Trabalhos de Conclusão de Curso

Trabalhos orientados por Maristela Moraes de Almeida, Profa. Dra.

Foram en contrados 9 trabalhos

2021-2

Arquitetura para enlace da comunidade: Espaço Conviver Tapera

O presente Trabalho de Concluso de Curso se designa como um projeto arquitetnico comunitrio a ser desenvolvido para o bairro da Tapera, que fica situado no sul do municpio de Florianpolis. O bairro emerge de um contexto de movimentao de seus residentes na participao comunitria, pela procura por melhorias para o bairro e com enfoque nos espaos propcios para o encontro, a confraternizao e a conexo entre pessoas. ​A realidade atual neste cenrio pandmico trouxe consigo muitas mudanas, uma delas foi o afastamento das pessoas, a diminuio drstica nos encontros do dia-a-dia, nos contatos, nos deslocamentos pela cidade e diante da necessidade das pessoas se isolarem em suas residncias, ficou claro a necessidade delas em relao ao encontro e o contato com a cidade, com pessoas e com a natureza.

Compreendendo que um espao voltado para a comunidade estimula a diversidade e a integrao, pretende-se inserir uma arquitetura comunitria que fornea apoio social, educacional/profissional, cultural, que propicie atividades esportivas, recreativas e ambientais, para que se fortaleam as relaes sociais, ampliando o sentimento de pertencimento comunitrio.

2019-1

Centro de Aprendizagem e Produção Tecnológica - Uma proposta para inclusão social de jovens em Florianópolis

A região do centro de Florianópolis ao leste da praça XV, conhecida como Pedreira, teve sua história marcada pela extração das rochas para as construções da cidade e pelo convívio entre diferentes classes sociais. Hoje, a região é rica em patrimônio arquitetônico e cultural, diversidade de usuários e é palco de atividades de caráter popular. Por outro lado, Florianópolis segue para ser uma cidade tecnológica, criando oportunidades de trabalho e crescimento na área, porém a oferta de qualificação gratuita é bastante limitada. Foram realizados levantamentos onde verificou-se que no bairro Centro, hoje, existem 35 instituições de ensino (fundamental, médio, técnico e superior), sendo 10 públicas e 25 privadas, e apenas uma instituição oferece cursos gratuitos voltados à tecnologia.

Nesse contexto e através do entendimento da situação atual e do passado da Pedreira, busca-se um projeto que possa caminhar para o futuro, sem perder a identidade do local e a função social da arquitetura. Tendo a educação e qualificação como ferramenta de mobilidade social, o projeto é voltado para aprendizagem em tecnologia. O programa de atividades se baseia em 4 eixos: Aprender, Produzir, Expressar e Socializar. As atividades relacionadas ao “Aprender” compreendem os cursos e oficinas, e como apoio, são propostos os espaços de estudo. No eixo “Produzir”, os alunos poderão criar e desenvolver suas ideias e negócios, em uma incubadora social e no laboratório de fabricação digital e analógica. As áreas de "Expressar "e "Socializar" servem para a troca de ideias e contato entre diferentes pessoas, oferecendo ambientes para expor as ideias dos estudantes e espaços públicos para apropriação da comunidade. Os usos e espaços se relacionam com as instituições já atuantes na área, como o Renapsi (Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração) e o IEE (Instituto Estadual de Educação), como forma de garantir a apropriação do público alvo desejado. Além disso, busca-se realizar um projeto em que a arquitetura seja consciente às condicionantes ambientais do local de implantação e que valorize as estratégias passivas de conforto ambiental, como ventilação e iluminação natural.

Palavras chave: Tecnologia, Capacitação, Conforto ambiental 

2018-2

Centro Intergeracional: Convivência e Aprendizado no Centro de Palhoça

 

Este trabalho apresenta um estudo sobre o ciclo de vida e sobre os espaços de convivência entre gerações. O estudo fundamenta uma proposta projetual que visa atender  indicadores sociais, os quais apontam o crescimento da população idosa e a falta de espaços de lazer disponíveis para as pessoas, principalmente aquelas socialmente mais vulneráveis. O sítio escolhido localiza-se no município de Palhoça, que não possui local planejado para convivência integeracional. Para melhor inserir a arquitetura proposta no entorno social, urbano e natural, propõe-se ainda a requalificação de equipamentos existentes na borda do terreno de implantação, integrando ao Centro Intergeracional uma praça existente.

