Trabalhos de Conclusão de Curso

Trabalhos orientados por Rodrigo Gonçalves dos Santos, Prof. Dr.

Foram en contrados 28 trabalhos

2023-1

Conectando espaços: Uma intervenção artística na arquitetura urbana de Balneário Camboriú (SC)

O presente estudo elabora um projeto de interveno artstica na cidade de Balnerio Cambori (SC). Uma vez que, a transformao de um lugar desvalorizado em um ambiente atrativo e inspirador motivou a importante possibilidade de um estmulo no dilogo entre comunidade e obra. O processo criativo resultou em uma estrutura metlica de ao mixando formas geomtricas com formas orgnicas, alm de cumprir o papel de interveno artstico-urbana. Secundariamente, prope-se uma discusso sobre espacialidade e prticas artsticas na arquitetura, bem como a utilizao de intervenes artsticas nas cidades.

Palavras-chave: Interveno; interveno artstico-urbana; espao; Balnerio Cambori (SC).

NAITE

A temtica surgea partir de uma inquietao por percepes que desenvolvi durante a vida e o perodo da graduao acerca das relaes entre corpo, espao e noite.Em uma tentativa de mergulhar na noite-madrugada e compreend-la historicamente a pesquisa objetiva um entendimento melhor sobre como a cidade funciona durante este perodo, buscando uma compreenso de como seus circuitos so traados, de que forma os espaos pblicos sofrem uma reconfigurao para outros interesses, quem se apropria deles e de que forma isso acontece. Para isso, so analisados dois recortes espaciais do Centro de Florianpolis, que apresentam um movimento bastante diverso. Dessa forma, o caderno se divide em dois blocos, interseccionando a pesquisa e experincias em campo com prticas que buscam exprimiras manifestaes e apropriaesda cidade na naite, percorrendo por movimentosde lazer, trabalho, transformao e controle.

2022-2

Floripa Intangível: O Imaginário social das tradições em Florianópolis

Ferramentas, esculturas e arquiteturas, assim como festividades, tradies e manifestaes artsticas representam a capacidade humana em produzir conhecimentos materiais e imateriais, provocando em cada um de ns um sentimento de pertencimento e identificao com determinada comunidade.

Os atores sociais se reconhecem em um coletivo mediante semelhanas culturais e significativas e, por meio disso, concebe-se o senso de identidade. Assim, a manifestao identitria representada pelos patrimnios materiais e imateriais que se formam a partir das memrias coletivas dos antepassados e se ressignificam diante de novos protagonistas.

O patrimnio imaterial a expresso do imaginrio social criado ao longo das experincias coletivas e que se fortalece com base nas vivncias e sentimentos envolvidos. A partir dos vnculos afetivos so concretizados os significados desses bens em relao comunidade, espao, contexto urbano e social.

A conservao do patrimnio parte da relao que cada indivduo possui e levado no mbito coletivo, no intuito de perdurar o senso de pertencimento. Assim, por meio da responsabilidade social e conscincia comum, se mantm as memrias livres para se moldarem diante do tempo. Colaborando na preservao de saberes para o futuro, o patrimnio herdado dos ancestrais reverbera de tal forma a compor a estrutura social do grupo conforme permeia as geraes.

Neste sentido este trabalho traz uma valiosa contribuio dos campos de saberes da antropologia e sociologia para provocar o campo da arquitetura e urbanismo na preservao dos patrimnios, com foco naqueles de aspecto imaterial.

Propem-se intervenes urbanas na cidade de Florianpolis a partir do patrimnio imaterial e que se encarrega de um desafio incomensurvel, pois parte do questionamento inicial de como dar visibilidade invisibilidade dos bens intangveis, das tradies, dos contos e das magias criadas ao longo do tempo de culturas diversas, antigas ou recentes.

o saber em movimento que mobiliza esta pesquisa, impulsionada pela arte da arquitetura em resgatar a funo artstica e inclusiva na cultura imaterial

Fotografia e cidade - Uma nova percepção da cidade a partir da imagem

Manutenção do Uso Público do Espaço de Orla: Proposta de Adequação Urbana e Consolidação do Parque de Preservação da Paisagem da Praia Mole

Esse trabalho tenta observar sob diferentes aspectos a explorao imobiliria na costa leste da Ilha de Santa Catarina, sua histria e sua relao com a populao local e com a populao flutuante turstica. Busca investigar as nuances da relao do homem com a paisagem para contextualizar as transformaes ocorridas pela venda da imagem local. Como produo final ser discutida a redistribuio dos fluxos urbanos do recorte que se estende do incio da Av. das Rendeiras, na Lagoa da Conceio, ao Projeto Tamar, na Barra da Lagoa. Tambm elaborado um projeto paisagstico com foco na preservao ambiental, cultural e do aspecto pblico da, j to explorada, Praia Mole.

