A construção desta plataforma tem por objetivo consolidar e ampliar a implementação de Redes Abertas de Aprendizagem, a partir de Tecnologias de Informação e Comunicação. Faz parte do programa de pesquisa e extensão que visa a produção de conhecimento integrado e colaborativo, proposto pela Profa. PhD Themis Fagundes, em colaboração com a equipe do LabMicro, José Hélio Veríssimo Junior, contando com a participação de estudantes bolsistas. Foi implementado em caráter experimental desde 2016/2 e tem por objetivo final consolidar a integração e unificação da base de dados acadêmicos de graduação do curso com o sistema CAGR e MOODLE, incorporando funcionalidades administrativas e de gerenciamento acadêmico, em parceria com a equipe do SeTIC e do Ensino a Distância da UFSC. Coordenado pela profa. Themis, também coordenadora de TCC, no período 2016/2 a 2019/2. Seu desenvolvimento tem sido um processo dinâmico e continuado de construção, a partir dos feedbacks semestrais. Inicialmente operando como ambiente virtual de espelho e apoio, complementando e auxiliando o gerenciamento das atividades presenciais do ateliê de TCC e dos ciclos de bancas de avaliação.
A construção do acervo digital desta plataforma teve início no semestre 2016/2. Em 2019/2, a UFSC normatizou a obrigatoriedade de depósito do trabalho de conclusão de curso no formato digital no Repositório da BU. Em colaboração com a equipe da BU foi possível transferir nosso acervo, permitindo que os trabalhos ficassem disponíveis na íntegra, diretamente no Repositório da BU. A partir de 2019/2 a plataforma TCC passou a redirecionar a consulta do acervo para o repositório.
A consulta dos trabalhos no acervo anterior a esta data, digital ou analógico, pode ser feita no LDA - Laboratório de Documentação e Acervo do Curso. Atualmente também responsável pela certificação do depósito dos trabalhos pelos formando e alimentação do Repositório Institucional da BU.
Corresponde à primeira etapa do processo que avalia o desenvolvido dos trabalhos em andamento no semestre, habilitando para a avaliação final. O cronograma de bancas de qualificação fica disponível em rede aberta, para divulgação e a participação da comunidade acadêmica. Os trabalhos e bancas correspondentes encontram-se classificadas segundo os temas específicos propostos por seus autores.
Corresponde à segunda etapa do processo que avalia o desenvolvimento dos trabalhos finalizados pelos estudantes autores, que a partir desta etapa final, qualificam-se como formandos. Esta etapa é pré-requisito para a integralização e conclusão do Curso no semestre. O cronograma de bancas finais fica disponível, em rede aberta, para divulgação e a participação da comunidade acadêmica.
Trabalhos orientados por Ayrton Portilho Bueno, Prof. Dr.
Foram en contrados 4 trabalhos
2020-2
Reassentamento de Habitação Social na Costeira do Pirajubaé
Proposta de Habitao de interesse social em terreno subutilizado na Costeira do Pirajuba para moradores em situao de risco de deslizamento no bairro.
2019-2
PROJETO DE UM NOVO ESPAÇO PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BAIRRO RIO TAVARES
A educao pblica um compromisso da sociedade que atravessa uma crise, devido ao pouco incentivo financeiro do Estado, degradao das estruturas, falta de vagas, falta de acessibilidade, dentre outros fatores. Nota-se, portanto, que o espao escolar pblico est abandonado. Este trabalho de Concluso de Curso abordar aspectos sobre as relaes entre educao infanto-juvenil em escolas pblicas e seus processos de aprendizagem e a arquitetura e o urbanismo. Mais especificamente, ser descrita a Escola de Ensino Bsico Porto do Rio Tavares (EEB Porto do Rio Tavares), localizada em Florianpolis (SC), suas estruturas fsicas e seu contexto. Por fim, o objetivo planejar um espao escolar que se torne um equipamento comunitrio e oferea diversos tipos de atividades em todos os horrios e que seja sustentvel. Portanto, pretende-se que o espao incentive prticas sustentveis, alm de que se relacione com o seu entorno, aproximando-se e preservando o ecossistema em que est inserido, caracterizado pela a mata atlntica (Morro do Lampio, proximidade visual) e pelo mangue (Manguezal do Rio Tavares, proximidade fsica).
Palavras chave: educao sustentvel, educao bsica, arquitetura escolar
2018-2
Caminhos da inclusão - Conscientização por meio da percepção e experiência
“O ato de atravessar o espaço nasce da necessidade natural de mover-se para encontrar
alimento e as informações necessárias para a própria sobrevivência. Mas, uma vez satisfeitas
as exigências primárias, o caminhar transformou-se numa fórmula simbólica que tem
permitido que o homem habite o mundo. Modificando os significados do espaço atravessado,
o percurso foi a primeira ação estética que penetrou os territórios do caos, construído ai uma
nova ordem sobre a qual se tem desenvolvido a arquitetura dos objetos situados. O caminhar
é uma arte que traz em seu seio o menir, a escultura, a arquitetura e a paisagem. A partir
dessa simples ação foram desenvolvidas as mais importantes relações que o homem
travou com o território.” (Francesco Careri – Walkscapes, pag. 27)
Com a citação de Francesco Careri, o caminhar ganha força, por ser importante na
compreensão do nosso modo de percebe o mundo e evidenciar bem as indeterminações
relativa aos limites proporcionados pelo caminhar. Assim revela-se um instrumento para
a conscientização da inclusão por sua intrínseca característica, capaz de transformar símbolos
e fisicamente tanto o espaço natural como o antrópico. Portanto, ao construir um caminho
como forma de intervenção urbana que reflete as perspectivas e barreiras enfrentadas pelos
deficientes, por dimensões de abordagem que ressaltem seus cotidianos e experiências.
O projeto explora essa intervenção urbana ao utilizar estruturas itinerante que enfatizam
a dimensão da experiência sensível e afetiva do caminhar, por intermédio de elementos
lúdicos de reflexão e de jogos que promove o aprendizado mediante a percepção e
experiência sobre as condições das pessoas com deficiências.
2018-1
Escola para crianças, benefícios para a sociedade: Investigação sobre o papel edifícios educacionais para a comunidade.
A proposta pretende espacializar uma escola estadual no bairro da Barrada Lagoa, no local da existente, com diretrizes de maior integração com a comunidade e articulação espacial integradora das diversas e novas atividades, com pressupostos de sustenbtabilidade e flexibilidade espacial a partir de técnica construtiva adequada.