Trabalhos de Conclusão de Curso

Trabalhos orientados por Maria Inês Sugai, Profa. Dra.

Foram en contrados 14 trabalhos

2023-2

Entre a cidade o e rio: urbanização, regularização e o direito à moradia na comunidade do bairro Monte castelo, em Criciúma-SC

A produo do espao urbano nas cidades brasileiras bastante desigual, nelas os grupos sociais conformam-se em estruturas que separam as classes com rendas mais altas das mais baixas, numa complexa dinmica, na qual os investimentos pblicos e a infraestrutura urbana concentram-se em reas de interesse do capital. Em Cricima, esta segregao foi construda sob a influncia da explorao do carvo mineral, cuja importncia fez com que houvesse o fortalecimento de uma elite mineradora e a criao de vilas operrias para abarcar a quantidade de trabalhadores que chegavam cidade para trabalhar nas minas. Alm disso, a atividade carbonfera foi responsvel direta pela degradao ambiental de grandes reas, destinadas queles que no podem pagar pelo alto preo da terra urbanizada, tornando-se um agente de desigualdades no solo criciumense. A partir disso, esse trabalho toma-se como ponto de partida o estudo e a reflexo sobre como esto organizadas as reas de pobreza no municpio de Cricima e, como consequncia disso, tem-se como objetivo produzir um projeto de urbanizao e regularizao para uma delas, a ocupao informal presente no bairro Monte Castelo, onde almeja-se produzir mecanismos que ajudem a mitigar as desigualdades socioespaciais e melhorar as condies de vida daqueles que ali habitam.

2023-1

Urbanização e Habitação Social no Morro do Horácio: articulação de estudos urbanos e arquitetônicos na área da Servidão Assis Antunes de Matos, Florianópolis

Este trabalho busca avanar na compreenso acerca dos limites, possibilidades e potencialidades de se intervir urbanstica e arquitetonicamente em ocupaes informais. Para isso, foi definido como recorte de estudo e proposio o Morro do Horcio, comunidade informal localizada em Florianpolis/SC que, ainda que bem localizada em relao a cidade, tem sua ocupao caracterizada por grandes fragilidades tanto do ponto de vista socioeconmico, quanto urbanstico e ambiental. Dessa forma, corresponde ao objetivo geral do trabalho desenvolver uma proposta de qualificao urbana e arquitetnica para o Morro do Horcio que contribua para o processo de regularizao fundiria, para a melhoria da qualidade de vida dos moradores e para a promoo da integrao social da comunidade.

2022-2

Creche no Morro do Quilombo: A Educação Infantil como Estratégia de Enfrentamento das Desigualdades Sociais

A Constituio Federal de 1988 assegura que direito de todos o acesso ao ensino pblico gratuito e de qualidade. Apesar disso, at hoje o acesso educao um princpio desrespeitado desde a primeira etapa escolar, a creche. Entendendo a educao como ferramenta que gera cidadania, muda destinos cruis e diminui o enorme abismo social que existe no pas, o objetivo deste trabalho formular a proposta de um projeto arquitetnico de uma creche localizada em uma rea de pobreza na regio central de Florianpolis – o Morro do Quilombo. Soma-se a isso a inteno de que o projeto arquitetnico atue como um elemento pedaggico desempenhando o papel de terceiro educador, de acordo com o preceito da filosofia de Reggio Emilia.

2022-1

Teto, terra e trabalho: a autonomia no processo de produção da moradia nos assentamentos do Planalto Norte Catarinense

Como exerccio para concluso do curso em Arquitetura e Urbanismo, o presente trabalho busca desenvolver uma proposta de moradia rural modelo que possa atender s demandas dos assentamentos da reforma agrria na microrregio de Canoinhas/SC. Para tanto, parto da anlise do pr-assentamento Terra Livre, vinculado ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), com o objetivo de contribuir com o processo emancipatrio dos futuros assentados no que concerne produo habitacional e projeto de assentamento qualificados.

O trabalho tem sua origem em trs motivaes principais. A primeira, de valorizar minha origem, tanto do ponto de vista regional como pela vivncia no campo, pois durante a infncia acompanhei meus pais na transio de trabalhadores rurais para trabalhadores urbanos, dada a dificuldade em produzir renda apenas do cultivo da terra. A segunda, de construir um projeto calcado na realidade e que contribua na interlocuo sociedade-universidade, exercendo a funo social da arquitetura. Por fim, a terceira surge pelo contato com assentados do MST no ano de 2020 na UFSC, quando conheci a luta do movimento e a sua importncia para a conquista de direitos dos trabalhadores rurais, com um processo formativo e emancipatrio.