Para contexto, faremos uma leitura geral dos elementos apropriados na produo do projeto, aproximando a escala de leitura para uma tentativa de compreenso da amplitude do tema abordado e a fragilidade do ambiente em termos de preservao ambiental e do acesso pblico. Como foco problemtico, levantaremos pontos sobre os impactos ambientais da explorao da indstria imobiliria.

Em sequncia ser examinado o histrico de ocupao, comentando os mapas em comparao ao perodo histrico e regimento legal de urbanizao para explorarmos os problemas estruturais no planejamento da regio, em reflexo ao planejamento da cidade.

Para justificar os processos utilizados no projeto, passaremos atravs do aprofundamento da existncia do tempo de cio na sociedade capitalista atual e subsequentes aspectos da sociedade ps-moderna, no uso e conformao de espaos simblicos. Sero exemplificados estudos acerca de alterao de uso na manuteno do aspecto pblico e comercial das localidades e da incorporao de leituras de carter ps-moderno na formao de espaos apropriados pela populao.

Com base nos parmetros de preservao e acesso, a proposio espacial surge na integrao de parte dos estacionamentos a um circuito pblico alinhado aos usos coletados em entrevistas e criticados a partir de manuais e da investigao terica.

2022-1

Narrativas de incômodo: Ensaio teórico/artístico sobre a relação das mulheres e pessoas LGBTQIAP+ com o espaço público.

Este TCC surge da vontade de continuar o trabalho realizado na disciplina de Ateli Livre - Processos Artsticos. A partir de uma deriva pelo centro da cidade, surgiram alguns questionamentos sobre gnero e espao pblico. Afinal, a rua do homem cis-htero? As mulheres ficam restringidas ao espao privado, o espao destinado aos servios domsticos e a extenso dele, como por exemplo, padarias, supermercados, creches, escolas, farmcias? Aos homens fica permitido estar na rua simplesmente por estar, no importa o motivo. J as mulheres e pessoas LGBTQIAP+, no conseguem andar na rua sem ser assediadas, importunadas, abordadas, agredidas…

2020-2

Intervenções e Eventos na Ponta do Coral: criando afetos no Parque Cultural das 3 Pontas, em Florianópolis

LEVANTE A BANDEIRA! Um Espaço para a Comunidade LGBTQIA+ do Oeste Catarinense

2020-1

Casa Florianópolis: Casa de Acolhimento e Capacitação LGBTQIA+

O presente trabalho tem como tema o acolhimento e a capacitação de grupos marginalizados pela sociedade e alheios à norma (dita) padrão de conduta de gênero: o recorte LGBTQIA+. Por meio de extensa pesquisa bibliográfica, fica ilustrado e problematizado as particularidades de apoio psico-social desse grupo em questão e, também, firmemente argumentada a necessidade de espaços dedicados ao grupo. O objetivo do trabalho, além disso, foi de dar suporte ao partido arquitetônico lançado para a Casa Florianópolis, que catalisa todas as problematizações teóricas em um lançamento de "espaço-ideal" para o acolhimento destes indivíduos.

Entre janelas e fragmentos: um portal de reflexões dos efeitos da pandemia nos corpos confinados

Este trabalho parte de uma experincia para um experimento. Com base em fragmentos e reflexes acerca das janelas fsicas, virtuais e simblicas, abro um canal de investigao sobre as relaes dos corpos com seus respectivos locais de isolamento social. Ao olhar para a dimenso existencial na constituio de territrios subjetivos, lano o questionamento para me aproximar dos afetos possibilitados pelas janelas da pandemia, e com ele construir um material sensvel para realizar o compartilhamento dessa experincia. Por meio de desenhos, fotos, poesias e reflexes, te convido a uma viagem.

