Trabalhos de Conclusão de Curso

Trabalhos orientados por Ricardo Socas Wiese, Prof. Dr.

Foram en contrados 31 trabalhos

2023-2

complexo aquático São Domingos: equipamento comunitário de incentivo ao esporte em Guarulhos/SP

Comunidade Educadora Monte Cristo: Centro de Incentivo a Educação e Cultura

Este trabalho consiste no projeto arquitetnico de um Centro de Incentivo Educao e Cultura, localizado no Monte Cristo, bairro da Regio continental de Florianpolis. O projeto explora a relao entre arquitetura e pedagogia, baseando-se em diferentes correntes pedaggicas que convergem ao iderio em comum da Educao Integral. A educao, como abordado ao longo dos estudos, deve configurar-se como uma ferramenta de transformao social; ela no deve restringir-se s paredes da instituio, mas englobar um ambiente de aprendizagem inclusivo, colaborativo e integrado realidade sociocultural da regio.
Explora-se a ideia de uma instituio educacional que transcende os limites tradicionais, oferecendo um espao de interao, igualdade e dilogo para alunos e comunidade. Busca-se a possibilidade de capacitar indivduos, tanto estudantes quanto membros da comunidade, a se tornarem protagonistas ativos em suas prprias realidades, esmaecendo as barreiras entre o espao "pblico" e o espao de ensino.

Enxerto: Uma proposta para o aterro da Costeira do Pirajubaé

A Costeira do Pirajuba foi reconhecida pela populao pesqueira-extrativista at o final da dcada de 90, quando enormes quantidades de pescados, como camaro e moluscos, especialmente berbiges, eram extrados diariamente para comercializao na cidade de So Paulo, onde seriam utilizados em pratos sofisticados e caros.

Paralelamente, a cidade de Florianpolis estava em expanso, impulsionada pelo crescimento do turismo na ilha devido s suas belas praias. Nesse contexto, a infraestrutura viria da cidade precisava ser expandida para melhorar as conexes entre as praias do sul e do norte em direo ao centro. Como resposta a essa demanda, foram projetados e construdos alguns aterros, incluindo o Aterro da Via Expressa Sul, que conecta o centro da cidade ao aeroporto e s praias do sul da ilha.

O Aterro da Via Expressa Sul foi construdo utilizando omtodo de dragagem, com uma mquina sugadora de areia. O local escolhido para essa operao de dragagem foi prximo primeira Reserva Extrativista do Brasil (RESEX) na Costeira do Pirajuba, onde se concentrava a maior populao de berbiges, molusco que a base do prato tpico “pastel de berbigo” vendido no centro da cidade e clssico “manezinho”, tambm deu origem a inmeras festas, sendo a mais famosa e ainda realizada nos dias de carnaval o “Berbigo do Boca”. A dragagem prxima Reserva resultou na formao de um grande buraco, causando o desabamento de parte do baixio, onde os berbiges se reproduziam, e levando a uma queda alarmante na populao desse molusco. Alm disso, os peixes passaram a habitar esse buraco, tornando impossvel para os pescadores passarem suas redes de pesca.

O Aterro da Via Expressa Sul teve impactos devastadores na flora e fauna da regio, alterando drasticamente a vida dos pescadores e extrativistas, que dependiam dos recursos naturais locais como principal fonte de renda. Muitos moradores da regio se mudaram ou trocaram de atividade comercial para sustentar suas famlias.

Diante desse cenrio, este trabalho visa reintegrar a comunidade ao mar, promovendo a integrao do turismo com a cultura local e as prticas artesanais, buscando novas fontes de renda e transmitindo a cultura local s novas geraes para fortalecer a permanncia, a coletividade e a identidade cultural. Alm disso, por meio de pesquisas e do conhecimento disponibilizado pela RESEX sobre a extrao de berbiges e novas tcnicas de armazenamento e manuseio de pescados, pretende-se implementar estruturas que contribuam para aumentar a produtividade e melhorar as condies de trabalho na pesca e no extrativismo.

