro, no centro da cidade. Com a grande expanso deste evento, houve a necessidade de uma rea maior e assim os desfiles passaram a ocorrer na Avenida Paulo Fontes, em frente ao Mercado Pblico e Praa da Alfndega. Mais tarde, a interrupo do trnsito na Av. Paulo Fontes tornou-se um incmodo muito grande para a locomoo na cidade, ento, com os desfiles de carnaval cada vez mais especializados, viu-se a necessidade da criao de uma rea especfica para a realizao desses eventos, a Passarela Nego Quirido. No entanto, a criao dessa passarela - quase que exclusivamente para os desfiles de carnaval - acaba por segregar o carnaval de passarela da prpria vida da cidade. Alm disso, a passarela atual uma construo que cria barreira visual e contribui para o afastamento da cidade em relao ao mar, dentre outros problemas existentes.

O projeto busca criar um parque que possa, tanto dar apoio para a realizao de desfiles na poca do carnaval, quanto ser suporte para diversos eventos e qualificar o dia a dia de quem utiliza o centro da cidade. Para isso, prope-se eixos de conexo, praas, espaos de estar, esporte e lazer, visando uma rede para fortalecer os vnculos entre as partes do centro e, principalmente, entre sua rea de ocupao consolidada e o restante do aterro da Baa Sul.

Requalificação do Bairro de Safende - O Fenômeno da Expansão Urbana na Cidade da Praia

Ressignificação do Lixo na Arquitetura: Um Espaço de Reciclagem e Educação Ambiental no Morro do Horácio

O lixo hoje traz consigo um significado marginal, a partir do qual toda sua potencialidade camuflada. Enquanto essa idia perdura na cultura da sociedade, ele continua sendo apenas um problema.Neste trabalho sero exploradas formas de ressignificar o lixo, ou seja, dar um novo significado ao lixo a fim de quebrar o paradigma que o discrimina. Dentro dessa lgica, a arquitetura e o urbanismo se apresentam como ferramentas.Compreendendo a dinmica da coleta, tratamento e disposio de lixo em Florianpolis, percebem-se diversas limitantes que tornam o processo pouco eficiente. Como alternativa a esse problema, um sistema eficiente deve ser implantado paralelamente conscientizao da populao acerca do tema. A partir de um olhar aproximado na comunidade do Morro do Horcio, em Florianpolis, proposto um espao de reciclagem e educao ambiental, explorando os ciclos de vida l presentes, ressignificando o lixo e a imagem da comunidade para com a cidade.

Palavras-chave: Lixo, Educao Ambiental, Reciclagem

Sede do 1° Batalhão de Bombeiros Militar de Santa Catarina

O papel do Bombeiro na sociedade est estigmatizado pela viso de "apagar incndios", porm esses profissionais representam muito alm do simples combate ao fogo. Com a viso de que um incndio melhor quando for evitado do que quando for combatido os Bombeiros expandiram sua rea de atuao mais prxima dos arquitetos atravs de normas de preveno contra incndios. Apesar de bastante relevante, o assunto de Projeto Preventivo Contra Incndio (PPCI) ainda pouco abordado, deixando uma vala de conhecimento num assunto imprescindvel quando se trata de segurana pblica. Em conjunto com a demanda de uma nova sede para o 1 Batalho de Bombeiros Militar de SC, pretende-se desenvolver um projeto arquitetnico que integre o programa de necessidades previsto com um sistema de rede de ensino e aprendizagem sobre a preveno contra incndios.

A demanda proveniente do fato que a sede atual no comporta mais todas as atividades da sede do Batalho, resultando na descentralizao de tais atividades em outros quartis. Com um terreno indicado pelo prprio Corpo de Bombeiros no aterro da Baa Sul, proposto um projeto que reunifique as atividades bsicas de Sede do Batalho, alm de incluir outras atividades como apoio ao SAMU, ao atendimento areo e martimo, e s atividades de reeducao da sociedade quanto a importncia da preveno contra incndio. O projeto integrado um parque linear onde conecta-se e conversa com o seu entorno e com a cidade. Espera-se que tal estudo responda s necessidades e demandas atuais do Corpo de Bombeiros Militar, alm de enfatizar e trazer ao interesse da comunidadea importncia da preveno contra incndios e do PPCI.

Caderno TCC 1 disponvel em:

https://issuu.com/yasminherden/docs/tcc_i_yas_issuu

Trindade para pedestres: transformando o bairro através do caminhar

Seminrio Temtico TCC 2 – 2019.2

REA TEMTICA: Planejamento Urbano

TTULO: Trindade Ao Nvel Dos Olhos

AUTOR(A): Amanda Camargo Martendal

Objetivo: Atravs da insero de infraestrutura adequada para os modais ativos e integrao com os modais motorizados, aliado ao desenho urbano voltado para escala humana e diversificao de usos na regio, procuro tornar o pedestre o grande protagonista neste espao de cidade.

Pergunta de investigao: Como um bairro com tamanho potencial para caminhabilidade ainda se estrutura em torno de uma nica via destinada aos automveis? Como podemos transformar essa realidade com recursos simples e acessveis?

Mtodo: Este trabalho foi estruturado a partir de uma pesquisa terica que abrange conceitos de caminhabilidade, escala do pedestre, bairros sustentveis, trreos ativos, papel do automvel no desenho urbano, ato de caminhar, aspectos sensoriais da caminhada, caminhada como transporte ativo, mobilidade, transporte pblico, densidade, uso do solo e mais. A partir disso, um diagnstico do bairro foi realizado, levantando aspectos socioeconmicos, fsicos e sensoriais, visando contextualizao para ento elaborar uma proposta com as melhores estratgias e, principalmente, as estratgias que podem ser aplicadas sem muito esforo.

Um nobre intruso: crítica da paisagem contemporânea num contexto de disputa territorial

O trabalho se prope a ser um estudo da paisagem na Ilha de Santa Catarina, com recorte especfico no loteamento Novo Campeche. Mais precisamente, busca-se apontar a ideologizao da imagem da cidade atravs deste recorte e como o processo de acumulao de terras, num estudo historiogrfico, abriu espao para a construo de um lugar dentro do outro. A partir disso, trazem-se elementos dspares entre a cidade real - com expresso no Rio Tavares e nas urbanidades limtrofes ao loteamento- e a cidade ideologizada, de padres e comportamentos urbansticos refinados. Nesse sentido, primeiramente demarcado um referencial terico de onde parte-se para uma anlise do territrio - na plancie do Campeche- que transita entre escalas: daquela que olha pros elementos fsicos e naturais, com base no pensamento geogrfico, at aquela que enxerga as ambincias urbanas j na escala humana, com base nos discursos paisagsticos e na espetacularizao urbana. A anlise , como um todo, permeada pela exerccio da crtica do pensamento do arquiteto sobre a paisagem, trazendo elementos que questionam o fazer arquitetura para novos espaos, sem julgamento moral de suas escolhas modelsticas, mas buscando apontar contradies e tentando propor um novo discurso para aquele espao.

