Trabalhos de Conclusão de Curso

Trabalhos orientados por Ayrton Portilho Bueno, Prof. Dr.

Foram en contrados 4 trabalhos

2020-2

Reassentamento de Habitação Social na Costeira do Pirajubaé

Proposta de Habitao de interesse social em terreno subutilizado na Costeira do Pirajuba para moradores em situao de risco de deslizamento no bairro.

2019-2

PROJETO DE UM NOVO ESPAÇO PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BAIRRO RIO TAVARES

A educao pblica um compromisso da sociedade que atravessa uma crise, devido ao pouco incentivo financeiro do Estado, degradao das estruturas, falta de vagas, falta de acessibilidade, dentre outros fatores. Nota-se, portanto, que o espao escolar pblico est abandonado. Este trabalho de Concluso de Curso abordar aspectos sobre as relaes entre educao infanto-juvenil em escolas pblicas e seus processos de aprendizagem e a arquitetura e o urbanismo. Mais especificamente, ser descrita a Escola de Ensino Bsico Porto do Rio Tavares (EEB Porto do Rio Tavares), localizada em Florianpolis (SC), suas estruturas fsicas e seu contexto. Por fim, o objetivo planejar um espao escolar que se torne um equipamento comunitrio e oferea diversos tipos de atividades em todos os horrios e que seja sustentvel. Portanto, pretende-se que o espao incentive prticas sustentveis, alm de que se relacione com o seu entorno, aproximando-se e preservando o ecossistema em que est inserido, caracterizado pela a mata atlntica (Morro do Lampio, proximidade visual) e pelo mangue (Manguezal do Rio Tavares, proximidade fsica).

Palavras chave: educao sustentvel, educao bsica, arquitetura escolar

2018-2

Caminhos da inclusão - Conscientização por meio da percepção e experiência

“O ato de atravessar o espaço nasce da necessidade natural de mover-se para encontrar 
alimento e as informações necessárias para a própria sobrevivência. Mas, uma vez satisfeitas 
as exigências primárias, o caminhar transformou-se numa fórmula simbólica que tem 
permitido que o homem habite o mundo. Modificando os significados do espaço atravessado, 
o percurso foi a primeira ação estética que penetrou os territórios do caos, construído ai uma 
nova ordem sobre a qual se tem desenvolvido a arquitetura dos objetos situados. O caminhar
 é uma arte que traz em seu seio o menir, a escultura, a arquitetura e a paisagem. A partir 
dessa simples ação foram desenvolvidas as mais importantes relações que o homem 
travou com o território.” (Francesco Careri – Walkscapes, pag. 27)

        Com a citação de Francesco Careri, o caminhar ganha força, por ser importante na 
compreensão do nosso modo de percebe o mundo e evidenciar bem as indeterminações 
relativa aos limites proporcionados pelo caminhar.  Assim revela-se um instrumento para 
a conscientização da inclusão por sua intrínseca característica, capaz de transformar símbolos
e fisicamente tanto o espaço natural como o antrópico. Portanto, ao construir um caminho 
como forma de intervenção urbana que reflete as perspectivas e barreiras enfrentadas pelos
deficientes, por dimensões de abordagem que ressaltem seus cotidianos e experiências. 
O projeto explora essa intervenção urbana ao utilizar estruturas itinerante que enfatizam
 a dimensão da experiência sensível e afetiva do caminhar, por intermédio de elementos 
lúdicos de reflexão e de jogos que promove o aprendizado mediante a percepção e
 experiência sobre as condições das pessoas com deficiências. 

2018-1

Escola para crianças, benefícios para a sociedade: Investigação sobre o papel edifícios educacionais para a comunidade.

A proposta pretende espacializar uma escola estadual no bairro da Barrada Lagoa, no local da existente, com diretrizes de maior integração com a comunidade e articulação espacial integradora das diversas e novas atividades, com pressupostos de sustenbtabilidade e flexibilidade espacial a partir de técnica construtiva adequada.