República da Juventude: Rede de apoio a reinserção social de jovens adultos do acolhimento institucional

2023-1

Canteiro-escola: uma abordagem pedagógica para o departamento ARQ/UFSC

No ensino de Arquitetura é de extrema importância que o estudante seja apresentado às diversas materialidades e métodos construtivos, a fim de desenvolver a capacidade de concepção global da estrutura e facilitar a tomada de decisões projetuais. Entretanto, existem barreiras no aprendizado quando não é possível observar a aplicação dos fenômenos estruturais. Apesar de diversos autores apresentarem as atividades experimentais como solução destas mazelas, são poucos os cursos que conseguem vincular a seus projetos pedagógicos e ao espaço físico da escola. Este trabalho apresenta uma proposta de intervenção projetual de implantação de Canteiro Experimental para o Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina. Foi realizada revisão bibliográfica de artigos e teses sobre o assunto, histórico do curso por meio de trabalhos acadêmicos, estudos de caso e por fim, produção projetual. O objetivo principal é trazer a luz sobre o assunto e incentivar discussões, para que trabalhos posteriores possam dar continuidade no desenvolvimento deste tema.

Ensinando Novos Ofícios: Centro de Ensino e Formação da Madeira

Tendo em vista todo o potencial construtivo da madeira, e suas diversas possibilidades, sendo considerado por muitos como o "concreto do futuro", que ainda no se tornou mais popular, e comum nas construes brasileiras, devido escassez de mo de obra especializada, e de construtoras disponveis no mercado, levando ao alto valor agregado, se tornando muitas vezes um sistema construtivo mais caro que os demais. Alm da sua importncia para a construo civil, a madeira aplicada ao setor moveleiro, est em crescimento em Santa Catarina, sendo de grande importncia na economia e na gerao de empregos, a produo industrial moveleira teve um crescimento de 2,4% em 2020, mesmo o setor no Brasil como um todo, tendo fechado 2020 com um recuo de 3,8%, segundo levantamento do IBGE.
Levando em conta ento, a baixa disponibilidade de cursos de formao no aprendizado dos ofcios de marceneiro e carpinteiro, e sua alta importncia tanto para gerao de mo de obra especializada, quando para o crescimento da economia, e gerao de emprego, assim como criar a possibilidade de aprender um novo ofcio, uma nova profisso, para os interessados, e at mesmo para os Arquitetos e Engenheiros Civis, que queiram uma especializao em projetos de madeira, o qual no se tem ainda uma possibilidade clara de aprendizado dentro da maioria das universidades brasileiras, sendo de extrema importncia para o alavancamento da madeira na construo civil. A proposta de construo de um centro de ensino e formao de profissionais, tanto para mo de obra, quanto para criao de projetos, juntamente com um espao de lazer aberto ao pblico, como forma de aproximao das pessoas arquitetura em madeira, e assim desmistificar as ms impresses a respeito desta tecnologia construtiva. O projeto abrange ainda um centro de conscientizao ambiental, aberto a excurses, sejam do ensino fundamental ao ensino superior, para mostrar a importncia em se preservar a natureza corretamente.

2022-2

Centro ambulatorial e de acolhimento do HU-UFSC

Em mais de 40 anos aps inaugurado, no ano de 2022 iniciou-se o desenvolvimento do Plano Diretor do Hospital Universitrio da Universidade Federal de Santa Catarina. Este plano objetiva traar diretrizes arquitetnicas e urbanas a fim de reestruturar espacialmente o HU consoante as demandas de ampliaes espaciais, inovaes mdicas e tecnolgicas. Durante o planejamento, conforme solicitado pela direo do hospital, surge a necessidade de projetar um novo edifcio ambulatorial em frente ao atual. Para alm disso, no terreno adjacente de domnio da Universidade, recebeu-se estmulo de repensar e reorganizar as edificaes existentes, conforme estimulado pelo Departamento de Projetos de Arquitetura e Engenharia da UFSC (DPAE). A partir da combinao dessas solicitaes, desenvolveu-se estudos com intuito de compreender a abrangncia territorial, a histria e insero urbana do HU, o entorno imediato, como tambm as demandas do ambulatrio, alm de conceitos inerentes temtica, como a humanizao e a psicologia ambiental.