Um Novo espaço de contraturno Escolar no bairro do Rio Vermelho

O presente trabalho surgiu de algumas experincias pessoais com o Projeto Impacto Vivo Turno Inverso de contraturno escolar, desenvolvido no bairro do Rio Vermelho no municpio de Florianpolis. O mesmo realizado dentro da Igreja Palavra viva, a qual localiza-se na avenida principal do bairro, sendo mantido financeiramente por esta instituio no governamental, bem como contando com o apoio da prefeitura da cidade. Desse contato com o projeto, surgiu o desejo pessoal de apontar uma nova proposta arquitetnica ao desenvolvimento das atividades de Educao Integral deste projeto.Concebida por uma equipe multidisciplinar, a aprendizagem no supracitado projeto tem o objetivo de alcanar o ser humano em sua ampla integralidade, e dar oportunidades para que crianas e adolescentes com problemas sociais e de aprendizado, possam desenvolver-se em suas mais variadas formas, o que faz do projeto ser de grande importncia s escolas e famlias da regio.

Link para o caderno:

https://drive.google.com/open?id=1u9ZQ1lPjiSVtfidxNDoP_YjsWmnwrywt

Urbanização em áreas de risco: Uma proposta para a Costeira do Pirajubaé

2019-1

A escola e a cidade: formação integral na comunidade Capivari/Ingleses

O ensino público básico transcende seu papel educativo tradicional no instante em que sua qualidade afeta de maneira diferente os educandos de acordo com sua classe social. A instituição escolar pública passou a assumir responsabilidades para além das tipicamente escolares ao incorporar papéis sociais que, se não garantidos, prejudicam o trabalho pedagógico. Além disso, a distribuição de escolas públicas por toda a cidade contém o potencial para a formação de uma rede de "articuladores urbanos" em escala de bairro (LIMA,1989), que pode atender e fortalecer comunidades como um todo.

Em atenção ao papel social, político e pedagógico de uma instituição de ensino pública, bem como seu potencial de transformação em um equipamento articulador do bairro, este trabalho propõe a elaboração de novo projeto arquitetônico para a Escola Estadual Intendente José Fernandes, integrado a atividades de uso comunitário, na comunidade Capivari no distrito Ingleses, em Florianópolis/SC. A comunidade, que abrange uma área predominantemente residencial, conta com apenas uma escola de ensino básico pública e nenhuma área de lazer qualificada, apesar de ser uma das áreas mais populosas da cidade. Apresenta, ainda, uma das menores rendas per capita (abaixo de um salário mínimo), e apresenta um dos maiores índices de imigração do município, estimulado pelos períodos de alta temporada turística. 

A proposta é desenvolver uma escola pública que comporte atividades em período integral e que subsidie um tipo de ensino mais completo e abrangente, que incorpore o ensino formal e o complementar, que fomente a autonomia do aluno e sua formação cidadã, incluindo uma ampla gama de atividades, de cunho teórico e prático. São propostos ambientes de ensino motivadores, que valorizem o saber popular e a educação informal, aproximem a realidade política e social, e estimulem o ensino para além da instituição escolar formal, articulando a escola e a comunidade em que está inserida. 

Links:

Livreto I - Educação, Política e Sociedade: https://issuu.com/viniciusmariot/docs/livreto_1

Livreto II - Espaço e Pedagogia: https://issuu.com/viniciusmariot/docs/livreto_2_62f5cf72b6a940

Livreto III - Cidade, Bairro e Escola: https://issuu.com/viniciusmariot/docs/livreto_3_0c5b79fdbb5738

A UFSC como parque cultural: ensaios de desconstrução expositiva

As exposições sempre ocorreram como espaços de experimentação e expressão perante o público. Revelando o contexto histórico dentro do qual tanto a história da arte quanto a história da arquitetura são protagonistas da própria história das exposições, encontramos uma situação de importação e elitização cultural em nosso país, que obviamente está presente em outros tipos de instituição, como por exemplo a universidade, que essencialmente deve ser um espaço de experimentação radical. Tratar essas instituições e o próprio sistema da arte como públicos é necessariamente uma questão a ser discutida e criticada dentro da universidade, a qual sofre atualmente uma ameaça de extinção. As formalidades desnecessárias dos espaços de arte podem ser recicladas dentro do contexto fundamental ao ensino, que são as informalidades.

A prática expositiva na arquitetura tem o potencial de explorar o processo em detrimento do produto, ou da obra de arte aurática. Isso pode ser utilizado como uma estratégia de ensino, e assim trabalho com o campus da UFSC sob uma perspectiva de instituição cultural. O que uma exposição de fato é ou pretende ser, já que a história é alternadamente revisitada e esquecida num piscar de olhos? Além de que dizem que chegamos ao fim da arte. Através da prática de exposições pode ser possível perceber de que formas a arquitetura pode se disponibilizar como uma simples extensão física da arte, na forma de espaços públicos informais com institucionalidades recicladas. Trabalho com uma hipótese de ensino artístico e arquitetônico aberto, em que essas disciplinas se tornam híbridas com outras disciplinas ofertadas na universidade - uma rede de espaços em que os estudantes aprendem através de eventos, atividades e experiências culturais conectadas com o público - a população de Florianópolis e principalmente a comunidade do entorno do campus.

Caminhabilidade no morro da lagoa

O Morro da Lagoa da Conceição é sem duvida um dos pontos turísticos mais conhecidos da ilha, principalmente por possuir um dos mirantes mais belos e visitados de Florianópolis. Porém, pela falta de planejamento é apenas um local de passagem, sem qualquer elemento que convide o visitante em estender sua visita por mais de 15min, com caminhos que privilegiam exclusivamente os automóveis, inexistindo qualquer espaço destinado aos transportes não motorizados. O principal objetivo do trabalho é justamente requalificar essa região, de modo que o meio de transporte não motorizado, juntamente com o transporte coletivo, seja valorizado como forma de se locomover na região. Sendo assim, foram criados espaços que sirvam diretamente aos pedestres e ciclistas ao longo do morro e pensadas estratégias viárias que promovam a segurança para quem visita o local, além de criar novos percursos e espaços ao longo do caminho até o mirante.

Centro de Aprendizagem e Produção Tecnológica - Uma proposta para inclusão social de jovens em Florianópolis

A região do centro de Florianópolis ao leste da praça XV, conhecida como Pedreira, teve sua história marcada pela extração das rochas para as construções da cidade e pelo convívio entre diferentes classes sociais. Hoje, a região é rica em patrimônio arquitetônico e cultural, diversidade de usuários e é palco de atividades de caráter popular. Por outro lado, Florianópolis segue para ser uma cidade tecnológica, criando oportunidades de trabalho e crescimento na área, porém a oferta de qualificação gratuita é bastante limitada. Foram realizados levantamentos onde verificou-se que no bairro Centro, hoje, existem 35 instituições de ensino (fundamental, médio, técnico e superior), sendo 10 públicas e 25 privadas, e apenas uma instituição oferece cursos gratuitos voltados à tecnologia.