Essas motivaes foram paulatinamente aprimoradas no decorrer dos 6 anos de graduao que moldaram um entendimento sobre a funo social da arquitetura. Destaco o papel do Programa de Educao Tutorial da Arquitetura e Urbanismo (PET/ARQ) que me proporcionou o contato com experincias focadas na habitao de interesse social no urbana, sobretudo na experincia de construo de 22 Unidades Habitacionais junto comunidade de remanescentes do quilombo Santa Cruz, em Paulo Lopes/SC. O trabalho junto Comisso de Assistncia Tcnica de Habitao de Interesse Social (CATHIS), no Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina, durante meu estgio, aproximou as questes jurdicas e administrativas da profisso e dos conflitos fundirios e habitacionais no estado. O debate sobre os conflitos de classe e sua correlao com a produo do espao, a participao de extenses universitrias, o aprofundamento sobre os aspectos construtivos, histricos e jurdicos da arquitetura social e, principalmente, o contato com professores, pesquisadores, lideranas comunitrias e movimentos sociais tambm contriburam para o entendimento que a arquitetura possui uma funo social, na qual este trabalho se ampara.

2021-2

Ocupar para morar: Urbanização da Ocupação Fabiano de Cristo Florianópolis/SC

2019-1

A escola e a cidade: formação integral na comunidade Capivari/Ingleses

O ensino público básico transcende seu papel educativo tradicional no instante em que sua qualidade afeta de maneira diferente os educandos de acordo com sua classe social. A instituição escolar pública passou a assumir responsabilidades para além das tipicamente escolares ao incorporar papéis sociais que, se não garantidos, prejudicam o trabalho pedagógico. Além disso, a distribuição de escolas públicas por toda a cidade contém o potencial para a formação de uma rede de "articuladores urbanos" em escala de bairro (LIMA,1989), que pode atender e fortalecer comunidades como um todo.

Em atenção ao papel social, político e pedagógico de uma instituição de ensino pública, bem como seu potencial de transformação em um equipamento articulador do bairro, este trabalho propõe a elaboração de novo projeto arquitetônico para a Escola Estadual Intendente José Fernandes, integrado a atividades de uso comunitário, na comunidade Capivari no distrito Ingleses, em Florianópolis/SC. A comunidade, que abrange uma área predominantemente residencial, conta com apenas uma escola de ensino básico pública e nenhuma área de lazer qualificada, apesar de ser uma das áreas mais populosas da cidade. Apresenta, ainda, uma das menores rendas per capita (abaixo de um salário mínimo), e apresenta um dos maiores índices de imigração do município, estimulado pelos períodos de alta temporada turística. 

A proposta é desenvolver uma escola pública que comporte atividades em período integral e que subsidie um tipo de ensino mais completo e abrangente, que incorpore o ensino formal e o complementar, que fomente a autonomia do aluno e sua formação cidadã, incluindo uma ampla gama de atividades, de cunho teórico e prático. São propostos ambientes de ensino motivadores, que valorizem o saber popular e a educação informal, aproximem a realidade política e social, e estimulem o ensino para além da instituição escolar formal, articulando a escola e a comunidade em que está inserida. 

Links:

Livreto I - Educação, Política e Sociedade: https://issuu.com/viniciusmariot/docs/livreto_1

Livreto II - Espaço e Pedagogia: https://issuu.com/viniciusmariot/docs/livreto_2_62f5cf72b6a940

Livreto III - Cidade, Bairro e Escola: https://issuu.com/viniciusmariot/docs/livreto_3_0c5b79fdbb5738

2018-2

PARQUE URBANO DA SERRINHA: Espaço de integração entre a cidade formal e informal

O presente trabalho, “PARQUE URBANO DA SERRINHA: Espaço de integração entre a cidade formal e informal” é resultado de um processo de análise e proposição projetual. O trabalho discorre sobre uma área ao lado da moradia estudantil pertencente à Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC que, atualmente, não se destina função específica. Situada no Maciço Central do Morro da Cruz, a área de estudo possui ao seu entorno uma configuração urbana singular. Nas porções elevadas, a existência de comunidades informais segregadas do contexto urbano; nas cotas baixas, a própria presença da universidade, da moradia estudantil, seus alunos e moradores; e a perceptiva local de desenvolvimento urbano fazem desta uma área significativa para a integração urbana local. Como o título já se refere, busca-se que o parque não apenas conceba a costura entra a área informal e a formal, mas seja ele palco de tal integração.