Desse modo, elaborou-se o estudo preliminar arquitetnico do ‘Centro Ambulatorial e de Acolhimento do HU-UFSC’ focado no bem-estar dos usurios e integrado ao contexto urbano. Espera-se que a proposta venha a ampliar a oferta de consultas ambulatoriais pblicas a nvel Estadual, como tambm acolher os pacientes, familiares e visitantes, sobretudo aqueles vindos de outros municpios que passam dia(s) inteiro(s) no hospital.

Convite à Conceição

O entorno da Lagoa da Conceio possui como caracterstica os ambientes naturais conectados praticidade da infraestrutura urbana. A regio possui atmosferas nicas que caracterizam cada comunidade do entorno da Lagoa da Conceio e possui ampla diversidade em suas relaes paisagsticas, ambientais, econmicas e socioculturais. Dentro dessa regio, tem-se uma srie de bens variadamente valorados e o trabalho buscou fazer uma anlise de pontos que esto presentes de maneira mais intensa na memria e no dia a dia dos moradores e visitantes da regio. O estudo teve como objetivo analisar por meio de relatos com residentes locais atuais e antigos, experincias pessoais e observaes in loco sobre as transformaes e condies dos diferentes sistemas da regio, com objetivo de organiz-los e realizar propostas projetuais que impactem de maneira positiva e equilibrada no futuro desenvolvimento da regio.

Da lona à terra: O potencial do uso de bloco de terra comprimida em Assentamentos Rurais

Este trabalho fruto da vontade de ampliar os conhecimentos acerca da construo com terra crua, de compreender quais as caractersticas desse tipo de construo auxiliam na melhoria da qualidade de vida de seus usurios e, alm disso, de aplicar tais conhecimentos a um determinado contexto.
A partir do estudo de comunidades que utilizaram da terra crua na construo de suas residncias, sendo uma delas pertencente ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), percebeu-se o enorme potencial que a tcnica de construo com blocos de terra comprimida (BTC) apresenta para a autonomia na produo de moradias, para a melhoria da qualidade das habitaes e para a gerao de renda dentro dos assentamentos rurais.
Nesse trabalho, portanto, ser explorado o uso e a fabricao do BTC em assentamentos rurais para construo de edificaes, gerao de renda e criao de um novo smbolo para o movimento; desenvolvidos ensaios projetuais das edificaes presentes em assentamentos rurais e de uma fbrica de BTC, com foco no contexto da regio sul do pas; e elaborada uma cartilha didtica sobre a construo com BTC, a fim de disseminar seu potencial construtivo.

Museu e Borboletário Fritz Plaumann

Desenvolvido no ano em que se comemora o centenrio da imigrao alem no distrito de Nova Teutnia, este trabalho diz respeito elaborao de um museu e borboletrio como forma de resgate e de valorizao da memria de Fritz Plaumann - imigrante alemo, entomlogo e que encontrou no municpio de Seara/SC seu novo lar. Alm disso, levando em considerao a inexistncia de um espao de lazer pblico e de qualidade no municpio, tem como objetivo proporcionar um espao pblico que permita e promova a vivncia em comunidade, o estar em meio natureza e o lazer cultural. Para tal, foi analisada inicialmente a estrutura fsica do atual museu Fritz Plaumann e sua relao tanto com o distrito quanto com a esfera da representatividade no panorama regional. Constatou-se, ento, um certo distanciamento entre a histria pessoal do entomlogo, seu legado (a maior coleo entomolgica da Amrica Latina e a quinta maior do mundo) e a populao, por vezes caindo no esquecimento. neste ponto que a proposta deste trabalho se desenvolve, como uma tentativa de alterar este cenrio e unir cultura e lazer. A partir da observao da ineficincia fsica do atual museu, a elaborao projetual toma corpo com a proposta pela construo de um novo museu associado a um borboletrio de forma que ambos dialoguem com as pr-existncias histricas, com as massas vegetais existentes preservadas e com as belas paisagens proporcionadas pela topografia acidentada do distrito.