Nesse contexto e através do entendimento da situação atual e do passado da Pedreira, busca-se um projeto que possa caminhar para o futuro, sem perder a identidade do local e a função social da arquitetura. Tendo a educação e qualificação como ferramenta de mobilidade social, o projeto é voltado para aprendizagem em tecnologia. O programa de atividades se baseia em 4 eixos: Aprender, Produzir, Expressar e Socializar. As atividades relacionadas ao “Aprender” compreendem os cursos e oficinas, e como apoio, são propostos os espaços de estudo. No eixo “Produzir”, os alunos poderão criar e desenvolver suas ideias e negócios, em uma incubadora social e no laboratório de fabricação digital e analógica. As áreas de "Expressar "e "Socializar" servem para a troca de ideias e contato entre diferentes pessoas, oferecendo ambientes para expor as ideias dos estudantes e espaços públicos para apropriação da comunidade. Os usos e espaços se relacionam com as instituições já atuantes na área, como o Renapsi (Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração) e o IEE (Instituto Estadual de Educação), como forma de garantir a apropriação do público alvo desejado. Além disso, busca-se realizar um projeto em que a arquitetura seja consciente às condicionantes ambientais do local de implantação e que valorize as estratégias passivas de conforto ambiental, como ventilação e iluminação natural.

Palavras chave: Tecnologia, Capacitação, Conforto ambiental 

Cidade Educadora: Um novo olhar para o Monte Cristo

Com a institucionalização da educação como direito universal, formalizam-se espaços destinados unicamente em educar e formar cidadãos - a escola. Os ambientes educacionais tem responsabilidade social inquestionável, considerados o elemento base para desenvolvimento e transformação, principalmente na esfera infantil, que se constroem os primeiras relações sociais e cognitivas.  

Ainda assim, muitas são as inquietações referentes às respostas destes espaços, principalmente na esfera pública. A falta de planejamento a partir de uma escala abrangente aliada aos recursos insuficientes leva a construção de espaços que limitam-se precariamente ao ensino formal e obrigatório. As escolas não necessariamente respondem às demandas dos alunos e da comunidade, principalmente de menor renda, que se vê carente de equipamentos educativos de suporte. Como consequência, depara-se com o desinteresse ou abandono por partes dos alunos em ir a escola, assim como a falta de envolvimento de família ou de outros tantos agentes importantes na formação de jovens e crianças.

Apesar da visão crítica quanto ao sistema, a linha de pesquisa de arquitetura educacional vem justamente com o olhar otimista de reverter o quadro. O presente caderno refere-se ao trabalho de conclusão de curso de arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil. O trabalho busca refletir sobre o papel da arquitetura nos espaços de aprendizagem e como agente transformador social. Como resultado, apresenta-se o projeto arquitetônico de um Centro de Educação Integrado para o bairro Monte Cristo, em Florianópolis, materializando diversos conceitos abordados durante a pesquisa. A escolha da área de estudo se deu por um vínculo já existente como voluntária em uma das instituições mais importantes de medidas sócio-educativas da região: O CEDEP - Centro de Educação Popular. A iniciativa, uma organização não-governamental sem fins lucrativos que oferece atividades de contra-turno e suporte ao desenvolvimento escolar para as principais comunidades.

A partir de um “olhar de dentro” e um “olhar de fora”, viu-se na região do Monte Cristo uma grande potencialidade de intervenção. O bairro, uma das regiões mais carentes de Florianópolis, tomada pela informalidade, sem planejamento urbano e com limitados espaços educativos e de sociabilidade, apresenta a maior concentração de crianças, demanda de escolas, e instituições que batalham constantemente para transformar a realidade social do bairro. Em meio a esse cenário, e reestruturando espaços mal aproveitados do bairro, propõe se a Cidade Educadora como um espaço de aprendizagem, convívio e desenvolvimento.

 

Arquivos PDF em alta resolução:

 

Cidade Partida: Vazio urbano como costura entre área central e "Cidade Norte" - Francisco Beltrão/PR

Este trabalho apresenta a dinâmica socioespacial do município de Francisco Beltrão – PR e propõe diretrizes para a ocupação de um vazio urbano localizado entre a área central e os bairros localizados na região norte do município. Busca-se com isso proporcionar uma maior conexão na malha urbana, promovendo o desenvolvimento de uma cidade sustentável e menos segregada, onde os acessos aos serviços e equipamentos públicos sejam democratizados.

São objetivos deste trabalho: 

• Possibilitar que a área de estudos seja um elemento de reconexão entre a “Cidade Norte” e a área central de Francisco Beltrão.
• Realizar uma leitura crítica do novo Plano Diretor Municipal que possibilite diagnosticar os princípios norteadores previstos para o desenvolvimento urbano de Francisco Beltrão, empregando os recursos extraídos da lei que sejam julgados como adequados para a proposta deste trabalho.
• Promover a valorização dos espaços de uso público, com estratégias que gerem vitalidade na área: térreos ativos, incentivo ao uso do transporte público,  priorização do pedestre sobre o veículo motor, implantação de áreas verdes. 
• Incentivar a implementação de Habitações de Interesse Social no local, garantindo a inclusão e o acesso da população de renda mais baixa à infraestrutura urbana implantada na área.
• Permitir, através do desenho urbano, a legibilidade do espaço de maneira simples, respeitando as condicionates presentes na área.
 
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p.s.: Arquivos em baixa resolução

cidade; natureza. dicotomia ilhoa

Em meio a processos iminentes de transformação urbana, carregados de caráter gentrificador, o sul da Ilha de Santa Catarina assiste a um aumento de densidade, através da chegada de novos migrantes e empreendimentos, os quais transformam a sua paisagem. 

Esta transformação, em ritmo acelerado, acaba por resultar na privatização do solo urbano, o qual, à mercê de interesses imobiliários, induz à homogeneização de territórios, outrora carregados de peculiaridades que caracterizam e dão identidade para esta porção do território insular de Florianópolis.  

Sem a devida força do uso de instrumentos e legislações urbanísticas que garantam a criação e melhorias de espaços públicos da região, o bairro do Rio Tavares, e o distrito do Campeche, tendem a sofrer com a pasteurização dos espaços urbanos, que pelo rápido processo imobiliário, acaba por não priorizar as vivências e relações do público em prol de espaços privatizados.

Tendo em vista os processos em curso e a problemática de um empreendimento de caráter extrativista, de alto impacto ambiental e de vizinhança, em meio a um tecido urbano consolidado - a Pedreira Pedrita - estrutura-se a proposta de parque e equipamentos públicos apresentada neste trabalho.

A partir da análise do terreno e suas preexistências, elencou-se condicionantes que auxiliaram na estruturação das diretrizes, junto com as demais pesquisas e análises dos recortes urbanos.