2018-1

BiblioParque - Redefinindo a busca pelo conhecimento

O Projeto de uma biblioteca em uma área verde buscando conceitos da "slowcity", tem como objetivo, oferecer um espaço que desacelere e desconecte do caos das cidades de hoje em dia, para que os usuários possam buscar conhecimento em contato com a natureza.

Espaços pensados em pessoas reais baseados no "makerspaces", oferecendo conhecimento não só em livros, mas através de ateliês. oficinas, laboratórios, entre outros. Onde existam trocas de conhecimento entre as pessoas.

O Projeto consiste basicamente pelos percursos que contemplam uma variedade de interação com a natureza: Uma entre o edifício e o meio ambiente em volta e o outro seria o contato diretamente com a ambiente natural, seja por caminhos no solo, passarelas na copa das árvores e estares que conectam as pessoas com o verde, trazendo um sossêgo, paz de espírito e mehorando cognição e a criatividade.

Essa ideia tem a finalidade de "plantar uma semente" e que possa gerar outras ideias que busquem resgatar a velocidade do Ser Humano e não do automóvel.

Brinquedoteca-Aprender Brincando-Uma proposta para Jaraguá do Sul-SC

A Brinquedoteca é uma nova instituição que nasceu para garantir à criança um espaço destinado a facilitar o ato de brincar e aprender.
É um espaço que se caracteriza por possuir um conjunto de brinquedos, jogos e brincadeiras.
O projeto da Brinquedoteca busca ser um espaço de apoio as práticas de ensino tradicionais,trazendo o lúdico como principal forma de fazer com que o processo de aprendizado seja algo interessante e divertido para as crianças.

Palavras-chave: lúdico;brincar;aprender.

Novos Começos: Integração dos Novos Imigrantes na Cidade de Criciúma/SC

Até o final de 2016, segundo o CONARE, o Brasil reconheceu um total de 9.552 refugiados de 82 nacionalidades. Especificamente na cidade de Criciúma, região Sul do estado de Santa Catarina, no ano de 2014 segundo a Secretaria de Assistência Social, entraram no município cerca de 3.000 pessoas advindas principalmente do Haiti, Gana e Senegal.

O tema das migrações não é conhecido nem abordado nas disciplinas de Arquitetura e Urbanismo, mas o arquiteto pode entrar em diversas questões de importância social com o  seu conhecimento específico da arquitetura, que é traduzir em forma e logo organizar em forma de proposta a esse problema.

Uma das perguntas que este trabalho pretende abordar é como a diversidade é reconhecida, respeitada e acomodada pelo ambiente construído. A cidade de Criciúma, escolhida para estudo, é o ambiente urbano onde essas diferentes culturas já entraram em choque e como essa tensão entre culturas distintas pode ser amenizada por meio de um espaço que contribua na integração dos novos imigrantes e da população local.

Neste trabalho considera-se pertinente repensar o processo projetual e o papel do arquiteto como gerador de mudança, envolvendo-se em temas de abordagem multidisciplinares que transbordam os limites da arquitetura, e o arquiteto como agente facilitador de processos que tendem a levar a um objetivo maior: o bem estar e a qualidade de vida das populaçoes.

A proposta do projeto visa conceber uma arquitetura que ofereça desde o  acolhimento temporário, segurança e o atendimento das necessidades básicas dos imigrantes e refugiados enquanto aguarda  a retirada de documentos, a procura por um emprego e moradia. Além de um espaço onde possam expressar a sua identidade, proporcionar o acesso ao reconhecimento profissional e ao sistema educacional, expor a diversidade cultural promovendo atividades de apoio e culturais.