O espaço conta histórias: Resgate de memória do ARQ-UFSC e possibilidades de futuro

Criado em 1977, o curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina tem sua histria marcada pela relao com os espaos em que ocorre, tanto dentro como fora da universidade. Em uma poca de intensos protestos em meio ditadura militar, o curso comea suas atividades nos moldes de ciclo bsico - como sugerido pela Reforma Universitria de 1968, sendo as aulas ministradas no CTC junto ao antigo Galpo do departamento de Engenharia Civil e atual prdio do CCE. Em 1994 ocorre o primeiro momento de transformao desta relao com o espao, quando o departamento instalado no terreno em que se localiza atualmente, encontrando na configurao espacial (possibilitada pela reutilizao de painis pr moldados de madeira, doados pela Eletrosul) uma identidade enquanto escola de arquitetura: um local onde, junto fora de um novo currculo que buscava superar o ciclo bsico, os estudantes pudessem se perceber como colegas e futuros profissionais. J em 2003, iniciado um processo de construo que duraria seis anos, durante os quais configuraes diversas caracterizaram a coexistncia do novo prdio, projeto fruto de um concurso interno, com as instalaes anteriores. Por fim, nos ltimos sete anos essa relao de coexistncia sofreu alteraes que, apesar de demonstrarem a intensa resilincia dos estudantes na busca por espaos autnomos de convvio, tambm afastaram os usos informais do espao, bem como a histria do curso, tangvel no terreno em que se encontra, do dia a dia da comunidade acadmica. Frente quinta dcada de existncia do curso e s presentes e futuras demandas da universidade brasileira, este trabalho busca resgatar e guardar esta histria para, aprendendo com seus erros e acertos, propor possveis ampliaes da escola.

O caderno em alta resoluo pode ser acessado em http://l1nk.dev/cadernoTCCLela.

2022-1

Caleidoscópio: espaços de inclusão

O presente Trabalho de Concluso de Curso consiste em um projeto de uma instituio pblica de promoo de convivncias dirias, estimulando a incluso da Pessoas
com Deficincia. O estabelecimento ser implantado no Municipio de Bom Retiro, na regio da Serra Catarinense, localizado entre Capital, Florianpolis, e a cidade de Lages.

2021-2

Parque das Araucárias - Parque Ambiental na Serra Catarinense

Considerando as motivaes iniciais apresentadas no trabalho, foram iniciadas pesquisas relacionadas aos temas pertinentes, como uma anlise histrica da regio e a busca por possveis locais de interveno. E, consequentemente, comeou a construo da temtica central do Trabalho de Concluso de Curso (TCC) – um parque ecolgico e ambiental na Serra Catarinense. Trata-se de uma narrativa, que comea entendendo a riqueza natural que a Serra Catarinense possui, em especial as atuais Unidades de Conservao (UC), como e por quem foram apropriadas. Alm disso, foi analisado, conjuntamente, o ciclo da madeira de araucria e os problemas ambientais que acarretaram na devastao de grandes extenses dessas florestas e no massacre de grupos indgenas, rompendo fortemente suas heranas socioculturais.