Palavras-chave: corpo - pandemia - afetos - janela

2019-2

"Gosto não se discute": Ensaio sobre a homogeneização estética na arquitetura e na cidade

O ditado popular de que “Gosto no se discute” utilizado para exprimir que tratando-se da subjetividade baseada na individualidade no h discordncia ou argumentao contrria, sendo assim, um imperativo mximo, mascara a realidade de que gosto pode ser influenciado ou definido pelo mundo exterior.
Este trabalho tem como objetivo investigar o senso comum que existe diante de discursos e escolhas arquitetnicas. Este senso comum no acontece ao acaso, ocorre de maneira arbitrria, e construdo socialmente pelas relaes sociais, polticas e econmicas e influenciadas pelo consumo, meios de comunicao e redes sociais, criando assim uma homogeneizao do gosto.

Deste modo, o propsito de tal trabalho desenvolver uma investigao atravs de experimentos fotogrficos e empricos, anlise de imagens e colagens e revises bibliogrficas para evidenciar esta homogeneizao. Assim sendo procuro fazer uma crtica a essa pasteurizao nas cidades investigando suas consequncias.

Olga: entre sentidos, corpos e espaço

experincia sf
1 ato ou efeito de experimentar(-se);
2 ensaio prtico para descobrir oudeterminar um fenmeno, um fato ouuma teoria;
3 Conhecimento das coisas pela prticaou observao.

Munidas de dvidas, crticas e curiosidade adentramos esse estudo. Incomoda a sensao de vivermos um cotidiano to dependente da imagem e da viso, num tal ponto de parecer estarmos perdendo cada vez mais a habilidade de sentir, comover, perceber, num processo de mecanizao dos corpos e das vidas. Isso nos leva a questionar ainda o modo como os afetos entre corpo-espao e corpo-corpo se do em meio a essa dinmica de anestesiamento.

Assim, so construdas prticas investigativas buscando explorar os espaos de modo incorporado, despertando e ativando o corpo e os sentidos no intuito de reconhecer tambm as camadas sensveis e invisveis do territrio.

Adotamos o estudo da experincia. O estudo enquanto processo. O trabalho como caminho. Sem esperar por um certo fim. Dando margem s diversas possibilidades de existncias, experincias, estudos, consideraes. A cidade tambm entendida como esse corpo-em-processo. Sempre sendo, estando, acontecendo. Sendo acontecida pelos corpos que a compem. Acontecendo nos corpos que a compem.

Assim constitui-se ento um processo de pesquisao atravs da experincia corpo-situada, elaborando leituras senso-perceptivas do territrio e dos corpos que o habitam, que sirvam de fonte de recurso para construo de pensamento crtico. Procuramos intervir no espao no intuito de causar perturbaes nas dinmicas pr-estabelecidas, ou, contratadas de maneira formal ou informal, buscando explorar de que maneira os corpos so agentes e tambm espectadores nessa dinmica.

O trabalho completo com seu percurso de leitura est disponvel no link: https://ondedesvio.wixsite.com/olga

Opus Urbanus: uma proposta de transformação na urbanidade de espaços da cidade através da performance de sapateado

Opus Urbanus uma pesquisa que tem como objetivo investigar se a urbanidade de determinados espaos da cidade se transforma perante uma performance de sapateado. Por meio desta, busca-se colaborar com o papel da Arquitetura e do Urbanismo, verificando a transformao da urbanidade a partir da interdisciplinaridade com a dana. Nesta pesquisa, acredita-se que o corpo pode ser uma ferramenta do arquiteto e do urbanista a ser explorada na sociedade contempornea, durante um processo de diagnstico, de projeto ou de simples interveno pontual em espaos da cidade.

Trabalhou-se com um grupo de danarinas, com o qual foram realizadas intervenes de sapateado registradas por diversos tipos de cmera com o intuito de se captar os acontecimentos nos espaos que passaram por esses ensaios experimentais. Como resultados, observou-se que estas intervenes realizam transformaes na urbanidade dos espaos, atuando na experincia das pessoas que o compem, mostrando a dana e o corpo como formas de resistncia em problemticas contemporneas apresentadas na cidade.

