Trabalhos de Conclusão de Curso

Trabalhos orientados por Thêmis da Cruz Fagundes, Profa. PhD

Foram en contrados 15 trabalhos

2021-2

Água, Terra e Cultura na Baía Sul de Florianópolis

Link para visualiza��o do caderno:�https://issuu.com/franciscobrum/docs/tcc_caderno_a3_�

Este trabalho argumenta a favor da necessidade de espaos que possibilitem as aes em conjunto — espaos de agncia e cultura —, com a inteno de tornar mais equnimes os processos de produo de conhecimento, educao e cultura.Tambm so de interesse os argumentos a partir da linguagem — instrumento essencial da cultura — aplicados arquitetura, como a noo de ausncia de linguagem privada em Wittgenstein.As reflexes apresentadas culminam na elaborao de um projeto arquitetnico e urbanstico de carter pblico, cultural e ambiental, localizado no aterro da Baa Sul da rea Central de Florianpolis — um jardim pblico e espao cultural que ressignifica a estrutura de concreto armado do Terminal Cidade de Florianpolis; um parque ambiental, focado em regenerao de ecossistemas da mata atlntica e mitigao de alagamentos urbanos; alm de diretrizes para outros equipamentos de uso pblico.Desenhos realizados pelo paisagista Burle Marx em seu projeto paisagstico para o aterro da Baa Sul e alguns aspectos da mitologia local so reinterpretados enquanto linguagem pblica na proposio projetual.

2020-1

Hacking urbano: teoria e experimentação entre o físico e o digital

Este trabalho de concluso de curso prope a discusso, de forma investigativa, de novos paradigmas pertinentes ao campo espacial e de movimentaes urbanas a partir da popularizao de tecnologias da informao e comunicao. A disseminao de tecnologias computacionais a partir de meados do sculo XX possibilitou a abertura de novos campos prticos e tericos em todas as reas do conhecimento, fortalecendo paradigmas de relacionamentos, produo e consumo em rede. No campo da Arquitetura, avanos nas tecnologias digitais e na capacidade computacional, principalmente das mdias mveis, possibilitaram intervenes antes impraticveis, realizadas principalmente pela integrao entre camadas virtuais s camadas fsicas do espao. Para alm das mudanas na experimentao espacial, as camadas em rede permitem a troca de informaes entre atores e novas ferramentas para a participao cidad na construo de cidades contemporneas. Como concluso do trabalho, foi traado um panorama terico-argumentativo sobre modelos mais democrticos de cidades inteligentes e possibilidades de atuao envolvendo espaos hbridos. Como produto final, foi desenvolvido um livro que abrange uma discusso terico-pratica sobre o uso da tecnologia digital em ambientes urbanos.

2019-2

Sede do 1° Batalhão de Bombeiros Militar de Santa Catarina

O papel do Bombeiro na sociedade est estigmatizado pela viso de "apagar incndios", porm esses profissionais representam muito alm do simples combate ao fogo. Com a viso de que um incndio melhor quando for evitado do que quando for combatido os Bombeiros expandiram sua rea de atuao mais prxima dos arquitetos atravs de normas de preveno contra incndios. Apesar de bastante relevante, o assunto de Projeto Preventivo Contra Incndio (PPCI) ainda pouco abordado, deixando uma vala de conhecimento num assunto imprescindvel quando se trata de segurana pblica. Em conjunto com a demanda de uma nova sede para o 1 Batalho de Bombeiros Militar de SC, pretende-se desenvolver um projeto arquitetnico que integre o programa de necessidades previsto com um sistema de rede de ensino e aprendizagem sobre a preveno contra incndios.

A demanda proveniente do fato que a sede atual no comporta mais todas as atividades da sede do Batalho, resultando na descentralizao de tais atividades em outros quartis. Com um terreno indicado pelo prprio Corpo de Bombeiros no aterro da Baa Sul, proposto um projeto que reunifique as atividades bsicas de Sede do Batalho, alm de incluir outras atividades como apoio ao SAMU, ao atendimento areo e martimo, e s atividades de reeducao da sociedade quanto a importncia da preveno contra incndio. O projeto integrado um parque linear onde conecta-se e conversa com o seu entorno e com a cidade. Espera-se que tal estudo responda s necessidades e demandas atuais do Corpo de Bombeiros Militar, alm de enfatizar e trazer ao interesse da comunidadea importncia da preveno contra incndios e do PPCI.