Ademais, com o acelerado crescimento e a expanso urbana, torna-se imprescindvel pensar na preservao da natureza e no equilbrio da ocupao urbana. Assim, o trabalho pretende analisar como preservar a memria do processo histrico e a riqueza ambiental do Parque Natural Municipal Joo Jos Theodoro da Costa Neto (PARNAMUL) – uma Unidade de Conservao em Lages, Santa Catarina. Ainda assim, como transform-lo, efetivamente, em um parque integrado com a estrutura urbana da cidade e da regio, com os demais equipamentos urbanos e com a sociedade. Sendo assim, o objetivo geral deste trabalho foi definido com o seguinte questionamento: como garantir a preservao ambiental do Parque Natural Municipal Joo Jos Theodoro da Costa Neto e efetiv-lo como espao pblico de lazer, de obteno de conhecimento e de integrao com a sociedade?

E, ento, a partir da indagao, iniciou-se o processo propositivo que analisou, em diferentes escalas, como desenvolver o projeto. Desde a escala macro, que analisa o PARNAMUL e seu entorno imediato, transitando por escalas at chegar proposta do Parque Ambiental na Serra Catarinense.

2021-1

Educação, Cidade e Meio Ambiente: Proposta de Educação Integral no Bairro Rio Vermelho

A partir do estudo terico sobre diversos conceitos de educao e da leitura do bairro So Joo do Rio Vermelho (Florianpolis/ SC), o presente trabalho apresenta um anteprojeto que busca influenciar a transformao do bairro em diversas escalas e abrangncias, com propostas que transitam entre o urbano e o arquitetnico. A costura dessa aproximao em diferentes escalas feita atravs dos conceitos estudados, especialmente os de “Educao Crtica”, “Territrios Educativos” e de “Educao integral”, os quais conduzem a solues onde o ensino extrapola os muros das escolas e abrange toda a comunidade.

Você está em terra quilombola: um ensaio projetual na comunidade remanescente do Quilombo Vidal Martins

2020-2

Se essa rua fosse minha: Centro Multifuncional de desenvolvimento humano e comunitário no Rio Vermelho

2020-1

Territorialidades e a Arquitetura como objeto da história que a história não conta: a presença indígena em Florianópolis e sua luta pelo direito à cidade

2019-2

Atmosfera de Reintegração para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica

Esse projeto provoca um pensamento reflexivo a respeito do papel da mulher ao longo dos anos atravs de um olhar da mudana da perspectiva da mesma em sociedade. Ao longo dos anos, a funo primordial da mulher estaria direcionada e relacionada pelo ser masculino, e assim conduzida ao papel de dona de casa, cuidadora e educadora.

Os enlaces e a reviravolta dos paradigmas da mulher mudam em virtude da chegada da mulher ao mercado de trabalho e ao mesmo tempo o surgimento das discusses a respeito do feminismo.

Com passar dos anos a mulher resgate seu papel de deciso no que se refere a sua vida, e passa a exigir que sua voz,atravs de suas demandas, seja ouvida.

Diante desse novo paradigma da luta do feminismo uma das pautas das suas discusses esta a reflexo a respeito da violncia conta mulher.

Esse projeto visa trazer uma nova viso a respeito de como hoje o sistema da rede de apoio a essas mulheres funciona e como o sistema isola ainda mais essas mulheres.

Centro de Apoio para Pacientes, Acompanhantes e Transplantados do HU-UFSC

Este Trabalho de Concluso de Curso um Projeto Arquitetnico que se constitui de uma edificao que oferecer suporte ao Hospital Universitrio, onde ir atender aqueles pacientes em processo de reabilitao dos aspectos fsicos, psicolgicos e sociais perdidos pelo espao fsico. Visando atender no somente aqueles pacientes que vivem na cidade, mas sim aqueles percorrem longas distncias para tratamentos e consultas, assim como aos acompanhantes hospitalares e tambm aos pacientes transplantados que necessitam de todo um acompanhamento ps-operatrio.