Palavras-Chave: urbanismo, urbanidade, dana

2018-2

Espaço de Integração Sócio Cognitivo: O olhar para a subjetividade

Desenvolver uma estrutura humanizada para inclusão e tratamento dos sujeitos com deficiência cognitiva, físico-motora, múltiplas e sensoriais, bem como de formação para os profissionais da aérea, para proporcionar uma melhor qualidade de vida na perspectiva da sociedade inclusiva para os sujeitos com transtorno mental e uma formação humanizada para os profissionais que trabalharão com esses sujeitos tão estigmatizados e com espaços de integração com a comunidade e manifestações culturais e artísticas.

Caderno:

https://pt.calameo.com/read/0057488616d03519dee1d

Gestar o Bem Social - A Mãe e a Criança como Protagonistas na Arquitetura

Nessa compilação estudei a fundo teoricamente a mudança de vida que ter um filho traz a vida de uma mulher. A maternidade não é fácil, a pintura que temos da mãe super heroína que deve se submeter a qualquer coisa com um sorriso no rosto é antiquada e distorcida. Ser difícil é diferente de ser ruim, e nessa análise tento aproximar um pouco de quem não conhece, as dificuldades que a maternidade traz a vida de uma mulher.

Junto de uma mãe, em algum momento, haverá uma criança. E apesar da maternidade ser um caminho difícil, ser capaz de formar um ser humano pleno é uma dádiva. Uma criança precisa de afeto, atenção e carinho para atingir sua máxima capacidade de desenvolvimento. Uma criança desenvolvida plenamente se tornará um adulto pleno, que vai retornar de alguma forma, mesmo que inconsciente, a dedicação que alguém teve com ele na infância.

O anteprojeto que nasce dessa compilação teórica, portanto, é uma edificação que acolhe as mães e proporciona um ambiente físico e emocionalmente saudável para o desenvolvimento pleno das crianças.

 

2018-1

Do lugar ao não lugar: Reflexos da cidade contemporânea no Mercado Público

Os não lugares estiveram corriqueiramente presentes em minha vida, e talvez esse seja um dos motivos pelos quais esse tema me intriga. Eu percebi isso mais precisamente depois que fui apresentada a essa definição. Assim, o interesse pelos não lugares surge um pouco ao acaso, da curiosidade de entender melhor os espaços e suas relações humanas.
Alguns conceitos estudados por mim, tal como espaço, lugar antropológico e não lugar, me permitiram tomar consciência das transformações que surgem na cidade e vão modificando o espaço. Tomo como estudo de caso o Mercado Público de Florianópolis e o seu entorno, por acreditar que o mesmo esteja em processo de se tornar um não lugar.
No contexto da atual sociedade consumista contemporânea, entendo que as mudanças ocorridas no Mercado e seu entorno, como seu último projeto de revitalização geram a mercantilização da cidade contemporânea, contribuindo para uma higienização espacial e social. O atual Mercado Público possui elementos que aparecem como genéricos e homogeneizadores. E que impõem normas e padrões “estranhos” ao lugar, fragmentando e desfigurando o território e caracterizando uma perda de relação subjetiva com o espaço. Por outro lado, ainda existem alguns elementos que caracterizam resistência a esse processo e representam as singularidades produzidas no território, com caráter plural, identitário e histórico.
Este trabalho propõe uma leitura da cidade a partir da sistematização do conceito de não lugar. De modo a investigar e apontar o processo de espetacularização e mudanças que acontecem na cidade contemporânea de modo geral e como ela se apresenta no Mercado Público atualmente. E assim, a ideia é estimular um outro olhar e um pensamento crítico sobre o espaço.

 

 