2017-2

A escola da vida e a vida na escola - Educação Integral na comunidade do Frei Damião, em Palhoça.

     A educação é um direito de todos, a base da sociedade. A escola é o lugar onde a criança passa a maior parte do seu tempo, ou deveria. É o lugar de influência direta e decisiva e deve ser um espaço que fortaleça seu desenvolvimento.

Comecemos pelas escolas, se alguma coisa deve ser feita para ‘reformar’ os homens, a primeira coisa é ‘formá-los’.” (Lina Bo Bardi em Primeiro: escolas, Habitat, no 4, 1951) 

     O  então trabalho de conclusão de curso consiste na elaboração do projeto arquitetônico de uma escola integral de ensino fundamental da rede pública, na comunidade do Frei Damião, em Palhoça.  A escolha de se trabalhar na comunidade do Frei Damião veio por esta ser considerada uma das comunidades mais pobres e carentes de infraestrutura, ser uma população abandonada pelo poder público, segregada socialmente e isolada no contexto geral de Palhoça, onde sua população lida, inclusive, com o estigma de morar na comunidade. Sem a regularização da terra e a infraestrutura urbana, a área acaba de tornando vulnerável a especulação imobiliária devido ao processo de valorização do entorno. A escola, uma instituição forte em uma comunidade, aliada com outros fatores, pode favorecer a permanência da comunidade no terreno atual. 

     A escola possui um papel social importante, pois é o lugar de formação, aprendizado, encontros e cria um laço importante com a criança e entre as crianças. É o espaço tanto do aprendizado como da brincadeira. Pode ser um fator de integração da comunidade, um espaço público de interação, socialização e expressão. A comunidade do Frei Damião se caracteriza como uma população jovem e quase metade dos seus moradores, segundo informações contidas no cadastro socioeconômico do Município de Palhoça, não possuem ensino fundamental completo. É importante que, possuindo um equipamento escolar público, integral e de qualidade, se oportunize que todos tenham um acesso digno à educação. Devido às condições citadas e a atual situação da escola de ensino básico da comunidade, viu-se a importância de uma proposta de requalificação do local através de um projeto arquitetônico para uma nova escola na comunidade. 

Urbanização e regularização fundiária na Serrinha: a área da Servidão Lageanos

Link para o caderno 
https://issuu.com/thayssachristensen/docs/caderno__thayssa_christensen

Link para ao álbum de fotos 
https://issuu.com/thayssachristensen/docs/__lbum

Link para acesso aos dados do cadastramento realizado no dia 15.06.2017
https://drive.google.com/drive/folders/17p4bpkSVBQIyuX9yeHA1KUDwTcA4ihou?usp=sharing

Palavras chave
Direito à cidade; Moradia central; Urbanização; Regularização fundiária; Cidade informal; 

A área da Servidão Lageanos, é parte do Maciço central do Morro da Cruz, uma região que é marcada por um histórico de disputas pela terra, em que o poder público  favoreceu interesses específicos das classes dominantes. Por esse motivo, a ocupação foi legalizada apenas em algumas partes, ou seja, muitas das áreas se encontram em situação de informalidade. 

A localização favorável do maciço em relação ao centro de Florianópolis e à área conurbada como um todo, é um atrativo para a população de baixa renda, uma oportunidade de associar a moradia à outras necessidades de sobrevivência, como acessibilidade, oferta de emprego, infraestrutura, serviços e bens de consumo coletivos, além da significativa redução de gastos, distâncias e consequentemente, tempo.

Onde está o local de estudo, na encosta leste, o processo de ocupação intensificou-se a partir da década de 60 e a sua ocupação informal, por sua vez, a partir do final da década de 70, e bem como outras partes do Maciço, enfrentou  grandes empasses na luta pela permanência da comunidade em uma área tão central. A distribuição de títulos de propriedade e a situação jurídica continua pendente e hoje, os moradores dali estão em processo de recebimento de terras pertencentes à União. Dessa forma, atuar na melhoria da qualidade de vida nesses espaços é contribuir para o direito à moradia e à cidade, que é de todos. O projeto proposto visa ser uma contribuição para esse processo de permanência, a partir de um projeto de regularização fundiária e de urbanização para a área, considerando suas vulnerabilidades sociais e sua memória.