Caderno TCC 1 disponvel em:

https://issuu.com/yasminherden/docs/tcc_i_yas_issuu

2019-1

TAA: Terapia Assistida por Animais

2018-2

Arquitetura do vínculo: Caminhos para a socioeducação

A questão do adolescente em conflito com a lei e seu passado é um tema recorrente na história do mundo e do Brasil, mas é recente a preocupação com seu presente e futuro. Este trabalho, a partir de estudos, dados oficiais, documentos, leis, entrevistas e reflexões, busca fazer um apanhado geral sobre a situação do adolescente infrator no Brasil, bem como de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e os espaços em que são aplicas as medidas socioeducativas. A ideia central do presente Trabalho de Conclusão de Curso é criar base teórica e reflexiva para idealização de um Equipamento que contribua para a efetiva consolidação dos direitos fundamentais da criança e do adolescente almejados pelo ECA, além de garantir a eficácia da aplicação de medidas socioeducativas e acompanhamento profissional aos adolescentes em conflito com a Lei e da população em vulnerabilidade social num geral. E, ainda, a partir de comparações, estudos e vivências em alguns modelos de espaços e políticas 
que lidam com esses atores, como Centros de Internação, ONGs e Centros de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, foram traçados novos parâmetros arquitetônicos, pedagógicos e de abordagem da comunidade, que foram aplicados a projeto com o intuito de criar um lugar de despertar de novas possibilidades  e criação de vínculos, visando, principalmente, garantir que o mínimo de crianças e adolescentes venha a estar na situação de infrator.  

Ensaios para uma cidade aberta: multissensorialidade e a forma-tipo

Na competência de arquitetos, nosso maior objeto de estudo é o espaço da cidade. Precisamos, ainda, compreender e contemplar os usuários de nossos projetos. Mais complexo, porém, - e ainda mais imprescindível - é interpretar a relação entre as pessoas e o espaço.

Quando incorporamos esses dois fatores, estamos lidando com inúmeras camadas invisíveis sobrepostas, tornando visível apenas a camada a qual denominamos realidade.  Para essa investigação, é preciso nos colocarmos também papel de citadinos, para melhor perceber o que o espaço urbano nos oferece e de que formas ele nos afeta.

É necessário, portanto, que analisemos também o contexto em que nos vemos inseridos. A sociedade atual, do ponto de vista histórico, vive momentos nunca antes imaginados, com a era do acúmulo de informação através de múltiplas mídias, e é inegável perceber o quanto isso se traduz na apropriação da cidade pelas pessoas.

A arquitetura, antes representada por monumentos feitos para durar, hoje se torna facilmente obsoleta e anacrônica, estática e fechada em si diante de um modo de vida completamente dinâmico e acompanhado de novas necessidades.

Nos dias de hoje, ao caminhar pelas cidades, o sentido da visão não se mostra suficiente para compreender os espaços em sua totalidade, o que demonstra quase um contrassenso na era do bombardeio de informações visuais. Os espaços carregam, - mais do que um cenário às atividades cotidianas, - memória, sentido, registros e outros diversos estratos de imaterialidade que nos passam despercebidos. Entretanto, tampouco é fundamental que tenhamos tal compreensão, pois seguimos em um fluxo que exige de nós apenas o imediato, tornando superficial nossa experiência no espaço urbano.

Como as cidades invisíveis de Calvino, nossas cidades estão repletas de fragmentos de realidades, que como um mosaico, se organizam no imaginário de cada um a partir de suas vivências, formando uma imagem esfacelada e mutável.

Ao longo dos anos estudando arquitetura e urbanismo, no entanto, percebi que este campo tem um grande potencial de transformação: mais do que transformação dos espaços, transformação das pessoas - sem as quais não existiria espaço qualificado. Essa transformação em si não está diretamente ligada somente ao projeto enquanto tectônica, estrutura materializada, mas à sua imaterialidade, que carrega consigo a construção das possibilidades. O vazio que é preenchido com os valores humanos de cada um, capaz, assim, de proporcionar experiências e tornar-se parte da memória de alguém.   