Escola do Mar: Um espaço de desenvolvimento e valorização ambiental, cultural e social na Tapera, Ribeirão da Ilha

A cidade de Florianpolis possui uma ntima relao com a gua e o mar. Essa relao desempenhou importante papel no seu processo de desenvolvimento, no apenas territorial e urbano, mas tambm de sua populao e comunidades locais, se refletindo em hbitos, tradies, em formas de subsistncia e vivncia. Ao longo das geraes essa conexo foi se alterando, transformando e adaptando lgica de crescimento da cidade e dos bairros.

Tendo como enfoque a regio sul da ilha, mais especificamente as comunidades do Ribeiro da Ilha e da Tapera, o presente trabalho tem como temtica a relao de tais comunidades com o mar, partindo de um olhar do passado, de valorizao da tradio, passando por um entendimento das dinmicas atuais e enfim uma prospeco do futuro e suas potencialidades. Escolheu-se trabalhar no Ribeiro por j haver uma demanda comunitria pela instalao de uma Escola Tcnica do Mar no distrito, levantada durante o processo de construo das diretrizes distritais, em 2008, para a realizao do Plano Diretor Participativo e pela importante paisagem cultural que simboliza para a cidade como um todo - representativos da cultura aoriana e do patrimnio imaterial ligado ao mar, que ainda se faz presente atravs das atividades dos pescadores e maricultores - e devido ao crescimento urbano que se dirige para tal distrito.

A espacializao de um equipamento urbano, de carter comunitrio e educativo, voltado para as comunidades locais e para a cidade, que continua a crescer e se desenvolver, mas que deve sempre ter conscincia da sua memria coletiva e do ambiente em que se insere, surge como objeto do presente trabalho.

Palavras-chave: Arquitetura educacional, patrimnio imaterial, paisagem cultural

2019-1

COMO O ESPAÇO CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO: Uma proposta de aplicação da pedagogia Waldorf no norte da Ilha de Florianópolis

Desde os primórdio dos tempos a educação é pauta de discussão em todas as culturas, com o passar do tempo foram sendo desenvolvidos novos métodos de ensino conforme a sociedade ia se modificando. Sob um olhar crítico em cima desses métodos, questionamentos em relação à eles foram surgindo e gerando novas discussões sobre a forma de se ensinar e a importância da relação entre as pedagogias aplicadas e o desenvolvimento das crianças. Atualmente a educação no mundo é algo feito em um sistema bem semelhante ao Fordismo, um modelo de produção em massa, onde todos entram “crus” e se moldam de forma semelhante, entrando por fim numa caixa fechada e saindo todos com pensamentos iguais.

“A criança está, finalmente, formada, isto é, transformada num produto igual a milhares de outros ISO-12.000: está formada, isto é, de acordo com a fôrma.” (ALVES, 2001 - pág. 26)

Diante disso e por considerar a educação uma saída para os problemas atuais da nossa sociedade, resolvi desenvolver neste trabalho um estudo sobre as metodologias de ensino não tradicionais, com enfoque na metodologia Waldorf e na  aplicação prática desta na criação de um projeto de uma escola com esse método na região norte da Ilha de Florianópolis. Demonstrando a partir deste como a arquitetura influencia e pode ser um agente impulsionador no processo de desenvolvimento da criança.
 

Reinserção dos filhos do vulcão

O presente trabalho de conclusão de curso (TCC), nomeado:"CHÃ DAS CALDEIRAS: reinserção dos filhos do vulcão" apresenta uma pesquisa, um estudo e sua materialização através de um anteprojeto, com possibilidades sustentáveis e mais econômicas de reinserção pós erupção da vida dos moradores na caldeira de um vulcão ativo, buscando o conforto e autonomia de seus habitantes.O projeto abrange a área de Chã das Caldeiras na ilha do fogo, Cabo Verde, e tem como foco principal a capacitação dos seus moradores camponeses para a re-construção dos espaços públicos da comunidade e a construção de habitações sustentáveis, com facilidade e rapidez construtiva, e autonomia econômica, guiadas por um anteprojeto que visa a máxima exploração de materiais locais disponíveis, reafirmando parte da cultura local através da autonomia construtiva com a utilização de técnicas vernaculares de construção, e em conjunto com o governo buscando estratégias que preveem uma possível erupção, com a intenção de minimizar os danos (construções).