O local para a implantação deste trabalho é o Bairro da Próspera, na porção leste do município de Criciúma/SC, tem sua história vinculada diretamente à exploração do carvão. Essa atividade econômica deixou marcas na paisagem urbana  através do abandono de suas instalações e da degradação do meio ambiente, atualmente esses terrenos subutilizados constituem os chamados vazios urbanos industriais.    

Através de uma requalificação da área, poderia ser reinserida no contexto urbano com o uso voltado ao acolhimento e integração de imigrantes. E assim, reincorporar este espaço à produtividade da cidade, resgatando a memória e identidade do lugar, contribuindo para melhoria do ambiente urbano, do cumprimento da função social da propriedade e da qualidade de vida do cidadão.

 
 

2017-2

Módulo de habitação estudantil: estudo para implantação em Florianópolis

A proposta é criar um módulo de habitação com projeto simples e possibilidade de execução rápida, que possa ser executado em diversos tipos de terreno, para ampliar o alcance do projeto. Desta forma, seria possível a quantidade de vagas aumentar conforme a demanda. Ao final do trabalho serão apresentadas as plantas do módulo juntamente com uma proposta de implantação em terreno real, assim como diretrizes de implantação para terrenos diversos. Para minimizar os custos com equipamentos de cozinha e lavanderia, por exemplo, serão criados módulos de uso comum com áreas de lavanderia e cozinha completas, área de estudos em grupo e individual, áreas de convivência e áreas de estar.

Palavras chave: moradia estudantil; modulação.

2017-1

P.I.P.A. | Projeto Inovador para Aprendizagem - Estudo para a Barra da Lagoa

As exigências sociais, culturais e econômicas de nossa época unidas à maior ascensão da mulher ao mercado de trabalho, têm levado as crianças cada vez mais cedo às instituições de ensino. Na maioria dos casos, um indivíduo ingressa com 3 anos de idade em um estabelecimento de educação infantil e passa cerca de 5 horas por dia nesse local. Tomando como base uma expectativa de vida de 80 anos, se este mesmo individuo continuar seu percurso pelo sistema educacional e vier a ingressar em uma escola de ensino superior; aos 23 anos, aproximadamente, terá finalizado o curso e terá permanecido por volta de 25% das horas de vida em ambientes escolares (4 anos na pré-escola, 8 anos no Ensino Fundamental, 3 anos no Ensino Médio e pelo menos 5 anos na Faculdades). Com tanto tempo de vida dedicado aos ambientes educacionais, surgem então algumas indagações: que tipo de experiência e aprendizado estas instituições têm oferecido, especialmente as de nível médio onde se passa a maior parte do tempo dedicado à formação educacional? Que formato pedagógico tem sido levado adiante? 

O formato pedagógico atual prevê uma transferência unilateral e massiva do conhecimento, que não leva em consideração as habilidades e dificuldades individuais. Isso tem resultado em um desinteresse do conhecimento e pelo aprendizado. Tendo em conta essa realidade, a proposta deste trabalho é o estudo de um espaço educativo que, atuando em contraturno, trabalhe junto às escolas tradicionais e ofereça um local de experimentação de novas pedagogias. A proposta é trabalhar o conteúdo escolar e extra-escolar em novos formatos e auxiliar tanto no reforço e ampliação do aprendizado como no melhoramento dos formatos de transferência do conhecimento para que ela ocorra de forma mais propícia para o desenvolvimento infantil.

Para abarcar o aprendizado ativo e multilateral e também abrir espaço para novas experimentações, a proposta divide-se em 3 ambiências que se complementam e se conectam: o caminho sensorial, composto por elementos que ao mesmo tempo qualificam os percursos e oferecem incentivos para o desenvolvimento psicomotor da criança com equipamentos e espaços hápticos; o meio natural, que é tanto uma fonte de conhecimento para o aprendizado, sendo a natureza fonte de observação, como também um cenário para o desenvolvimento de atividades educativas e para o desenvolvimento psicomotor infatil; e a edificação, que oferece abrigo às intempéries e espaços multifuncionais às atividades  para que a transmissào multilateral de conhecimento aconteça mesmo dentro do ambiente construído.

2016-2

Comunidade Terapêutica Lagoa da Conceição