Blumenau espetacular: ensaios de resistência

O título deste trabalho faz referência à obra “A Sociedade do Espetáculo” (1967) do escritor francês Guy Debord, onde é feita uma crítica às relações sociais na contemporaneidade, que segundo o autor, passaram a ser mediadas por imagens e representações em forma de espetáculos. Sob esta ótica, explora-se o sentido de espetáculo debordiano ao encarar a imagem germânica atribuída à cidade de Blumenau nas últimas décadas como uma forma de espetacularização urbana. A competição por turistas e investimentos, motivou o poder público a construir e vender uma imagem da cidade. A partir do final da década de 1960, buscou-se na colonização germânica a justificativa para a construção de uma imagem identitária cenográfica para a cidade, mesmo que Blumenau já fosse etnicamente miscigenada devido aos fluxos migratórios provenientes da sua industrialização. Este paradigma se materializou na cidade através dos projetos ditos de “revitalização urbana”, que através de uma estratégia homogeneizadora, espetacular e consensual buscaram transformar o espaço público em cenários. Contudo, um processo de resistência coexiste com o espetáculo: na cidade, proliferam-se movimentos contraditórios, não sendo um campo de operações programadas e controladas.Segundo a autora Paola Jacques, a cidade deixa de ser uma cenografia no momento em que é vivida. As experiências do corpo na cidade formam um contraponto à imagem rasa da cenografia urbana e da cidade espetacularizada, através da enorme potencia da vida coletiva. Partindo de uma leitura sensível da cidade de Blumenau, buscou-se apreender e mapear ações desviatórias do espetáculo como uma forma de resistência. A partir desta análise, este trabalho rumou para ações propositivas em forma de ensaios. Estes ensaios são propostas de intervenções que exploram o campo da possibilidade, objetivando catalisar movimentos de resistência ao espetáculo no centro fundacional de Blumenau, possibilitando e potencializando usos efêmeros, ligados à arte, à cultura e a vida cotidiana dos moradores da cidade. Consistem em intervenções em diferentes locais e escalas, onde juntas, formam um circuito de espaços públicos contra-hegemônicos.

Estudos Sobre a Cidade e a Arte Urbana | Hip Hop um respiro em meio ao cinza

Este trabalho se constitui em um estudo sobre a cidade e a arte urbana, tendo como recorte as manifestações artísticas vinculadas à cultura Hip Hop e a cidade de Florianópolis. A partir de uma leitura crítica sobre os mecanismos de espetacularização e segregação urbana que compõe as cidades contemporâneas verifica-se a necessidade de valorização dos instrumentos de resistência que contrariam esta lógica higienista de ocupação dos espaços. Por isso, este trabalho traz as práticas artísticas do RAP, Breaking e Graffiti enquanto ferramentas para o uso e a apropriação do espaço público de forma a incentivar a democratização dos mesmos, e a possibilidade autonomia por parte dos usuários.

Com este trabalho espero disseminar o conhecimento sobre a cultura Hip Hop, valorizando esta forma de manifestação artística e contribuir para uma leitura mais sensível sobre a cidade e seus mecanismos de repressão social.

Link para acesso do caderno: https://issuu.com/j_milan/docs/caderno

Link para vídeo de introdução sobre a Cultura Hip Hop: https://www.youtube.com/watch?v=_IoroC3bnEs&t=8s

Ilha das Bruxas - Gênero, Cidade e Ocupação feminina

O trabalho se propõe, primeiramente, a estabelecer uma reflexão acerca da mulher e dos espaços de Florianópolis (SC), sob a perspectiva das personagens mais emblemáticas do folclore do município: as bruxas. Essa temática surgiu como um ponto de partida de investigação e pretendeu-se torná-la ferramenta para entender a questão de gênero e cidade.

A partir das pesquisas realizadas, concluiu-se que as personagens bruxas representam não só um paradigma de ocupação de resistência feminina, mas também um potencial de legitimação da mulher nos espaços públicos. Além disso, foi possível estabelecer uma analogia entre as personagens e diversas iniciativas independentes de ocupação feminina que atualmente acontecem na cidade.

A proposta, então, é um projeto de edifício público no centro da cidade, somado a diretrizes urbanas que possibilitem um uso mais igualitário dos espaços, no intuito de dar suporte e fomentar diferentes tipos de ocupação feminina em Florianópolis.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

[link para leitura online do caderno] bit.ly/ilhadasbruxas

[link para download da prancha em alta resolução] bit.ly/bruxas_prancha

[link para dowload do caderno] bit.ly/bruxas_caderno

 

2017-2

Casa de Acolhimento LGBT

Preconceitos e violências estruturais marcam o cotidiano da população LGBT. Em muitas cidades ao redor do globo, vivem em situação de marginalidade e invisibilidade. Possuem seus direitos tolhidos, sendo por vezes excluídos da vida pública se optam por expor sua sexualidade e afetividade. São constantemente colocados à margem de uma sociedade por pressões sociais, ou então criam espaços específicos para convivência, gerando microcosmos dentro da urbe. Ao longo de meus estudos descrevi e contextualizei a situação brasileira e florianopolitana dessas pessoas, às quais nossa sociedade nega condições de vida e de tratamento humanas. A Casa de Acolhimento surge aqui como a possibilidade de dar estrutura básica para estas pessoas terem uma vida plena, saudável, integrada e até mesmo criarem laços afetivos que fortaleçam seu movimento de resistência. O projeto localiza-se em um lote de esquina ao lado da Casa da Divina Providência, no bairro Trindade. A Casa traz em seu programa uma gama de atividades que visam tanto capacitar seus acolhidos, como integrá-los com o restante da cidade funcionando como um grande equipamento de uso comunitário. Além disso, cria espaços e costuras urbanas a nível peatonal, também demarcando a presença da população LGBT na cidade através da expressividade da composição arquitetônica. 

