A construção desta plataforma tem por objetivo consolidar e ampliar a implementação de Redes Abertas de Aprendizagem, a partir de Tecnologias de Informação e Comunicação. Faz parte do programa de pesquisa e extensão que visa a produção de conhecimento integrado e colaborativo, proposto pela Profa. PhD Themis Fagundes, em colaboração com a equipe do LabMicro, José Hélio Veríssimo Junior, contando com a participação de estudantes bolsistas. Foi implementado em caráter experimental desde 2016/2 e tem por objetivo final consolidar a integração e unificação da base de dados acadêmicos de graduação do curso com o sistema CAGR e MOODLE, incorporando funcionalidades administrativas e de gerenciamento acadêmico, em parceria com a equipe do SeTIC e do Ensino a Distância da UFSC. Coordenado pela profa. Themis, também coordenadora de TCC, no período 2016/2 a 2019/2. Seu desenvolvimento tem sido um processo dinâmico e continuado de construção, a partir dos feedbacks semestrais. Inicialmente operando como ambiente virtual de espelho e apoio, complementando e auxiliando o gerenciamento das atividades presenciais do ateliê de TCC e dos ciclos de bancas de avaliação.
A construção do acervo digital desta plataforma teve início no semestre 2016/2. Em 2019/2, a UFSC normatizou a obrigatoriedade de depósito do trabalho de conclusão de curso no formato digital no Repositório da BU. Em colaboração com a equipe da BU foi possível transferir nosso acervo, permitindo que os trabalhos ficassem disponíveis na íntegra, diretamente no Repositório da BU. A partir de 2019/2 a plataforma TCC passou a redirecionar a consulta do acervo para o repositório.
A consulta dos trabalhos no acervo anterior a esta data, digital ou analógico, pode ser feita no LDA - Laboratório de Documentação e Acervo do Curso. Atualmente também responsável pela certificação do depósito dos trabalhos pelos formando e alimentação do Repositório Institucional da BU.
Corresponde à primeira etapa do processo que avalia o desenvolvido dos trabalhos em andamento no semestre, habilitando para a avaliação final. O cronograma de bancas de qualificação fica disponível em rede aberta, para divulgação e a participação da comunidade acadêmica. Os trabalhos e bancas correspondentes encontram-se classificadas segundo os temas específicos propostos por seus autores.
Corresponde à segunda etapa do processo que avalia o desenvolvimento dos trabalhos finalizados pelos estudantes autores, que a partir desta etapa final, qualificam-se como formandos. Esta etapa é pré-requisito para a integralização e conclusão do Curso no semestre. O cronograma de bancas finais fica disponível, em rede aberta, para divulgação e a participação da comunidade acadêmica.
Trabalhos orientados por Luís Roberto Marques da Silveira, Prof. Me.
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2018-2
Ofício, oficina e o artífice marceneiro atual
A importância da produção de móveis para a economia estadual e nacional é incontestável, e o anseio de vender mais e produzir mais rapidamente os produtos é eminente para a manutenção e o crescimento do setor moveleiro. O sistema que se forma em volta da movelaria - que compreende desde o plantio de madeira certificada exótica e de rápido crescimento, de fábricas de chapas derivadas deste tipo de madeira, até cursos de formação para atender a indústria - tem total apoio do estado e da população, pois resulta em benefícios financeiros para ambos os lados. Por outro lado vemos que a produção em massa com foco na exportação e até na venda interna dos produtos se desconecta cada vez mais de um processo produtivo mais ligado à qualidade dos produtos e da real formação de mestres artífices desta área. Este sistema - principalmente em Santa Catarina - também tem grande influência na formação de paisagem dos campos e florestas que outrora eram cobertos de mata nativa, ricos em fauna e flora, e agora contam com paisagens homogêneas e inóspitas. Pouca é a relevância do plantio e reflorestamento, seja para o manejo ou não, de mata nativa.
A ideia de uma marcenaria com trabalho voltado à qualidade dos produtos e a perpetuação do conhecimento, desenvolvido por centenas de anos de prática, parece ser bastante coerente com questões da nossa sociedade atual. O uso com cuidado de suas matérias primas, o entendimento das técnicas, a qualidade dos produtos, o descarte dos resíduos de forma adequada, a passagem de conhecimento, entre outras peculiaridades que estão presentes no trabalho de um artífice marceneiro, leva-nos a considerar a sua importância para um resgate cultural, com potenciais sociais, econômicos e para o meio ambiente.
Como forma de resgatar e dar força aos artífices marceneiros, este trabalho será dedicado a pensar o espaço de trabalho de um marcenaria, entendendo os processos envolvidos na produção das peças, traduzindo as necessidades espaciais em um projeto que englobe a chegada de materiais, produção, descarte, estoque, atendimento ao público/exposição e ao ensino do ofício.