 

 

 

Por restrições do site, os arquivos em alta resolução dos três materiais (Caderno de Projeto, Caderno de Pesquisa e Prancha) podem ser acessados e baixados pelo link:

CADERNO DE PESQUISA VOLUME I -  https://drive.google.com/open?id=1K6RpLditM-Y6Td3_rYk0RbC_C7FdK6aD

CADERNO DE PROJETO VOLUME II -  https://drive.google.com/file/d/1iajlaXcEe88hR_BSX_1QEsNy1tervbZl/view?usp=sharing

PRANCHA ALTA QUALIDADE -  https://drive.google.com/file/d/17vyPZvuiq596RW43qaFXRexFcpVzh16G/view?usp=sharing

PASTA COM OS 3 ARQUIVOS -  https://drive.google.com/drive/folders/1dD09xCbYd8GFwfLo3Lmx_oak8uUFHQTR?usp=sharing

 

Os dois cadernos, em baixa qualidade, por questões de backup, encontram-se na plataforma ISSUU, com links a seguir:

Link para o Caderno de Pesquisa vol. I : https://issuu.com/mauriciostorchi/docs/caderno_tcc_2_vol_1

Link para o Caderno de Projeto vol. II : https://issuu.com/mauriciostorchi/docs/caderno_de_projeto_vol_ii_mauricio_

COMO O ESPAÇO CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO: Uma proposta de aplicação da pedagogia Waldorf no norte da Ilha de Florianópolis

Desde os primórdio dos tempos a educação é pauta de discussão em todas as culturas, com o passar do tempo foram sendo desenvolvidos novos métodos de ensino conforme a sociedade ia se modificando. Sob um olhar crítico em cima desses métodos, questionamentos em relação à eles foram surgindo e gerando novas discussões sobre a forma de se ensinar e a importância da relação entre as pedagogias aplicadas e o desenvolvimento das crianças. Atualmente a educação no mundo é algo feito em um sistema bem semelhante ao Fordismo, um modelo de produção em massa, onde todos entram “crus” e se moldam de forma semelhante, entrando por fim numa caixa fechada e saindo todos com pensamentos iguais.

“A criança está, finalmente, formada, isto é, transformada num produto igual a milhares de outros ISO-12.000: está formada, isto é, de acordo com a fôrma.” (ALVES, 2001 - pág. 26)

Diante disso e por considerar a educação uma saída para os problemas atuais da nossa sociedade, resolvi desenvolver neste trabalho um estudo sobre as metodologias de ensino não tradicionais, com enfoque na metodologia Waldorf e na  aplicação prática desta na criação de um projeto de uma escola com esse método na região norte da Ilha de Florianópolis. Demonstrando a partir deste como a arquitetura influencia e pode ser um agente impulsionador no processo de desenvolvimento da criança.
 

Costurando Fragmentos: Reoganização físico-espacial da Universidade Nacional de Concepción

A implantação de um campus universitário na cidade é geradora de uma série de impactos significativos, influenciando na conformação espacial do tecido urbano e nas relações existentes com a cidade.  O projeto de um campus universitário deve ser criteriosamente pensado para propiciar a interação e relações harmoniosas tanto com o entorno imediato quanto com a cidade.

A Universidade Nacional de Concepción, na cidade de Concepción, Paraguai, foi implantada em 2007 em um terreno doado pelo Ministério de Defesa Nacional do Paraguai, afastado aproximadamente 2,0 km do ponto de chegada da cidade. A pré-existência de edificações militares dentro do campus propiciou a ocupação dispersa e pulverizada das estruturas e instalações físicas da universidade.

O plano de desenvolvimento atual da UNC se limita a responder a demandas imediatas pontuais ignorando a necessidade de um plano integrador de relações do campus como um todo e da sua articulação com a cidade.

A partir do questionamento do papel do campus e sua relação com a cidade, foi lançada uma proposta com base em projetos de campi universitários sustentáveis que propiciam encontros para além dos estritamente acadêmicos, entendendo o espaço do campus como locus gerador de conhecimentos, debates e convívio de diversidades.

Palavras-chave: Campus Universitário, Planejamento de campus universitário, Paraguai.

De Dreizehnlinden a Treze Tílias

De DreizehnlindenTreze Tílias, a cidade que considera-se “um pedaço da Áustria no Brasil”, pertence à um momento histórico recente. Fundada em 13 de outubro de 1933, foi concebida através de um Plano de Imigração com diretrizes específicas, que foram determinantes à formação e expressão de seu território. Mantendo vínculos estreitos com a Áustria, principalmente a região do Tirol, são diversas as manifestações e grupos culturais existentes desde sua fundação; a culinária, os grupos de Danças Folclóricas, a Banda, o Coral, o estudo da língua alemã, assim como o trabalho da madeira, seja nas esculturas ou na carpintaria. Estas representam parte de uma identidade historicamente construída, testemunhas da perpetuação de uma herança de determinada população, tempo e lugar.

Aquela parte vinculada ao Patrimônio Histórico edificado teve, ao longo do tempo, elos de identidade diversos; além da manifestação da cultura austríaca, emigrantes alemães e italianos também participaram na construção da paisagem de Treze Tílias. A partir da década de 1980 existiu a perpetuação, e posteriormente a obrigatoriedade, do chamado “Estilo Austríaco”, “Estilo Típico Trezetiliense” ou “Estilo Típico Tirolês” de construir. O mesmo pode ser carregado de significado, desde às técnicas construtivas que o caracterizaram, aos artesãos que seu rastro nele deixaram, aos rituais sob os quais foi construído, ao tempo em que existiu. No entanto, ele serve à produção cenográfica do "Tirol Brasileiro“ nos moldes da construção civil no Brasil, reduzindo-se à reprodução de determinados elementos de composição na fachada de edificações, independentemente de seu uso, gabarito, característica da via ou método construtivo. Seu potencial de ressignificação da memória desse lugar se reduz à reprodução de uma imagem que somente os olhos podem tocar. Como consequência, há a desvalorização e a descaracterização ou a demolição de edificações de valor histórico e artístico que não estejam em conformidade com os parâmetros estabelecidos ou que não mais cumpram as funções sociais, estruturais ou econômicas contemporâneas.

A visão é uma construção histórica. O entendimento desse olhar - a leitura do repertório imagético que levou à perpetuação dos símbolos existentes nesse lugar - através de fotografias e narrativas construídas ao longo do tempo; perpassa o entendimento dos lugares de memória desse território, vinculados àqueles que atualmente são idealizados como objetos de observação e consumo pela atividade turística. A criação de um movimento que desperte nestes lugares o testemunho do resto que ali existe - seja através do espaço, do gesto, da imagem ou de um objeto - pode ressignificar um rastro da memória transportada pela história. 

Elementos de sombreamento: ferramenta de apoio projetual

Com o intuito de controlar a radiação solar e a admissão da luz natural nas edificações, os elementos de controle solar podem ser excelentes aliados na conquista do conforto ambiental, garantindo a satisfação do usuário. A iluminação natural e o ganho de radiação solar no ambiente construído são processos dinâmicos que apresentam alterações temporais e espaciais. Este trabalho trata da análise projetual de diferentes estratégias de elementos de proteção solar com foco na quantificação das condições de conforto ambiental de edificações. Um dos objetivos iniciais do trabalho era confrontar as técnicas tradicionais usadas na concepção do desenho de brises com ferramentas de simulação computacional. Dessa forma, foram analisadas diferentes soluções de produtos existentes no mercado, e suas aplicações em cada orientação solar. Avaliou-se o efeito no ganho de calor interno e no controle da iluminação natural. Como resultado, foram identificadas as estratégias mais eficientes para cada orientação solar, com quantificação do grau de economia de energia e qualidade do ambiente lumínico. Observa-se que a análise por meio da Carta Solar e Máscara de Sombras pode gerar soluções com resultados inconsistentes. Por fim, um estudo de caso, o projeto de um edifício de escritórios, será proposto com aplicações de dispositivos tecnicamente viáveis, avaliandose a possibilidade de elaboração de uma ferramenta de suporte às decisões de projeto. 