Vivendo a melhor idade: proposta de um novo Lar de Idosos para a SERTE

O que você quer ser quando envelhecer? Como você imagina sua casa, suas atividades e seus relacionamentos quando chegar a melhor idade?

 

Este trabalho tem como personagem principal o idoso no papel de novo ator social, mais presente e mais ativo, que traz para a sociedade a experiência de quem tem muitas histórias para contar, e as necessidades especiais que o passar dos tantos anos lhe impôs. Focando na esfera da moradia, sem deixar de lado as relações com a cidade e outros usuários, trago a proposta de um projeto arquitetônico de um novo Lar de Idosos para a SERTE: Sociedade Espírita de Recuperação, Trabalho e Educação, uma instituição focada no acolhimento e atendimento de idosos e crianças carentes no norte da Ilha. 

 

A criação do novo projeto implica ainda na transformação do ambiente à sua volta, organizando um complexo de edificações mais funcional e economicamente rentável. O grande terreno é aberto como um parque e a casa que abriga o Lar de Idosos atual é transformada no Centro Cultural Leonel Pereira, convidando a comunidade a conhecer melhor a instituição, e proporcionando espaços de encontro e convivência entre diferentes gerações.

 

2018-2

(RE)VIVER O CENTRO - Intervenção no Centro Histórico de São José

   O Centro de São José, ao contrário de sua situação atual, já foi palco de uma intensa vida cultural e urbana, principalmente nas décadas do seu auge econômico e enquanto sua posição de centralidade municipal ainda prevalecia.

  O processo de expansão urbana do município ao contrário de muitas cidades não se deu a partir do crescimento do seu núcleo original, mas sim baseado em sua relação com Florianópolis, sua função na escala metropolitana e intervenções imobiliárias. Essa reestruturação na urbanização levou a um processo de distanciamento do seu centro fundacional, tanto por parte da população quanto dos investimentos públicos. 

A situação atual é de um centro esvaziado de pessoas, lotes vazios, edificações abandonadas, equipamentos culturais subutilizados que não conseguem por si só atrair novamente a população além de espaços públicos desconexos entre si e pouco qualificados. Características que se refletem em em espaços áridos e a presença predominante do automóvel em suas ruas. Onde São José viveu seu auge cultural hoje existe apenas marcas de uma urbanidade já inexistente

Esse trabalho objetiva propor diretrizes de intervenção no bairro Centro Histórico na escala da sua centralidade e lançamento de anteprojeto para requalificação das suas praças centrais de modo a melhorar os espaços públicos e intensificar a relação com seu entorno imediato e a paisagem. Para completar o conjunto de intervenções é proposto um ensaio de implantação de dois equipamentos culturais e de lazer de forma a diversificar e dinamizar o movimento local e atração da população de volta ao seu centro. Tais propostas visam o transformar novamente em ponto de referência na escala da cidade de modo a resgatar traços da memória e identidade josefense possibilitando a retomada da sua identificação e apropriação dos seus espaços pela população.

Moinho Joinville - memória, arte e lazer

A proposta arquitetônica e urbanística tem por objeto oferecer à discussão a possibilidade de produção de um espaço voltado à cultura, lazer e bem-estar na cidade de Jonville, suportada por três pilares: a memória, o espaço público e a dança.

2018-1

Cenografia - Uma Atividade Interdisciplinar

CULTURA SERRANA: Um Resgate do Campo na Cidade

Este trabalho aborda os temas comuns do dia a dia do povo serrano, com destaque para as relações urbanas estabelecidas desde o crescimento do turismo, nos últimos 10 anos. O que pode ser resgatado para proporcionar uma cidade mais democratica para todos.