Palavras-chave: Casa; Acolhimento; LGBT; Gênero;

Cidade Subjetiva

Este trabalho propõe-se investigar a retomada da experiência subjetiva na cidade, como uma forma de reverter a espetacularização dos centros históricos, a partir de intervenções urbanas que estimulem o olhar e o pensamento crítico. Tomo como estudo de caso o bairro da Pedreira, porção do núcleo histórico localizada a leste da Praça XV, na cidade de Florianópolis.  

Tais intervenções pretendem modificar a percepção dos habitantes da cidade em relação aos locais que convivem diariamente, como forma de resgatá-los do automatismo e da velocidade que a cidade contemporânea impõe. Minha proposta é que o corpo que vivencie as intervenções, consiga durante a experiência, atualizar uma memória quase que inconsciente, uma subjetividade.

O ponto de partida para a concepção das intervenções, foram as minhas experiências objetivas e subjetivas pela Pedreira, principalmente aquelas vivenciadas durante a construção desse trabalho, assim como, minhas motivações e inquietações. As intervenções se dividem em duas instalações temporárias e uma permanente, que constituem um processo de transformação da cidade e dos corpos que nela habitam.

A primeira e a segunda etapa, começam com as intervenções temporárias, que são os elementos propulsores da transformação, elas têm por objetivo mobilizar os habitantes a fazer parte desse processo. Já a terceira etapa, fica de forma permanente no bairro, dando suporte a comunidade e também se destacando como uma marca física desse acontecimento. Espera-se, portanto, que as experiências subjetivas, causadas pelas intervenções, transformem o modo como vemos o espaço e que continuem acontecendo diariamente ao se viver a cidade.

 

Palavras chaves: Subjetividade; espetacularização; intervenção-urbana.

Cooperativa de Anitápolis - Um elo entre a comunidade rural e urbana

Inicialmente, o presente trabalho investiga o município catarinense de Anitápolis, em sua esfera sócio-espacial e sua relação particular homem/meio, com a finalidade de estimular o debate sobre estratégias que direcionam o desenvolvimento local de maneira sustentável. Após pesquisa e análise, proponho então como tal estratégia a organização coletiva do trabalho dos pequenos agricultores do município voltada para o comércio da região. Neste caso, a arquitetura se enquadra como instrumento para a criação de identidade deste projeto sócio-espacial, ao projetar os espaços que dão base a rede de produção da cooperativa. Iniciando o processo nas propriedades rurais cooperadas, logo após na convergência desta produção para agroindustrias rurais, que se encontram nos pequenos núcleos rurais do território e, por fim, a sede da cooperativa, inserida no núcleo urbano do município, sendo este o local chave para a interface entre a cooperativa e a sociedade, o espaço destinados as relações humanos e ao comércio regional.   

 

No (an)seio de novas apropriações: As mulheres-mães, você e a UFSC

A proposta vem como resposta a uma cidade frenética, rápida, rígida. Por que não olharmos pro nosso cotidiano de uma forma diferente? Por que então não relembramos como era que o tempo passava quando não éramos adultos? Vamos nos imergir no ponto de vista da criança, vamos aprender de novo! Vamos ressignificar nossas certezas! O projeto propõe a imersão do sujeito padrão (ou seja, aquele que reproduz discursos opressões) na esfera lúdica da criança, estimulando a empatia dele para com a criança, e consequentemente, sua cuidadora: a mulher-mãe.