Espaço C - Um polo de economia criativa em Florianópolis

O presente trabalho se propõe a estimular o desenvolvimento de um polo de economia criativa em Florianópolis através do projeto arquitetônico de requalificação de um espaço subutilizado em área central da cidade. Em um momento onde o país teve 1,7 milhão de postos de trabalho encerrados entre 2015 e 2017, nesse mesmo período o número de profissões criativas apresentou crescimento tendo em vista o contexto mundial de transformação digital e a valorização da experiência do consumidor. Além disso, a ideia vai de acordo com o atual slogan que a prefeitura municipal utiliza para divulgar a cidade em peças publicitárias: “Floripa: Cidade Criativa”. Dessa maneira, têm-se como objetivo projetar um espaço onde se possibilite a participação, experimentação, criação coletiva e inovação através de produtos, serviços e manifestações artísticas.

Habitat "lar" para animais domésticos

A principal causa do abandono de animais é o modo como nós seres humanos os enxergamos. Por serem animais domesticados, muitas vezes nos esquecemos que esses ainda possuem instintos naturais e consequentemente necessidades específicas em relação ao ambiente em que vivem e seu modo de vida. Com isso, acabamos por oferecer a eles espaços totalmente humanizados, esquecendo-nos que nesse caso a arquitetura deveria ser voltada principalmente  para o usuário primário - o animal. A arquitetura pode então ser uma ferramenta para aliviar problemas sociais como o dos animais em situação de rua. O projeto apresenta isso através de um centro de acolhimento para animais domésticos, constituído por um abrigo animal e um conjunto de serviços que facilitam a vida daqueles que os possuem, buscando agir na raiz do problema e diminuir assim o abandono desses animais. O projeto traz em sua essência uma arquitetura que busca o natural e proprõe uma condição de moradia que não reprima os instintos desses animais, mas ainda possibilite sua integração com a sociedade urbana. Através da localização, o centro de acolhimento objetiva unir as diversas classes sociais existentes em nossa cidade através de um interesse em comum que seriam esses animais, resultando assim em um espaço acessível à todos.

Inquietações sobre o comportamento humano na cidade

Sobre minha mesa de trabalho, coloco meus pertences, ensaios, pesquisas, livros, tentativas e rascunhos; as coisas legais que tenho feito por impulsos ou inquietações. Esses vários trabalhos, experimentos, que estão intrínsecos às minhas vivências e meu corpo, são questionamentos, críticas ou proposições que permeiam o comportamento humano nas cidades. O muro, a arquitetura exclusiva ou a solidão, inseridos em um contexto de cidade dividida por barreiras físicas ou invisíveis, são artefatos que estudo, não para apenas criticar ou constatar análises feitas, mas, com a compreensão das suas qualidades, buscar entender o que nos leva a estes comportamentos e talvez como modificá-los, desejando melhorar as condições de viver. 

Lagoa Circular: diretrizes de planejamento autossustentável

Tem como objetivo propor diretrizes de planejamento urbano para a Lagoa da Conceição que articule os conceitos de autossufiência e sustentabilidade, aqui pensadas em termos sociais, econômicos e ambientais. Busca-se praticar diretrizes de desenvolvimento urbano baseadas nos princípios da Economia Circular e do Urbanismo Sustentável. Para tal, há a apresentação de recursos que dão suporte à conclusão dos ciclos de consumo, produção e descarte das diferentes camadas que interferem na fluidez do meio urbano, tais como os resíduos sólidos, a água, a comida, a energia, a mobilidade, entre outros.

Mais uma proposta para o Aterro

Em tempos como o nosso, de retirada aguda de direitos, vi no Trabalho de Conclusão de Curso uma oportunidade explorar o potencial político do desenho urbano. Durante todo o curso, somos estimulados a projetar espaços que trariam justiça socioambiental(parques em terrenos subutilizados, centros culturais, dormitórios para trabalhadores, albergues para pessoas em situação de rua). A partir disso, tomei o TCC como um último exercício dessa natureza, tentando ilustrar um futuro condizente com as atuais diretrizes do desenvolvimento urbano.
Foi assim que escolhi trabalhar com uma área tão grande e complexa, alvo de discussões desde sua implementação. Ainda hoje, o aterro permanece subutilizado  e forma uma grande barreira entre a cidade e o mar. Recortado por vias de alta velocidade, preenchido por enormes áreas de estacionamento e canteiros de tamanho excessivo. A área acrescida de marinha serve somente às máquinas de transporte, enquanto as pessoas ainda permanecem no outro lado da antiga linha d’água. 
Tanta terra criada, tanto mar perdido. Um lugar que pode ser visto como a representação do caos, mas também como uma oportunidade: uma área grande, vazia, central e pública. Será que um dia se transformará? Que atenderá outras necessidades da população? Foi com essas perguntas que comecei minha pesquisa.
Para entender qual era sua importância no contexto regional, fui atrás das principais discussões e críticas sobre os assentamentos urbanos dos países que compõem a periferia do capitalismo, busquei os instrumentos técnicos e jurídicos que auxiliam elaborações de planos para as cidades brasileiras,  além de procurar quais eram as idéias que estavam sendo elaboradas e discutidas sobre a Região Metropolitana da Grande Florianópolis. Com essas referências embasei meu exercício de desenho sobre a área.
A escolha de finalizar o trabalho com desenhos a mão foi necessária para melhor expressar as minhas intenções e foi importantíssimo para realizar o trabalho com muito mais vontade e satisfação.

 

O plano e a prática: Área de Urbanização Especial no sul da Ilha de Florianópolis

    O presente trabalho é fruto do surgimento de indagações vindas próximas ao fim do curso de arquitetura e urbanismo. A quantidade de projetos arquitetônicos, projetos urbanos, planos de ações estratégicas é numerosa. Não só aqueles produzidos na academia, mas também daqueles produzidos por arquitetos e urbanistas, mesmo com equipes multidisciplinares. Apesar da quantidade de projetos e planos com qualidade técnica, a maioria não é executada, ou os princípios são deturpados no decorrer da implementação. Desde a aprovação da Constituição de 1988 os municípios têm a responsabilidade de ordenação territorial e a elaboração de diretrizes gerais para que se atinja a função social da cidade e das propriedades urbanas. Como atingir esse objetivos? Por quê os planos diretores continuam descolados da realidade? Se esses não são efetivados, como então as cidades estão sendo construídas? Dessa maneira o estudo foca-se na cidade de Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina, que apresenta características singulares quanto à condicionantes ambientais, economia e a crescente gentrificação na sua porção insular. Na última década houve um esforço para a criação de um novo plano diretor para o município, que mesmo sendo aprovado nas esferas municipais, trouxe diversas polêmicas. consigo. Destas destaca-se uma nova definição para o zoneamento da cidade: as Áreas de Urbanização Especial (AUE). Caracterizadas como grandes áreas urbanizáveis para criação de novas centralidades e a preservação do meio ambiente, esses espaços necessitam de projetos específicos para serem aprovados. Porém não há informação que aponte quais seriam os critérios levados em consideração na hora da elaboração destes projetos amplos, nem como esses projetos seriam avaliados e implementados. Desta maneira investigam-se as possibilidades da aplicação deste novo instrumento. 