2017-2

SESC JOSÉ MENDES - CENTRO CULTURAL E TERAPÊUTICO

Este trabalho de conclusão de curso é o projeto arquitetônico de um centro de atividades culturais e terapêuticas do SESC/SC (Serviço Social do Comércio de Santa Catarina) no bairro José Mendes (Florianópolis/SC). O terreno do projeto fica no centro do bairro e possui em sua testada uma edificação que abrigava uma unidade da fábrica da Coca-cola. Além dos usos culturais e terapêuticos, proponho a criação um espaço de lazer e permanência, o que é muito escasso no bairro. No desenvolvimento deste projeto trago como inspiração a Biodança, atividade criada pelo chileno Rolando Toro Araneda, que une terapia e cultura através da dança e da música.

A outra margem, reurbanização do Bairro Barranca - Araranguá, SC

Araranguá, uma cidade dividida pelo Rio. Em uma margem o centro e a periferia da cidade em expansão, na outra, uma comunidade com pouca infraestrutura, assolada por enchentes e segregada socioespacialmente. A construção de uma ponte e o desvio da BR-101 pós duplicação criam novos acessos e possibilidades para a comunidade da Barranca. Nesse trabalho busco uma proposta de reurbanização que considere os aspectos históricos, ambientais e sociais dessa área.

Palavras chave: parque urbano, uso do solo, resiliência, direito à cidade. 

PARQUE ESCOTEIRO – O escotismo e o espaço público na cidade de Maravilha/SC

O escotismo é um movimento educacional voluntariado que visa instruir jovens, estimulando o contato com a natureza, vida ao livre, ajuda ao próximo e o desenvolvimento pessoal. Nas pequenas cidades o movimento escoteiro possui grande importância, sendo uma alternativa de lazer que atrai cada vez mais as crianças e jovens. Na cidade de Maravilha/SC, a relação entre escoteiro e comunidade é muito próxima e ocorre principalmente nos espaços públicos da cidade através de eventos e atividades. Atualmente, o Grupo Escoteiro do município necessita de uma nova sede com espaços adequados para suas atividades. Ao mesmo tempo, a cidade possui uma grande demanda por espaços públicos de lazer. Pensando nisso, o objetivo do trabalho é desenvolver o projeto de um parque público e o projeto da sede do grupo escoteiro que se localizará no mesmo, configurando uma área verde de lazer da cidade cujos elementos do escotismo sejam diretrizes de desenho urbano, promovendo ainda mais a interação entre o grupo e a cidade, estimulando novas alternativas de apropriações do espaço público.

Palavras chave: área verde de lazer; parque urbano; projeto arquitetônico; espaço público; escotismo.

2017-1

Permitir a diversidade no centro de Florianópolis: Programa de Inclusão Social na Pedreira

Vivemos em uma sociedade racista, em que os brancos têm privilégios diversos que reforçam a desigualdade social de que o capitalismo necessita para se manter. O projeto busca promover a reparação histórica das populações negras na cidade de Florianópolis por meio da inclusão social e da revitalização da região da Pedreira, permitindo assim a diversidade dentro da área. Propõe-se dez equipamentos urbanos para área, sendo quatro deles novas edificações: a Moradia Social, Albergue Popular, Abrigo Noturno para População em Situação de Rua e o Centro Esportivo e Educacional; e 6 deles revitalizações dos edifícios abandonados ou para aluguel da área propondo diversificados usos: a manutenção e reforma do Instituto Arco Íris, Ponto de Coleta de Recicláveis, duas extensões do Projeto Centro Sapiens, Start Up Sociais e uma E.J.A. para a região. Também é proposto o desenho urbano de toda a área com a inclusão de 3 áreas de estar e um Parque Coberto no Terminal Urbano da Cidade de Florianópolis. Acredita-se que a união entre os equipamentos e a revitalização da área, criam-se políticas afirmativas para as populações negras e ao mesmo tempo impede-se a excessiva gentrificação do bairro.