​Para promover a imersão do sujeito padrão na perspectiva da criança, elabora-se no projeto uma releitura dos princípios pedagógicos da Maria Montessori. Desta forma, começamos a reeducar nossos adultos, fazendo com que eles ajam de maneira mais intuitiva, autônoma e livre. É através do ambiente preparado e da observação de si mesmo e do o outro, o estudo de mobiliário a seguir tem como objetivo reviver as descobertas sensoriais dos primeiros anos de vida de cada indivíduo. A mudança da perspectiva do adulto, direcionando-o para a perspectiva da criança, gera um movimento de empatia e acolhimento, fazendo com que a inserção da mulher-mãe na esfera pública se dê de maneira mais natural e agradável.

Saiba mais em: https://camilaabad.wixsite.com/noseio


Palavras-chave: Feminismo; Direito à cidade; Universidade; Mãe

2017-1

Centro de educação condutiva

A Educação Condutiva é um método reabilitacional desenvolvido para atender pessoas com sequelas de lesão neural. Apoia-se nos conceitos de plasticidade neural e assume que toda a pessoa é capaz de aprender a realizar atividades e se desenvolver integralmente desde que estimulados e orientados a querer fazer. Pode ser entendida como uma abordagem pedagógica que integra um processo pedagógico à um processo reabilitacional, tendo como objetivo trabalhar não apenas questões motoras e funcionais, mas a pessoa em sua totalidade, incluindo as questões emocionais e intelectuais.

O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Educação Condutiva Pássaros de Luz, foi fundada na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, fruto das pesquisas de mestrado de uma pedagoga da cidade que organizou um grupo de profissionais e pais de crianças e adolescentes com sequelas de lesão cerebral e conjuntamente deram vida a instituição. Este grupo buscava formas diferenciadas de atender e trabalhar com seus filhos que respondessem às suas necessidades de aprendizagem, desenvolvimento e consequente qualidade de vida. Ao tomar conhecimento sobre a Educação Condutiva, através de pesquisas e visitas aos institutos Húngaro, Britânico e Mexicano, criaram a primeira iniciativa de atividades condutivas no país.

Este trabalho trata-se de um estudo do ser humano em interação com o meio e os aspectos sensoriais, emocionais e sociais inerentes a arquitetura e a produçãao deste meio, que influencim no desenvolvimento integral do ser, em especial de pessoas que convivem com sequelas de lesao neural. O estudo foi aplicado no projeto de uma nova sede para a Instituição Passaros de Luz buscando potencializar o tratamento ao posicionar a arquitetura como uma ferramenta desta pedagogia. 

Comunidade Terapêutica no Ribeirão da Ilha

Pretende-se tratar, neste trabalho, das melhores práticas no tratamento de adictos, dependentes químicos e usuários, desta forma, tentamos demonstrar, como a escolha terapêutica incide sobre cada sujeito.

Desenvolvendo o projeto a partir do desenho de um parque que estimula a recuperação destas pessoas, propondo uma clínica de recuperação para dependentes químicos, na qual as pessoas são organizadas em uma “jornada terrena”, um referencial de linha do tempo, em quatro etapas: início (aborgadem sobre as dores psíquicas e primeiros contatos com as drogas); autossuficiência (ausência de inventário pessoal e dificuldade de aceitação da condição de adicto); peregrinação (aceitação e processo de recuperação) e reorganização (entendida como referencial analítico, no qual o sujeito desenvolve formas de lidar com as suas dores psíquicas, dificuldades e autoconhecimento).

Desenvolvimento Excludente: Gentrificação em Florainópolis

Com o objetivo de promover o debate sobre o processo de gentrificação e suas peculiaridades, o presente trabalho aborda os aspectos políticos, sociais, econômicos, culturais e históricos do fenômeno. As particularidades do processo são analisadas no estudo de caso sobre a ala leste do centro histórico de Florianópolis, o antigo bairro da Pedreira. Concluída a análise, o trabalho se dedica a propor medidas que previnam a região de sofrer gentrificação futuramente. Por fim, vislumbrando um sucesso de tais medidas, ilustra-se um horizonte possível para a região, em oposição a conceitos como cidade-empresa e cidade-mercadoria, tomando forma na busca por uma cidade-popular.

2016-2

Ato / processo: a sobreposição de experiências na construção da cidade

Centro de apoio à gestante

Este trabalho de conclusão de curso é um projeto de um Centro de apoio à gestante, edifício que funcionará pela rede pública de saúde. O trabalho visa criar um espaço aconchegante e humanizado para acolher as mulheres durante a gestação, parto e pós parto.