 

Ocupando as escalas do vazio: reimaginando os espaços públicos da área central.

Através do presente ensaio busca-se melhor compreender as possibilidades de apropriação a nível do pedestre oferecidas pela atual conformação do espaço público da área central correspondente ao núcleo fundacional da cidade de Florianópolis, atentando para os seus reflexos sobre as dinâmicas humanas e o papel que desempenham na formação da identidade da região. A área - que corresponde a uma das mais consolidadas centralidades da cidade e concentra de modo expressivo atividades relacionadas a comércio, serviços e oferta de equipamentos institucionais - atrai diariamente usuários a nível metropolitano, e é caracterizada pelos seus contrastes, uma vez que exibe uma ocupação extremamente intensa de seu território nos horários comerciais e um gradativo esvaziamento nos demais períodos do dia. Fatores como a predominância de usos comerciais, pequena oferta de atividades culturais e de lazer, pouca representatividade e qualidade nos espaços de praças e parques na região acabam reforçando o caráter de passagem que o espaço público tem, servindo quase que exclusivamente para funções relacionadas a circulação. Não bastando, observa-se também, ao olhar cuidadoso, uma tendência a degradação do ambiente construído, sendo cada vez mais comum a existência de edificações ociosas e terrenos sem uso em pleno solo central, este que é o mais bem servido de infraestrutura urbana na cidade.  Busca-se compreender as razões e impactos que tais tendências têm sobre o espaço público.

 

Observa-se nos espaços vazios das mais diversas escalas - entendidos como os ambientes físicos ociosos ou com usos incapazes de dar suporte às dinâmicas humanas, espaços residuais ou ainda locais não construídos - a oportunidade de reimaginar o papel do espaço público na área central. Propõe-se uma requalificação urbana a partir da reestruturação destes espaços, reconfigurando dos mesmos de modo a promover, através de intervenções simples e de caráter qualificador dos elementos que constituem o espaço público, uma maior identificação e permanência do usuário no espaço público oferecido pela área central de Florianópolis. Procura-se estabelecer intervenções nas mais diversas situações e escalas de vazios identificados ao longo dos principais e mais movimentados fluxos da região, tendo como resultado então uma rede de espaços públicos de menor porte, contínuos e mais regularmente distruibuídos através do território, com propostas que buscam criar relações com o contexto imediato de cada espaço expectante, explorar suas potencialidades e conferir novas possibilidades de apropriação no centro.

 

Palavras-chave: desenho urbano, requalificação, rede de espaços públicos.

Parque Amanhecer: Uma rota de fuga diante das armadilhas psicológicas da urbanização

     

            A partir da Revolução Industrial, no século XVIII, o processo de crescimento das cidades se intensificou, atingindo o ápice nos dias atuais, em que se verificam altos índices de migração da população das zonas rurais para as áreas urbanas. A urbanização permitiu avanços e desenvolvimento tecnológico, mas também gerou problemas sociais e ambientais. Um dos efeitos colaterais da vida na cidade é o impacto sobre a saúde mental dos habitantes, que acabam vivendo sob fatores estressores peculiares, como estímulos auditivos e visuais em exagero, a segregação e exclusão social, assim como a pouca coesão social.

             Sob essas condições, a urbanização afeta a mente das pessoas em diferentes escalas e situações, podendo ter influência tanto sobre uma crise de estresse momentânea como sobre transtornos mais sérios, caso da depressão e da ansiedade, doenças que se tornam cada vez mais comuns. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 300 milhões de pessoas – mais do que a população inteira do Brasil - sofrem com depressão no mundo atualmente e, no entanto, menos de metade delas recebe tratamento adequado.

              O propósito central do presente trabalho é compreender a relação entre a vida urbana e as suas adversidades psicológicas e projetar um parque no interior do campus da Universidade Federal de Santa Catarina que possa funcionar como um espaço restaurador e desestressante, tanto para os alunos como para a comunidade em seu entorno, uma rota de fuga diante das armadilhas da urbanização. 

 

Palavras-chave: urbanismo; saúde mental; parque. 

Pela Banda do Ribeirão

Pela Banda do Ribeirão

A colonização açoriana trouxe diversos aspectos culturais para as freguesias da Ilha de Santa Catarina. Assim, a implantação geográfica das freguesias mais a população de imigrantes nos rendeu uma rica identidade cultural, que somada à entidade - objeto de estudo desta pesquisa - nos mostra a importância destes elementos como patrimônio cultural.

Porém, antes de situar o objeto,  tratarei de alguns conceitos que influenciam diretamente na compreensão do assunto: a cidade contemporânea, espaço, paisagem, lugar e patrimônio cultural. O estudo foi  dirigido em três escalas. Na primeira, sobre a imigração açoriana no Ribeirão da Ilha. Na segunda escala, o foco será a freguesia. A partir disso, iremos verificar a importância da entidade ligada às práticas da comunidade, que é a terceira escala - das pessoas - como patrimônio cultural imaterial.

O objetivo é verificar a importância dessa instituição como patrimônio imaterial, com base nos conceitos citados anteriormente, já que em seu núcleo há uma sobreposição de tempos históricos, evidentes influenciadores de traçados culturais. A entidade escolhida é extremamente ligada à dinâmica social do bairro e se chama Sociedade Musical Recreativa Lapa.

Como método utilizei história oral, realizando cinco entrevistas com moradores e, acima de tudo, produtores da cultura que permeia tanto o Ribeirão como a entidade escolhida. Análise de documentos, como fotos históricas, livros e textos escritos pelos entrevistados também fizeram parte do método. E para ilustrar e entender as práticas do objeto no espaço público, foram feitos croquis a partir de fotos, a fim de explicitar os dois planos banda-paisagem, variando de urbana ao natural.

A Banda da Lapa, como é conhecida, é analisada neste trabalho a partir de cinco grandes faces. Começando com a interface pública, sua prática e suas relações com o lugar. A partir disso, ramifico em suas ligações com a Igreja, o carnaval, a comunidade e a música ilhoa. Terminando a parte teórica numa breve justificativa para registro desta entidade centenária como patrimônio imaterial de Florianópolis.