 

 

2017-1

Centralidade e integração na comunidade da Vargem do Bom Jesus

Propõe-se elaborar um projeto de urbanização de extenso lote subutilizado na comunidade da Vargem do Bom Jesus (norte da Ilha), através da criação de espaços públicos de lazer, da inserção de moradias de interesse social, de equipamentos públicos e de infraestrutura urbana. Pretende-se que essa proposta possa promover: uma condição de qualificada urbanidade; integração socioespacial entre os moradores do bairro;  garantir o direito à moradia digna e a permanência das famílias de menor rendimento no bairro, evitando-se um eventual processo de gentrificação e expulsão dessas famílias numa área urbana cada vez mais valorizada e disputada pelo capital imobiliário.

Integração entre cidade formal e informal: Serrinha e Alto da Caeira

A cidade, enquanto resultado do modo de produção capitalista, deixa a vista espacialmente as desigualdades de um processo de formação voltado ao valor de troca. Este, inerente àquele modo de produção, direciona as transformações urbanas em virtude da geração de lucros e dos interesses das classes hegemônicas.
Resultantes deste modo de transformação da cidade são a periferização da moradia e a precariedade das habitações para as classes de baixa renda. Uma vez que a moradia passa a responder ao valor de troca, ou seja, a seu valor mercadológico, estas pessoas são impelidas para longe dos eixos de crescimento urbano, que são direcionados pelo capital e amparados pelos investimentos do Estado. Trata-se portanto de um processo de urbanização excludente.
Em Florianópolis a maior concentração de favela se dá em torno do Maciço Central do Morro da Cruz (INFOSOLO, 2005), porção central na ocupação da parte insular da cidade. Nela encontram-se as comunidades do Alto da Caeira e Serrinha, onde localiza-se a área de estudo deste trabalho. São comunidades que estão na área central da cidade e que sofrem grande pressão do mercado imobiliário por conta de sua localização estratégica e potencial paisagístico, mas que encontram-se ilhadas por conta do processo de segregação socioespacial.
Este trabalho busca tratar, portanto, da integração entre a cidade formal e a cidade informal, abordando as áreas verdes enquanto elemento integrador e de conexão, assim como o tema da habitação de interesse social e sua relação com a cidade, do direito à cidade, da produção da localização, da desigualdade socioespacial e das conexões urbanas.
Ao longo do histórico de ocupação da área de estudo, o avanço tem acontecido de costas para o terreno de intervenção, sendo que este tem hoje o caráter de fundos das comunidades que o margeiam. O projeto visa realizar a integração entre a cidade formal e informal, buscando uma alternativa ao projeto elaborado pela prefeitura municipal de florianópolis para a área. Através de novas vias, conexões peatonais, e uso da área verde como espaço de lazer, busca-se propor a integração socioespacial entre Serrinha, Alto da Caeira e Carvoeira.

2016-2

Habitação e Direito à Cidade no Alto da Caeira

O trabalho apresentado tem por objeto uma proposta para edificação de Habitação de Interesse Social em Florianópolis-SC, mais precisamente no bairro do Alto da Caeira, que abriga uma das comunidades do Maciço do Morro da Cruz demarcadas como Zona Especial de Interesse Social – ZEIS. São propostas no projeto 208 unidades habitacionais com 52 m² cada, enquadradas no Programa Minha Casa Minha Vida – MCMV, faixa 1, destinadas ao atendimento de famílias com renda bruta mensal de R$ 1.800,00.

A perspectiva adotada no trabalho é a de que moradia digna é um direito de todo cidadão, no entanto não se constitui somente num espaço construído que garanta o abrigo. É, portanto, parte de um espectro mais amplo, que envolve a integração entre os moradores, a cidade e sua adequada localização urbana, o que garante a cidadania e qualifica a vida urbana - a escola, a rua pavimentada, centros de saúde, áreas de lazer, creches, de facilidade de acesso ao transporte público de qualidade, ao emprego, enfim da possibilidade dos cidadãos serem partícipes no processo de construção da cidade. Moradia digna é, portanto, aquela devidamente inserida nas áreas urbanamente equipadas e que garanta às pessoas, a partir do convívio entre os diferentes, o direito à cidade.

 
 

Transporte coletivo e espaço público: a estação de transferência Barreiros - São José

O trabalho é na área de desenho urbano, cujo tema é Transporte coletivo e espaço público: a Estação de Transferência Barreiros-São José. 
É uma proposta para uma estação de transferência de transporte coletivo que se integre e sirva para a cidade e para a população, qualificando o espaço urbano. 

2016-1

Frei Damião: habitação e direito à cidade