O programa assim foi dividido em 3 partes:
1° Oficina;
2° Atendimento;
3° Hospedagem e ensino.
A primeira parte está relacionada a oficina propriamente dita. O espaço de máquinas, ferramentas, acabamentos, recebimento e estocagem de madeira, descartes e assim por diante. A segunda parte se preocupa com o atendimento ao público e exposição das peças, que contaria com estacionamento, escritório, sala expositiva e banheiros. A terceira e última parte busca o incentivo na parte de ensino do ofício. Como os cursos seriam ministrados dentro do próprio ambiente de trabalho, a ideia é de possibilitar questões como hospedagem de oficiantes e mestres que vêm de outras cidades para estes eventos, criando assim ambiente que valorize as trocas e intensifique os momentos que envolvem o dia-a-dia de trabalho.
2018-1
CESOL FLORIPA - Centro Público de Economia Solidária em Florianópolis - SC
O presente trabalho pretende abordar o tema “Economia Solidária” através do projeto de uma edificação que atenda as necessidades práticas de um Centro Público de Economia Solidária em Florianópolis. A edificação pode ser caracterizada como um espaço multifuncional público de caráter comunitário que se destina a articular oportunidades de geração, promoção e fortalecimento do trabalho coletivo baseado na Economia Solidária, contando com ambientes administrativos, educacionais, de capacitação e de comercialização, gerando renda, troca de saberes, interação e consequente inclusão social dos usuários do local.
2017-2
Refugiando Sonhos - Entre arquitetura e deslocados urbanos
Link para site do trabalho
hschurhaus.wix.com/refugiando
Refugiando sonhos - Entre arquitetura e refugiados urbanos
Na condição de um migrante voluntário temporário, pude experienciar uma fração exígua do que imigrantes vivenciam cotidianamente a partir de seus deslocamentos. Preconceito, barreiras impostas por símbolos e linguagens e sensação de não pertencimento ao lugar ou comunidade. Imigrantes vivenciam diariamente situações muito mais dramáticas, complexas e sem a mesma condição financeira ou psicológica. A criminalização do imigrante e a recente ascenção (novamente) de pensamentos nacionalistas extremistas e preconceituosos mundo afora foram determinantes na escolha do tema.
O trabalho desenvolvido aborda a questão migratória contemporânea e seus reflexos e influências na urbe. Busca potencializar os aspectos positivos das migrações no contexto urbano através de um ensaio projetual no centro da cidade de Florianópolis, cidade formada e constituída a partir de movimentos migratórios. A pesquisa realizada procura trazer à luz um entendimento geral sobre o assunto em três diferentes níveis: mundial, nacional e local - cidade de Florianópolis e região. É necessário ressaltar a imersão em outras disciplinas como a psicologia e economia na construção de um arcabouço mais rico e que trouxe elementos importantes à pesquisa. Paralelamente, a aproximação a grupos e atores locais como o GAIRF (Grupo de apoio a imigrantes e refugiados em Florianópolis e região) e aos profissionais da psicologia do NemPSIC (Núcleo de estudos sobre Psicologia, Migrações e Cultura - UFSC) foi de fundamental importância no entendimento mais claro das demandas e possibilidades a nível local.
O ensaio projetual proposto abordará a inserção de um equipamento de uso público destinado ao apoio ao imigrante na cidade de Florianópolis. Procura, através de espaços de assistência e encontro, promover a criação de pontes ao invés de muros, facilitando a transição entre sociedades e culturas muitas vezes extremamente distintas, com a consequente integração e inclusão do imigrante na sociedade local. A proposta se baseia em três pilares principais: Assistência, Oportunidade e Integração. O programa atua de maneira cíclica. O pilar da Assistência visa propor espaços para as demandas mais críticas e emergenciais dos imigrantes, como documentação, assistência psicológica e jurídica, conhecimento de linguagens e padrões. Posteriormente, através do pilar da Oportunidade, procura aproveitar e trazer à tona as potencialidades que as migrações podem trazer, fomentando o contato entre imigrantes e sociedade local. O pilar da Integração é uma consequência direta dos outros dois pilares e seria o determinante na construção de uma terceira sociedade que surge a partir do contato e da quebra de barreiras entre sociedade local e "estrangeira".
Palavras chave: imigração; oportunidade; integração; cultura.
2016-2
Ponto incentivador de cultura - Proposta de integração entre a escola e a cidade
Espaços assim são necessários para compor os bairros, junto com residências, comércios e serviços. São eles que tornam um bairro realmente agradável e de convivência comunitária. Desde de o inicio, a intenção foi buscar um desenho que se configurasse como um destes “terceiros lugares”, portanto a ambição era propor um espaço que facilitasse o encontro dos moradores e estimulasse a vida comunitária, gerando cultura e impulsionando a diversidade.