O Processo de Registro

Paralelamente, segui em outra frente para o trabalho que é a tentativa de Registro de Patrimônio Cultural Imaterial de Florianópolis. Esta ideia surgiu depois de pesquisas mais aprofundadas para a realização da parte teórica. O registro é para a entidade e sua prática, não o espaço físico que ela ocupa. O bem seria registrado no livro de Formas de Expressão. Inicialmente, seria somente a Banda da Lapa, e todos os textos foram feitos pensando nesta finalidade. Porém, houve uma proposta por parte da Casa da Memória para realizar um processo para as Bandas Centenárias da Ilha, sendo elas: a Sociedade Musical Recreativa Lapa, a Sociedade Musical Amor à Arte e a Sociedade Musical Filarmônica Comercial. Os capítulos deste trabalho, além da reunião e organização, por parte da Banda da Lapa, integram no dossiê de início de registro do processo.

 A proposta

Proponho um estudo preliminar, com caráter de salvaguarda,  que leve todas estas questões discutidas na parte teórica e no registro do bem. Será proposto uma readequação do espaço da Banda, articulando a quadra onde a mesma está inserida, que em seu miolo, estará interconectada pelo eixo escola Dom Jaime - Centro Social - proposta de espaço público - trapiche, formando um percurso cultural que liga as atividades das escolas, as feirinhas do Centro Social e a escola de música e sede da Banda. Este espaço terá como função propiciar expressões e apresentações culturais.

Percursos de ressignificação na cidade de Araranguá

Araranguá nasceu do rio que a corta e leva consigo seu nome.  Seu curso definiu  suas primeiras aglomerações, suas áreas cheias e vazias, seu modo de vida e papel na região. Mesmo assim, diante de todos os papéis já representados por ele,  a cidade  lhe virou as costas. Um relação difícil de compreender e justificar que se repete de variadas formas por outros símbolos locais.

Tem-se que a decadência de espaços simbólicos é um processo natural quando as dinâmicas ali presentes esvaem-se ou alteram-se,  perdendo o significado que carregavam. Entretanto o descaso e perda de muitos eventos simbólicos  e pouca formação de outros demonstra, entre outros aspectos,  uma supervalorização do que é individual em substituição do que é coletivo.

Esse desequilíbrio refletiu-se na qualidade do  espaço público e na percepção que as pessoas têm deles,  tornando-os muitas vezes  invisíveis. Esse espaço que é suporte das relações humanas reverbera nelas suas fragilidades, não estimulando e até mesmo impossibilitando  a formação de valores e trocas essenciais entre as pessoas.

Dessa forma busca-se trabalhar com propostas para o fortalecimento da identidade de Araranguá,  estimulando a apropriação dos espaços públicos através de sua ressignificação, tornando-os espaços de produção e reprodução de narrativas e de convívio entre as pessoas.  

 

Pesca artesanal: trabalho e modo de vida na Barra da Lagoa

Saberes ancestrais como a construção e o reparo de embarcações, o cerco da tainha com canoa à remo, o entendimento sobre as dinâmicas de ventos e marés, os métodos de manipulação do pescado e a culinária local constituem uma herança cultural da Barra da Lagoa enquanto bairro de origem pesqueira. As orlas da Ilha de Santa Catarina gradativamente vêm sendo transformadas de espaços rurais em balneários de veraneio pela expansão turística, encarecendo o modo de vida e dificultando a permanência de pescadores e agricultores. Nesse processo, questiona-se sobre o futuro não apenas da pesca e dos pescadores, mas da história e cultura locais como partícipes na construção do espaço. Abordando-se a pesca artesanal como modo de vida sustentável e elemento-chave da paisagem cultural da Barra da Lagoa, assumindo suas transformações frente à contemporaneidade e almejando sua continuidade no futuro, propõe-se uma intervenção no espaço: ocupar um vazio urbano em localização estratégica com um complexo que tornaria viável e visível o ciclo da pesca e a produção orgânica. A proposta busca ofertar moradia e equipamentos de suporte para famílias pescadoras e produtoras no intuito de possibilitar sua autonomia, subsistência e segurança alimentar. O projeto prevê centro comunitário, mercado de pescados e orgânicos, oficinas de barcos, moradia acessível, espaços de plantio, tratamento ecológico de esgoto e estratégias para expansão do manguezal remanescente e da restinga, no intuito de costurar natureza e memória e colaborar com uma reflexão sobre o futuro da cultura local e dos espaços de orla.

Rede de Acolhimento Infantojuvenil no bairro Santa Mônica

A temática abordada neste trabalho de conclusão de curso tem como enfoque a criança e adolescente, condição intrínseca à evolução do ser humano, porta de entrada do desenvolvimento individual e coletivo, tempo de descobertas físicas, cognitivas, emocionais e  início do processo de sociabilização. Uma fase de construção e por consequência fragilidade, desta maneira exigem constantes cuidados. Ainda assim, a infância e adolescência nem sempre foram encaradas sob essa perspectiva de particularidades, diferente da idade adulto, com direitos inderrogáveis. A percepção histórica que havia deste grupo de pessoas estão relacionadas a “homens em miniatura”,ou seja, capazes de realizar as mais diversas funções, frequentemente explorados com trabalhos hostis e vítimas dos mais diversos abusos, naturalizados e aceitos pela maioria da sociedade brasileira entre os séculos XVI ao XIX.

Apesar dos avanços inquestionáveis e implantação de leis regulamentadoras de direitos humanos da criança e adolescente, o público alvo ainda está sujeito a violência e exploração infantil. Uma das principais medidas protetivas, estabelecida pelo (ECA) - Estatuto da Criança e do Adolescente, para combater casos de direitos ameaçados ou violados, refere-se à possibilidade da aplicação de abrigo (artigo. 101, parágrafo único). A medida de proteção em abrigo é considerada um caso especial, e deve ser aplicado de modo excepcional e transitório, pois acarretará na ruptura de vínculos familiares e comunitários.  Porém, em casos extremos representam uma ação cautelar importante na garantia da preservação dos direitos das crianças e adolescentes, sendo um dispositivo de distanciamento de situações de risco, que prejudique ou ameacem a integridade física e emocional de indivíduos em processo de formação.

O presente projeto de graduação se dispõe a compreender a realidade atual do acolhimento infantojuvenil, elaborando através de um caso específico na região central de Florianópolis, uma rede de apoio a crianças e adolescentes, em todas as etapas: ingresso à entidade institucional, permanência e desligamento. Apesar da arquitetura não ser o único elemento que envolve este complexo cenário gerado pelo distanciamento do núcleo familiar, é fundamental fomentar o sentimento de pertencimento na moradia temporária, que pode ser atingido concomitantemente com organização físico-espacial, abrangendo duas escalas fundamentais da vida: a esfera pública, através da articulação com a comunidade local; e a esfera privada, na defesa da individualidade de cada criança ou adolescente acolhido.

Palavras-chave: Acolhimento Institucional; Crianças e Adolescentes; Inclusão Social.

 

Refuncionalização de Galpões Subutilizados para Produção de HIS

A intervenção proposta consiste na produção de um conjunto habitacional como uma centralidade para o bairro, inserindo-o na cidade formal e localizado em meio a uma infraestrutura presente,  garantindo além de moradias dignas e de qualidade, a oferta de comércio, lazer e cultura, além de assegurar a principal fonte de renda da comunidade: A reciclagem.