Os presentes ensaios serviram como método de experimentação da cidade, e serviram na elaboração de uma forma-tipo visando uma cidade mais aberta, incorporando ferramentas contemporâneas como a virtualidade para ampliar as noções de tempo e espaço. 

2018-1

Memória e Imaginação: Ensaios sobre o “Parque da Cidade Roberto Burle Marx”

 

O presente trabalho, motivado pela memória afetiva que carrego de minha cidade natal, se define por um ensaio propositivo para o Parque da Cidade Roberto Burle Marx, maior parque público de São José dos Campos-SP. A paisagem do parque é composta pela sobreposição de diferentes momentos históricos: as instalações de uma antiga fazenda, um complexo fabril desativado, jardins projetados por Roberto Burle Marx e diversos edifícios modernistas de autoria de Rino Levi, muitos destes subutilizados. Desse modo, o ensaio é o resultado de um debruçar-se sobre o existente, tomando-o como substrato fértil para a imaginação das possibilidades contidas condição atual.  Este se comunica-se por meio de aquarelas, que se tornam a substância que dá forma à imaginação e expressa qualidades e dimensões que não poderiam ser contemplados pela representação técnica. Pretende-se aqui, antes de planejar e demonstrar a exequibilidade de tais ações, estimular e convidar o leitor a co-imaginar estes possíveis, envolvendo-os com a singularidade do Parque. 

Link para o caderno: 
https://issuu.com/arqmariaeduardalima/docs/terceiro_teste_caderno_issu​

 
 
 

Novo Morar no Campeche

Esta proposta envolve a concepção de uma nova forma de habitação sustentável para Florianópolis, na região do Campeche. Parte do conceito de áreas mínimas de módulos habitacionais voltados à máxima utilização da energia solar e conforto ambiental, com ênfase na preservação da cultura local, que possui grande riqueza natural e um estilo de vida voltado ao contato com o meio-ambiente. Busca o resgate das raízes ecológicas do bairro, incorporando estratégias construtivas e tecnológicas que possibilitem constituir uma nova forma de morar conectando a história da região com as vantagens da moradia urbana do século XXI, rumo à um futuro mais sustentável.

2017-2

Despertando Olhares: Encontro entre Paisagem e Vida no Interior de São José/SC

Este trabalho apresenta um ensaio urbanístico ambiental acerca do bairro Colônia Santana (São José/SC), periferia da região metropolitana de Florianópolis. Com intuito de evidenciar a paisagem local e a memória urbana apagada através do tempo, abafada pelas dificuldades sociais. Mais do que projetar e criar novos espaços, nossa profissão está intimamente relacionada em despertar nas pessoas e lugares, novos olhares, promovendo novas oportunidades. Meu olhar é destinado para este local caracterizado como um ambiente rururbano, onde a urbanização está intrinsecamente ligada ao ambiente natural, que possui sua história conectada ao objeto fundador do bairro: o Instituto de Psiquiatria de Santa Catarina. Assim como Villaça, partimos da premissa que maior desafio de nosso país não é educação e nem a saúde e sim as injustiças a elas associadas.Sua população está submetida à precariedade do lugar em que habita, percebe-se que as expectativas e sonhos que possuem vêm acompanhados de uma falta de confiança na sua capacidade de lutar contra a situação em que vivem. Dados do IBGE (2010) evidenciam que este bairro apresenta uma das menores renda de responsável por domicílio do município. O ensaio visa estimular o potencial de novas conexões entre os moradores e o meio natural através do desenho urbano, pensado numa perspectiva enraizada na comunidade e cultura local. Palavras-chave: Paisagem, Saúde Mental e Espaços Públicos.

Mapas Interativos: https://carbonerafelipe.wixsite.com/despertandoolhares

Caderno em Melhor Qualidade: https://issuu.com/carbonerafelipe/docs/caderno_tcc2_felipecarbonera_m__dia

 

 

Inquietações sobre o vazio: o estado das multi-realidades

Palavras chave: vazio; multi-realidades; espacialidades urbanas.
 