Desta forma, pretende-se que além dos moradores, a comunidade também frequente o local, diminuindo o sentimento atual dos moradores do Jardim Coruja: A exclusão. Assim garantindo a eles o direito a cidade e oferecendo qualidade de vida à população como um todo. Tudo isso, sem restringir as habitações a muros e cercas, a restrições de entrada com guaritas, e sim, promover as relações de rua, de vizinhança e o sentimento de pertencimento, com um espaço democrático e inclusivo. Utilizando-se apenas de técnicas de implantação e desenho do espaço público para garantir privacidade as unidades habitacionais. 


Como poderá ser visto, o terreno possui uma estrutura de galpões as quais permanecem integras, desta forma, o projeto tem como partido manter os galpões e reutilizar a estrutura presente refuncionalizando-a para HIS. Tudo isso, ligado a premissa a cerca da sustentabilidade, onde dispõem-se de uma estrutura presente e integra, a qual será mantida e aliada a outras 

estratégias, como a criação de um centro de reciclagem e escolha do materiais que proporcionem obras mais limpas, tudo ligado a ideia principal de reutilizar e reaproveitar, evitando desperdícios, aderindo a sustentabilidade não somente com técnicas como de reuso de água e painéis solares, mas sim, aplicando o termo a própria forma de construção e projeto.

Desta forma, o projeto matem e valoriza a linguagem industrial no conjunto, proposta em sua linguagem arquitetônica e escolha dos materiais.  

 

LINK DE ACESSO PARA O CADERNO EM ALTA RESOLUÇÃO (DISPONÍVEL PARA DOWNLOAD) https://drive.google.com/drive/folders/1OwUaat-ZNogBJ_ZtLrZMp8lgenC3tpmL?usp=sharing

Reinserção dos filhos do vulcão

O presente trabalho de conclusão de curso (TCC), nomeado:"CHÃ DAS CALDEIRAS: reinserção dos filhos do vulcão" apresenta uma pesquisa, um estudo e sua materialização através de um anteprojeto, com possibilidades sustentáveis e mais econômicas de reinserção pós erupção da vida dos moradores na caldeira de um vulcão ativo, buscando o conforto e autonomia de seus habitantes.O projeto abrange a área de Chã das Caldeiras na ilha do fogo, Cabo Verde, e tem como foco principal a capacitação dos seus moradores camponeses para a re-construção dos espaços públicos da comunidade e a construção de habitações sustentáveis, com facilidade e rapidez construtiva, e autonomia econômica, guiadas por um anteprojeto que visa a máxima exploração de materiais locais disponíveis, reafirmando parte da cultura local através da autonomia construtiva com a utilização de técnicas vernaculares de construção, e em conjunto com o governo buscando estratégias que preveem uma possível erupção, com a intenção de minimizar os danos (construções).

TAA: Terapia Assistida por Animais

Um desarranjo brasileiro entre o morar e a habitação

Mediante o estudo da percepção humana de espaço e a história habitacional brasileira é possível encontrar lacunas que evidenciam a falta de coerência entre a produção de residências e seu uso habitacional. Em alguns casos gerados por uma tradição construtiva, em outros perante uma pressão imobiliária e mercadológica mais atual, comumente negligenciando a saúde mental e psicológica espacial do indivíduo, da família, ou até mesmo um bairro inteiro.

O estudo se atenta ao desenvolvimento da habitação nacional para tentar compreender como se estabeleceu essa relação entre as residências brasileiras e seu modo de morar, através de uma abordagem interdisciplinar, observou-se como diferentes atores interagem para a formação dessa relação e qual seu impacto na qualidade da vida domiciliar atual.

Um hospital de olhos para Florianópolis

O presente trabalho propõe um hospital de olhos para Florianópolis. Localizado no bairro Agronômica, em meio a outras instituições de saúde, o projeto foi pensado para acolher os seus visitantes e também do entorno e proporcionar a eles um ambiente humanizado onde possam passar o tempo, ter atividades, locais de espera variados e, claro, seu tratamento oftalmológico.

VENTILAÇÃO NATURAL E DESEMPENHO TÉRMICO DE HABITAÇÕES DE INTERESSE SOCIAL - GARANTIA DA QUALIDADE PELAS LEGISLAÇÕES, REGULAMENTOS E NORMAS VIGENTES

 

Segundo o relatório global do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP, 2016), o gasto energético das edificações representa mais de um terço da energia final consumida globalmente, e contribui em cerca de um quarto das emissões de gases estufa em todo o mundo.

Edifícios com consumo energético mais eficiente são uma resposta sustentável aos desafios ambientais e econômicos da atualidade.

Além dos ganhos financeiros e ecológicos agregados pelo uso da ventilação natural no projeto de novas edificações, a exploração deste recurso propicia espaços mais agradáveis e saudáveis à ocupação humana.

Para que o arquiteto possa projetar edifícios com ventilação natural eficiente, é necessário que sejam de seu conhecimento as características climáticas do local de implantação da edificação, visto que cada localidade apresenta características específicas.

Com o intuito de otimizar o desempenho térmico das edificações em cada uma das regiões, as normas vigentes propõem uma divisão do território brasileiro em oito zonas climáticas.

Lamberts, Dutra e Pereira (2014), afirmam que para a maior parte das capitais brasileiras a ventilação natural é indicada como principal estratégia bioclimática em mais de 4.380 horas  durante o ano para melhoria do desempenho térmico, com isto, pressupõe-se que uma maior área de ventilação pode promover maior ganho e perda de calor, logo, é necessário buscar o equilíbrio entre esses requisitos, visando economia de energia.

Tendo em vista, identificar se os parâmetros mínimos das normas em relação ao tamanho de esquadrias e da rotina de abertura garantem qualidade nas habitações de interesse social, procedeu-se à análise crítica das normas vigentes comparando-as com resultados obtidos através de simulações computacionais.

Vivendo a melhor idade: proposta de um novo Lar de Idosos para a SERTE

O que você quer ser quando envelhecer? Como você imagina sua casa, suas atividades e seus relacionamentos quando chegar a melhor idade?

 

Este trabalho tem como personagem principal o idoso no papel de novo ator social, mais presente e mais ativo, que traz para a sociedade a experiência de quem tem muitas histórias para contar, e as necessidades especiais que o passar dos tantos anos lhe impôs. Focando na esfera da moradia, sem deixar de lado as relações com a cidade e outros usuários, trago a proposta de um projeto arquitetônico de um novo Lar de Idosos para a SERTE: Sociedade Espírita de Recuperação, Trabalho e Educação, uma instituição focada no acolhimento e atendimento de idosos e crianças carentes no norte da Ilha. 

 

A criação do novo projeto implica ainda na transformação do ambiente à sua volta, organizando um complexo de edificações mais funcional e economicamente rentável. O grande terreno é aberto como um parque e a casa que abriga o Lar de Idosos atual é transformada no Centro Cultural Leonel Pereira, convidando a comunidade a conhecer melhor a instituição, e proporcionando espaços de encontro e convivência entre diferentes gerações.