O projeto compreende o vazio como estado contentor das multi-realidades, tendo em consideração a coexistência de diferentes atores urbanos e modos de habitar a cidade. Busca-se entender o espaço arquitetônico e urbano na complementaridade dos diferentes corpos que suporta, colocando-os em uma relação de equilíbrio dinâmico e não dicotômica. A primeira questão lançada pelo trabalho se concentra em entender como a arquitetura e o urbanismo, sendo essas materialidades que não possibilitam facilmente grandes transformações formais, podem permanecer como corpos físicos ainda que sua relação com o sujeito, a mesma que os mantém existentes, é de total impermanência. Qualquer materialidade lançada deverá, assim, suportar as modificações de seus atores e da natureza de suas ações. Mas quais seriam os elementos sensíveis que estabeleceriam a relação entre sujeitos e objetos? Com o uso de mídias variadas, explora-se no processo a construção subjetiva de possíveis imagens do centro fundacional de Florianópolis a partir das vivências particulares do autor nas diferentes espacialidades urbanas, temporalidades e na consideração dos valores humanos presentes em cada lugar experienciado. O projeto não é tido como conclusivo, talvez o que menos se almeja seja a conclusão de questões e do questionar. As inquietações que estimularam e que ainda estimulam a discussão do tema são continuadas e tornam o processo um encaminhamento para um novo processo.

 

Caderno no seguinte link: http://bit.ly/diogojeremias 

2016-2

Centro de Ensino e Desenvolvimento do Autista em Brusque-SC

          O autismo é um tema que se torna cada vez mais comum na mídia, com estudos voltados para a origem do transtorno, como deve ser o ensino e o tratamento destas crianças. No entanto, esses estudos não se dedicam à investigação de como as condições de um ambiente podem influenciar na vida de crianças e adultos, seja em casa, na escola ou no trabalho. 

          Este trabalho busca uma forma adequada de projetar para autistas, bem como, o modo que o ambiente construído pode influenciar no seu aprendizado, comportamento e integração social. Tem como objetivo desenvolver o projeto arquitetônico de um Centro de Ensino e Desenvolvimento do Autista, baseado na AMA Brusque e outras instituições e centros estudados. Seguindo diretrizes de projeto que proporcionem um ambiente adequado para o ensino e tratamento de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro do Autista.

Morar, estudar e cultivar: proposta de Moradia Estudantil para o Campus Luiz de Queiroz, Piracicaba SP

Narrativas da rua: construções hipertextuais e sensoriais no Centro de Florianópolis

O sentido de rua extrapola o de simples conexão entre residências e pontos de interesse coletivo, como locais de trabalho ou lazer. Por ser espaço público compartilhado por desconhecidos, a rua é lugar de convivência em potencial. É nos espaços públicos que a vida urbana alcança a sua expressão mais plena, pois eles são cenários do convívio de pessoas diferentes e onde acontecem atividades variadas. As ruas Esteves Júnior e Álvaro de Carvalho são ruas que se encontram no centro de Florianópolis e que estão sempre cheias de pessoas e de vida. Elas possuem um forte sentido de lugar e uma noção de urbanidade bem evidente, além de uma identidade que se percebe nos dias de hoje, e que é resultado da memória e do valor histórico de ambas as ruas. Caminhar por elas é como uma leitura de capítulos: a cada tantos passos, uma nova atmosfera e uma história diferente. Cheiros, ruídos e estímulos visuais com os quais o corpo tem contato interagem com a bagagem pessoal e com a vivência de cada um com a cidade, remetendo a leituras e interpretações das ruas relacionadas ao contexto de cada pessoa. Cada passo dado é mais uma etapa para uma reconstrução reflexiva sobre o lugar, reconstrução esta que estabelece elos entre o espaço real e os significados que o indivíduo carrega a partir da sua experiência e conhecimento adquirido.

A análise das ruas feita neste trabalho, a partir do conceito de espaço experienciado e percebido pelo corpo em movimento, busca explorar as formas como os sentidos do corpo do “leitor” compreendem os estímulos sensoriais que ambas as ruas proporcionam. Desta forma, surgiu a ideia da “hiper-rua”, que nada mais é do que uma forma de projetar, utilizando o meio de comunicação que a hipermídia torna possível hoje, onde o usuário pode acessar o conteúdo sobre as ruas, explorando diversos caminhos e construindo diferentes narrativas, acessando informações em uma dimensão temporal do espaço, em formato de textos, imagens, vídeos e sons, ampliando a compreensão da rua para diferentes esferas da percepção.

2016-1

APRENDIZAGEM NA BARRA DA LAGOA

2015-2

Sem título